segunda-feira, 12 de abril de 2021

Os Símbolos de Fé de Westminster não beneficiam o Pré-milenismo, mas o Amilenismo

(I)A Confissão de Fé de Westminster(1643-1649), concernente a questão do reino de Deus sobre a Terra, ensina duas coisas:

(a)Que este reino é a Igreja:

A IGREJA VISÍVEL, que também é católica ou universal sob o Evangelho (não sendo restrita a uma nação, como antes sob a Lei) consta de todos aqueles que pelo mundo inteiro professam a verdadeira religião, juntamente com seus filhos; É O REINO DO SENHOR JESUS, a casa e família de Deus, fora da qual não há possibilidade ordinária de salvação”(XXV:2)

“O Senhor Jesus, COMO REI E CABEÇA DA SUA IGREJA, nela instituiu um governo nas mãos dos oficiais dela; governo distinto da magistratura civil. A ESTES OFICIAIS ESTÃO ENTREGUE AS CHAVES DO REINO DO CÉU. Em virtude disso eles têm respectivamente o poder de reter ou remitir pecados; fechar esse reino a impenitentes, tanto pela palavra como pelas censuras; abri-lo aos pecadores penitentes, pelo ministério do Evangelho e pela absolvição das censuras, quando as circunstâncias o exigirem”(XXX:1-2)

“Todos os crentes, portanto, têm por obrigação sustentar as ordenanças religiosas onde já estiverem estabelecidas e contribuir, por meio de suas orações e ofertas e por seus esforços, PARA A DILATAÇÃO DO REINO DE CRISTO POR TODO O MUNDO”(XXXV:4)

(b)Que Cristo voltará pela segunda vez, não para estabelecer um reino sobre a Terra, mas para estabelecer julgamento:

“Este ofício o Senhor Jesus empreendeu mui voluntariamente. Para que pudesse exercê-lo, foi feito sujeito à lei, que ele cumpriu perfeitamente; padeceu imediatamente em sua alma os mais cruéis tormentos e em seu corpo os mais penosos sofrimentos; foi crucificado e morreu; foi sepultado e ficou sob o poder da morte, mas não viu a corrupção; ao terceiro dia ressuscitou dos mortos com o mesmo corpo com que tinha padecido; com esse corpo subiu ao céu, onde está sentado à destra do Pai, fazendo intercessão; DE LÁ VOLTARÁ NO FIM DO MUNDO PARA JULGAR OS HOMENS E OS ANJOS”(VIII:4)

DEUS ESTABELECEU UM DIA EM QUE, SEGUNDO A JUSTIÇA, HÁ DE JULGAR O MUNDO POR JESUS CRISTO, a quem foram pelo Pai entregues o poder e o juízo. Nesse dia não somente serão julgados os anjos apóstatas, mas também todas as pessoas que tiverem vivido sobre a terra comparecerão ante o tribunal de Cristo, a fim de darem conta dos seus pensamentos, palavras e obras, e receberem o galardão segundo o que tiverem feito, bom ou mau, estando no corpo.

. O fim que Deus tem em vista, determinando esse dia, é manifestar a sua glória - a glória da sua misericórdia na salvação dos eleitos e a glória da sua justiça na condenação dos réprobos, que são injustos e desobedientes. Os justos irão então para a vida eterna e receberão aquela plenitude de gozo e alegria procedente da presença do Senhor; mas os ímpios, que não conhecem a Deus nem obedecem ao Evangelho de Jesus Cristo, serão lançados nos eternos tormentos e punidos com a destruição eterna proveniente da presença do Senhor e da glória do seu poder.

Assim como Cristo, para afastar os homens do pecado e para maior consolação dos justos nas suas adversidades, quer que estejamos firmemente convencidos de que haverá um dia de juízo, assim também quer que esse dia não seja conhecido dos homens, a fim de que eles se despojem de toda confiança carnal, sejam sempre vigilantes, NÃO SABENDO A QUE HORA VIRÁ O SENHOR, E ESTEJAM SEMPRE PRONTOS PARA DIZER - ‘VEM LOGO, SENHOR JESUS’. AMÉM”(XXXIII:1-3)

(II)O Catecismo Maior de Westminster(1647), diz:

(a)Primeiro, que este reino de Cristo, é a sua Igreja:

P.42 Por que foi o nosso Mediador chamado Cristo? R. O nosso Mediador foi chamado Cristo, porque foi acima de toda a medida ungido com o Espírito Santo; e assim separado e plenamente revestido com toda a autoridade e poder para exercer as funções de profeta, sacerdote E REI DA SUA IGREJA, tanto no estado da sua humilhação, como no da sua exaltação”.

“P. 45. COMO CRISTO EXERCE AS FUNÇOES DE REI? R. CRISTO EXERCE AS FUNÇÕES DE REI CHAMANDO DO MUNDO UM POVO PARA SI, DANDO-LHE OFICIAIS, LEIS E DISCIPLINAS PARA VISIVELMENTE O GOVERNAR; DANDO GRAÇA SALVADORA AOS SEUS ELEITOS; RECOMPENSANDO A SUA SABEDORIA E CORRIGINDO-OS POR CAUSA DOS SEUS PECADOS; PRESERVANDO-OS POR CAUSA DE SEUS PECADOS, PRESERVANDO-OS E SUSTENTANDO-OS EM TODAS AS TENTAÇÕES E SOFRIMENTOS; RESTRINGINDO E VENCENDO TODOS OS SEUS INIMIGOS, E PODEROSAMENTE DIRIGINDO TODAS AS COISAS PARA A SUA GLÓRIA E PARA O BEM DO SEU POVO; e também castigando os que não conhecem a Deus nem obedecem ao Evangelho”.

