quinta-feira, 22 de março de 2018

Papista Debulhado, Tentando me Responder - ACUSANDO CALVINO DE MATAR SERVET!!!





Esta é uma resposta ao post do leigo Fábio Morais, datado de 12 de março, às 10:43, na comunidade 'MSR4'(Mentiras em Sites Religiosos), que poderia ser chamado "MENTIR SABEM OS ROMANISTAS".



1ª Falácia: O "INOCENTE" CALVINO - OUTRA RESPOSTA AO JAILSON SERAFIM
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Conforme prometi em post anterior, vai aqui a réplica ao Jailson Serafim, sobre Calvino, inocentado, pela cria do Elisson e ídolo do Thiago Dutra, da acusação de mandar Servet pro Além.

Comecemos pela "brilhante" defesa do Serafino:

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"Calvino matou Servet?. Cadê as provas documentais?. Me cite as atas do processo, onde consta que ele foi um dos magistrados que condenou o herege a morte, seu analfabeto! Ademais, Calvino nunca foi nem magistrado nem governante político, mas apenas um pastor local. Charles Jean Marie(1827-1912), teólogo católico romano, diz:

"Quanto ao seu ilustre oponente, ele não existiu para culpá-lo por seu crime, porque este crime foi principalmente um erro, E UM ERRO QUE, LONGE DE SER DO PRÓPRIO CALVINO, foi imposto a ele pelos anos e séculos que o sucederam"(Michel Servet brulé vif a Genève, le 27 octobre 1553. Discours prononcé a Genève au Victoria Hall, le 8 mars 1903, p.5).
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O Anderson Barcellos me pediu que o marcasse e faço-o agora, mas com enorme pesar.

Com pesar o faço, por ser triste ver como alguém que se diz "apologista", pôde advogar uma causa perdida como essa.

E por ser triste, igualmente, constatar que ainda houve quem aplaudisse e divulgasse essa papagaiada deplorável, como o fizeram os hereges seguidores do "Resistênca".

Calvino NÃO matou Servet, diz o Serafino.

Não matou ???

Nem ignorância considero semelhante proposição!

Considero-a, antes, uma aberração intelectual, que agride uma disciplina chamada HISTÓRIA e da qual esse coitado do Jailson deveria se envergonhar.

Calvino não matou Servet ????

E quem matou ?

Meu avô ?

Coloquemos os "pingos nos Iis".

Prestem atenção nestas palavras de Serafino, que retiro da sua "resposta" dirigida a mim:

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"Me cite as atas do processo, onde consta que ele foi um dos magistrados que condenou o herege a morte, seu analfabeto! Ademais, Calvino nunca foi nem magistrado nem governante político, mas apenas um pastor local."
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Não!

"Aberração intelectual" é pouco!

O serafino, quando escreveu isso, devia estar fora de si.

Só pode!

É MENTIRA, Serafino!!!!

E mentira deslavada, no que se refere à posição de João Calvino, em Genebra.

E aqui não preciso me demorar muito.

Já lhe disseram, Serafino, o que foi o "CONSISTÓRIO" (ou "Conselho", como o chamam alguns) na época de Calvino, em Genebra ?

Não ?

Pos vou lhe dizer o que foi.

Melhor, deixo que o diga o Prof. Tales Pinto:

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"...um órgão composto por três sacerdotes e doze burgueses eleitos por um conselho municipal, que era responsável pela regulação do comportamento dos cidadãos, incluindo casamentos, enterros e festividades, inclusive o modo das pessoas se vestirem"
(ver aqui: http://alunosonline.uol.com.br/…/calvinismo-protestantismo-…)
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Ora, foi o CONSISTÓRIO que sentenciou Servet!

SOB INFLUÊNCIA DECISIVA CALVINO!

Que conseguiu fazer deste (do Consistório) um instrumento à mercê da sua vontade de "reformador".

