quarta-feira, 19 de abril de 2023

O Kiko arminiano e a sua graça preveniente!

Diante da ausência de respaldo bíblico para a defesa do apócrifo dogma do 'livre arbítrio', os arminianos agora estão desavergonhadamente recorrendo a sua mãe espiritual, a igreja católica romana, recorrendo ao dogma católico romano tridentino da 'graça preveniente'. A expressão ‘graça preveniente’ aparece na Sexta Sessão do Concílio de Trento. Segundo Trento, apesar de mesmo caídos e depravados, os homens podem se tornar dispostos, despertados e se converterem a si mesmos, apenas por consentir e cooperar com essa 'graça'[a preveniente]"(Concílio de Trento, Da ‘Justificação’, 3º Decreto, Capítulo V, ‘Sobre a Necessidade, nos adultos, de preparação para justificação’). O dogma, em si, traz o espírito do sinergismo, o que já é bizarro.

Depois da benção da santa madre igreja romana, os arminianos, se utilizando de um dogma da Contra Reforma, usado contra os Reformadores, estão agora afirmando, como Roma fez, que a 'graça preveniente' "possibita ao homem responder positivamente ao chamado divino"(Silas Daniel, Arminianismo, a Mecânica da Salvação, p.367)

Agora, há problemas insolúveis para os afilhados da igreja católica romana - os arminianos -, como se segue:

(a)Se a 'graça' preveniente não regenera o homem, o homem permanece espiritualmente morto(Gn 2:17; Ef 2:1-3,5-6), e estando espiritualmente morto, permanece espiritualmente ignorante, e permanecendo um homem natural, temos um problema, porque "o homem natural não compreende as coisas do Espírito, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las"(1 Co 2:14);

Se o homem ímpio permanece espiritualmente morto e incapacitado de compreender as coisas do Espírito, sendo e permanecendo "inimigo no entendimento"(Cl 1:21), como pode entender a chamada do Espírito e responder positivamente a ela?

(b)A graça preveniente não pode capacitar o homem a dizer ‘sim’ a pregação do Evangelho, sem tirar o homem de sua morte espiritual completa; e nesse caso, se ela lhe conceder algum tipo de 'fé', lhe concede mera fé intelectual não salvífica, fé essa que os filhos do diabo tinham (Jo 8:30-32,43-44,47) e que os próprios demônios têm(Tg 2:19). Esse tipo de graça pirata e fé pirata não liberta-os da escravidão do pecado(Jo 8:30-37), nem de sua aversão a Palavra de Deus (Jo 8:30-34,37) nem de seu ódio a Jesus Cristo (Jo 8:42), nem de sua total incapacidade de compreender espiritualmente a Palavra de Deus (Jo 8:43), nem de sua total incapacidade de serem adotados como filhos de Deus (Jo 8:41-42). Nesse caso, tal graça, ao conceder fé meramente intelectual ao homem, também, nesse sentido, o mantém em seu estado de falta de fé salvífica, infundindo nele mais incredulidade e ateísmo espiritual. É a mesma coisa que tirar da sepultura um cadáver em alto estado de putrefação, lavá-lo e vestí-lo com roupas limpas e colocá-lo no sofá de sua casa, ou dar um banho em um porco.

(c)Se a graça preveniente não pode gerar novo nascimento no homem, e se o homem permanece espiritualmente morto, e mesmo assim ela concede capacidade para ele responder a mensagem do arrependimento, ele não pode dar outro tipo de resposta que não seja contrária a mensagem de Deus:

"Por que razão vivem os ímpios, envelhecem, e ainda se robustecem em poder? A sua descendência se estabelece com eles perante a sua face; e os seus renovos perante os seus olhos. As suas casas têm paz, sem temor; e a vara de Deus não está sobre eles. O seu touro gera, e não falha; pare a sua vaca, e não aborta. Fazem sair as suas crianças, como a um rebanho, e seus filhos andam saltando. Levantam a voz, ao som do tamboril e da harpa, e alegram-se ao som do órgão. Na prosperidade gastam os seus dias, e num momento descem à sepultura. E, todavia, dizem a Deus: Retira-te de nós; porque não desejamos ter conhecimento dos teus caminhos. Quem é o Todo Podoroso, para que o sirvamos? e de que nos aproveitará que lhe façamos orações?"(Jó 21:7-15)

