domingo, 19 de agosto de 2018

Crisóstomo, o ‘Boca do Ouro’, apregoando os cinco pontos do Calvinismo!




Silas Daniel, ministro arminiano das Assembleias de Deus, em seu livro "Arminianismo, A Mecânica da Salvação"(CPAD), afirma que todos os pais da igreja, anteriores a Agostinho, eram arminianos, não calvinistas:


"Nunca é visto alguma espécie de calvinismo nesses primeiros 400 anos da história da Igreja, seja de forma clara ou presumida"(p.22).


Embora tenha diversos pais da igreja, para citar, limitar-me-ei a citar apenas um - Crisóstomo(347-407), um dos pais da igreja, arcebispo de Constantinopla, teólogo da Igreja Cristã do 4º século e comentarista das Escrituras. Talvez, o fato dele ser comentarista das Escrituras e a consulta às suas obras, já servem em si, para debulhar a afirmação falaciosa deste ministro arminiano. Lembrando que essa atitude desse líder arminiano, não é compatível com alguém que pauta a sua conduta sob as Escrituras, e pode bem ser ou estar inserida nas palavras dos apóstolos:


"Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam"(1 Tm 1:7)


"Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?"(At 5:3)


"Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência"(' Tm 4:2)


"Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém"(Rm 1:25)


"Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira"(Ap 22:15)


"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira"(Jo 8:44).


Agora deixemos que o 'boca de ouro", João Crisóstomo, cale a boca desse ignorante líder arminiano, enquanto a sua voz ecoa o TULIP da fé reformada em pleno 4º século da era cristâ:


(a)Total Depravação:


Glorio-me, não por mim mesmo, nem por nossa diligência, mas pela graça de Deus… Observe o vigor com que discute para manifestar que tudo vem de Deus, e nada de si próprio. Quer fale, que faça algo, quer opere milagres, quem faz tudo é Deus, tudo o Espírito Santo”(29ª Homília sobre Romanos).


“Vê a gratidão do servo! Não atribui algo a si, mas ao Senhor...E para tal, a fé é necessária, e nada disso podemos captar por meio de raciocínios humanos”(1ª Homília sobre Romanos)


A justiça de Deus, no entanto, que se origina da fé, toda ela depende da graça do alto, porque justifica por dom do Espírito, não por esforços humanos”(17ª Homília sobre Romanos).


“Isto é, os judeus ao menos tiveram as promessas, apesar de indignos; tu, contudo, não a tinhas, mas foi-te concedida a salvação só por bondadeAcerca dos gentios diz que somente por misericórdia alcançariam a salvação, e por isso é justo que deem mais glória a Deus”(27ª Homília sobre Romanos),


“O filho de um homem por natureza é homem, assim também nós. Como os demais, éramos filhos da ira, isto é, ninguém estava isento, mas todos fazíamos o que merecia a ira de Deus”(4ª Homília sobre Efésios).


“Junto de quem te sentas? Dele. E quem és? Morto, por natureza filho da ira. E o que praticastes de correto? Nada”(4ª Homília sobre Efésios)


Nem a fé vem de nós, pois se Cristo não viesse, se não nos chamasse, como teríamos podido crer? ‘E como poderiam crer naquele que não ouviram?’[Rm 10:4]. Por conseguinte, nem a fé é nossa”(4ª Homília sobre Efésios)


“E Paulo resolve o assunto por escrito. Assegurou que Deus nos salvou quando estávamos mortos pelos pecados e éramos filhos da ira; agora declara a quem nos igualou, e por isso disse: ‘Lembrai-vos’”(5ª Homília sobre Efésios).


“Foi, de fato, assim que Deus quis vos salvar. Na verdade, nós nada fazemos de bom, mas encontramos a salvaçãopor vontade de Deuse fomos chamados porque lhe aprouve, não porque fossemos dignos”(1ª Homília Sobre Coríntios).


“Assim sucede relativamente a alma, se quiser ver sem o Espírito Santo, tornar-se-á um obstáculo para si própria”(7ª Homília sobre 1 Coríntios)


Não se origina deles mesmos o que tem, mas de Deus que o outorgou”(8ª Homília sobre 1 Coríntios)


“Tendo se chamado de sábio, não assegura que isto deriva de si, mas havendo a si próprio atribuído a Deus, adota esta denominação: ‘Segundo a graça que Deus me deu’”(8ª Homília sobre 1 Coríntios)


“Nem assim te deves gloriar. Pois nada tens de ti; recebestes de DeusNão são tuas as boas obras, mas provém da graça de Deus”(12ª Homília sobre 1 Coríntios).