É, de fato, o que concluímos das palavras de Stefan Zweig, em seu livro "UMA CONSCIÊNCIA CONTRA A VIOLÊNCIA", livro que, por mostrar quem era de fato Calvino, é repudiado até hoje pelos protestantes, que tentam "refutá-lo" à todo custo (versais minhas):

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"Mas na conformidade do decreto de nomeação de Calvino não lhe assistia o mínimo direito de decretar banimentos contra a Igreja. Os conselheiros haviam chamado um "lecteur de la Saint Escripture" para que este interpretasse os crentes a Bíblia, um predicante para que lhes pregasse e advertisse a comunidade para a verdadeira crença em Deus. Mas eles julgaram naturalmente reservar à própria jurisdição o direito de punir as transgressões da lei e da moral por parte dos cidadãos. Nem Lutero nem Zwinglio ou qualquer outro dos reformadores até então tentara contestar à autoridade civil este direito e este poder, Mas CALVINO, natureza autoritária, ESTABELECE logo sua vontade prodigiosa a fim de REBAIXAR O CONSELHO A MERO ÓRGÃO DE SUAS ORDENS E DETERMINAÇÕES" (Guanabara, Rio de Janeiro, p. 36)"



Resposta: (a)O analfabeto papista cita uma suposta obra com o nome de Guanabara, Rio de Janeiro, sem nome de autor, e portanto, nenhuma prova cabal.(b)O Consistório criado por João Calvino, era composto por elementos da igreja e do laico, que se reuniam para julgar os comportamentos individuais, como se fosse um tribunal, e a pena mais grave era a excomunhão. Não tem nada a ver com punição civil ou estatal. (c)Ele cita as palavras de Stefan Zweig, um suicida:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Stefan_Zweig


Olhem as fontes do Walson. Quando descobrí isso, me acabei de rir aqui. Hilário, porque o escritor, em outro lugar, chega a afimar que o cabeça da igreja é o papa:


"Para que, logo no início, pudesse esboçar o ponto de qualquer ataque teológico, Erasmo dedicou esta primeira tradução livre do Santo Escrito AO GOVERNANTE DA IGREJA, AO PAPA LEÃO X"(The Right to Heresy , 1936, p.64)


Afirmou que o reformador Lutero era "UM MONGE ESTÁTICO", possuidor de "UMA IRA DEMONÍACA"(Ibidem, p.98)


E ainda disse:


"LUTERO TRANSFORMOU-SE EM UM LOBISOMEM RANGINDO COM UM GROSSEIRO DESPREZO E INJUSTIFICÁVEL FÚRIA"(Ibidem, p.96).

Agora, ele se derrama em elogios a Erasmo de Rotterdam, àquele que Lutero enfrentou no debate sobre o livre arbítrio, despedaçando-o por inteiro:


"Ele foi o iniciador - ao longo de cada derrota que ele foi pioneiro - daquela prosa política, que ia desde a eloquência lírica até o lampo, daquela arte de expressar em palavras aladas as necessidades do tempo, QUE NUM ÚLTIMO QUE DEVERIA SER TÃO ESPLENDIDAMENTE APERFEIÇOADAS POR VOLTAIRE, Heine E NIETZSCHE..."(Ibidem, p.36).


Olha quem o escritor suicida anti-Lutero e anti-Calvino foi comparar Erasmo - a dois ateus como Voltaire e Nietzche. O primeiro 'profetizou' que contando dos dias dele, dentro de cem anos a Bíblia seria extinta. O segundo, Nietzsche, foi aquele que disse que Deus está morto.


O Stefan Zweig, não destilava seu veneno só contra Calvino, mas também contra Lutero, enquanto se desmanchava em elogios Erasmo, o amigo do papa Leão X. Ario também se matou. Não quer citá-lo também? E que tal citar Judas Iscaritoes? kkkkkk


(c)Sobre o Consistório, o Rev. Sérgio Paulo Ribeiro Lyra, em seu artigo "João Calvino: Sua Influência na Vida Urbana de Genebra", declara:


"Não havendo mais a autoridade de um padre, em nome da igreja, sobre o povo, a fim de manter a disciplina na igreja, foi criado um conselho eclesiástico CHAMADO CONSISTÓRIO. ESTE ORGÃO ERA COMPOSTO DE SEIS PASTORES E SEIS LEIGOS - PRESBÍTEROS, sendo presidido pelo primeiro síndico. A DISCIPLINA QUE ERA IMPOSTA AOS FALTOSOS POSSUÍA TRÊS NÍVEIS: ADMOESTAÇÃO PARTICULAR, ADMOESTAÇÃO COM TESTEMUNHAS E A EXCOMUNHÃO".

http://www.monergismo.com/textos/historia/calvino_genebra_sergio.htm


E o historiador protestante Robert H. Nichols, também diz:


"(Calvino)CUIDOU TAMBÉM DO EXERCÍCIO EFETIVO DA DISCIPLINA POR MEIO DO CONSISTÓRIO, QUE ERA COMPOSTO POR PRESBÍTEROS, CUJO DEVER ERA VIGIAR A CONDUTA DO POVO, E DOS MINISTROS"(História da Igreja Cristã, p.165)


Não tinha nada a ver com autoridade secular sobre o povo de Genebra, mas de autoridade religiosa sobre os membros da igreja de Genebra.


