sexta-feira, 31 de maio de 2019

O movimento continuísta(‘restauracionista’)e a violação do 2º mandamento(Ex 20:4-7)





O falso movimento assim chamado de ‘continuísta’, na realidade, deveria ser chamado de ‘restauracionista’, porque estes indivíduos crêem que alguns dons do Espírito, operados no 1º século da era cristã, foram restaurados, isto é, como o de línguas, profecias, curas, etc. Por isso, quando você pergunta a um suposto ‘continuista’ se o dom do apostolado continua em vigor após o fim da era apostólica(no 1º século da era cristã), ele dirá que ‘não’, e nesse sentido, considerando que os dons miraculosos do Espírito, descritos em Mc 16:15-20, foram descritos como manifestações do dom do apostolado, isto é, como credenciais de seu ministério, com o surgimento dos dons durante o seu ministério, fossem os dons operados por eles, ou presenciados por eles, operados por aqueles a quem eles ordenaram como oficiais da igreja ou por aqueles a quem eles impuseram as mãos e manifestaram estes dons, podemos considerar os 'sinais' e 'prodígios' do movimento continuista como falsos, espúrios, apócrifos, e o movimento como um todo, como contrário às Escrituras.


(1)Mc 16:15-20 refutando como falso o movimento continuista ou restauracionista:


“Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.

E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém”(Mc 16:14-20)

A descrição de todo o contexto sobre o uso dos dons miraculosos do Espírito é mencionando como prometida aos apóstolos, como credenciais de seu ministério, fossem esses dons operados por eles, ou por pessoas ordenadas por eles como oficiais da igreja, ou como pessoas a quem eles impuseram as mãos, para que manifestassem os dons.

Assim temos todo o tal cumprimento das promessas do Senhor em Mc 16:17-18,20 em todo o NT, como o tempo em que os dons miraculosos do Espírito ocorreram, como provas das credenciais do ministério dos apóstolos, como autenticação de sua mensagem e ministério:

(1)O dom de línguas, operado entre os 120 discípulos(At 1:15 comp. com At 2:1-11)

(2)A operação de sinais e prodígios pelos apóstolos(At 2:43)

(3)O dom de curas, operado por Pedro e João(At 3:1-9; 4:22)

(4)A profecia da morte de Safira, feita por Pedro(At 5:9-10)

(5)A operação de sinais e prodígios por Estevão(At 6:8), bem como o seu dom de visão(At 7:55-56), que foi anteriormente ordenado mediante a imposição de mãos como oficial (diácono) da igreja pelos apóstolos(At 6:1-7)

(6)A operação de sinais e prodígios por meio de Filipe(At 8:5-7,13)

(7)O dom de visão(At 9:10), juntamente com o de cura(restauração da visão) que Ananias (que foi descrito como ‘um certo discípulo’[At 9:10], o que subentende que ele era um discípulo dos apóstolos, tendo em vista, que At 6:2, diz: ‘E os doze, convocando a multidão dos discípulos...’[ACF], e, que, dentro deste contexto menciona que aqueles que operaram sinas e prodígios[dentre estes, a cura), eram pessoas que estiveram sob a supervisão dos apóstolos, sendo ou por eles ordenados oficiais da igreja, ou tendo recebido deles a imposição de mãos, como Estevão e Filipe[At 6:3-8; 8:5-7,13]) ‘realizaria sobre Paulo(At 9:10-12; 22:12-13)

(8)A cura do paralítico Enéias, operada por Pedro(At 9:32-34)

(9)O dom de visão de Pedro em Jope(At 10:8-17; 11:4-10)

(10)O dom de línguas, que via caído sobre Pedro em Pentecoste, também foi operado sobre Cornélio e os seus(At 10:44-47; 11:15-17)

(11)A profecia de Ágabo, que posteriormente foi enviado por Pedro em socorro aos irmãos da Judéia(At 11:26-30)

(12)A visão de um anjo, recaída sobre Pedro(At 12:7-11)

(13)O dom de profecia na igreja de Antioquia(At 13:1-2), ocorrido sobre aqueles que receberam imposição de mãos dos apóstolos, para cumprirem a obra do Senhor, indo a Seleucia, Chipre e Salamina(At 13:3-5)

(14)O prodígio que Paulo operou, operando a cegueira sobre o feiticeiro Elimas, inimigo da fé(At 13:6-12).

