quarta-feira, 11 de julho de 2018

Mais uma piada arminiana: A Assembléia de Deus Recife chamando o Calvinismo de “Seita” ou “Heresia”, e comparando-o ao ateísmo e testemunhas de jeová!



Pode isso?

Tem ela moral para provar ou falar assim?

Pois, parece brincadeira, mas não é. A Assembléia de Deus Recife, organizou um ‘Simpósio de Doutrina’ sobre ‘Seitas e Heresias” e enumera entre o Ateísmo e os Testemunhas de Jeová, o Calvinismo.

Mas como definir uma seita, para então inserir um grupo em seu rol de membros? Se tivermos que nos ater aos padrões que os grupos que estudam seitas usam para identificar uma 'seita', sem dúvida alguma, a AD, estaria incluída. Em seu tópico “Como identificar uma seita”, a ‘Bíblia Apologética de Estudo”, do Instituto Cristão de Pesquisas(‘arminiano’), define as características de uma “seita”:

(a)”Adição – O GRUPO ADICIONA ALGO A BÍBLIA. SUA FONTE DE AUTORIDADE NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO SOMENTE AS ESCRITURAS SAGRADAS”(p.1352)

Nesse ínterim, a Assembléia de Deus está incluída no rol do grupo de seitas, porque afirma explicitamente que não adere a Bíblia como a sua única fonte de autoridade:

“Certamente OS MODOS DE REVELAÇÃO ESPECIAL NÃO ESTÃO LIMITADAS ÀS ESCRITURAS ...” (Stanley Horton, Teologia Sistemática, uma Perspectiva Pentecostal. p. 83)

De fato, a AD, ao rigor dos Anabatistas, não crê que Deus fala apenas através das Escrituras, mas também por outros meios(línguas, profecias, visões, sonhos, etc.). Ela afirma:


“...Os que crêem na continuidade dos dons buscam ALGO MAIS”(Ibidem, p. 11)

“Nesses dez anos, ao escrever as notas e estudos desta Bíblia, ESTOU CADA VEZ MAIS CONVICTO DE QUE O ESPÍRITO SANTO NÃO ESTÁ LIMITADO ÀS PÁGINAS DAS ESCRITURAS, e que Ele deseja operar hoje, como nos tempos bíblicos”(Donald Stamps, Bíblia de Estudo Pentecostal, p.14)

O próprio ‘Preambulo” do Estatuto da Assembléia de Deus Recife, diz:

“Nós, membros da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Pernambuco, TENDO POR FUNDAMENTO A BÍBLIA SAGRADA, A TRADIÇÃO E OS BONS COSTUMES preconizados na doutrina dos apóstolços, em busca de harmonia. Disciplina, unidade e edificação do povo de Deus, através da promoção da paz e da santificação, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, elaboramos e promulgamos o seguinte Estatuto”(01.10.2003 – Capa)

"NÃO HÁ NENHUMA EVIDÊNCIA AQUI, NEM EM QUALQUER OUTRO TRECHO DAS ESCRITURAS, DE QUE A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DE SEUS DONS CESSARIA NO FIM DA ERA APOSTÓLICA"(Bíblia de Estudo Pentecostal, p.1759 - Nota Sobre 1 Co 13:8).

"ESSE LIVRO CONTÊM O PRINCÍPIO CANÔNICO e a continuação do maior e mais importante movimento pentecostal cristão dos tempos modernos"(Diário do Pioneiro Gunnar Vingren, p.15)

"DEPOIS DE HAVER LIDO O MANUSCRITO DESSE LIVRO, QUE É UM RESUMO DOS DIÁRIOS QUE GUNNAR VINGREN ESCREVEU, fiquei profundamente tocado em meu coração. FOI PARA MIM COMO SE LESSE O LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS, mas situado cronologicamente no tempo em que vivemos"(Ibidem, p.12).

(b)”O GRUPO SUBTRAI ALGO DE JESUS”(p.1354)

A AD afirma que crê que que “a salvação não é uma conquista humana”(Manual de Doutrinas das Assembléias de Deus no Brasil, p.33), mas depois nega isso, ao afirmar que o homem tem participação ativa nesse processo de salvação:

“Vemos, portanto, que na salvação dos pecados há a participação efetiva do Pai, do Filho e do Espírito Santo. TODAVIA NÃO ESTÁ RESTRINGIDA A LIBERDADE DE ESCOLHA DO HOMEM: ‘Vinde a mnim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei’(Mt 11:28) Esse é o convite feito por Jesus. CABE AO PECADOR DUAS OPÇÕES: ACEITAR OU REJEITAR(Jo 12:47,48”(Ibidem, p.36).