2ª FALÁCIA:

"A intenção de Calvino de estabelecer um governo eclesiástico ocuparia a maior parte do resto de sua vida. Embora reconhecendo a influência e o poder de Calvino, o Pequeno Conselho dos Sessenta e o Grande Conselho dos Duzentos, responsáveis pelas questões civis, resistiram ser assumidas por uma autoridade religiosa (Consistório), À QUAL CALVINO ASCENDEU..." (ver aqui: https://artigos.gospelprime.com.br/o-lado-b-do-calvinismo-…/)
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O CONSISTÓRIO, Serafino, quando da condenação de Servet era, na prática, O PRÓPRIO CALVINO.

Queiram ou não os defensores desse herege repugnante.

Ora, se assim é (e é assim), claro fica que, na Genebra de Calvino (cuja população era TODA PROTESTANTE), QUEM MANDAVA ERA ELE.

Ele, portanto, com a autoridade que "conquistou" foi, em última análise, O RESPONSÁVEL pela morte de Servet.

Porque, repito, era ele quem dava as cartas.

Aliás, já sete anos antes de Servet chegar em Genebra, escrevia Calvino (versais minhas):

----

Resposta: Pasmem, a fonte dele é a citação do Flávyo Henrique Santos, que é um arminiano, inimigo do Calvinismo, portanto, contrário a doutrina calvinista, e suas declarações serão tidas como algo de natureza parcial.O site por ele citado, cita o livro de Dave Hunt - "O LADO 'B' DO CALVINISMO EM GENEBRA"(2015), destinado a atacar a pessoa de Calvino, não as suas crenças.


3ª Falácia: "O CONSISTÓRIO, Serafino, quando da condenação de Servet era, na prática, O PRÓPRIO CALVINO.

Queiram ou não os defensores desse herege repugnante.

Ora, se assim é (e é assim), claro fica que, na Genebra de Calvino (cuja população era TODA PROTESTANTE), QUEM MANDAVA ERA ELE.

Ele, portanto, com a autoridade que "conquistou" foi, em última análise, O RESPONSÁVEL pela morte de Servet.

Porque, repito, era ele quem dava as cartas.

Aliás, já sete anos antes de Servet chegar em Genebra, escrevia Calvino (versais minhas):

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"Se ele [Servet] vier [à Genebra], EU NUNCA O DEIXAREI ESCAPAR VIVO se a minha autoridade tiver peso."(Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge (Baker Book House, 1950), p. 371 - citado pelo site apologético PROTESTANTE CACP - ver aqui: http://www.cacp.org.br/as-cinzas-dele-clamam-contra-joao-c…/)
----"

Resposta: (a)Sobre o consultório, já ficou claro se tratar de uma organização dentro da igreja, que visava julgar os membros faltosos da igreja. não todos os cidadãos de Genebra. (b)Com relação a esta frase de Calvino, no sentido de não deixar Servet escapar vivo, diz respeito a sua mágoa, quando gentilmente tendo lhe enviado uma cópia das Institutas, e ter recebido como 'resposta' trinta cartas insultantes de Serve, como atesta The B. Van Halsema:


"Servet escreveu a Calvino. Calvino respondeu-lhe com cortesia e enviou-lhe uma cópia das suas Institutas. A cópia foi devolvida com anotações insultantes. Servet enviou-lhe mais cartas compridas, num total de trinta, NAS QUAIS SE DIRIGIA A CALVINO COM CONDESCENDÊNCIA E ASPEREZA. Enviou-lhe, também, um manuscrito das Restitutas. Mas Calvino sentiu que seria uma perda de precioso tempo continuar a discutir com Servet. Deixou de escrever-lhe. Numa carta a Farel, disse: 'Servet acaba de me remeter, juntamente com sua carta, um longo volume dos seus delírios. Se eu consentir ele virá aqui, mas não darei minha palavra, pois se vier, se minha autoridade tem algum peso, não permitirei que ele saia daqui vivo'. CALVINO, APESAR DE SABER A REAL IDENTIDADE DE SERVET, NÃO TOMOU NENHUMA PROVIDÊNCIA PARA REVELÁ-LA ÀS AUTORIDADES CATÓLICO-ROMANAS EM VIENA"(João Calvino Era Assim, p.165).


Daí, Calvino evoca sua posição de cidadão e líder religioso, disposto a denunciar suas heresias as autoridades de Genebra, que julgavam a heresia, com o uso da pena de morte na fogueira.



4ª Falácia: "---

E tinha peso, muito peso, a autoridade de Calvino.

Porque ELE (não cansarei de repetir)) ERA, ALÍ, A AUTORIDADE SUPREMA!

O "Papa de Genebra", como dizem alguns.

Da mesma Genebra chamada, por outros, de a "Roma do Cristianismo Reformado" (ver aqui: https://historiadaigreja.space/…/genebra-uma-antecipacao-d…/).

Com efeito, sob a autoridade de Calvino, Genebra tornou-se, como diz o Prof. Ricardo Bergamini:

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... uma espécie de república teocrática, organizada em moldes democráticos." (ver aqui: http://www.ricardobergamini.com.br/portal/index.php…
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Foi dentro desse contexto, em uma cidade CONTROLADA POR CALVINO, que Servet, com a CLARA INFLUÊNCIA E APROVAÇÃO DE CALVINO, foi executado.

E influência, só, não!

Aprovação, só, não!

CALVINO O CONDENOU À MORTE!

Condenou-o porque, como líder máximo, providenciou o seu julgamento, sabendo que a sua vontade prevaleceria e que Servet seria executado.

Condenou-o, porque, como diz o CALVINISTA Augustus Nicodemus (não obstante se esforce o quanto pode para exculpar o "reformador") (versais minhas):

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"De fato, FOI CALVINO quem o [Servet] denunciou e quem pediu a pena de morte para ele." (ver aqui: http://www.monergismo.com/…/jc…/calvino_serveto_augustus.htm)
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Ora mas quem, na Genebra daqueles dias, recusaria uma "denúncia" e um "pedido" do "grande reformador" e líder João Calvino ?

Quem se oporia aos desejos dele ?

Quem o contrariaria ?

Hein, Jailson ?

Responda!

Condenou-o ainda Calvino, efetivamente, COMO UM DOS JUÍZES.

Como nos diz o historiador REFORMADO Robert Hasting Nichols, Doutor em Divindade e professor de História da Igreja no Seminário Teológico da União, de 1913-1944: (versais minhas)

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"A parte que Calvino desempenhou na execução de Serveto, um médico espanhol, por motivo de heresia, tem contribuido para que muitas pessoas deixem de fazer justiça à grande obra desse reformador. Por negar a doutrina da Trindade, Serveto foi condenado à fogueira, SENDO CALVINO UM DOS JUÍZES QUE O CONDENARAM" (Robert Hastings Nichols (História da Igreja Cristã, Cultura Cristã) ver aqui http://www.monergismo.com/…/calvino-lider-genebra_nichols.p…)
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Resposta:(a)O historiador Williston Walker diz que Calvino foi chamado de ‘papa de Genebra’, não dentro de Genebra, mas fora dele, basicamente por seus inimigos:

"CALVINO ERA QUASE UNIVERSALMENTE HONRADO PELOS HABITANTES DA CIDADE, não só como o mais eminente residente, mas como um intérprete praticamente infalível Palavra de Deus que a nova geração de cidadãos foi ensinada por ele a considerá-la como a lei final de conduta pública e privada e crença. POR SEUS CRÍTICOS FORA DA CIDADE DE GENEBRA ELE FOI CHAMADO DE 'PAPA', 'REI' OU 'CALIFA'"(Calvin: The Organizer of Reformed ProtestantismIbidem, p.430)

(b)A frase do Augustus Nicodemus "De fato, FOI CALVINO quem o [Servet] denunciou e quem pediu a pena de morte para ele”, não significa nem prova que Calvino matou Servet. Quando homens e mulheres indignadas pedem a pena de morte para sequestradores, estupradores, pedófilos e traficantes de drogas, eles estão matando os tais e serão os seus executores?

