segunda-feira, 12 de abril de 2021

O herético 'dispensacionalismo revisado', e a negação da eleição na eternidade!

Olha só... Um cara se diz 'calvinista'[preferí apenas printar suas falas e colar aqui, pra salvaguardar sua imagem], ao mesmo tempo que se diz 'dispensacionalista', negando que a Igreja existiu, em outro lugar, que não no NT. Uma pessoa dessa, que, por ser vitima de um sistema escatológico confuso e estranho, e que infelizmente não tem nem o básico conhecimento do que significa o termo "Igreja", seja nas línguas originais, seja no texto no NT, traz grandes problemas para a Igreja. O seu maior problema é sem dúvida alguma sua péssima hermenêutica. Tomemos, por exemplo, Mt 16:18, que diz:

"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja ([ἐκκλησί] ekklēsia], e as portas do inferno não prevalecerão contra ela"(ACF)

(a)O Léxico Grego Português do Novo Testamento, Baseado em Domínios Semânticos", de J. Louw e E. Nida, afirma que 'ἐκκλησία'[ekklēsia], significa literalmente "Uma congregação de cristãos, ficando implícita a interação entre os membros - 'congregação, IGREJA"(p.115) . No entanto, esses autores, deixam uma interessante observação:

"Na tradução de ἐκκλησία, É PRECISO EVITAR UM TERMO QUE SE REFERE A UMA CONSTRUÇÃO, E NÃO A UMA CONGREGAÇÃO DE CRISTÃOS"(Ibidem).

A idéia aqui é que o sentido primário e geral de "igreja" é de uma reunião ou congregação de pessoas, não ao estabelecimento visível desse grupo, no Pentecostes, como entende essa pessoa, querendo dizer que a 'Igreja" só passou a existir no dia de Pentecostes. Os autores, insistem nessa assertiva, afirmando:

"O termo 'ἐκκλησία'[ekklēsia] já circulava livremente durante vários séculos ANTES DA ERA CRISTÃ E ERA USADO EM REFERÊNCIA A UMA ASSEMBLEIA DE PESSOAS CONSTITUÍDA POR PARTICIPAÇÃO BASEADA EM CRITÉRIOS BEM DEFINIDOS. Normalmente, EM SEU USO COMUM, DESIGNAVA UMA ENTIDADE SÓCIO-POLÍTICA BASEADA NO FATO DE TODOS OS SEUS MEMBROS SEREM CIDADÃOS DE UMA CIDADE-ESTADO"(Ibidem)

O sentido é sempre esse - o de 'uma assembleia de pessoas', 'uma congregação', 'igreja', levando-nos a crer que sempre que existiu uma assembleia de pessoas, ou uma congregação de pessoas, reunidas para adoração a Deus, ali estava uma 'ἐκκλησία'[ekklēsia]', isto é, um povo, uma entidade, uma 'igreja', composta de todos os tipos de pessoas - homens, mulheres e crianças, exatamente como ocorre em "UMA ENTIDADE SÓCIO-POLÍTICA BASEADA NO FATO DE TODOS OS SEUS MEMBROS SEREM CIDADÃOS DE UMA CIDADE-ESTADO". Assim, como todas as pessoas que fazem parte de um Estado Político, constituem sua cidade, Estado e País, gozando de todos os direitos inalienáveis, assim, todas as pessoas que fazem parte de uma assembleia ou congregação ou povo de Deus, em qualquer época, gozam de todos os direitos que a sua membresia lhes conferem(Gn 17:7-14,24-27; Dt 31:12; Jl 2:16; Hb 9:18; Mt 19:13-15; 1 Co 7:14; 2 Tm 3:15)

A ignorância escriturística desta criatura, é de deixar qualquer um de queixo caído. É consenso geral dos reformados, sejam eles pedobatistas, credobatistas, aliancistas ou não, que o povo de Deus, em todas as eras, constitui a Sua Igreja:

"O que você crê sobre 'a santa igreja universal de Cristo'? R. Creio que o Filho de Deus reúne, protege e conserva, dentre todo o gênero humano, sua comunidade eleita para a vida eterna. Isto Ele fez por seu Espírito e sua Palavra, na unidade da verdadeira fe, desde o princípio do mundo até o fim. Creio que sou membro vivo dessa igreja, agora e para sempre"(Catecismo de Heidelberg [1563], Resp. Perg. Nº 54)

"A IGREJA CATÓLICA OU UNIVERSAL, QUE É INVISÍVEL, CONSTA DO NÚMERO TOTAL DOS ELEITOS QUE JÁ FORAM, DOS QUE AGORA SÃO E DOS QUE AINDA SERÃO REUNIDOS EM UM SÓ CORPO SOB CRISTO, seu cabeça; ela é a esposa, o corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todas as coisas(Ef 1:10, 22-23; Cl 1:18)"(Confissão de Fé de Westminster[1643-1649], 25:1)

"A IGREJA UNIVERSAL OU CATÓLICA), que com respeito à obra interna do Espírito, e da verdade da graça, pode ser chamada invisível, CONSISTE NO NÚMERO TOTAL DOS ELEITOS QUE JÁ FORAM, ESTÃO SENDO, OU AINDA SERÃO CHAMADOS EM CRISTO, o Cabeça de todos. A Igreja é a esposa, o corpo e a plenitude daquele que é tudo em todos"(Confissão de Fé Batista de 1689, 26:1)

"CREMOS E CONFESSAMOS UMA IGREJA VISÍVEL DE DEUS, A SABER, AQUELES QUE, COMO FOI DITO ANTES, VERDADEIRAMENTE SE ARREPENDEM E CRÊEM, e são corretamente batizados; QUE SÃO UM COM DEUS NO CÉU, E CORRETAMENTE INCORPORADOS À COMUNHÃO DOS SANTOS AQUI NA TERRA. ESTES CONFESSAMOS SER A GERAÇÃO ELEITA, o sacerdócio real, a nação santa, QUE É DECLARADA A NOIVA E ESPOSA DE CRISTO, sim, filhos e herdeiros da vida eterna, uma tenda, tabernáculo e habitação de Deus no Espírito, edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, dos quais, o próprio Jesus Cristo é declarado a Pedra Angular(sobre a qual Sua igreja é construída). Esta igreja do Deus vivo, que Ele adquiriu, comprou e redimiu com Seu próprio sangue precioso; com o qual, de acordo com Sua promessa, Ele está e permanecerá sempre, até o fim do mundo, para consolação e proteção, sim, habitará e andará entre eles e os preservará, de modo que nenhuma inundação ou tempestade, nem mesmo as portas do inferno se moverão ou prevalecerão contra eles - esta igreja, dizemos, pode ser conhecida por sua fé escriturística, doutrina, amor e conversação piedosa, como, também, pela frutífera observância, prática e manutenção de as verdadeiras ordenanças de Cristo, que Ele tão fortemente ordenou a Seus discípulos"(Confissão de Fé de Dordrecht [1632] Menonita [Anabatista-Credobatista], VIII).