(15)A cura de um homem aleijado em Listra, operada por Paulo(At 14:9-10)

(16)A visão de Paulo em Troade(At 16:8-10)

(17)A expulsão de um demônio de uma mulher advinhadora, operada por Paulo(At 16:16-18)

(18)A operação do dom de línguas sobre os discípulos de João Batista, por meio da imposição de mãos de Paulo(At 19:1-7)

(19)O dom de curas e expulsão de demônios operados, por meio dos lenços e aventais de Paulo(At 19:11-12)

(20)As revelações particulares dadas pelo Espírito Santo a Paulo, em Mileto(At 20:23)

(21)A profecia da entrada de falsos mestres na igreja de Éfeso(At 20:29-30)

(22)A profecia sobre sua morte(At 20:25)

(23)Paulo é impedido de ir a Jerusalém, pelos discípulos, usados pelo Espírito Santo(At 21:40

(24)O dom de profecia, ocorrido com as filhas de Filipe, que Paulo presenciou estando na casa de Filipe e suas filhas(At 21:8-9)

(25)A profecia de Ágabo sobre Paulo ouvida e presenciada por Lucas e pelos demais cristãos que estavam com Paulo(At 21:10-15)

(26)Paulo teve uma visão do Senhor Jesus, em Jerusalém(At 23:11)

(27)Paulo tinha conhecimento de que o rei Agripa cria nos profetas(At 26:27-29)

(28)A profecia de que ninguém que estava dentro da embarcação, morreria, dado pelo anjo de Deus a Paulo(At 27:22-24), que se cumpriu posteriormente após o naufrágio(At 27:44)

(29)Paulo tem uma visão do anjo de Deus(At 27:23-24)

(30)A serpente que mordeu Paulo e não lhe causou nenhum dano(At 28:3-6), cumprindo assim Mc 16:18. O substantivo grego θηρίον(thērion),de acordo com o Dicionário Grego Português do Novo Testamento Grego, significa literalmente “uma cobra”(p.857)

(31)A cura do pai de Públio e de outros enfermos, operada por Paulo(At 28:8-9)

(32)Os dons espirituais revelacionais ou miraculosos na Igreja de Corinto(1 Co 12:1-1; 13:8-13; 14:1-31), igreja essa que era supervisionada pela direção de Paulo, através de duas cartas, em assuntos como cismas na igreja(1 Co 1:11-13), disciplina(1 Co 5:1-5,13), disputas judiciais entre irmãos(1 Co 6:1-2), imoralidade(1 Co 6:18; 10:8), casamento(1 Co 7); comidas sacrificadas a ídolos(1 Co 8:1,4,7,10); direito das mulheres acompanharem seus maridos missionários em suas viagens(1 Co 9:5); direito do sustento dos missionários pela igreja(1 Co 9:6-14); abstenção da idolatria(1 Co 10:14,19-21,28); liberdade para se comer de tudo(1 Co 10:25-27); uso do véu(1 Co 11:4-19); a guarda do dia do Senhor(1 Co 16:1-3). administração da ceia do Senhor(1 Co 11:23-30); uso dos dons do Espírito(1 Co 12:1-11; 14:1-31); temporalidade dos dons miraculoso do Espírito, como dons concedidos na fundação(infância)da igreja, como conhecimento parcial de Deus(1 Co 13:8-9), que seriam substituídos quando aquilo que é perfeito no conhecimento de Deus, fosse dado(1 Co 13:10-12), pois sob a influência destes dons do Espírito, dados na fundação da igreja, esta era apenas ‘um menino’(1 Co 13:11), mas com a chegada daquilo que representa o que é perfeito com relação ao conhecimento de Deus, isto é, sob a influência de toda a Escritura, a igreja é considerada, não mais como um “menino”, mas como “homem de Deus”(1 Co 13:13 comp. com 2 Tm 3:15-17).

(33)O dom de profecia operado no presbitério que ordenou Timóteo, pela imposição de mãos(1 Tm 4:14). Todavia, devemos nos lembrar que o presbitério representava um grupo de presbíteros, que tomavam decisões eclesiásticas, supervisionados pelos apóstolos(At 15:22-30). Dai entendemos que Paulo afirma que o próprio Timóteo tinha um dom de Deus, o qual havia recebido pela imposição de mãos do apóstolo:

“Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos”(2 Tm 1:6)


(32)Todas as descrições dos dons miraculosos do Espírito, descritos em Mc 16:17-18, de acordo com Marcos, se cumpriram integralmente no ministério dos apóstolos, visto visarem autenticar ou confirmar o ministério deles:

“E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e CONFIRMANDO A PALAVRA COM OS SINAIS QUE SE SEGUIRAM, AMÉM”(Mc 16:20)

Mas talvez, alguém pergunte: “E quanto ao ‘e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum’?(Mc 16:18). Não temos nenhuma descrição deste fato explicitamente no NT. O fato deste milagre não aparecer registrado ali explicitamente, não quer dizer que ele não ocorreu, pois o texto de Mc 16:20 afirma que todos os sinais prometidos pelo Senhor se seguiram, porque o Senhor confirmara sua palavra através de todos estes sinais. Por isso, que Eusébio de Cesaréia(263-340), historiador da Igreja Cristã confirma este sinal, como ocorrido na era apostólica, com Barsabás (mencionado em At 1:23) afirmando:

Outro fato maravilhoso aconteceu com Justo, cognominado Barsabás, QUE, AINDA QUE TIVESSE BEBIDO UM VENENO MORTAL, NENHUM DANO SOFREU”(História Eclesiástica, III:39)