Aliás, os brasileiros aprovam a pena de morte:
https://exame.abril.com.br/…/3-em-cada-4-brasileiros-aceit…/

Os brasileiros que pedem a pena de morte, tornam-se assassinos, por assim o fazerem? Porque se assim o for, o próprio Cristo se tornou um assassino, porque recomendou a pena de morte para os que molestassem crianças(Mt 18:6). Vejam como é facil desmontar um argumento sem nenhuma constância. Apenas criaturas ignorantes se impressionam com argumentos desta jaez.

Ademais, o próprio Catecismo da Igreja Católica diz:

‘2267 -a doutrina tradicional da Igreja, desde que não haja a mínima dúvida acerca da identidade e da responsabilidade do culpado, NÃO EXCLUI O RECURSO À PENA DE MORTE, se for esta a única solução possível para defender eficazmente vidas humanas de um injusto agressor’.

A Igreja Católica se torna assassina quando recomenda ou pede a pena de morte em seu Catecismo?


Contudo, Servet foi preso, devido as 30 cartas enviadas a Calvino, terem sido entregues as autoridades de Genebra, e foi isso que o levou a prisão, como atesta Thea B. Van Halsema:


"Será que Calvino sabia que as cartas originais de Servetus seriam entregues as autoridades para serem usadas contra ele? O próprio Calvino negou mais tarde que tivesse participado da entrega de Servetus à Igreja de Roma e não temos motivo para duvidar da sua palavra. MAS AS CARTAS, AFINAL DE CO0NTAS, TORNARAM-SE AS PROVAS FINAIS CONTUNDENTES CONTRA SERVETUS, NÃO IMPORTANDO O MOTIVO PARA QUE FORAM REMETIDAS. NÃO ADIANTARAM OS ESFORÇOS DE SERVETUS PARA EXIMIR-SE DA CULPA. AS PROVAS ESTAVAM ALI. FOI COLOCADO NA PRISÃO EM ABRIL DE 1553 PARA AGUARDAR SENTENÇA"(João Calvino Era Assim, p.157)


Com relação a frase de Robert Hasting Nichols, veja-mo-la na íntegra:


"A parte que Calvino desempenhou na execução de Servet, um médico espanhol, por motivo de heresia, TEM CONTRIBUÍDO PARA QUE MUITAS PESSOAS DEIXEM JUSTIÇA A GRANDE OBRA DESSE REFORMADOR.Por negar a doutrina da Trindade, Servet foi condenado à fogueira, sendo Calvino um dos juízes que o condenaram. COMO QUASE TODAS AS PESSOAS DE SEU TEMPO, CALVINO TINHA HERDADO DA IDADE MÉDIA, A CRENÇA DE QUE A HERESIA DEVERIA SER PUNIDA COM A MORTE. Trairíamos nossa consciência cristã se deixássemos de condenar com todas as forças o ato de Calvino. TODAVIA DEVEMOS NOS LEMBRAR QUE SUA ATITUDE FOI GERALMENTE APROVADA EM GENEBRA E PELOS PROTESTANTES EM QUASE TODA A PARTE"(História da Igreja Cristã, p.166).


(c)A frase do historiador Robert Hasting Nichols, está totalmente fora de contexto, e não se refere a Calvino como 'juiz' no sentido literal da palavra, isto é, no sentido jurídico, mas no sentido 'bíblico'(Mt 7:1; 1 Co 6:1-4) e 'humano', ou religioso, de emitir pareceres sobre as opiniões de um herege. Calvino o julgou, através de seus escritos nas Institutas, e através de seus atos, denunciando-o, com provas documentais de sua heresias, como herege.


Felipe Melanchthon(1497-1560), reformador luterano, disse:


"Homem honrado, e mais amado irmão, eu li a sua carta, NA QUAL VOCÊ CONDENA A BLASFÊMIA HORRÍVEL DE SERVET; e agradeço o Filho de Deus, que tem sido o árbitro e guia do seu conflito. A Igreja também, tanto agora como em todos os tempos futuros, possui a sua gratidão a você. Estou inteiramente de sua opinião, E TAMBÉM DECLARO QUE OS SEUS MAGISTRADOS, TENDO REALIZADO TODO O PROCESSO DE ACORDO COM A LEI, AGIRAM MUITO JUSTAMENTE EM CONDENAR O BLASFEMO À MORTE”(Epistola a Calvino, 14.10.1554)


Calvino foi um de seus juízes, no campo religioso, não no campo jurídico; cabendo aos magistrados de Genebra executar o verdadeiro julgamento no sentido lato da palavra - o jurídico, que era baseado no Código Justiniano, que punia hereges com a morte na fogueira.