Note, as três confissões de fé(Westiminster/Batista de 1689 e a Anabatista) afirmam que a verdadeira igreja consiste dos eleitos, que crêem e se arrependem. A fá salvífica e o arrependimento ficaram restritas à época no NT?(Jn 3:5-8). Não. Logo, a Igreja de Deus sempre existiu, quando homens foram agraciados pela fé e arrependimento. E é por isso, que a Confissão de Fé Batista de 1689(Credobatista), diz:

"Tudo isto, em essência, aplicava-se também aos crentes que viviam sob a lei. Sob o Novo Testamento, porém, a liberdade cristã é ampliada, na libertação do jugo da lei cerimonial a que A IGREJA JUDAICA estava sujeita, na maior ousadia de acesso ao trono da graça, e maior medida do livre Espírito de Deus do que os crentes normalmente desfrutavam sob a lei"(21:1)

(b)Mt 16:18 não está negando que a Igreja de Deus existia no AT. O termo grego "ἐκκλησία"(ekklēsia), que aparece em Mt 16:18, de acordo com o Léxico Grego do Novo Testamento de J. H. Thayer, se refere literalmente a "TODO O CORPO DE CRISTÃOS ESPALHADOS POR TODA A TERRA; COLETIVAMENTE, QUE ADORAM E HONRAM A DEUS E A CRISTO EM QUALQUER LUGAR QUE ESTEJAM". A referência a 'Igreja" em Mt 16:18 é justamente a Igreja Visível,que embora contenha dentro dela a Igreja Invisível [os eleitos], também tem em seu seio os réprobos, não eleitos e irregenerados(Mt 8:11-12; 13:41-43). É desta "Igreja", que Jesus fala, quando alude "e sobre esta pedra EDIFICAREI a minha igreja"(Mt 16:18). Vejam que o verbo grego "οἰκοδομέω"(oikodomeō) aqui traduzido por "edificarei", de acordo com o Léxico Grego do Novo Testamento de Edward Robinson, tem o sentido de "UM DESENVOLVIMENTO NA FÉ, edificação, AVANÇO NA VIDA DIVINA, USADO PARA A IGREJA CRISTÃ E SEUS MEMBROS"(p.629). O sentido aqui, se refere ao estabelecimento da Igreja Visível no dia de Pentecostes, pois foi lá, e a partir de lá, que a fé cristã foi implantada, iniciada e continuada visivelmente(At 2:41-46), de formas que Lucas diz: "E TODOS OS DIAS ACRESCENTAVA O SENHOR À IGREJA AQUELES QUE SE HAVIAM DE SALVAR"(At 2:47)

(c)Vale a pena salientar que o termo grego "ἐκκλησία"(ekklēsia) é uma junção de "ἐκ"(ek) e "καλέω"(kaleō). "ἐκ"(ek) tem o sentido de "FORA DE"(Robinson, p.276) e "καλέω"(kaleō) tem o sentido de "chamar"(Ibidem, p.466), apresentando a ideia de 'chamados para fora' do mundo escravizado pelo pecado, nos dando a ideia de que a Igreja, é composta apenas de pessoas que foram chamadas dentro do tempo para a salvação[através da pregação do evangelho - Jo 10:16; Rm 8:30), mas eternamente, através da eleição, visto que "καλέω"(kaleō) também aparece em Gl 1:15 (onde é traduzido por 'me chamou'), e que significa literalmente "ESCOLHER"(Ibidem, p.467). Isso quer dizer que Paulo, como eleito de Deus, foi eternamente chamado de "eleito", mas não meramente e apenas, para o ofício apostólico, mas para a própria salvação, já que ninguém pode ser apóstolo, sem que antes seja dotado da fé salvífica, dada aos eleitos:

"Paulo, servo de Deus, E APÓSTOLO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO A FÉ DOS ELEITOS DE DEUS E O CONHECIMENTO DA VERDADE, que é segundo a piedade"(Tt 1:1)

Essa ideia é reforçada por Paulo, que diz:

"Que NOS SALVOU, E CHAMOU [καλέω] com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, MAS SEGUNDO O SEU PROPÓSITO E GRAÇA QUE NOS FOI DADA EM CRISTO JESUS ANTES DOS TEMPOS DOS SÉCULOS"(2 Tm 1:9)

(d)Temos várias evidências que mostram que a Igreja de Deus sempre existiu, preexistindo ao NT, uma vez que o povo [eleito e salvo] de Deus constitui sua Igreja:

"E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ELE SALVARÁ O SEU POVO dos seus pecados"(Mt 1:21)

"Ainda TENHO OUTRAS OVELHAS que não são DESTE APRISCO; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá UM REBANHO e um Pastor"(Jo 10:16)

"Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre OS JUDEUS, mas também dentre OS GENTIOS? Como também diz em Oséias: Chamarei MEU POVO ao que não era meu povo; E AMADA à que não era amada"(Rm 9:23-25)

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, MAS AGORA SOIS POVO DE DEUS; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia"(1 Pe 2:9-10)

Diante desses textos, vemos as argumentações desse dispensacionalista, eivadas do erro do anti-calvinismo, senão vejamos:

(i)Em Mt 1:21, o anjo diz que Jesus salvará "O SEU POVO". Quem é esse 'povo'? Se o dispensacionalista disser "Israel", então, os gentios estão excluídos da salvação. Se ele disser 'Os gentios', ou a 'Igreja' do NT, então, os judeus estão excluídos da salvação. Olhem só.... O substantivo masculino grego "λαός"(laos), aqui traduzido por "povo", de acordo com o Léxico Grego do Novo Testamento de J. H. Thayer, significa literalmente "UM POVO, tribo, nação, TODOS AQUELES QUE SÃO DO MESMO TIPO E LÍNGUA; UNIVERSALMENTE, DE QUALQUER POVO"(p.372) Essa palavra grega é a mesma usada em Hb 11:25, com o sentido de "O POVO QUE DEUS ESCOLHEU PARA SI, ESCOLHIDO COMO PECULIARMENTE SEU"(Ibidem). Em Hb 4:9, onde o escritor apostólico alude a salvação eterna, aludindo ao 'povo de Deus', é também usada essa palavra grega "λαός"(laos), que segundo Thayer, ao aludir ao nome 'povo de Deus', diz que no texto grego original de Hb 4:9 "O NOME É TRANSFERIDO PARA A COMUNIDADE DOS CRISTÃOS, COMO AQUELES QUE PELA BENÇÃO DE CRISTO VIERAM OCUPAR O LUGAR DO POVO TEOCRÁTICO DE ISRAEL'(Hb 4:9; Ap 18:4)(Ibidem).

(ii)E Jo 10:16, Jesus ensina que os gentios eleitos, ainda não regenerados e incorporados a Igreja Visível, são membros de suas "OVELHAS"(TENHO OUTRAS OVELHAS), e que farão parte deste "APRISCO" e "REBANHO"('e elas ouvirão a minha voz, e haverá UM REBANHO e um Pastor'). Vejam, que diante de judeus e gentios eleitos e posteriormente salvos, Jesus tem 'UM APRISCO", "UM REBANHO", não dois apriscos e dois rebanhos. Mas, note. Ele usa os termos "APRISCO" e "REBANHO", no singular. Jesus usa o termo "ovelhas", sempre pra se referir aos eleitos, regenerados e membros de sua Igreja Invisível e Visível. Sim, o termo "ovelhas" é usado para significar aqueles que foram eleitos, que crerão(Jo 10:27-28). O termo 'ovelhas' é usado para significar aqueles que foram eleitos, que crerão em Cristo, e vou mais além - 'Ovelhas' é um termo usado para designar aqueles por quem Cristo viria morrer:

"Eu sou o bom Pastor; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS... Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, E DOU A MINHA VIDA PELAS OVELHAS"(Jo 10:11,14-15)

Sim. "Ovelhas" é um termo usado para designar aqueles que já pertencem ao 'rebanho' de Cristo(Igreja Invisível)('Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas' - Jo 10:16) ainda antes de fazer parte deste rebanho visível('e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor' - Jo 10:16). Quando o termo "ovelhas", é aqui usado para designar os gentios eleitos ainda não salvos, e que farão parte deste rebanho visível, e por quem Cristo iria dar a sua vida('Eu sou o bom Pastor; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS... Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, E DOU A MINHA VIDA PELAS OVELHAS' - Jo 10:11,15), o termo está sendo usado para designar sua igreja eleita eternamente para a salvação:

"E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, A APARTARÁ UNS DOS OUTROS, COMO O PASTOR APARTA DOS BODES AS OVELHAS; E PORÁ AS OVELHAS À SUA DIREITA, MAS OS BODES À ESQUERDA. ENTÃO DIRÁ O REI AOS QUE ESTIVEREM À SUA DIREITA: VINDE, BENDITOS DE MEU PAI, POSSUÍ POR HERANÇA O REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO... Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos... E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna"(Mt 25:31-23,41,46)

"Vós, maridos, amai vossas mulheres, COMO TAMBÉM CRISTO AMOU A IGREJA, E A SI MESMO SE ENTREGOU POR ELA"(Ef 5:25)

Veja que o verbo grego "ἀγαπάω"(agapaō), aqui traduzido por "amou", de acordo com o Léxico Grego do Novo Testamento de J. H. Thayer, tem o sentido de "TER PREFERÊNCIA"(p.8). A ideia aqui é a de que Cristo exerceu o ato de "preferir"('DAR PRIMAZIA A UMA PESSOA OU COISA EM DETRIMENTO DE OUTRAS' - Michaelis Online), denotando a ideia de "eleger", "escolher", já que "escolher" é "INDICAR PREFERÊNCIA POR ALGUÉM OU POR ALGUMA COISA; OPTAR ENTRE DUAS OU MAIS PESSOAS OU COISAS"(Michaelis Online). Os apóstolos referendaram esta doutrina de Cristo, afirmando que o termo 'ovelhas' é aplicado aos eleitos na eternidade, remidos e regenerados dentro do tempo:

"Porque ÉREIS COMO OVELHAS DESGARRADAS; MAS AGORA TENDES VOLTADO AO PASTOR E BISPO DE VOSSAS ALMAS"(1 Pe 2:25)

Quem, mesmo quando ainda estavam "desgarrados"(afastados, na incredulidade, mortos em delitos e pecados) do 'Pastor' e 'Bispo' de suas almas, já eram suas ovelhas? A Igreja Universal, composta de cristãos gentílicos, que são descritos como eleitos na eternidade para serem aspergidos pelo sangue de Cristo, santificados por seu Espírito e serem santos:

"Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, AOS ESTRANGEIROS DISPERSOS NO PONTO, GALÁCIA, CAPADÓCIA, ÁSIA E BITÍNIA; ELEITOS segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, PARA a obediência E ASPERSÃO DE JESUS CRISTO: Graça e paz vos sejam multiplicadas. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, NOS GEROU DE NOVO para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos"(1 Pe 1:1-3).