A grande questão é que os sinais preditos pelo Senhor em Mc 16:17-18,20, não foram prometidos a todos os cristãos sem exceção, em todas as épocas, mas apenas aos cristãos da era apostólica, pois os eventos de Mc 16:17-18, são posteriormente comentados pelo evangelista Marcos, como ocorrendo e sendo confirmados pelo Senhor com os apóstolos (não com todos os cristãos em todas as épocas). O texto é claro:

“E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, COOPERANDO COM ELES o Senhor, e CONFIRMANDO A PALAVRA COM OS SINAIS QUE SE SEGUIRAM, AMÉM”(Mc 16:20)

Isso, porque, dessa e nessa descrição entendemos, não só neste texto, mas também em todo o contexto anterior, que a promessa da distribuição, está restrita aos apóstolos, como credencial de sua mensagem, sejam estes sinais operados por eles, ou por aqueles que foram por eles ordenados oficiais da igreja, como Filipe, Estevão(At 6:3-8; 8:5-7,13). Ademais, todo o contexto de Mc 16:17-18,20, nos aponta que Jesus está se referindo aos dons como derramados para autenticar a mensagem e o ministério dos apóstolos, visto que a eles ele determinou:

(a)A grande comissão(Mc 16:14-15)

(b)A colheita da grande comissão – salvação, fé e ingresso na igreja(batismo)(Mc 16:16)

Quando esses continuistas provarem que são apóstolos ou pessoas que foram ordenadas ou supervisionadas pelos apóstolos, poderão provar que seus pseudo dons são os mesmos operados na era apostólica - línguas, profecias, sonhos, visões, que foram descritos como revelação parcial do conhecimento de Deus(1 Co 13:8-9), isto é, como palavra de Deus(At 2:4; Mt 2:12-13,19,22; At 9:19; 16:10; 21:10-11; 18:9; 26:19; Ap 1:10-11). Os modernos 'fenômenos' do continuísmo, possuem o mesmo caráter canônico dos fenômenos ocorridos na igreja dos apóstolos? Estamos até agora aguardando um continuista responder: "Sim". Será que um dia, o farão? Bem, eu não acredito em mula sem cabeça. Você acredita? Talvez eu acreditasse, se tomasse conhecimento de qualquer um deles, que acidentalmente ou propositalmente, pegasse em serpentes ou bebesse algum veneno, e não sofresse nenhum dano, como os crentes apostólicos(Mc 16:17-18,20). Continuistas são espertos... querem falar línguas, profetizar... mas não querem pegar em cobras nem tomar chumbinho, ácido muriato! kkkkkk


(II)1 Co 13:8-13 refutando como falso o movimento continuista ou restauracionista

É patente que, no dizer de Paulo, baseado sob as Escrituras, o cristão é considerado espiritualmente falando, em matéria de fé e prática, irrepreensível, alguém que atingiu o mais alto grau numa escala de valores espirituais, alguém que atingiu um conceito ou padrão espiritual ideal.

Estudar 1 Co 13:8 a luz do texto original, seria relevante aqui. Cremos que 1 Co 13:8-13 serve como parâmetro geral, para discussão desse tema e seu elucidamento. Nesse texto, Paulo mostra que estes dons revelacionais seriam, respectivamente, aniquilados, cessados e desaparecidos:

"O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá"(1 Co 13:8)

E como ocorre tal processo? Paulo explica, fazendo uma analogia:

Primeiro, ele explica que estes dons importam no conhecimento parcial e na revelação parcial:

"Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos"(1 Co 13:9).

É preciso entender 1 Co 13:8-9, porque esse texto explica e define a questão. Primeiro, ele fala que esses dons revelacionais seriam extintos('cessarão', "aniquiladas", 'desaparecerá'). Depois ele explica o porque esses dons revelacionais seriam extintos - simplesmente porque não passavam de revelação parcial de Deus:

"Porque, EM PARTE conhecemos, e EM PARTE profetizamos"(1 Co 13:9).

Evidentemente, Paulo está aqui (1 Co 13:9) claramente afirmando que estes dons ('línguas', 'ciência' [conhecimento' concedido de uma maneira divina'], e 'profecias') constituíam uma imperfeita[incompleta] e parcial revelação de Deus. O 'porque' aqui, é uma explicação do verso 8.

Depois diz que quando viesse o que é perfeito, aquilo que era 'parcial' seria aniquilado. O que era 'parcial'? Esse conhecimento e revelação (profecia) . E esse conhecimento e revelação parcial do v.9, correspondem a uma continuação do assunto do v.8, onde se menciona 'línguas', 'profecias', 'ciência'

E por que a necessidade destes dons cessarem? Paulo explica:

Porque estes dons revelacionais faziam parte da infância da Igreja, e que seriam abandonados após a Igreja chegar a idade espiritual adulta(v.11)

Quando a igreja foi fundada, os dons serviram como autenticação da promessa do Senhor e credencial do ministério dos apóstolos(Mc 16:17-18,20; 2 Co 12:12, Ef 2:20; Hb 2:4)

Paulo afirma que esse tipo de revelação parcial(línguas; profecias; ciências) era uma imagem não muita plena das coisas espirituais e que não passavam de conhecimento parcial de Deus(1 Co 13:12)

E qual é a certeza de que 'aquilo que é perfeito'(1 Co 13:10) se trata das Escrituras completadas no fechamento do cânon do NT? É simples. Ao mesmo tempo que Paulo menciona que a revelação parcial de Deus(línguas; profecias, ciência) seriam retirados da esfera espiritual da Igreja, ele mostra que três coisas permaneceriam após essa retirada - fé; esperança e amor

Após a vinda de Cristo, haverá necessidade de fé e esperança? Não, pois o objeto de nossa fê e esperança estará conosco, que é Cristo(Tt 2:13).