“Aqui, portanto, não é de maneira nenhuma a natureza, e sim a desobediência, a amizade com os demônios que mancham e o livre arbítrio que macula”(25ª Homília sobre 1 Coríntios)



“Acaso, não dizemos que está morta a alma que o diabo invade, ferindo, traspassando, mordendo, dando pontapés, sem que ela, prostrada, perceba coisa alguma, nem fique pesarosa se lhe são raptadas as riquezas, e enquanto ele ataca, ela continua imóvel, e à guisa de um corpo inanimado nada sente? De fato, se não possuir intenso temor de Deus, forçosamente sucederá assim, e ela se tornará mais miserável do que os mortos. Pois a alma, como o corpo, não se decompõe em podridão, cinzas e pó, mas no que é mais fétido, em embriaguez, ira, avareza, amores desordenados e inoportunos desejos”(6ª Homília sobre 2 Coríntios).


“Tudo vem de Deus. Nada de nós”(11ª Homília sobre 2 Coríntios)



Nem atribuímos algo a nós mesmos, mas todas as coisas a Deus”(22ª Homília sobre 2 Coríntios).


“Assim Caim arruinou-se, e antes dele o diabo, que levara o pai, Adão, à morte”(24ª Homília sobre 2 Coríntios)


“Assim, Deus tudo faz para nos conduzir ao Céu”(1ª Homília sobre 1 Timóteo)


“...De outro, não lhes assegura que as boas obras provém deles, mas devem ser atribuídas primariamente a Deus”(1ª Homília sobre Filipenses)


“’Segundo a sua vontade’, isto é, por seu amor, para o agrado de Deus, a fim de cumprir o seu desígnio, de se realizar a sua vontade. Nessa passagem, ele manifesta que é Deus quem tudo opera e estimula a confiança”(8ª Homília sobre Filipenses)


Por que te tornas-te irmão? Com efeito, não é pelas obras, nem pelas palavras, nem pelas ações retas que te mostras fiel. De onde vem que te foram confiados, dize-me, grandes mistérios? Não é por Cristo?”(1ª Homília sobre Colossenses)


“Mas, visto que asseverar ter Cristo realizado tudo por sua morte é atribuir-lhe tudo por sua morte, a fim de que ninguém afirme: ‘De nada, portanto, precisamos’”(4ª Homília sobre Colossenses)


Deus nos tirou do Egito, das trevas, da idolatria”(27ª Homília sobre Hebreus).


“Que sentido tem isto? Ele nos incutiu a fé, deu-nos o início”(28ª Homília sobre Hebreus)



(b)Eleição Incondicional:


Por que nos ama tanto? Por que assim nos dedica atenção? Somente por bondade. Por isso disse: ‘Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos’, querendo e muito mostrar a glória de sua graça, ‘Conforme a decisão de sua bondade’”(1ª Homília sobre Efésios).


Deus desde sempre nos amou, já antes der havermos nascido. Pois se não nos amasse, de antemão não nos teria destinado tais riquezas”(7ª Homília sobre1 Coríntios).


“Acreditaste ou a fé te foi confiada por causa deles? A meu ver, quer dizer que lhe foi confiada para levá-la aos eleitos de Deus. Isto é, não recebeu o encargo em consideração de boas obras, labuta ou suor, mas foi benefício daquele que lho confiou”(1ª Homília sobre Tito)


Deus nos escolheu para a salvação? Mostra-o o dizendo: ‘Na santificação do Espírito’, isto é, para nos santificar pelo Espírito e verdadeira fé, que operam a nossa salvação; nunca pelas obras, nunca pelas ações retas, e sim pela fé na verdade”(4ª Homília sobre 2 Tessalonicenses).