"E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e gangiam os dentes contra ele. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram, com grande voz, taparam os seus ouvidos, e se arremetaram contra ele. E, expulsoando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejavam a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu"(At 7:54-60)

"E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, E o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois de batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso"(At 16:13-15)

"E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, quando olhou pra ele, amou-o e lhe disse: 'Falta-te uma coisa: Vai, vende tudo o que tens, e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía m,uitas propriedades. Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis"(Mc 10:17-27) "Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem a verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles"(2 Tm 3:7-9)

"E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, O PREGOEIRO DA JUSTIÇA, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímnpios"(2 Pe 2:5)

"Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; No qual também foi, E pregou aos espíritos em prisão; os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água"(1 Pe 3:18-20)

"Então saiu Ló, e falou aos seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros"(Gn 19:14)

Como no caso do jovem rico, dos inimigos de Estevão, das mulheres ao lado de Lídia, dos homens contemporâneos de Noé, Ló e Moisés, temos o caso de Jericó, onde a mensagem de arrependimento e juízo chegou àquele lugar, tendo guarida apenas no coração de Raabe(Js 2:9-14), e Paulo deixa bem claro que a razão da condenação dos demais, foi a incredulidade:

"Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias”(Hb 11:31).

O que permanece claro é que se uma suposta e apócrifa 'graça' que não traz regeneração ao coração do pecador espiritualmente morto em delitos e pecados, dá algum tipo de capacidade a ele quando escuta a mensagem do arrependimento, é a de fazê-lo ou torná-lo ainda mais avesso a Deus e à Sua Palavra, pois estando espiritualmente morto, vive inclinado apenas à carne e "a inclinação da carne é inimzade contra Deus, pois não é sujeita a lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser"(Rm 8:7).

Estando e continuando morto em delitos e pecados, o homem ímpio só poderá responder negativamente à mensagem do arrependimento, conforme abundantemente mostrado por várias passagens bíblicas, que confirmam o testemunho absoluto das Escrituras sobre isso:

"Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor. Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são de que não há Deus"(Sl 10:3-4) "Porque todo o que faz o mal udeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas"(Jo 3:20)

Graça preveniente, uma 'graça' que não regenera o homem e que é dada, segundo os hereges católicos romanos e arminianos, para fazer o homem salvar-se a si mesmo por meio de sua cooperação com ela, não pode ser graça, porque "se é pór graça, já não é pelas obras; de outra maniera, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra"(Rm 11:6).

Tão absurda, inconsistente e contraditória.

- Absurda; porque não está na Bíblia

- Inconsistente; porque é a auto-negação da graça

- Contraditória; porque, se é verdade que a graça preveniente é dada a todos os homens para serem salvos pela cooperação com ela, então porque todos não cooperam [estamos usando linguagem arminiana] com ela? Isto é, por que todos não foram, não são ou não serão capacitados com/por ela?(isto é, o jovem rico, os inimigos de Estevão, as mulheres ao lado de Lídia, os homens contemporâneos de Noé, Ló e Moisés, os conterrâneos de Raabe, em Jericó, a Besta e o Falso Profeta [2 Ts 2:3-4; Ap 13:7-8; 19:20], etc?). Não faz sentido o argumento em prol da graça preveniente.

Só deixando claro, que a única graça que antecede a fé, é a própria graça da regeneração(Ez 11:19-20; 36:25-27; Jo 1:12-13; 6:40,44-45,65; At 5:30; 11:18; 14:27; 18:27; Gl 5:22; 1 Jo 5:1), e isso torna a graça preveniente algo totalmente sem sentido, pois ela, segundo a crença arminiana, não opera a regeneração, mas apenas torna ou mantém o homem como aquele que pode decidir se será salvo, já que os arminianos dizem que eles, os homens caídos e mortos em pecado, foram capacitados a responder positivamente à chamada do evangelho, mesmo continuando mortos em delitos e pecados! É o evangelho do conde Drácula, de Zumbis e de Zé do Caixão. Ou isso é brincadeira ou é blasfêmia!

Graça preveniente é doutrina de Satanás. SEJA ANÁTEMA!🚮

Nenhum comentário:

Postar um comentário