Certamente, e de fato, a AD subtrai algo de Jesus, quando faculta ao homem participação ativa na obtenção de sua salvação ou regeneração, pois o próprio Filho de Deus afirma que o homem ímpio é espiritualmente morto e escravo do pecado(Jo 8:34) e depende exclusivamente dEle(Cristo) para ser libertado dessa escravidão(Jo 8:36), visto ser espiritualmente totalmente incapaz de ouvir a Palavra de Deus(Jo 8:43). Cristo deixa bem claro que nenhum homem tem poder para operar a sua própria salvação ou salvar-se a si mesmo(Mt 19:25-26). A salvação ou regeneração são uma obra monergística, operadas exclusivamente por Deus, sem qualquer participação ativa do homem caído(Jo 1:13; Ef 2:8,9; Tt 3:5-6)

(c)”DIVISÃO”(Bíblia Apologética de Estudo, p.1356)

É sabido de todos que as Assembléias de Deus surgiram no Brasil como uma divisão dentro da Igreja Batista de Belém do Pará, quando Gunnar Vingren e Daniel Berg, excomungados das igrejas batistas norte americanas(Diário do Pioneiro Gunnar Vingrem, p.30), começaram seu trabalho praticando proselitismo entre esses batistas:

“VINGREN APROVEITOU OS DIAS DA SUA ESTADA ALI PARA VISITAR AS CASAS DOS BATISTAS E TESTIFICAR-LHES DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO”(Ibidem, p.75)

Desse trabalho de proselitismo entre os batistas, é que surgiu a Assembléia de Deus no Brasil, conforme admite o historiador da Assembléia de Deus Ivar Vingren, filho de Vingren:

“ESTES DEZOITO IRMÃOS SAÍRAM DA IGREJA BATISTA PARA NUNCA MAIS VOLTAR. ISSO ACONTECEU NO DIA 13 DE JUNHO DE 1911”(Ibidem, p.41)

(d)”DIFERENÇAS ENTRE SEITAS E IGREJA”(Bíblia Apologética de Estudo, p.1359)

De acordo com o ICP, há aspectos em que a Assembléia de Deus pode ser inserida dentro do grupo de seitas, quando o conceito é “sociológico”:

(i)’SEITAS: O INGRESSO É VOLUNTÁRIO. IGREJA: INGRESSO INVOLUNTÁRIO( EX: BATISMO DE CRIANÇAS) e voluntário”!(Ibidem, p.1359). A AD não batiza crianças:

“NÃO ACEITAMOS NEM PRATICAMOS O BATISMO INFANTIL...”(Declaração de Fé das Assembéias de Deus, p.129)

(ii)’SIMBOLOS EXTERNOS COMO IDENTIFICADORES DO FIEL(EX: VESTIMENTA, ASPECTO FÍSICO)”( Bíblia Apolegética de Estudo, p.1359)

A AD é conhecida historicamente como um grupo religioso que identifica seus membros pelo seu aspecto físico, proibindo que seus membros femininos usem pinturas, calças cumpridas ou cortem cabelo:
http://ebdensinourbis.blogspot.com/…/usos-e-costumes-da-ass…

N. L. Olson, ministro da AD, em seu livro “O Batismo Bíblico e a Trindade”(CPAD), ainda publicado pela AD, diz que coisas como “PINTURA NA FAÇE, CABELOS CORTADOS… TEM DE SER VENCIDO ANTES DO BATISMO”(pp.22,23)

(ii)"Teológico – SEITA – FÉ E SALVAÇÃO EXISTEM SOMENTE EM SUAS ORGANIZAÇÕES”(Bíblia Apolegética de Estudo, p.1359)

Essa característica pode ser atribuída a Assembléia de Deus Pernambuco, visto que em seus estatutos(1986;2003), os membros de outras igrejas não são considerados como verdadeiros cristãos, a ponto do casamento entre assembléistas e não assembleístas ser proibido:

“É VEDADO AO PASTOR PRESIDENTE: CELEBRAR CASAMENTO DE PESSOAS QUE NÃO SEJAM MEMBROS DA IGREJA”(Reforma do Estatuto da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Recifed – PE, 35º Artigo)

“É VEDADO AO PASTOR PRESIDENTE: CELEBRAR CASAMENTOS EM QUE PELO MENOS, UM DOS NUBENTES NÃO SEJA MEMBRO DA IGREJA OU DE ASSEMBLÉIA CÓ-IRMÔ(Estatuto da AD Recife, 82º Artigo; &3, 2003).