(c)Expiação Limitada:


“Acreditaste ou a fé te foi confiada por causa deles? A meu ver, quer dizer que lhe foi confiada para levá-la aos eleitos de Deus”(1ª Homília sobre Tito)


“Acaso, pergunto, quando lutas contra o pastor, não pensas que armas insídias às ovelhas de Cristo, às ovelhas, diria, pelas quais Cristo derramou seu sangue, e nos ordenou fazer e sofrer estas coisas?”(7ª Homília sobre Romanos)


“Novidade é que, sendo todos indignos, somente os gentios foram salvos”(16ª Homília sobre Romanos)


Não apenas declara que nem todos haveriam de ser salvos, não todos, mas ainda acrescenta como haveriam de ser salvos”(16ª Homília sobre Romanos)


Pois no tempo de Elias, a salvação abrangeu sete mil”(18ª Homília sobre Romanos)


Desta maneira se exprime porque não foi revelado a todos”(6ª Homília sobre Efésios)


“De igual forma, o sol, por ser claro em excesso, especialmente incomoda os olhos dos fracos; e o Salvador, estabelecido para a ruína e ressurreição de muitos, continua, porém, a ser Salvador, embora inúmeros caiam”(5ª Homília sobre 2 Coríntios)


Não apenas morreu por nós, mas, ainda, depois que morreu, está pronto a padecer por nós. Paulo empenha-se e esforça-se intensamente por mostrar que também agora Cristo responde pela Igreja, por seu próprio Corpo”(4ª Homília sobre Colossenses).


“O qual se entregou a si mesmo por nós, para remir-nos de toda a iniquidade, e para purificar um povo que lhe pertence, isto é, eleito, que nada tem de comum com os demais”(5ª Homília sobre Tito)


Uma vez que não podes salvar o mundo todo, não desprezes alguns por serem poucos, nem visto que ambicionas atingir os grandes, te furtes dos menores”(3ª Homília sobre 1 Coríntios).



(d)Graça Irresistível:



Por isso diz que a salvação dos chamados foi efetuada não só pela vocação, mas também pelo desígnio”(15ª Homília sobre Romanos)


Fomos chamados e salvos somente por causa dos judeus?”(19ª Homília sobre Romanos)


“Com efeito, o indouto, arrebatando-lhe os discípulos, persuadiu a todos e atraiu-os a si. Dai se deduz que a pregação não prevaleceu devido à sabedoria humana, e sim pela graça de Deus”(3ª Homília sobre 1 Coríntios).


“Por isso, diz Pedro: ‘Verifico que Deus não faz acepção de pessoas, mas, que, em qualquer nação, quem o teme e pratica a justiça, lhe é agradável’[At 10:34-35], isto é, ele o chama e atrai à verdade”(8ª Homília sobre 1 Coríntios).


“A cruz, de fato, parece um escândalo; no entanto, não só não escandaliza, mas até atrai”(2ª Homília sobre 1 Coríntios).


Se te referes a fé, origina-se daquela vocação; quanto a remissão dos pecados, aos carismas, à doutrina, às virtudes, tudo dele recebeste”(12ª Homília sobre 1 Coríntios)


De que maneira chamoucom uma santa vocação’? Transformou em santos os que eram pecadores e inimigos; e isto não por nossa virtude, por dom de Deus”(1ª Homília sobre 1 Timóteo)


“A Palavra é de Deus, não nossa. Vínculos humanos não poderão vencer a Palavra de Deus. Sofro estas coisas pelos eleitos”(3ª Homilia sobre 2 Timóteo).


“Pois, enquanto ele abraça a uns, conduzindo-os ao Pai nos céus, a outros abandona...”(13ª Homília sobre Filipenses)


Deus nos concedeu, no entanto, uma lâmpada brilhante, acesa pelo Espírito Santo em nossas almas”(11ª Homília sobre 1 Tessalonicenses)


“Vês o fervor deste homem? Não adiou, não disse: ‘Amanhã veremos, vamos pensar. Com grande fervor, ele e toda a sua foram batizados”(8ª Homília sobre Efésios).


“As múltiplas trombetas que fizeram cair as muralhas da cidade de Jericó e as arruinou(Js 6:20), não operariam o mesmo que a voz de Paulo que, ao ressoar, arrasava as fortalezas diabólicas, e atraía os inimigos para seu partido. E depois de congregar imensa multidão de cativos, muniu-os de armamentos, reuniu seu exército e por meio dele fez maravilhas”(25ª Homília sobre 2 Coríntios).


Recebendo, porém, a graça concedida pelo Espírito, ah!, como será veloz, penetrante, tudo alcançará e não será arrastada para baixo, nem estará no chão”(22ª Homília sobre Hebreus)



(e)Perseverança dos Santos


Tens em ti a verdadeira vida, que a morte não pode tirar. Pois tal é a vida do Espírito; já não cede a morte, mas a consome e dissipa, conservando para sempre a imortalidade que recebeu”(12ª Homília sobre Romanos)


“Como poderá alguém comparar as realidades presentes à vida sem fim?”(14ª Homília sobre Romanos)


“Se fazemos guerra contra o diabo, temos paz com Deus. Não temas, portanto, caríssimo. É Evangelho, isto é, boa notícia; a vitória já está ganha”(24ª Homília sobre Efésios).


“Formula-o por meio de uma interrogação, como se fosse impossível contradizer, porque nada existe que possa apartar de Deus aquele que assim é amado e goza de tamanha providência”(14ª Homília sobre Romanos)


“Em seguida, como se não bastasse para a declaração de seu amor, adiciona além disso: ‘Nenhuma criatura’, isto é, se houvesse outra criatura, tantos visíveis quanto intelectuais, nada me demoverá daquele amor”(15ª Homília sobre Romanos).


“Em primeiro lugar, porém, é preciso aludir à ousadia de Pedro, e como sempre se projetava antes dos demais apóstolos. Daí também, seu apelido, por causa de sua fé imutável e inabalável”(Comentários sobre Gálatas, 2º Capítulo)


“A pregação outra coisa não é do que o evangelho da salvação, que não mais perde àqueles que merecem perder-se[Ef 4:30]”(6ª Homília sobre Efésios).


“Mais uma vez retorna ao primeiro exemplo, e com os santos congrega, sem permitir de forma alguma um afastamento de Cristo. De fato, esta edificação se estende até a sua vinda”(6ª Homília sobre Efésios)


“Eis, portanto, a excelente vitória, o troféu da Igreja! O diabo é prostrado quando nós padecemos. Nossos sofrimentos o vencem e sobre ele recai o mal que nos quer fazer. É isso que costumava suceder a Paulo. O diabo tanto mais sofria mais derrota quanto maiores eram os perigos de provações; eram múltiplas e variadas. Infligia-lhe ora labor, ou tristeza, medo, dor, preocupações, infâmia, ora tudo isso simultaneamente. Todavia, ele tudo superava. À semelhança de um soldado sozinho que, tendo que guerrear com o orbe inteiro, atravessasse as fileiras dos inimigos sem nada sofrer, assim também Paulo isolado no meio dos bárbaros, dos gregos, e após ter estado em todas as partes da terra e do mar, continuou invencível”(25ª Homília sobre 2 Coríntios).


“O Salvador não é fraco, porque na realidade é Deus, e por maiores que forem os perigos, não haverão de nos vencer”(1ª Homília sobre 1 Timóteo).


“De fato, quem acredita em Deus, jamais desiste desta fé”(1ª Homília sobre 1 Timóteo).


“O servo de Cristo é, de fato, um homem livre do pecado e sendo genuíno servo não poderá tornar-se servo de um outro, porque então seria pela metade, e não totalmente servo de Cristo”(1ª Homília sobre Filipenses).


“Paulo, porém, vence o diabo. Nada o detém, nada o domina”(4ª Homília sobre Filipenses).


“Recebendo, porém, a graça concedida pelo Espírito, ah!, como será veloz, penetrante, tudo alcançará e não será arrastada para baixo, nem estará no chão”(22ª Homília sobre Hebreus)


“Se, portanto, o sangue do cordeiro no meio dos egípcios e em tão grande mortandade preservava os judeus, muito mais o sangue nos preservará, ungindo não os marcos, mas as nossas almas”(26ª Homília sobre Hebreus)


“Enquanto Deus nos for propício, ninguém nos vencerá”(33ª Homília sobre Hebreus)


Diante de todas estas provas documentais, vindas do 'boca de ouro', quando pensamos nessa atitude desse líder arminiano, nos voltamos as sábias palavras do apóstolo João>


"Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade"(1 Jo 2:21).


Diante desse triste espetáculo, não podemos deixar de acreditarmos que o legado do arminianismo é a mentira.






















Um comentário:

  1. Muito bom, este texto só confirma que os cinco pontos não "é" de Calvino e sim da própria Escrituras!

    ResponderExcluir