Nesse caso, só uma coisa permanecera depois da vinda de Cristo - o amor; porque nós vamos amá-lo por toda a eternidade.

Ademais, é importante entendermos que o significado do adjetivo grego "τέλειος"(teleios), de 1 Co 13:8(que aparece em Tg 1:25, em referência as Escrituras), favorece a crença de que Paulo se refere às Escrituras, como 'o que é perfeito' isto é, o que é completo, inteiro, de maioridade com referência ao conhecimento de Deus, segundo os Léxicos:

"Maioridade, isto é, no conhecimento, etc[1 Co 13:10; comp. com o v.13]"(Samuel Thomas Bloomfield, A Greek and English Lexicon to the New Testament:, p.435)

"Completo, perfeito[Tg 1:4, 25. 1 Jo 4:18. 1 Co 13:10]"(J. W. Hickie, Greek-English Lexicon to the New Testament, p.191)

"Completo, inteiro, em oposição ao que é parcial e limitado[1 Co 13:10]; perfeito, consumado[Rm 12:2; Tg 1:17,25]"(Charles F. Hudson, A Critical Greek and English Concordance of the New Testamen, p.186)

"Completo, perfeito"(1 Co 13:10; Tg 1:4,17,25; 1 Jo 4:18"(John Parkust, A Greek and English Lexicon to the New Testament, p.747)

"Perfeito, completo, universal"(J. Bass; A Greek and English Manual Lexicon to the New Testament, p.220)

"Idade completa, isto é, no conhecimento"[1 Co 13:10]"(Charles Robson, A Greek Lexicon to the New Testament p.457)

"Completo, inteiro, em oposição ao que é parcial e limitado[1 Co 13;8]"(Samuel Bagster, The analytical Greek lexicon: consisting of an alphabetical arrangement of every occurring inflexion of every word contained in the Greek New Testament scriptures, p.400)

"Perfeito, de maior idade"(Theodore Jones, A Lexicon of New Testament Greek, p.102)

"O que é completo, o que é perfeito, em matéria de conhecimento da verdade[1 Co 13:10]"(Edward Robinson, Léxico Grego do Novo Testamento, p.898)

"Completo, inteiro, em contraste com o que é parcial e limitado[1 Co 13:210]"(William D; Mounce, Léxico Analítico do Novo Testamento Grego, p.589)

"Completo, inteiro, em oposição ao que é parcial e limitado"(Harold K. Moulton, Léxico Grego Analítico, p.413)

Nesse sentido, o entendimento dos lexicógrafos é que o apóstolo está constrastando uma revelação parcial e incompleta de Deus('linguas', 'profecias', 'ciência') com a revelação completa de Deus, que só é definida no NT como a completude das Escrituras(2 Tm 3:15-17; Ap 22:18-19). De formas que, uma tradução literal de 1 Co 13:10, seria assim:

"Mas, quando vier o que é completo em matéria de conhecimento da verdade, então o que o é em parte será aniquilado"

"Mas, quando vier o que é inteiro, então o que o é em parte será aniquilado"

"Mas, quando vier o que é completo, então o que o é em parte será aniquilado"

"Mas, quando vier a maioridade, então o que o é em parte será aniquilado"

"Mas, quando vier a idade completa, então o que o é em parte será aniquilado"

Outra coisa, o texto não menciona Jesus Cristo em lugar algum no texto grego original de 1 Co 13:10. Não aparecem nada ali sobre Jesus Cristo, e temos palavra gregas para Jesus Cristo - 'Ἰησοῦ Χριστοῦ'(iēsous christos), como em Mc 1:1.

Da mesma forma, a leitura de 1 Co 13:12 também favorece o cessacionismo (Sola Scriptura), visto que sendo um comentário posterior do apóstolo sobre a sua afirmação nos vv,8-10, mostra que esses dons constituem uma visão implícita da revelação divina:

"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face...".

Interessante, que a palavra grega que aqui aparece como sendo traduzida por "enigma" é a palavra αἰνίγματι(ainigmati), que segundo o Léxico Grego Inglês do Novo Testamento de J. H. Thayer significa literalmente "UMA COISA OBSCURA", mostrando que tais dons não representam uma visão clara e perfeita da revelação divina, e justamente por isso, seriam abolidos por algo que representaria uma visão explicita desta revelação(' mas então VEREMOS FACE A FACE'), que seria as Escrituras(2 Tm 3:15-17; Ap 22:18-19)

Quando então teremos uma visão totalmente perfeita da revelação de Deus? Na vinda de nosso Senhor? Positivamente não. Observe que Paulo continua, afirmando que essa visão parcial ou obscura da revelação de Deus seria abolida:

“Porque agora vemos por espelho em enigma, MAS ENTÃO VEREMOS FACE A FACE...".