"VÓS, TAMBÉM, COMO PEDRAS VIVAS, SOIS EDIFICADOS CASA ESPIRITUAL E SACERDÓCIO SANTO, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo... MAS VÓS SOIS A GERAÇÃO ELEITA, O POVO ADQUIRIDO, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, MAS AGORA SOIS POVO DE DEUS"(1 Pe 2:5,9-10)

O conceito que este dispensacionalista tem de 'Igreja', apresenta um Cristo que não era o Pastor de suas ovelhas, isto é, de sua Igreja, antes que ela fosse visivelmente estabelecida em Pentecostes. Mas Cristo, aludindo aos seus eleitos na eternidade, como suas ovelhas, se apresenta como Eterno Pastor de suas ovelhas, de sua Igreja, antes mesmo que todos os membros dela se achegassem a ela, por meio de fé e arrependimento: "EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS.... Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, E DOU A MINHA VIDA PELAS OVELHAS. AINDA TENHO OUTRAS OVELHAS QUE NÃO SÃO DESTE APRISCO; TAMBÉM ME CONVÉM AGREGAR ESTAS, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor"(Jo 10:11,14-16)

Sim. Jesus já era Pastor daquelas ovelhas que estavam dentre os gentios ainda não remidos, regenerados e salvos. Segundo Ele, estes eleitos, ainda não remidos e regenerados, já eram membros do grupo de suas ovelhas[igreja invisível], e estavam de antemão destinadas a serem parte do rebanho visível('TAMBÉM ME CONVÉM AGREGAR ESTAS, e elas ouvirão a minha voz, E HAVERÁ UM REBANHO e um Pastor' - Jo 10:16)

(iii)A interpretação que Paulo dá em Rm 9:23-27, é um forte golpe no dispensacionalismo herético, que cria "dois povos eleitos e salvos - judeus e gentios", e que situa a Igreja Invisível de Cristo, à igreja estabelecida visivelmente em Pentecostes:

"Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória NOS VASOS DE MISERICÓRDIA, que para glória já dantes preparou, OS QUAIS SOMOS NÓS, A QUEM DEUS TAMBÉM CHAMOU, NÃO SÓ DENTRE OS JUDEUS, MAS TAMBÉM DENTRE OS GENTIOS? Como também diz em Oséias: CHAMAREI MEU POVO ao que não era meu povo; E AMADA à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo. Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, O REMANESCENTE É QUE SERÁ SALVO"(Rm 9:23-27)

Vejam a interpretação que Paulo dá a Is 10:21-22. Ele mostra que judeus e gentios fazem parte do grupo 'DOS VASOS DE MISERICÓRDIA"(Rm 9:23-24); e que os gentios que seriam salvos, seriam "POVO" de Deus(Rm 9:25) e "AMADA" de Deus, ao invés de 'um dos povos de Deus" ou "uma das amadas de Deus". A ideia é que mesmo antes da Nova Aliança, no AT, no sentido eletivo-salvífico, judeus e gentios são o mesmo "POVO" de Deus, a mesma "AMADA" de Deus. Deus não tem dois povos; Deus não tem duas amadas, duas esposas, duas igrejas. Deus não é bígamo; como Ele diz, por Salomão: "UMA É A MINHA POMBA, A MINHA IMACULADA"(Ct 6:9). Isaías diz: "Porque o teu Criador É O TEU MARIDO; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra"(Is 54:5)

Paulo diz que a Igreja é "UMA VIRGEM PURA PARA UM MARIDO, A SABER, A CRISTO"(2 Co 11:2).

(iv)Jesus remonta ao passado, para falar que Ele é o Eterno [não o Pastor, a partir do estabelecimento da igreja visível em Pentecostes) Pastor de suas ovelhas:

"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que EU SOU A PORTA DAS OVELHAS. TODOS OS QUE VIERAM ANTES DE MIM SÃO LADRÕES E SALTEADORES; MAS AS OVELHAS NÃO OS OUVIRAM"(Jo 10:7-8).

Essa palavra de Jesus, é muito decisiva. Ela mostra que Ele considerava que já existia o rebanho de Deus antes mesmo de sua vinda. Olha só... O substantivo neutro grego "πρόβατον"(probaton), aqui traduzido por "ovelhas", de acordo com o Léxico Grego do Novo Testamento de J. H. Thayer, tem o sentido "DA HUMANIDADE, QUE NECESSITANDO DE SALVAÇÃO OBEDECE ÀS DETERMINAÇÕES DAQUELE QUE A PROVÊ E CONDUZ A ELA; O MESMO OCORRE COM OS SEGUIDORES DE CRISTO"(p.537). Assim, Thayer afirma que judeus crentes do AT e os cristãos do NT pertencem a mesma categoria - são ovelhas de Cristo.

Mesmo antes do aparecimento de Jesus, suas ovelhas já existiam, e por serem suas ovelhas (eleitos e crentes), não deram ouvidos àqueles, que,. no tocante aos seus ensinos pregados ao povo no tempo passado, não passavam de "ladrões e salteadores". Alguns comentaristas das Escrituras, são cirúrgicos e precisos, quando comentam tal texto:

"E, ASSIM, DE ACORDO COM A ELEIÇÃO SECRETA DE DEUS, JÁ SOMOS OVELHAS em nós mesmos pela vocação, por meio da qual Ele nos congrega ao seu rebanho"(João Calvino[1509-1564], Com de Jo 10:8)

"AS OVELHAS - O POVO DE DEUS - A PARTE PIEDOSA DA NAÇÃO JUDAICA. Embora a grande massa do povo estivesse corrompida, sempre houve alguns que eram o povo humilde e dedicado de Deus. Compare Rm 11: 3-4"(Albert Barnes[1798-1870], Ministro Presbiteriano, Com de Jo 10:8)

"Mas as ovelhas não os ouviram; OS ELEITOS DE DEUS, ALGUNS DOS QUAIS EXISTIRAM EM TODAS AS ÉPOCAS, embora seu número seja comparativamente pequeno, não atenderam aos falsos profetas, falsos mestres e pastores idólatras; não receberam suas doutrinas, nem seguiram suas práticas; pois não é possível que estes sejam finalmente e totalmente enganados, ou levados com o erro dos ímpios"(John Gill[1697-1771]. Ministro Batista, Com de Jo 10:8)

"Isso não deve ser entendido com referência aos profetas, mas apenas pelos que vieram antes de Cristo, não sendo enviados por ele: todos aqueles que ensinaram outra forma de vida e salvação, do que crer no Messias, que havia de ser revelado para o salvação do mundo; todos esses procuraram apenas a si mesmos, não o bem das almas do povo; e destruíram almas em vez de trazer-lhes benefício ou fazer-lhes algum bem. MAS AQUELES QUE ERAM MEUS POR UMA ELEIÇÃO ETERNA, OU POR UMA GRAÇA ESPECIAL CONCEDIDA A ELES, NÃO OS ABRAÇARAM"(Matthew Poole[1624-1679], Ministro Congregacional, Com de Jo 10:8)