Isto é, para a AD Recife, aqueles que não são assembleístas, não podem ser considerados verdadeiros cristãos, a pónto de que qualquer casamento de um assembleísta com um deles, equivaler a um julgo desigual. A Igreja da Unificação, do Reverendo Moon, é aquela seita, que a rigor da AD Recife, escolhe a pessoa com quem seu membro deve se casar:

“Os moonitas em idade de se casar podem propor parceiros ou parceiras de sua própria escolha, MAS A DECISÃO FINAL É DO REVERENDO MOON, QUE PODE ESCOLHER NOIVOS OU NOIVAS TOTALMENTE DESCONHECIDOS UM DO OUTRO”(Raimundo F. De Oliveira, Seitas e Heresias, Um Sinal dos Tempos, CPAD, p.245).

Neste caso, a AD, se iguala a seita da Unificação.

(iii)’Doutrinário – Seita - SOMENTE ELA PROCLAMA A VERDADE”(Bíblia Apolegética de Estudo, p.1360)

Nesse interím, também a AD pode ser inserida no grupo de seitas, não só por sua proibição de casamento de assembléistas com não assembleístas, mas também por suas declarações de que apenas a sua doutrina representa a verdade completa, em termos de fé:

“Com a vinda do do irmão Silvério Campos, A DOUTRINA PENTECOSTAL foi levada para o interior do Estado do Rio, e alguns pastores da Igreja Cristã ACEITARAM A VERDADE COMPLETA”(Diário do Pioneiro Gunnar Vingren, p.141)

“Do fundo do coração, ele agradeceu a Deus por Ele ter dado o privilégio aos crentes e às igrejas suecas de apresentarem A MENSAGEM DE UMA SALVAÇÃO COMPLETA AO POVO BRASILEIRO”(Ibidem, p.172).

(iv)'ECONÔMICO - BENS E DINHEIRO DO FIEL SÃO PARA A SEITA'(p.1360)

Que o diga a própria AD Recife, que ficou com a casa de um fiel, após a sua morte, deixando seus parentes na rua:
http://discursoanonimo.blogspot.com.br/…/assembleia-de-deus…
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um Dilema para os Assembléistas Anticalvinistas

(1)Se o Calvinismo é uma seita e heresia, porque a Bíblia de Estudo Pentecostal da AD, endossou a tradução de João Ferreira de Almeida, ministro calvinista?

(2)Se o Calvinismo é uma seita e heresia, por que Marco Feliciano, ministro das AD, afirmou que em Genebra, a pregação de Calvino causou “A INFLUÊNCIA DE UM AVIVAMENTO" e que Calvino foi "UM HOMEM QUE PREGOU A PALAVRA LÁ, E VIROU A CIDADE DO AVESSO, VIROU O PAIS DO AVESSO”?

https://www.youtube.com/watch?v=OSVMKRsADTo&t=20s

(3)Se o Calvinismo é uma seita e heresia, por que os historiadores arminianos A. Knight e W. Anglin revelam que depois do povo expulsar Calvino de Genebra, e vê-se totalmente imerso na iniquidade e heresia, clamou publicamente pela volta de Calvino? =

"Mas em breve quiseram que ele voltasse outra vez. A cidade estava em desordem, devido aos encolerizados bandos de papistas, e libertinos, e a sua presença era ali muito necessária. Os próprios que o tinham expulsado começaram a clamar em altos brados pela sua volta. 'CHAMEMOS DE NOVO O HOMEM QUE QUERIA REFORMAR A NOSSA FÉ, a nossa moral e as nossas liberdades', diziam eles. E assim no ano de 1540, foi resolvido pelo Conselho dos Duzentos que, COM O FIM DE PROMOVER A GLÓRIA DE DEUS, SE PROCURASSEM TODOS OS MEIOS PARA QUE O MESTRE CALVINO VOLTASSE COMO PREGADOR"(História do Cristianismo, p.254).

(4)Se o Calvinismo é uma seita e heresia, por que autoridades que favorecem o arminianismo tratam Calvino como teólogo bíblico, grande erudito, grandemente usado por Deus, e recomendam que se leia suas obras? =
O Pr. Claudionor Correa de Andrade (ministro das Assembleias de Deus), diz:

"Conhecido como o grande sistematizador dos postulados cristãos, Calvino ostentava como texto-áureo de seu labor teológico esta oração latina 'Sola Scriptura'. Tendo em vista este princípio (Somente a Escritura), CALVINO PODE SER CONSIDERADO UM TEÓLOGO ESSENCIALMENTE BÍBLICO" (Dicionário Teológico, edição de 1996, p.65).