Evidentemente, essa visão completa e perfeita da revelação de Deus, só viria mediante a totalidade das Escrituras(2 Tm 3:15-17), pois se ‘TODA A ESCRITURA’ consegue “ensinar”, “redarguir”, “corrigir”, “instruir”, e se o homem munido e alicerçado sobre ‘TODA A ESCRITURA’ se torna “PERFEITO, e PERFEITAMENTE INSTRUÍDO PARA TODA A BOA”(2 Tm 3:17), qual é a necessidade que temos da existência e manutenção das antigas revelações parciais de Deus no passado(‘línguas,’, ‘profecias’, ‘sonhos’, ‘visões’, ‘ciência’)?

Justamente por isso, Paulo mostra que essas revelações parciais ou conhecimentos parciais de Deus:

“...agora conheço EM PARTE, MAS ENTÃO CONHECEREI COMO TAMBÉM SOU CONHECIDO”(1 Co 13:12).

As línguas, visões, sonhos e profecias no NT eram tidas como algo de natureza canônica, sendo considerado palavra de Deus, caía fresquinha do céu(At 2:4 comparar com At 2:11; At 21:11 [Comparar com com Dt 18:20-22]; Ap 1:19; Mt 1:20-24). Os modernos fenômenos de “línguas”, “profecias”, “sonhos”, “visões” são também de natureza canônica, e, portanto, são considerados “palavra de Deus”?

Só há duas respostas pra isso: “sim” e ‘não”. Se a resposta for “sim”, então temos um problema insolúvel para os continuístas, pois como o Canon do NT estar fechado e Deus ainda falar autoritativamente, canonicamente, a seu povo, por meio de “vasos”? Então Deus está mudando de natureza, porque se após Malaquias fechar o cânon do AT, Deus ficou 400 aos sem falar ao seu povo, como pode hoje, há quase dois mil anos ininterruptos ainda estar falando ao seu povo, se no caso do AT, segundo historiador judeu Flávio Josefo em seu livro "Contra Apionem", declara que o registro divino cessou 400 anos antes de Cristo com o livro de Malaquias? Os próprios apócrifos compartilham dessa opinião, pois um deles fala do "TEMPO EM QUE OS PROFETAS CESSARAM DE APARECER ENTRE OS JUDEUS", e olha com esperança para o tempo em que "UM PROFETA CONFIÁVEL VIESSE A APARECER". Lemos isto em 1 Macabeus 9:27; 14:41.

Lembrando que, quando a igreja foi fundada, os dons serviram como autenticação da promessa do Senhor e credencial do ministério dos apóstolos(Mc 16:17-18,20; 2 Co 12:12, Ef 2:20; Hb 2:4). Nesse sentido, precisamos tecer alguns comentários sobre o que seria um apóstolo. Os requisitos para ser apóstolo prescrevia estão em At 1:21-22, onde lemos:

"É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição"(At 1:21-22 ACF)

Então temos aí os seguintes pré-requisitos:

(a)Ter convivido com os apóstolos do século I.

(b)Pertencer aquele grupo durtante todo o tempo em que o Senhor Jesus esteve com eles. Isto é, para alguém ser apóstolo, teria que ter convivido pessoalmente com o Senhor Jesus Cristo;

(c)Teria que ter aprendido pessoalmente com o Senhor Jesus durante três anos, durante o tempo de seu ministério terreno.

(d)Ser testemunha ocular e pessoal da ressurreição do Senhor Jesus Cristo, como Paulo[At 9:1-5; 1 Co 9:1-3]). Interessante, que depois do encontro pessoal com o Senhor Jesus já ressuscitado(1 Co 15:4-8), ficou três anos no deserto da Arábia, aprendendo com Cristo(Gl 1:11-19). Stott diz que Paulo ficou tres anos na Arábia, justamente para compensar os três anos em que ele não esteve pessoalmente com o Senhor Jesus Cristo, durante seu ministério terreno.

(e)Ser testemunha ocular de sua ascenção aos céus.

Outra coisa. A Igreja foi edificada [fundada] sobre o fundamento dos apóstolos e profetas(Ef 2:20) e o próprio Paulo fala que lançou seu fundamento(1 Co 3:10). A ordem aqui é 'apóstolos e profetas', porque está se aludindo ao dom do apostolado e da profecia, correntes naquele século I. Fundamento é algo lançado apenas uma vez, exatamente como ocorre com o alicerce de uma casa. Quais foram os fundamentos dos apóstolos, senão os escritos dos apóstolos, seus 27 livros? Os escritos dos apóstolos eram considerados Palavra de Deus, e colocados em pé de igualdade com as Escrituras do AT(1 Co 14:37; 2 Pe 3:15-16). Paulo ensina isso, citando os Evangelhos de Mateus e Lucas como 'Escrituras'(1 Tm 5:18 comp. com Mt 10:10; Lc 10:7). Algum 'apóstolo' moderno lança 'fundamento' pra igreja de hoje? Se algum continuísta disser 'sim', fala como louco e herege, pois estaria admitindo que a Igreja de hoje ainda vive em sua fase inaugural[fundação, infância], com revelação e doutrina nova sempre vindo por aí, e que a revelação do Canon está incompleta.

Hoje temos apóstolos vivos? Não, não temos. Alguém moderno 'apóstolo' hoje, conviveu pessoalmente com o Senhor Jesus, aprendendo pessoalmente com ele; foi testemunha ocular de sua ressurreição e ascenção aos céus?

Portanto, não há necessidade destes dons continuarem após a morte dos apóstolos.

Ademais, se os continuístas realmente creem que os dons revelacionais parciais da era apostólica permaneceram até hoje na história da igreja, então igualmente admitindo que:

(i)A Bíblia não é a única e final revelação de Deus para fé e prática do cristão

(ii)Deus fala autoritativa e canonicamente através dessas modernas revelações. Nesse caso, Deus fala fora das Escrituras. Como pode Ele falar fora da Escritura, se o Canon do NT está fechado para sempre?(Ap 22:19). Nesse caso, se é verdade que essas modernas revelações constituem a palavra de Deus, por que então seus relatos e descrições não foram registrados e adicionados às Escrituras? Todos os eventos ligados aos dons de visões, sonhos, línguas e profecias foram registrados no NT. Se essas modernas revelações do continuísmo são realmente palavra de Deus, caída fresquinha do Céu, de sua própria boca para o seu povo, deveriam ser escritas:

“Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos. MOISÉS ESCREVEU TODAS AS PALAVRAS DO SENHOR”(Ex 24:3,4)

Afinal, aqueles eventos de revelações parciais de Deus não foram registrados nas Escrituras? Por exemplo, as alegadas ‘visões’ do movimento continuísta são palavras de Deus? Porque se são, e se são de natureza igual às visões do NT, deveriam ser registradas nas Escrituras:

“...E O QUE VÊS, ESCREVE-O NUM LIVRO”(Ap 1:11)

Alguma das ‘visões’ do movimento continuísta foram registradas nas Escrituras?

Esse tipo de crença do movimento continuísta é eivado de ecumenismo e hipocrisia. Por exemplo, se na época do NT, quem não cresse nas revelações divinas concedidas através dos apóstolos e da influência de seu ministério, não poderia ser salvo(Mt 10:40; Lc 10:46). Hoje, se eu não creio que as ‘revelações’ modernas do continuísmo (‘línguas’, ‘´profecias’, ‘sonhos’, ‘visões’), eu posso ser salvo? Como pode um adulto racional, incrédulo, rejeitando propositalmente a Palavra de Deus, ser salvo?(Jo 3:18;36;). O próprio Jesus diz sobre quem ouve a sua palavra e não crê nelas:

“E se alguém ouvir as minhas palavras, E NÃO CRER, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. QUEM ME REJEITAR, E NÃO RECEBER AS MINHAS PALAVRAS, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, ESSA O HÁ DE JULGAR NO ÚLTIMO DIA”(Jo 12:47,48).

De formas que, não crer na própria palavra de nosso Senhor equivale a não recebe-las e rejeitá-lo. Alguém que não recebe as palavras de nosso Senhor e que o rejeitar, pode ser salvo?

Ademais, concernente a Jo 12:47-48, qual é o julgamento destinado no último dia àqueles que são incrédulos diante das palavras de nosso Senhor? Ele mesmo responde:


“Mas, quanto aos tímidos, E AOS INCRÉDULOS , e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, A SUA PARTE SERÁ NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE; O QUE É A SEGUNDA MORTE”(Ap 21:8)


Veja só... Enquanto que para nosso Senhor, quem rejeitasse a mensagem vinda ou ligada aos apóstolos de forma direta ou indireta, era considerado condenado, os continuístas tratam os cessacionistas como irmãos em Cristo e salvos! O que é isso, senão ecumenismo. Aliás... se os incrédulos cessacionistas podem ser salvos, por que não os demais incrédulos? Então estaríamos abrindo um precedente para o universalismo!!!


Portanto, defendemos, sem nenhuma hesitação que a expressão “mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”(1 Co 13:10), se refere a aniquilação e consequente substituição da revelação parcial de Deus(‘dons revelacionais’: línguas, profecias, sonhos, visões, ciência) pela totalidade das Escrituras(2 Tm 3:16-17), de formas que as Escrituras, sozinhas, tornam o cristão, em matéria de fé e prática “PERFEITO” e “PERFEITAMENTE INSTRUÍDO PARA TODA A BOA OBRA”(2 Tm 3:17). Interessante, que por “perfeito” se entende “QUE ATINGIU TODAS AS QUALIFICAÇÕES CONCEBÍVEIS, QUE ATINGIU O MAIS ALTO GRAU NUMA ESCALA DE VALORES, incomparável, único, sem par. QUE CORRESPONDE PRECISAMENTE A UM CONCEITO OU PADRÃO IDEAL. Ótimo, excelente, IRREPREENSÍVEL, SEM DEFEITO, impecável, COMPLETADO, TOTAL””(Dicionário Aurélio Escolar da Língua Portuguesa, 1ª Edição, 1988, p.497)


Tão falso é o continusímo, que os próprios continuístas atestaram para a cessação dos dons revelacionais!

Stanley Horton, voz influente no continuísmo, negando a contemporaneidade dos dons, declara:

“Durante quarenta anos, grande parte dos cristãos da América, Inglaterra e Europa, influenciados pelo Iluminismo, acreditava que visões, glosssolálias, profecias, curas exorcismos e outras obras do Espírito Santo registrados no Livro de Atos tinham a função de impulsionar a Igrejas em crescimento e haviam cessado no final do primeiro século. Apesar de tudo, um grupo cada vez maior ansiava e orava PELA RESTAURAÇÃO DO PODER APOSTÓLICO QUE FORA ANULADO POR SATANÁS”(O Avivamento Pentecostal, p.44).

Uma voz do continuísmo já atestou: os dons do 1º século cessaram, foram anulados... e mais - isto ocorreu, por instância do capeta! kkkkk

Não temos nenhuma dúvida, que o chamado movimento 'continuísta'(restauracionista), com suas doutrinas e seus cultos, onde supostamente afirmam vigorar dons do Espírito como 'línguas', 'profecias', 'sonhos', 'visões', são uma violação do 2º mandamento da lei de Deus (uma vez que estão estabelecendo um culto não prescrito nas Escrituras, uma vez que estas declaram que os dons miraculosos ou revelacionais, como representação da revelação parcial do conhecimento de Deus, cessariam, seriam aniquilados, desapareceriam, quando viesse o que é perfeito em matéria do conhecimento de Deus(1 Co 13:8-12), uma vez que tais dons foram concedidos não só para autenticar o ministério dos apóstolos(Mc 16:17-18,20; 2 Co 12:11-12; Hb 2:3-4), mas também para o estabelecimento (fundação) da igreja(At 2:33), indicando que sua concessão fazia parte da infância espiritual da igreja(1 Co 13:8,11), e que a mesma deixaria de ser espiritualmente criança(isto é, de se alimentar espiritualmente da revelação parcial do conhecimento de Deus)(1 Co 13:11), se tornando espiritualmente homem('mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino - 1 Co 13:11), através da influência de toda a Escritura, se tornando, agora 'homem de Deis'[2 Tm 3:15-17]) o repudiamos como falso, antibíblico e anti-confessional, por estabelecer, como já dissemos, um culto não prescrito nas Escrituras, como afirma o Catecismo Maior de Westiminster(1648):

"P.109. Quais são os pecados proibidos no segundo mandamento? R. Os pecados proibidos no segundo mandamento são - o estabelecer, aconselhar, mandar, usar e aprovar de qualquer maneira qualquer culto religioso não instituído por Deus; o fazer qualquer imagem de Deus, de todas e quaisquer das três pessoas, quer interiormente no espírito, quer exteriormente em qualquer forma de imagem ou semelhança de criatura alguma; toda a adoração dela, ou de Deus nela ou por meio dela; o fazer qualquer imagem de deuses imaginários e todo o culto ou serviço a eles pertencentes; todas as invensões superticiosas, corrompendo o culto de Deus, acrescentando ou tirando dele, quer sejam inventadas e adotadas por nós, quer recebidas por tradição de outros, embora] sob o título de antiguidade, de costume, de devoção, de boa intenção, ou por qualquer outro pretexto; a simonia, o sacrilégio; toda a negligência, desprezo, impedimento e oposição ao culto e ordenanças que Deus instituiu".

(3)Os 'continuistas'(restauracionistas) são loucos, hipócritas ou falsos profetas?

Considerando que os dons miraculosos e revelacionais do Espírito, mencionados em Mc 16:17-18,20; 1 Co 13:6-11) eram, além de credenciais do ministério dos apóstolos(Mc 16:20; 2 Co 12:11-12), temporários, sendo dados para estabelecer o estabelecimento da Igreja em Jerusalém, isto é, infância espiritual da igreja(1 Co 13:8-11), constituindo uma revelação parcial do conhecimento de Deus(1 Co 13:8-9), que seria substituída quando aquilo que é perfeito(completo) em matéria do conhecimento de Deus viesse(1 Co 13:10-11), fazendo com que a igreja, que era um 'menino', deixasse as coisas de menino('revelações incompletas e parciais do conhecimento de Deus - linguas, profecias, ciência - 1 Co 13:8-11), quando atingisse sua maioridade(1 Co 13:11), onde, ela, sob a influência da totalidade das Escrituras, mé vista agora como "homem"(2 Tm 3:15-17); se entende os continuistas como seus 'fenômenos'('línguas', 'profecias', 'sonhos', 'visões', 'curas') como uma das três coisas: (a)Loucos; (b)Hipócritas; ou (c)Falsos profetas

(a)Loucos

Ao tentarem aplicar para si os mesmos dons miraculosos ou revelacionais do Espírito, de Mc 16:17-18,20, que foram dados aos apóstolos como suas credenciais e autenticações de seu ministério apostólico(Mc 16:20; 2 Co 12:11-12; Hb 2:3-4), se entende várias atitudes de modernos continuístas, como atitudes de pessoas possuidoras de algum problema mental. Considere alguns casos:

(i)O 'pastor' Jamie Coots, 'ministro' da 'igreja' Tabernáculo do Evangelho Pleno no Nome de Jesus, após manusear uma serpente em um culto, foi picado por ela, e morreu(Jornal da Record, 17.02.2014). A igreja dos Coots não é a única que usa cobras em nome da fé. E não é a primeira a ter estes incidentes mortais com serpentes. Em 2012, o pastor Mack Randall Wolford, de 44 anos, foi picado mortalmente por uma cascavel durante sermão ao ar livre, na Virgínia Ocidental. Trinta anos antes, o pai dele, também pastor, foi morto da mesma forma. Em 2015, na Igreja Pentecostal de Kentucky, o líder evangélico David Brock morreu ao ser picado durante culto.

Eh, Paulo não deixou sucessores!(At 28:3-6)!!! Então, continuístas, se vocês, acidentalmente ou propositalmente pegarem em cobras, irão para a cidade dos pés juntos! kkkkkkk

(ii)De acordo com reportagem de "OLHAR JORNALÍSTICO"(28.05.2017), O pastor Light Monyeki disse aos fiéis da igreja "Ministérios da Graça Vivendo a Esperança" para beberem de uma garrafa de água com veneno para ratos', para provar que eles estavam imunes a este veneno, em virtude de sua fé.

Depois que o pastor tomou um gole, "uma multidão de congregados voluntariamente correu para a frente para tomar um copo do veneno mortal", afirmou a igreja numa publicação nas redes sociais. Antes de derramar o líquido na garganta dos fiéis, o pastor deu um gole. Quando ele fez isso, muitas pessoas quiseram fazer o mesmo e correram até o púlpito. Logo, alguns começaram a sentir dores no estômago. À noite, 5 morreram e outros 13 foram hospitalizados.

Eh, Barsabás (mencionado em At 1:23) não deixou sucessores. Então, se vocês, continuístas, tomarem acidentalmente ou propositalmente, algum veneno, vão parar ou no hospital, ou na cidade dos pés juntos!!! kkkkkk

(b)Hipócritas

A atitude dos 'continuístas' é eivada de hipocrisia. Afirmam que crêem que Deus hoje fala ao seu povo por meio de línguas,. profecias, sonhos, visões. Alguns deles citam os espúrios casos da Escócia, onde supostamente profecias e visões ocorreram. Mas, nenhum deles tem a coragem de dizer que estas línguas, profecias, sonhos e sonhos hoje 'ocorridos'em alguns lugares (como no Brasil, Estados Unidos, ou na Escócia, ou em qualquer outro lugar, ou) no atual movimento continuista, são da mesma natureza que os mesmos dons operados na era apostólica - línguas, profecias, sonhos, visões, que foram descritos como revelação parcial do conhecimento de Deus(1 Co 13:8-9), isto é, como palavra de Deus(At 2:4; Mt 2:12-13,19,22; At 9:19; 16:10; 21:10-11; 18:9; 26:19; 1 Co 14:21-22; 2 Pd 1:21; Ap 1:10-11).Porque se afirmarem isso, estarão negando que toda revelação do Espírito está limitada às Escrituras(Is 8:20-21; 1 Co 4:6; At 20:27; Gl 1:8-9; Ap 22:18), e ao fazê-lo, estarão negando o princípio do 'Sola Scriptura'(Somente a Escritura), isto é, a doutrina reformada da suficiência das Escrituras.

(c)Falsos profetas

Se os dons miraculosos e revelacionais do Espírito são descritos como credenciais do apostolado(Mc 16:17-18,20; 2 Co 12:11-12), e se são descritos como restritos a era apostólica(Mc 16:20), e se os apóstolos não deixaram sucessores, significando que hoje não temos apóstolos, para uso dessas credenciais, e se os continuístas de hoje afirmam serem possuidores destas mesmas credenciais, então, ao afirmarem falar o que Deus não lhes deu para falarem, e por afirmarem ter o que Deus nunca lhes deu, não passam de falsos profetas(Dt 18:22; Jr 28:15-17), além de violadores do 3º mandamento(Ex 20:7); do 8º mandamento(Ex 20:15) e do 9º mandamento(Ex 20:16). Eles, com suas falsas doutrinas e práticas, estão em pecado de rebelião contra Deus e contra a sua igreja.










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