segunda-feira, 15 de abril de 2019

O engodo sabeliano desmontado!



É comum nos deparamos com seitas unicistas (sabelianas), como Igreja Cristo Vive(de Miguel Ângelo); Igreja Cristo é Vida (de Carlos Magno de Miranda) ouvirmos o seguinte argumento, em negação a doutrina bíblica da Trindade:

"Deus se manifestou como Pai na criação, como Filho na redenção, e como Espírito Santo nesses últimos dias".

Os termos "Pai", "Filho" e "Espírito Santo", quando aplicado as pessoas da Divindade, não podem se referir a um "modo" de manifestação divina, isto é, a um "papel" que o Ser Divino desempenhe, pois um "papel" ou um "modo" não possuem as características que importam em personalidade, que são vontade, emoção e intelecto, e o Pai, o Filho e o Espírito Santo são descritos na Bíblia como possuindo:

a. Vontade

A Bíblia diz que "vontade" é um atributo que pertence a alguém, não a algo:

"Se ALGUÉM QUER..."(Lc 9:23).

Contudo, a Bíblia aplica esse atributo às pessoas da Divindade:

1.O Pai(Mt 6:9,10)
2.O Filho(Jo 5:21)
3.O Espírito Santo(1 Co 12:11)

b. Emoção(ex: amor, tristeza)

A Bíblia diz que que o sentimento do amor é um atributo que pertence a alguém, não a algo:

'SE ALGUÉM NÃO AMA..."(1 Co 16:22).

Contudo, a Bíblia aplica esse atributo às pessoas da Divindade:

1. O Pai(1 Jo 2:15)
2. O Filho(Jo 15:9)
3. O Espírito Santo(Rm 15:30; Ef 4:30)

c. Intelecto.

A Bíblia diz que o atributo do intelecto pertence a alguém, não a algo:

"SE ALGUÉM ENSINA..."(1 Tm 6:3).

Contudo, a Bíblia diz aplica o atributo do intelcto às pessoas da Divindade:

1. O Pai(Mt 6:8)
2. O Filho(Mt 9:4)
3. O Espírito Santo (Jo 14:26)

Ademais, o argumento unicista é falso por três motivos:

1. Em um sentido literal, Deus não se manifestou como "Pai" (embora as vezes, o termo "Pai", se aplique a Ele, no ato da criação, por Ele ser o autor da vida[Lc 3: 38]), na Criação, embora o Pai tenha participado na criação.

Pai não cria, mas gera. Se Deus, ao criar todos os seres, gerou-os, então todos os seres possuem a sua natureza. E isso é panteismo. Quando você gera, você compartilha sua natureza com o ser gerado por você. Mas quando você cria, você faz algo diferente de você, e esse algo não herda sua natureza. E é por isso que nenhum outro ser, com exceção de Cristo, é literalmente Filho de Deus. Só Ele é o Filho de Deus(Jo 3:16), porque só Ele, entre todos os outros outros seres visíveis ou invisíveis, herda a natureza divina (Jo 5:18 comp. com Hb 1:4-5); em outras palavras, só Ele é Deus. Só Ele é da natureza do Pai. Por isso, chamá-lo de "Filho" de Deus, equivale a considera-lo como Deus, Eterno, Criador, Senhor e Rei(Hb 1:2,4-14). A Bíblia diz que como Filho, ele criou todas as coisas(Hb 1:1-2), logo, 'Filho', não se refere ao corpo humano de nosso Senhor. Filho, em Hb 1:2-2, preeexiste a Criação, porque foi o seu autor.

2. O Filho se manifestou na redenção, mas não unicamente sozinho. O Pai e o Espírito Santo estavam presentes nesse processo, e o ajudaram a executa-lo(Jo 10:18; 16:32; 17:2; Hb 9:14). E como dissemos acima, Ele também se manifestou na Criação (Hb 1:1-2).

3. O Espírito Santo não se manifestou somente messes últimos dias, mas na Criação (Gn 1:1-2; Jó 33:4), bem como preservação da criação (Sl 104:30), e na redenção (Hb 9:14).

Ademais, o conceito de um Deus triuno está copiosamente exposto nas Escrituras (Gn 1:2; 3:5 comp. com Gn 3:22 ['UM DE NÓS']; Gn 11:5-9; Is 6:8; 1 Jo 5:7).

O texto de 1 Jo 5:7, atacado por liberais, unicistas e adeptos do Texto Crítico, é encontrado na Phesita Siriaca(150 d.C), na Itála(157 d.C) e é citado por país da igreja, como:

a. Cipriano(200-2580)(africano)(Da Unidade da Igreja, VI)

b. Atanasio(263-373)(grego)(Sinopse da Primeira Epístola de João)

c. Agostinho(354-430)(Africano)(Da Trindade, IX,X)

d.Eucherius de Liao (+434)(Francês)(Formulae, C.XI, 3)

O texto é omitido nos manuscritos corrompidos, que fazem parte do Texto Crítico (Vaticano e Sinaitico), ambos dos séculos IV-V, que omitem não só este textos, mas textos inteiros, como Jo 8:1-12; Mc 16:9-20, todos citados pelos pais da igreja, como parte das Escrituras.

Sem dúvida alguma temos muitas evidências de que cada uma das pessoas da Divindade é Deus(Ef 1:3; Jo 20:28; At 5:3-4), sendo um só Deus(1 Jo 5:7), como também temos evidência da distinção de cada uma delas:

1. O Pai não é o Filho

a. O Pai envia o Filho (Jo 3:17). Mas note... As Escrituras nunca mostram o Filho enviando o Pai. Agora pense... Alguém pode enviar a si mesmo?

b. O Filho estava com o Pai na eternidade (Jo 1:1-2; 17:5), quando o Pai usou-o para criar todas as coisas (Hb 1:1-2). O termo grego "pros", que parece traduzido como. com", em Jo 1:1-2, de acordo com o Léxico do Novo Testamento Grego/Português de F. W. Gingrich, significa "EM COMPANHIA DE". Alguém pode estar acompanhado de si mesmo?

É por isso, que aludindo a companhia que teve do Pai na eternidade, Cristo diz:

'Eu falo do que vi JUNTO DE MEU PAI"(Jo 8:38).

Alguém pode estar junto de si mesmo?

b. Após subir aos céus, o Filho se dirigiu ao Pai, e chegou até Ele(Dn 7:13), recebendo dele o reino(Dn 7:14). Alguém pode se dirigir a si mesmo? Alguém pode receber algo de si mesmo?

c. Em Ap 5:6-7, o Filho é visto indo até o Pai e tomando o livro de sua mão. Alguém pode ir até si mesmo e tomar algo de si mesmo?

d. Em Mt 3:16-17, o Filho é batizado na água, o Espírito Santo desce sobre ele, e o Pai fala do Céu. Era Jesus dado ao ventriloquismo?

e. Em 1 Jo 2:1 é dito que temos um advogado junto do Pai -Jesus. Alguém pode interceder a si mesmo?

f. O Pai conversa com o Filho(Jo 12:27-30). Será que o Filho era dado ao ventriloquismo?

2. O Pai não é o Espírito Santo!

a. Em Mt 3:16, enquanto no batismo, o Espírito Santo descia sobre o Filho, o Pai falava do céu. Era o Espírito Santo dado ao ventriloquismo?

b. O Pai envia o Espírito (Jo 14:26). Alguém pode enviar a si mesmo? Note outra coisa... O Espírito Santo envia o Pai?

c. O Espírito Santo foi visto no céu, por João, como estando ao lado do Pai(Ap 1:4). Alguém pode estar ao lado de si mesmo?

d. O Espírito Santo intercede ao Pai (Em 8:26-27). Alguém pode interceder a si mesmo?

3. O Filho não é o Espírito Santo!

a. O Espírito Santo é o "outro Consolador'(Jo 14:16), não o mesmo Consolador que estava com eles - Jesus(1 Jo 1:1-2; 2:1). AURÉLIO define "outro" como "DIVERSO DO PRIMEIRO, DIFERENTE DE PESSOA ou coisa especificada".

b. O Filho envia o Espírito Santo(Jo 15:26). Alguém pode enviar a si mesmo?

c. O Espírito Santo ouvirá e receberá do Filho todas as coisas anunciadas a Igreja (Jo 16:13-15). Alguém pode receber algo de si mesmo?

Alguém aqui é amigo do Pr. Carlos Magno de Miranda? Que tal marca-lo? Aliás, os quê não crêem na Trindade precisam ser evangelizados, porque não são verdadeiros cristãos. Precisam nascer de novo. Se você não crer nessa doutrina, pra mim, e pra toda igreja reformada, você é um herege, um ímpio!

"A verdadeira Igreja sempre tem mantido a doutrina da Trindade desde os dias dos apóstolos até hoje, contra os judeus, os mulcumanos, os falsos cristãos e hereges como Marciao, Mani, Praxeas, Sabelio, Paulo de Samosata, Ario e outros. A igreja antiga os condenou, com toda a razão'(Confissão de Fé Belga,1560, IX).

Nenhum comentário:

Postar um comentário