Agora, que a Igreja Romana queria a muito tempo pegá-lo e matá-lo, é inconteste. Thea B. Van Halsema, então decana do Kuyper College, disse:


"Miguel Servetus - Um homem foi queimado na estaca numa colina fora de Genebra. Era esta, estranhamente, a segunda vez que o homem foi queimado por heresia. Quatro meses antes fora queimado pela Igreja de Roma; Mas os seguidores do Papa tinham exercido suficiente cuidado; O HEREGE TINHA ESCAPADO DA PRISÃO ONDE ESTAVA PRESO. E ENTÃO, ZANGADOS E FRUSTRADOS, QUEIMARAM SOMENTE UM BONECO DE PALHA - OU TERIA SIDO UM QUADRO? - DO SEU PRISIONEIRO, JUNTAMENTE COM CINCO FARDOS DOS SEUS ÚLTIMOS ESCRITOS"(João Calvino Era Assim, pp.162,153)


Ela ainda diz, aludindo a reação dos religiosos contra seu livro contra a Trindade, menciona Roma, dizendo:


"SERVET SABIA O QUE DIRIA A IGREJA DE ROMA SOBRE SEU PRIMEIRO LIVRO. QUANDO A NOTÍCIA DE SUA PUBLICAÇÃO ATRAVESSOU AS MONTANHAS DA ESPANHA, O SUPREMO CONSELHO DA INQUISIÇÃO ESPANHOLA ORDENOU QUE SEU AUTOR FOSSE TRAZIDO À SUA TERRA NATAL, DE QUALQUER JEITO. PROMETAM-LHE FAVORES,. MINTAM-LHE, ORDENE-LHE - FAÇAM TUDO PARA QUE POSSAMOS TÊ-LO EM NOSSAS MÃOS, DISSE O SUPREMO CONSELHO. ATÉ SEU PRÓPRIO IRMÃO, UM PADRE,FOI ENVIADO PARA PERSUADÍ-LO A VOLTAR. O QUE FARIA SERVET? Os Protestantes, rejeitaram-no e proíbiram seu livro. A IGREJA ROMANA O ESCOLTARIA PESSOALMENTE À ESTACA PARA SER QUEIMADO"(ibidem, pp.163.164)


Vejam as táticas de Roma e de sua Inquisição:


- PROMETAM-LHE FAVORES
- MINTAM-LHE
- ATÉ SEU PRÓPRIO IRMÃO, UM PADRE,FOI ENVIADO PARA PERSUADÍ-LO A VOLTAR A ESPANHA, PARA QUE FOSSE QUEIMADO.

A IGREJA CATÓLICA ROMANA, HIPÓCRITA COMO SEMPRE, HOJE QUER ACUSAR CALVINO, OMITINDO DE SEUS SEGUIDORES QUE DESDE AQUELA ÉPOCA QUERIA MATÁ-LO (a Servet) A TODO O CUSTO.


(d)A frase atribuída a "The Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge"(Baker Book House, 1950, Volume X), omite a página 372, que diz:


"Em seu próprio mérito A EXECUÇÃO DE SERVET EM CERTO GRAU ENVOLVEU CALVINO EM IMERECIDA DIFAMAÇÃO"(p.373)


De modos que para a e enciclopédia, a acusação de Calvino ter matado Servet, é imerecida e difamatória!!


(e)A opinião Ricardo Bergamini, que é, segundo o link que ele mesmo postou – professor de economia, não de História ou Religião. Que conhecimento de História e Religião, tem quem se especializou em economia? Esse tipo de argumento é ridículo e auto-excludente. Aliás, a afirmação dele: “E os castigos eram duríssimos, indo desde beijar publicamente a terra, até ser queimado vivo (como aconteceu com Miguel Servet, em 1553)” é totalmente negada até pelos adeptos de Miguel Servet, que dizem:


A PREFEITURA DE GENEBRA, aconselhada por igrejas de outras quatro cidades suíças, DECLAROU MIGUEL SERVET CULPÁDO de não aceitar a Trindade e não aprovar o batismo realizado durante a infância. [Cartas de prisão, 3]”(Servetus International Society; Servetus, p.8).


A decisão de condenar Server foi da prefeitura de Genebra, não de Calvino, que não era nem político e nem magistrado, mas um simples pastor. A opinião de Ricardo Bergamini não vale de nada, sem a citação das atas da condenação de Servet, proferido pelo Conselho dos Duzentos de Genebra. Dizer que Calvino exercia influênciava nas decisões políticas de Genebra, é uma piada, e não possui nenhuma fundamentação histórica ou documental da época do século XVI. François Jean Wendel, professor da Faculdade de Teologia Protestante de Strasbourg(1958 à 1967), disse sobre a oposição da magistratura e do conselho dos duzentos contra Calvino:


“A resposta era brutal: A MAGISTRATURA PROIBIU CALVINO DE PREGAR NO DIA DA PÁSCOA"(Calvin The Origins And Development Of His Religious Thought, p.54)

E os historiadores anti-calvinistas A. Knight e W. Anglin, falando sobre a primeira influência de Calvino sobre Genebra, dizem:

"...firmou-se em Genebra. Foi nomeado professor de teologia e começou um árduo ministério de vinte e oito anos, como pastor de uma das mais importantes igrejas da cidade; e aqui estendeu logo a sua influência a todos os países da Europa... Foi ele considerado o inimigo mais perigoso e implacável de Roma do que Lutero... Mas o povo de Genebra não podia desde logo habituar-se às medidas de Reforma que Calvino introduziu. Toda a cidade havia caído no vício e no papismo, e os seus novecentos padres governavam a consciência do povo, que não gostava das restrições que Calvino impunha aos seus cantos, às suas danças, e a outros divertimentos mundanos nem tampouco tolerava as suas censuras severas aos pecados menos públicos e que muitos não eram estranhos; E QUANDO POR FIM OS PROIBIU DE VIREM AO ALTAR, E OS MANDOU EMBORA COM PALAVRAS DE CENSURA, O POVO EXPULSOU-O DA CIDADE.

Mas em breve quiseram que ele voltasse outra vez. A cidade estava em desordem, devido aos encolerizados bandos de papistas, e libertinos, e a sua presença era ali muito necessária. Os próprios que o tinham expulsado começaram a clamar em altos brados pela sua volta. 'Chamemos de novo o homem que queria reformar a nossa fé, a nossa moral e as nossas liberdades’, diziam eles. E assim no ano de 1540, foi resolvido pelo Conselho dos Duzentos que, com o fim de promover a glória de Deus, se procurassem todos os meios para que Calvino voltasse como pregador"(História do Cristianismo, pp.253,254).



5ª fALÁCIA: "E Serafino vem nos pedir as "atas do processo" e querer nos engabelar, dizendo que Calvino era apenas: " um pastor local"...

Conta outra, Serafino!

Calvino MATOU SERVET!

Matou sim!

É óbvio que não acendeu ele mesmo a fogueira.

Mas, para usar o mesmo termo de antes, providenciou para que este fosse julgado e condenado à morte.

Como refere a obra "Michael Servetus Humanist and Martyr", citada ainda pelo CACP (versais minhas):

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“CALVINO HAVIA ENTÃO MATADO SEU INIMIGO e NÃO HÁ NADA QUE SUGIRA QUE ELE JAMAIS TENHA SE ARREPENDIDO DESTE CRIME. No ano seguinte ele publicou a defesa na qual mais insultos foram acrescentados a seu antigo adversário num linguajar dos mais vingativos e severos.”(P.36)
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Agora, Jailson, vá ler os artigos do Elisson Freire, sobre o assunto.

Venha, se quiser, "argumentar" com os textos dele, que é seu ídolo de papelão.

Que dou-lhe outra surra de "principiante"...

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Por Maria,
Fábio Morais."


Resposta: (a)O livro 'Michael Servetus Humanist and Martyr', de John Farquhar Fulton, um neurofisiologista e historiador da medicina dos EUA, e de Madeline Earle Stanton, regente da Boston Pops Orchestra. tem tanto valor como as opiniões de inricristo sobre teologia, por se tratarem de pessoas que não são autoridades em história da igreja, cuja área são leigos. É o mesmo que você colocar um professor de matemática para pilotar um avião. Você viajaria nesse avião? Você confiaria nesse 'piloto'? Se trata apenas de uma afirmação barata, sem nenhuma veracidade documental, pois em nenhum momento, apresentou as atas do processo da condenação de Servet, apontando Calvino como um dos magistrados que o condenaram a morte.

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