(v)A afirmação de que não existia Igreja de Deus no AT, é de uma infantilidade e ignorância sem tamanho. O primeiro mártir do Evangelho, Estevão, rebate essa insanidade, afirmando:

"Este é o que esteve entre A IGREJA no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar"(At 7:38 KJV, 1611)

Harold K. Moulton diz que "ἐκκλησία"(ekklēsia) no NT tem o sentido de "congregação dos filhos de Israel(At 7:38), TRANSFERIDO O SIGNIFICADO PARA O CORPO CRISTÃO, DO QUAL A CONGREGAÇÃO DE ISRAEL ERA FIGURA, A IGREJA"(Léxico Grego Analítico, p.132). G. Kittel e G. Friedrich, aludindo ao significado de "ἐκκλησία"(ekklēsia) afirmam que "A DENOTAÇÃO É SEMPRE A 'ASSEMBLÉIA [DE DEUS]'. A PALAVRA 'IGREJA' SUGERE O ASPECTO UNIVERSAL E, ETIMOLOGICAMENTE, O FATO DE PERTENCER AO SENHOR, mas ela tem a desvantagem de ter adquirido uma nuança hierárquica. A PALAVRA 'CONGREGAÇÃO' DESTACA O FATO DE QUE A PEQUENA IRMANDADE JÁ É IGREJA, e salienta o aspecto da reunião, mas tem a desvantagem de chamar atenção para o grupo individual, por vezes num sentido sectário"(Dicionário Teológico do Novo Testamento, p.444). O Léxico Grego Analítico do Novo Testamento Grego, de William D. Mounce, diz que "ἐκκλησία"(ekklēsia), no NT, se refere "a congregação dos filhos de Israel(At 7:38); TERMO TRANSFERIDO PARA O GRUPO CRISTÃO, DO QUAL A CONGREGAÇÃO DE ISRAEL ERA FIGURA, A IGREJA"(p.217). Veja que uma das definições de 'Igreja", está ligada a 'pertencer ao Senhor'; e o conceito de 'congregação' está ligado a 'uma irmandade que já é igreja'. Não pode existir uma assembléia, congregação ou irmandade que não aponte outra coisa senão 'Igreja', como atesta o escritor aos Hebreus: "Dizendo: Anunciarei o teu nome A MEUS IRMÃOS. Cantar-te-ei louvores NO MEIO DA CONGREGAÇÃO"(Hb 2:12)

As definições de Moulton, Kittel, Friedrich, Mounce de que o termo "congregação", no AT, aplicado a Israel, foi 'transferido" "PARA O GRUPO CRISTÃO"; 'PARA O CORPO CRISTÃO', satisfaz plenamente o pensamento de Paulo no NT, que afirma que "PORQUE NÃO É JUDEU O QUE O É EXTERIORMENTE, NEM É CIRCUNCISÃO A QUE O É EXTERIORMENTE NA CARNE"(Rm 2:28); e "PORQUE NEM TODOS OS QUE SÃO DE ISRAEL SÃO ISRAELITAS; NEM POR SEREM DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO SÃO TODOS FILHOS; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. ISTO É, NÃO SÃO OS FILHOS DA CARNE QUE SÃO FILHOS DE DEUS, MAS OS FILHOS DA PROMESSA SÃO CONTADOS COMO DESCENDÊNCIA"(Rm 9:6-8). Veja que Paulo chama a Igreja de "O ISRAEL DE DEUS"(Gl 6:16). A expressão grega 'ὁ Ἰσραήλ τοῦ Θεοῦ'('o Israel de Deus'), que aparece em Gl 6:17, de acordo com o Léxico Grego do Novo Testamento de J. H. Thayer, se refere literalmente aos "CRISTÃOS"(p.307). G. Kittel e G. Friedrich, afirmam que o adjetivo grego "Ἰσραήλ"(israēl), que aparece em Gl 6:16, "ENVOLVE TODOS OS QUE SEGUEM A REGRA DE PAULO, QUER SEJAM CIRCUNCIDADOS OU NÃO"(Dicionário Teológico do Novo Testamento, p. 416). O Léxico Grego Português do Novo Testamento, Baseado em Domínios Semânticos", de J. Louw e E. Nida, afirma que em Gl 6:16 "Ἰσραήλ"(israel) é "UMA REFERÊNCIA METAFÓRICA AOS CRISTÃOS COMO O VERDADEIRO ISRAEL"(p.734). F. Rienecker e C. Rogers afirmam que expressão grega 'ὁ Ἰσραήλ τοῦ Θεοῦ'('o Israel de Deus') pode se referir "AOS ISRAELITAS FIÉIS QUE SE TORNARAM CRISTÃOS, OU PODE INDICAR TODOS OS CRISTÃOS, TANTO JUDEUS QUANTO GENTIOS"(Chave Linguística do Novo Testamento Grego, p.385). Ou seja, não pode existir nenhum judeu salvo, que esteja fora da Igreja Cristã. Essa é a interpretação dada pelos comentaristas das Escrituras, como se segue:

"Agora o apóstolo chama O ISRAEL DE DEUS A QUEM, ELE HAVIA ANTERIORMENTE CHAMADO DE FILHOS DE ABRAÃO PELA FÉ. Assim, ELE ABRAÇA TODOS OS FIÉIS REUNIDOS NUMA SÓ IGREJA, tanto gentios como judeus'(João Calvino[1509-1564], Com de Gl 6:16)

"OS VERDADEIROS CRISTÃOS, CHAMADOS AQUI DE ISRAEL DE DEUS, para distinguÍ-los de Israel segundo a carne"(Adam Clark[1760-1832], Ministro Metodista, Com de Gl 6:16)

"A VERDADEIRA IGREJA DE DEUS; TODOS OS QUE SÃO SEUS VERDADEIROS ADORADORES"(Albert Barnes[1798-1870], Ministro Presbiteriano, Com de Gl 6:16)

"'Israel de Deus', NO VERDADEIRO SENTIDO, SEGUNDO PAULO, NUNCA FOI O ISRAEL RACIAL, MAS O ISRAEL ESPIRITUAL"(John Coffman[1848–1899], Ministro Menonita, Com de Gl 6:16)

