sábado, 26 de janeiro de 2019

O Mito do Inflarapsarianismo nos Símbolos de Fé de Westminster



Tenho visto muitos cristãos perdendo o seu tempo, para tentar mostrar nos símbolos de fé de Westminster qualquer visão inflarapsariana, quando não há nenhum vestígio disso lá.

(a)A CFW(1643-1649) rejeita a posição infra:

"Segundo o seu eterno e imutável propósito e segundo o santo conselho e beneplácito da sua vontade, DEUS ANTES QUE O MUNDO FOSSE CRIADO, ESCOLHEU EM CRISTO PARA A GLÓRIA OS HOMENS QUE SÃO PREDESTINADOS PARA A VIDA; para o louvor da sua gloriosa graça, ele os escolheu de sua mera e livre graça e amor, e não por previsão de fé, ou de boas obras e perseverança nelas, ou de qualquer outra coisa na criatura que a isso o movesse, como condição ou causa. Assim como Deus destinou os eleitos para a glória, assim também, pelo eterno e mui livre propósito da sua vontade, preordenou todos os meios conducentes a esse fim; OS QUE, PORTANTO, SÃO ELEITOS, ACHANDO-SE CAÍDOS EM ADÃO, são remidos por Cristo, são eficazmente chamados para a fé em Cristo pelo seu Espírito, que opera no tempo devido, são justificados, adotados, santificados e guardados pelo seu poder por meio da fé salvadora. Além dos eleitos não há nenhum outro que seja remido por Cristo, eficazmente chamado, justificado, adotado, santificado e salvo"(III:5-6)

Assim, a rigor de Ef 1:5-6, a CFW coloca a ordem dos decretos em (a)Eleição(Deus antes que fosse o mundo criado, escolheu em Cristo para a glória eterna os homens que são predestinados para a vida); (b)Criação(Deus antes que fosse o mundo criado, escolheu em Cristo para a glória eterna) e (c)Queda('Assim como Deus destinou os eleitos para a glória, assim também, pelo eterno e mui livre propósito da sua vontade, preordenou todos os meios conducentes a esse fim; os que, portanto, são eleitos, achando-se caídos em Adão').

É interessante notar que a CFW, afirma que a divina ordenação [ou decreto] do pecado, precedeu a permissão divina do cometimento do mesmo:

"Nossos primeiros pais, seduzidos pela astúcia e tentação de Satanás, pecaram, comendo do fruto proibido. Segundo o seu sábio e santo conselho, foi Deus servido permitir este pecado deles, havendo determinado ordená-lo para a sua própria glória"(6:1)

Não existe nenhum espaço para a interpretaação infralapsariana dentro dos símbolos de Fé de Westminster, muito menos na CFW!

(b)O Catecismo Maior de Westminster(1648) rejeita a posição infra:

"P. 75. Que é santificação? R. Santificação é a obra da graça de Deus, pela qual OS QUE DEUS ESCOLHEU, ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, PARA SEREM SANTOS, são nesta vida, pela poderosa operação do seu Espírito, aplicando a morte e a ressurreição de Cristo, renovados no homem interior, segundo a imagem de Deus, tendo os germes do arrependimento que conduz à vida e de todas as outras graças salvadoras implantadas em seus corações, e tendo essas graças de tal forma excitadas, aumentadas e fortalecidas, que eles morrem, cada vez mais para o pecado e ressuscitam para novidade de vida"

Assim, a rigor de Ef 1:5-6, o CMW coloca a ordem dos decretos em (a)Eleição('os que Deus escolheu'); (b)Criação('antes da fundação do mundo') e Queda('para serem santos' - já que a santificação pressupõe a vinda do pecado, por ser a salvação do domínio do pecado - Rm 6:14, o que indica que o pecado viria como decreto posterior aos anteriores)

(c)O Catecismo Menor de Westminster(1649) rejeita a posição infra:

"P. 20. Deixou Deus todo o gênero humano perecer no estado de pecado e miséria? R. Tendo Deus, unicamente pela sua boa vontade DESDE TODA A ETERNIDADE, ESCOLHIDO ALGUNS PARA A VIDA ETERNA, entrou com eles em um pacto de graça, PARA OS LIVRAR DO ESTADO DE PECADO E MISÉRIA, e trazer a um estado de salvação por meio de um Redentor"

Assim, a rigor de Ef 1:5-6, o CMW coloca a ordem dos decretos em (a)Eleição('Tendo Deus, unicamente pela sua boa vontade desde toda a eternidade, escolhido alguns para a vida eterna'); (b)'Criação('entrou com eles em um pacto de graça, para os livrar do estado de pecado e miséria'); e (c)Queda('e trazer a um estado de salvação por meio de um Redentor' - já que 'salvação' pressupõe 'pecado' - Mt 1:21)


Aliás, o próprio Catecismo Maior de Westminster(1648) diz que “Deus executa os seus decretos nas obras da criação e da providência”(P.14). Isso indica que o decreto da eleição é operado mediante a Criação e Providência. Deus precisa primeiro criar, para depois operar o que Ele decretou com relação a eleição. Com relação a Sua Providencia, o mesmo Catecismo diz que estes decretos de Deus, com relação aos anjos e homens, são operados primeiramente mediante sua Criação, e depois, mediante sua Queda(Resp. Perg.19-20)


Portanto, é inútil ficar escrevendo textos enormes, para tentar defender algo que nem as Escrituras, tampouco os símbolos de fé presbiterianos, subscrevem, isto é, a posição infra.

"Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade"(2 Co 13:8)

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