Rev. David S Schaff (metodista arminiano):

"Os comentários de Calvino SÃO UM MONUMENTO DE EXPOSIÇÃO CRÍTICA DOS LIVROS BÍBLICOS" (Nossa Crença e de Nossos Pais, p.56).

Nelws Lawrence Olson (arminiano), diz de Calvino:

“ESTE GRANDE REFORMADOR viveu entre os anos 1509 e 1564 E FOI GRANDEMENTE USADO POR DEUS PARA TRAZER NOVAMENTE AS LUZ DO EVANGELHO AO MUNDO , após tantos séculos de obscurantismo. SUAS OPINIÕES SÃO ESTUDADAS ATÉ HOJE POR AQUELES QUE EXERCEM, LIDERANÇA ESPIRITUAL"(O Batismo Bíblico e a Trindade, [CPAD], p.71)

E até o próprio James Arminio (1560-1609), pai dos arminianos, dizia de Calvino:

"Depois da leitura das Escrituras..., e mais do que qualquer outra coisa,... EU RECOMENDO A LEITURA DOS COMENTÁRIOS DE CALVINO ... Pois afirmo que NA INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS, CALVINO É INCOMPARÁVEL, E QUE SEUS COMENTÁRIOS SÃO MAIS VALIOSOS DO QUE QUALQUER COISA QUE NOS TENHA SIDO LEGADA NOS ESCRITOS DOS PAIS — tanto assim que atribuo a ele um certo espírito de profecia NO QUAL SE ENCONTRA EM UMA POSIÇÃO DISTINTA ACIMA DOS OUTROS, NA VERDADE, ACIMA DE TODOS" (Carta escrita a Sebastian Egbertsz, publicada em P. van Limborch e C. Hartsoeker, Praestantium ac Eruditorum Virorum Epistolae Ecclesiasticae et Theologicae [Amsterdam, 1704], nº 101).

(5)Os testemunhas de jeová endossam a mesma soteriologia arminiana das Assembleias de Deus. Por que eles (os da AD Recife) querem associar Calvinismo com ateísmo e russelismo? Aliás, com sua crença na resistiblidade da graça divina(Declaração de Fé das Assembléias de Deus, p.110), divina, ao negarem o poder do Espírito Santo em convencer pecadores(Jo 16:7-8), não agem eles como ateus ou russelitas, ao afirmarem que a vontade humana pode vencer ou anular a vontade divina? S]índrome de Lucífer!? Não estão agindo eles como russelitas e ateus, negando a existência de um Deus Soberano???

(6)Se o Calvinismo é uma seita e heresia, por que os assembleístas ainda aceitam entre seus quadros de pastores, o Pr. Geremias Couto, que é calvinista?

http://teologiapentecostal.blogspot.com/…/assembleiano-e-ca…

(7)Se o Calvinismo é uma seita e heresia, por que os assembleístas não retiram de seu hinário('Harpa Cristá') os hinos que ensinam os cinco pontos do calvinismo? =

(a)Total Depravação(169:1-2)
(b)Eleição Incondicional(236:3)
(c)Expiação Limitada(135:3)
(d)Graça Irresistível(238:4)
(e)Perseverança dos Santos(424)

(8)Se o Calvinismo é uma seita e heresia, por que os pais da AD, Gunnar Vingren e Daniel Berg se formaram em teologia em um seminário teológico batista sueco(Diário do Pioneiro Gunnar Vingren, p.24/Daniel Berg, Enviado por Deus, p.51), sendo que a Confissão de Fé dos Batistas Suecos(1856) era totalmente calvinista?(III,VI)

(9)Se o Calvinismo é uma seita e heresia, por que quando na década de 1930, as Assembleias de Deus tendo se deparado com a adoção do calvinismo por parte de suas autoridades eclesiásticas (no ano de 1932, Manoel Hygino de Souza, pastor da AD em Mossoró [RN] aderiu a "predestinação calvinista", sendo acompanhado por Ursulino Costa. Tempos depois, seu irmão Luiz Hygino também se incorporou ao grupo, a Convenção Geral depois de enviar uma comissão de obreiros para tratar do caso, mas sem sucesso, pois Manoel Hygino afirmou manter integralmente seu ponto de vista teológico). invés de refutá-los pela Bíblia, simplesmente os excluíram da igreja?

http://mariosergiohistoria.blogspot.com.br/…/a-polemica-cal…

Nenhum comentário:

Postar um comentário