"Que é uma descrição adicional das pessoas, por quem ele ora por essas bênçãos; e não deve ser entendido como uma distinção deles, mas como uma amplificação de seu caráter; e como apontando o Israel, por meio de ênfase, o Israel, OU ISRAELITAS DE FATO, O ISRAEL ESPIRITUAL, como distinto de Israel segundo a carne(veja 1 Co 10:18). O 'Israel de Deus', ou como diz a versão árabe, 'Israel, propriedade de Deus'; ao qual ele tem direito e sobre o qual ele tem direito; que são escolhidos por ele, ISRAEL SEU ELEITO; QUE SÃO REDIMIDOS POR ELE, DE TODA TRIBO, LÍNGUA, POVO E NAÇÃO, que são chamados por sua graça, e são denominados Israel como seu chamado; que são justificados em seu Filho e pela sua justiça"(John Gill[1697-1771], Ministro Batista, Com de Gl 6:16)

"NÃO O ISRAEL SEGUNDO A CARNE, entre o qual aqueles professores desejam matriculá-lo; MAS A SEMENTE ESPIRITUAL DE ABRAÃO PELA FÉ"(Robert Jamieson[1802-1880], Andrew Robert Fausset[1821-1910] e David Brown[1803-1897], Ministros Anglicanos, Com de Gl 6:16)

"Então ὅσοι irá se referir aos cristãos individuais, judeus e gentios, E O ISRAEL DE DEUS AOS PRÓPRIOS CRISTÃOS, CONSIDERADOS COLETIVAMENTE, e formando a verdadeira comunidade messiânica"(Marvin Vincent[1834-1922], Ministro Presbiteriano, Com de Gl 6:16)

"A paz e a misericórdia estejam com eles, E COM ISRAEL, ISTO É, A IGREJA DE DEUS - Que consiste em todos aqueles, e somente aqueles, de todas as nações e famílias, que andam por esta regra"(John Wesley[1703-1791], Ministro Metodista, Com de Gl 6:16)

"O apóstolo não promete, ou profetiza, misericórdia e paz para todos os israelitas, MAS SOMENTE PARA O ISRAEL DE DEUS; ISTO É, PARA OS CRENTES QUE RECEBERAM E ABRAÇARAM JESUS CRISTO oferecido no evangelho"(Matthew Poole [1624–1679], Ministro Congregacional, Com de Gl 6:16)

"Todos os crentes em Cristo provêm dos judeus, OU SEJA, HERDEIROS ou seja, herdeiros físicos E ESPIRITUAIS DE ABRAÃO"(Alexander Maclaren[1826-1910], Ministro Batista, Com de Gl 6:16)

"É UMA DAS ÊNFASES DO NOVO TESTAMENTO QUE A IGREJA É O VERDADEIRO ISRAEL, o Israel de Abraão, Isaque e Jacó"(Peter Pett, Ministro Batista, Com de Gl 6:16)

"E (a saber) sobre o Israel de Deus, os verdadeiros filhos de Israel, o povo de Deus, COMO DISTINTO DOS MEROS DESCENDENTES CARNAIS. SIGNIFICA OS CRISTÃOS CRENTES EM GERAL(não exclusivamente os cristãos judeus) se referem"(Philip Schaff[1819-1893], Ministro Presbiteriano, Com de Gl 6:16)

"AQUELES QUE ANDAM PELA DIREÇÃO DO ESÍRITO SÃO DECLARADOS REALMENTE O VERDADEIRO ISRAEL DE DEUS, não os judeus que têm o nome de Israel, mas são realmente apenas filhos de Abraão segundo a carne"(William R. Nicoll[1851-1923], Ministro Presbiteriano, Com de Gl 6:16)

"A BENÇÃO É DIRIGIDA, NÃO A DOIS GRUPOS DISTINTOS DE PESSOAS ('aqueles que seguem esta regra' e 'o Israel de Deus'), MAS AO MESMO GRUPO DE PESSOAS descritas de maneiras diferentes. 'E' é, portanto, equivalente a 'a saber': 'Sim, sobre o Israel de Deus. PELO 'ISRAEL DE DEUS' AQUI SE ENTENDE O 'ISRAEL ESPIRITUAL'; não os convertidos do judaísmo apenas, mas todos os que provam sua real afinidade com Abraão por uma fé como a de Abraão"(Charles J. Ellicott[1819–1905], Ministro Anglicano, Com de Gl 6:16)

"Em distinção do Israel da carne. Nessa frase concisa, Paulo incorpora triunfantemente sua grande doutrina DE QUE A TEOCRACIA DEIXOU O ANTIGO RITUAL E PARTIU COM A NOVA IGREJA DO ESPÍRITO"(Daniel Whedon[1808-1885], Ministro Metodista, Com de Gl 6:16)

Mesmo, os comentaristas dispensacionalistas, se renderam a essa visão:

"É a esses, verdadeiros filhos de Deus, que o apóstolo deseja a paz. Não foi Israel circuncidado segundo a carne que foi o Israel de Deus. Se houvesse alguém daquele povo circuncidado de coração, que se gloriou na cruz de acordo com os sentimentos da nova criatura, esse era o Israel de Deus. Além disso, todo verdadeiro cristão era um deles de acordo com o espírito de sua caminhada"(John Darby[1800-1882], Ministro da Igreja dos Irmãos de Plymouth, Com de Gl 6:16)

“Paulo não se vangloria do que fez, nem das virtudes de realizar ou não uma determinada cerimônia religiosa. Ele se gaba apenas do que Cristo fez por ele na cruz. Cristo deu-lhe uma nova vida, para que as coisas pecaminosas não possam mais atraí-lo e sua natureza pecaminosa não as deseje mais(vv.14-15). AQUELES QUE VIVEM DE ACORDO COM ESTE PRINCÍPIO SÃO O VERDADEIRO POVO DE DEUS, OS VERDADEIROS DESCENDENTES DE ABRAÃO(v16)“(Donald C. Flemming, Com de Gl 6:16)

“Israel de Deus. A antítese de Israel segundo a carne[1 Co10:18]”(Ethelbert W. Bullinger[1837 -1913], Ministro Anglicano, Com de Gl 6:16)