P.191. O que pedimos na segunda petição? R.Na segunda petição, que é: “Venha o teu reino”- reconhecendo que nós e todos os homens estamos, por natureza, sob o domínio do pecado e de Satanás -, pedimos que o domínio do mal seja destruído, O EVANGELHO SEJA PROPAGADO POR TODO O MUNDO, OS JUDEUS CHAMADOS,E A PLENITUDE DOS GENTIOS CONSUMADA; QUE A IGREJA SEJA PROVIDA DE TODOS OS OFICIAIS E ORDENANÇAS DO EVANGELHO, PURIFICADA DA CORRUPÇÃO, aprovada e mantida pelo magistrado civil; que as ordenanças de Cristo sejam administradas com pureza, feitas eficazes para a conversão daqueles que estão ainda nos seus pecados, e para a confirmação, conforto e edificação dos que estão já convertidos; que Cristo reine nos nossos corações, aqui, e apresse o tempo da sua segunda vinda e de reinarmos nós com ele para sempre; que lhe apraza exercer o reino de seu poder em todo o mundo, do modo que melhor contribua para estes fins”.

(b)Que Cristo voltará pela segunda vez, não para estabelecer um reino sobre a Terra, mas para estabelecer julgamento:

“P.51. Qual é o estado de exaltação de Cristo? R.O estado de exaltação de Cristo compreende a sua ressurreição, ascensão, o estar sentado à destra do Pai, E A SUA SEGUNDA VINDA PARA JULGAR O MUNDO”.

“P.56. Como há de ser Cristo exaltado EM VIR SEGUNDA VEZ PARA JULGAR O MUNDO? R. CRISTO HÁ DE SER EXALTADO NA SUA VINDA PARA JULGAR O MUNDO, em que, tendo sido injustamente julgado e condenado pelos homens maus, VIRÁ SEGUNDA VEZ NO ÚLTIMO DIA com grande poder e na plena manifestação da sua glória e da do seu Pai, com todos os seus santos e anjos, com brado, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, para julgar o mundo em retidão com grande poder e na plena manifestação da sua glória e da do seu Pai, com todos os seus santos e anjos, com brado, COM VOZ DE ARCANJO E COM A TROMBETA DE DEUS, PARA JULGAR O MUNDO EM RETIDÃO”.

(III)O Catecismo Menor de Westminster(1648), diz:

(a)Primeiro, que este reino de Cristo, é a sua Igreja:

P 26. Como exerce Cristo as funções de rei? R. CRISTO EXERCE AS FUNÇÕES DE REI, SUJEITANDO-NOS A SI MESMOS, GOVERNANDO-NOS E PROTEGENDO-NOS, E SUBJUGANDO TODOS os seus E OS NOSSOS INIMIGOS”.

P 102. Pelo que oramos na segunda petição? R.Na segunda petição, que é: "Venha o Teu reino", PEDIMOS QUE O REINO DE SATANÁS SEJA DESTRUÍDO E QUE O REINO DA GRAÇA SEJA ADIANTADO; QUE NÓS E OS OUTROS A ELE SEJAMOS GUIADOS E NELE GUARDADOS, e que cedo venha o reino da glória”.

(b)Que Cristo voltará pela segunda vez, não para estabelecer um reino sobre a Terra, mas para estabelecer julgamento:

“P.28. Em que consiste a exaltação de Cristo? R.A exaltação de Cristo consiste em Ele ressurgir dos mortos no terceiro dia; em subir ao Céu e estar sentado à mão direita de Deus Pai, E EM VIR PARA JULGAR O MUNDO NO ÚLTIMO DIA”.

Assim, confesso e não entendo como alguns que juram serem presbiterianos e confessionais, subscrevam o pré-milenismo, se nenhuma das descrições dos símbolos de fé apresentam duas vindas de Cristo, um arrebatamento secreto, ou um estabelecimento literal do seu reino aqui na Terra, após a sua vinda. É realmente estranho. Esse conceito é até contrário a alguns credos históricos da Igreja:

“Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador do céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu em Hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à mão direita de Deus Pai todo poderoso; DONDE HÁ DE VIR A JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.”(Credo Apostólico)

“Pois assim como uma alma racional e carne constituem um só homem, assim Deus e homem constituem um só Cristo. O qual sofreu por nossa salvação, desceu ao Hades, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia. Ascendeu ao céu, sentou à direita de Deus Pai onipotente, DE ONDE HÁ DE VIR PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS. EM CUJA VINDA, TODO HOMEM RESSUSCITARÁ COM SEUS CORPOS, E PRESTARÃO CONTA DE SUAS OBRAS. E aqueles que houverem feito o bem irão para a vida eterna; aqueles que houverem feito o mal, para o fogo eterno. Esta é a fé Universal, a qual a não ser que um homem creia firmemente nela, não pode ser salvo”(Credo Atanasiano, 35-39).

“Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E DE NOVO HÁ DE VIR, EM SUA GLÓRIA, PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM”(O Credo Niceno-Constantinopolitano)

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