“Ele desejava isso especialmente para o ‘Israel de Deus’. ESTE TÍTULO INCOMUM SE REFERE A JUDEUS SALVOS. Descreve um segundo grupo no versículo, não o mesmo grupo. Observe a repetição de ‘sobre’ que faz essa distinção. Também ‘Israel’ sempre se refere a judeus físicos em todos os outros lugares do Novo Testamento (65 vezes). Portanto, esperaríamos esse significado aqui, a menos que indícios de um significado diferente estivessem presentes, o que não é verdade. ALÉM DISSO SERIA NATURAL PARA PAULO DESTACAR OS JUDEUS CRISTÃOS PARA UMA MENÇÃO ESPECIAL, visto que nesta epístola ele soou quase anti-semita. Portanto, é melhor tomar essa frase em seu uso regular, em vez de como uma designação única para a igreja como um todo, como fazem muitos não dispensacionalistas”(Dr. Thomas Consatable, Fundador do Dallas Seminary's Field Education Department, Com de Gl 6:16)

"A forte confirmação desta posição [ou seja, que ‘Israel ‘ se refere aos judeus no Novo Testamento] vem da ausência total de uma identificação da igreja com Israel até 160 d.C.; e também da ausência total, MESMO ENTÃO, O TERMO SE REFERINDO AOISRAEL DE DEUS PARA CARACTERIZAR A IGREJA”(Peter Richardson, Israel na Igreja Apostólica, p. 83, n.2.]

Esse mesmo substantivo grego feminino "ἐκκλησία"(ekklēsia), a King James Version [1611] traduziu por "igreja" é a mesma palavra usada na LXX em Jl 2:16 para se referir a Israel como a "CONGREGAÇÃO" que era alvo de ritos de purificação. O sentido literal, que mesmo credobatistas e não aliancistas, como o grande batista John Gill[1697-1771], dão a At 7:38 a interpretação de que o povo de Israel constituía a Igreja de Deus no AT:

"O que deve ser entendido pelos filhos de Israel, QUE ERAM A ENTÃO IGREJA DE DEUS, A QUEM ELE HAVIA ESCOLHIDO E SEPARADO DO RESTO DO MUNDO, PARA SER UM POVO PECULIAR PARA SI MESMO, a quem foram dadas a palavra e as ordenanças, o serviço de Deus, e as promessas; E DEUS SEMPRE TEVE E TERÁ UMA IGREJA, EMBORA AS VEZES SEJA NO DESERTO; QUE BEM TEM SIDO O CASO SOB A DISPENSAÇÃO DO EVANGELHO, bem como antes(Ap 12:6) e foi uma honra peculiar para Moisés, QUE ELE ESTAVA NESTA IGREJA, EMBORA FOSSE NO DESERTO; uma honra ainda maior do que estar na corte de Faraó. Isso tem um respeito particular pela época em que todo o Israel estava acampado ao pé do Monte Sinai, quando Moisés não estava apenas no meio deles, e à frente deles"(Com de At 7:38).

Mesmo o dispensacionalista C. I. Scofield[1834-1921](Ministro Congregacional), se rendeu a esta verdade, declarando:

"No deserto, ISRAEL ERA UMA IGREJA VERDADEIRA (G. ecclesia = assembléia chamada), mas em notável contraste com o N.T. eclésia"(C. I. Scofield[1834-1921], Ministro Congregacional Dispensacionalista, Com de At 7:38).

Outros comentaristas, pedobatistas[aliancistas], credobatistas [não aliancistas] também se renderam a esta verdade:

"'NA IGREJA' - O CORPO COLETIVO DO POVO ESCOLHIDO DE DEUS; portanto, usado para denotar todo o corpo de fiéis sob o Evangelho, ou seções particulares deles"(Robert Jamieson[1802-1880], Andrew Robert Fausset[1821-1910] e David Brown[1803-1897], Ministros Anglicanos, Com de At 7:38)

"A palavra 'igreja' significa literalmente 'o povo chamado para fora' E É APLICADA COM GRANDE PROPRIEDADE À ASSEMBLÉIA OU MULTIDÃO CHAMADA DO EGITO E SEPARADA DO MUNDO. Não tem, entretanto, necessariamente a nossa ideia de uma igreja, mas significa a 'assembléia', ou povo chamado para fora do Egito e colocado sob a conduta de Moisés"(Albert Barnes[1798-1870], Ministro Presbiteriano, Com de At 7:38)

"Esta não é uma referência à igreja de Cristo, MAS À CONGREGAÇÃO DE ISRAEL NO DESERTO, QUE É UMA REPRESENTAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO. Eles foram batizados em Moisés na nuvem e no mar (1 Co10:2); e seu teste durante as peregrinações no deserto foi típico do teste dos cristãos durante sua presente provação"(John Coffman[1848–1899], Ministro Menonita [Anabatista], Com de At 7:38)

"Supondo que ecclesia foi traduzido em outro lugar, pode-se admitir, certo, por uma questão de consistência, QUE DEVERIA SER USADO AQUI, COMO APRESENTANDO O PENSAMENTO, QUE FOI ENFATIZADO NO DISCURSO DE ESTEVÃO, QUE A SOCIEDADE DOS CRENTES EM CRISTO ERA SEMELHANTE, EM CARÁTER E EM SUA RELAÇÃO COM DEUS, AO DE ISRAEL. A nova eclésia foi o desenvolvimento da antiga"(Charles J. Ellicott [1819–1905], Ministro Anglicano, Com de At 7:38)

"‘A IGREJA DE DEUS’, escreve Wordsworth AQUI, 'NÃO SE LIMITAVA À JUDÉIA'. ELA ESTAVA NO DESERTO; e ali estava Moisés, seu grande legislador, com ele; e lembre-se de que ele morreu lá no deserto e nunca teve permissão de entrar na Terra Prometida, à qual você restringiria os favores de Deus"(Philip Schaff [1819-1893], Ministro Presbiteriano, Com de At 7:38)

(vi)O apóstolo Paulo foi bem claro, falando que a Igreja Universal foi arrolada nos céus:

"À UNIVERSAL ASSEMBLÉIA E IGREJA DOS PRIMOGÊNITOS, QUE ESTÃO INSCRITOS NOS CÉUS, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados"(Hb 12:23)

Aqui temos o verbo grego "ἀπογράφω"(apographō), traduzido por "inscritos", que de acordo com o Léxico do Novo Testamento Grego de Edward Robinson, se refere ao "LIVRO DA VIDA"(p.97). Assim, o texto está dizendo que a Igreja Universal foi arrolada no livro da vida, o que significa que todos aqueles que foram inscritos no livro da vida, são partes da Igreja. Quando lemos nas Escrituras, sobre os eleitos, em todas as épocas, entendemos que eles fazem parte de um grupo, que antes de crer em Jesus, já tem seus nomes previamente escritos nos céus(Is 4:3; Lc 10:20; Ap 3:5; 13:8; 17:8). A referência aqui é que os eleitos de todas as épocas constituem a Igreja Universal, como o entendem todos os comentaristas reformados das Escrituras, como se segue:

"Diz ele 'arrolados no céu', PORQUANTO SOMOS INFORMADOS QUE DEUS TEM TODOS OS ELEITOS ESCRITOS EM SEU LIVRO, ou em seu catálogo secreto, de acordo com Ezequiel"(João Calvino[1506-1564], Com de Hb 12:23)

"Por 'igreja' não se entende nenhuma igreja particular ou congregacional, nem nacional; MAS A IGREJA CATÓLICA, OU UNIVERSAL, QUE CONSISTE APENAS DOS ELEITOS DE DEUS, E DE TODOS ELES, EM TODOS OS TEMPOS E LUGARES; e alcança até mesmo os santos no céu: ESTA IGREJA É INVISÍVEL no presente, e nunca sucumbirá; da qual Cristo é a cabeça"(John Gill[1697-1771], Ministro Batista, Com de Hb 12:23)

"Aqui, INSCRITOS COMO MEMBROS DA COMUNIDADE CELESTIAL; CIDADÃOS DO CÉU"(Marvin Vincent[1834-1922], Ministro Presbiteriano, Com de Hb 12:23)

"Que estão escritos no céu: eles não eram, como a igreja no Sinai, de uma inscrição terrestre, registrada aqui para conhecer suas famílias e descendência, fossem judeus e sacerdotes legítimos ou não, cuja genealogia foi preservada para esse fim(Ed 2:43), MAS TIVERAM SEU REGISTRO NO CÉU, FORAM ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO, para serem descendentes celestiais, nascidos de Deus, participantes da natureza divina, e que teriam o direito pela fé em Cristo à herança celestial, e seriam habitantes livres para ela(Lc 10:20), e teriam todos os privilégios celestiais derivados dele(Lc 20:12,19; 21:17)"(Matthew Poole[1624–1679], Ministro Congregacional, Com de Hb 12:23)

"Que estão escritos no céu; INSCRITOS LÁ NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO"(Justin Edwards[1787-1853], Ministro Congregacional, Com de Hb 12:23)

Hb 12:23 cria um grande e insolúvel problema para os que negam que existia a Igreja de Deus no Velho Pacto, visto que afirma que a Igreja Universal foi arrolada nos céus. Isso faz com que todos os eleitos que foram arrolados nos céus, isto é, escritos no livro da vida, não sejam considerados outra coisa, que não parte da Igreja eleita em todas as épocas.

Se um determinado dispensacionalista está afirmando que a Igreja de Jesus, só é considerada 'Igreja', a partir seu visível estabelecimento no dia de Pentecostes, está consequentemente, como consequência lógica de sua crença, afirmando e situando a eleição da Igreja dentro do tempo [particularmente no Pentecostes], visto que está afirmando que a Igreja, pra ser considerada 'Igreja', teria que ser visivelmente estabelecida em Pentecostes. Nesse caso, Paulo estaria mentindo, quando disse que "CRISTO AMOU A IGREJA, E A SI MESMO SE ENTREGOU POR ELA"(Ef 5:25). Quando Cristo, morreu, a Igreja ainda não tinha sido estabelecida em Pentecostes, visto que seu estabelecimento visível, foi evidenciado pelos dons do apostolado e da profecia(Mc 16:17-18,20; 1 Co 13:8-12; 2 Co 12:12; Ef 2:20; Hb 2:3-4), que seria derramado apenas quando Jesus partisse(Jo 16:7 comp. com At 2:1-21; 1 Co 12:7-12; 28). Será que nosso Senhor amou quem não existia sob qualquer tipo de forma? Será que Ele devotou amor na cruz do Calvário por ninguém? O sentido do verbo grego "ἀγαπάω"(agapaō), aqui [em Ef 5:26] traduzido por "amou", de acordo com o Léxico Grego do Novo Testamento de J. H. Thayer, tem o sentido de "TER PREFERÊNCIA"(p.8). A idéia aqui é a de que Cristo exerceu o ato de "preferir"('DAR PRIMAZIA A UMA PESSOA OU COISA EM DETRIMENTO DE OUTRAS' - Michaelis Online), denotando a ideia de "eleger", "escolher", já que "escolher" é "INDICAR PREFERÊNCIA POR ALGUÉM OU POR ALGUMA COISA; OPTAR ENTRE DUAS OU MAIS PESSOAS OU COISAS"(Michaelis Online). Assim, o sentido da palavra no texto original grego, mostra que Cristo estava morrendo por sua Igreja Eleita. A Igreja já era previamente considerada igreja, ainda antes de seu estabelecimento visível em Pentecostes, por ser eleita e preferida por Ele e dEle.

O ensino dos evangelistas e dos apóstolos deixa claro, que não temos dois povos salvos, dois corpos de Cristo, mas ambos, judeus e gentios, como UM ÚNICO CORPO ELEITO E SALVO(Jo 11:49-52; 1 Co 12:13,27; Gl 3:27-29; Ef 2:11-19; Cl 3:10-12; Ap 5:9-10). Isaías diz: "Porque o teu Criador É O TEU MARIDO; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra"(Is 54:5). Paulo diz que a Igreja é "UMA VIRGEM PURA PARA UM MARIDO, A SABER, A CRISTO"(2 Co 11:2). Cristo não tem duas esposas. Cristo não é bígamo e adúltero.

Assim, fica mais do que provado, exegética e hermeneuticamente que a Igreja de Deus sempre existiu em todas as épocas(inclusive no AT), visto que o povo de Deus constitui a Sua Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário