sábado, 16 de fevereiro de 2019

Os Reformadores e Wesley eram devotos de Maria?




Em vários sites católicos encontramos várias citações dos reformadores e de Wesley, favorecendo, segundo eles, a crença em vários dogmas romanistas, como a imaculada conceição de Maria, perpétua virgindade de Maria, Assunção de Maria, invocação e intercessão de Maria e dos demais santos falecidos. Será isso verdade, ou estamos tratando de citações parciais destes eminentes homens? Estudemos as citações que os romanistas omitem de seus paroquianos:


(1)Martinho Lutero e a sua visão de Maria:


(a)Lutero negava a imaculada conceição de Maria:


"Isto, para não discutir muito, é provado por um único fato: a Igreja Romana, juntamente com o Concílio universal de Basiléia e com quase toda a Igreja, julga que a beata Virgem foi concebida sem pecado. Não obstante, como a outra parte não foi rejeitada, não são hereges os que pensam o contrário"(Comentário da 26ª Tese).


"Um exemplo dessa mesma fé nos forneceu, mais que os outros, a beata Virgem quando (como está escrito em Lc 2:22ss) se purificou segundo a lei de Moisés, de acordo com o costume de todas as mulheres"(Tratado Sobre a Liberdade Cristã)


Essa citação de Lutero remonta ao fato de que a própria Maria cumpriu a lei de purificação após o nascimento de Jesus e também apresentou a sua oferta pelo pecado(Lc 2:22-24 comp. com Lv 12:6-8), mostrando não estar ela isenta do pecado.


"Isso porque todo o mundo é convocado para a Igreja Cristã por meio da Palavra; nela [o mundo] é julgado e repreendido por meio da pregação, por serem todos, sem exceção, pecadores diante de Deus(Rm 3:23)"(Prefácio ao Profeta Joel).


"Deve-se ao fato de que o pecado, no qual ele diz ter sido concebido, é comum a todos...Segue-se que todos os santos tiveram essa compreensão do pecado, assim como profetizou Davi no Salmo 32. Desta forma, todos eles confessaram ser pecadores, como fica claro nos livros de Sto Agostinho"(Comentário de Romanos 4:7)


"Não penses que lhe desagrada ouvir que se considera indigna de tão grande graça. Pois, sem dúvida, não mentiu quando ela confessou essa indignidade e nulidade que Deus de modo algum contemplou por causa de seu mérito, mas exclusivamente por graça"(O Magnificat).


"Não tem prazer neles nem busca seu próprio proveito, de modo que, de fato, canta com justa e verdadeira razão: 'Meu espírito se alegra em meu Deus, meu Salvador'. Em verdade, isso é um espírito que se regozija e pula de alegria somente na fé. Ela não está alegre por causa dos bens, que ela percebia, mas por causa de Deus, que ela não percebia, bem como de sua salvação, que, reconhece somente na fé. Estes são os verdadeiros espíritos humildes, vazios, famintos e tementes a Deus, que falaremos mais abaixo"(O Magnificat).


"Não queremos que se retire de Maria a merecida honra, mas que se exclua a idolatria, pois dizem que Maria, ao dar a luz Cristo, destruiu todo o poder de Satanás. Mas, se essa afirmação é verdadeira, a mesma honra também não pertence a todas as outras mulheres que precederam Maria na mesma linha? Sim, parte desse louvor também pertence aos maridos e a todos os ancestrais de Maria. Pois se não tivesse sido eles. tampouco ela existiria, porque ela nasceu no casamento e de acordo com a ordem usual da natureza. Portanto, se ela destruí Satanás ao dar á luz Cristo, os ancestrais dela devem ser colocados no mesmo patamar de dignidade"(Comentário de Gênesis 3:15)


"Pois mesmo que não são conscientes de qualquer pecado especial, ainda em tal condição que tremer e duvida se Deus ainda cuida de nós; ASSIM COMO MARIA AQUI DUVIDA e não sabe se Deus a considera digna de ser a mãe de seu filho"(Sermão proferido no primeiro domingo após a Epifania [Um Exemplo da cruz e da consolação sob a cruz, 6)


"As palavras de Lucas 'e eles não compreenderam as palavras que ele falou-lhes' são especialmente notadas aqui. COM ESSAS PALAVRAS, SILENCIOU A CONVERSA INÚTIL DE QUEM EXALTANDO E ELOGIANDO A VIRGEM MARIA, AFIRMAVA QUE ELA SABIA TUDO E NÃO PODIA ERRAR. Para você ver aqui como o Senhor a permite procurar seu filho por um longo tempo em vão, até ela encontrá-lo no templo depois de três dias. EM ADIÇÃO A ISTO, JESUS APARECE PARA REPREENDÊ-LA, quando ele diz: "Como é que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai? "Ela não compreenderam as palavras que ele falou com ela"(Ibidem,13)


"Portanto, devemos responder a isto a partir do Evangelho, como eu disse: Mesmo Maria, Virgem Santa, tendo feito isso, NÃO SERIA SURPREENDENTE SE ELA TIVESSE ERRADO"(Ibidem, 18)



"Não importa quão boa a igreja possa ser, nunca tem possuído o Espírito de tão grande uma medida como Maria, QUE EMBORA FOSSE GUIADA PELO ESPÍRITO, COMETEU UM ERRO, no entanto, para que possamos aprender com a experiência dela. SE ELA PRÓPRIA É INCONSTANTE, como você pode ser infalível?"(Ibidem, 22)


"Aqui não é a palavra do homem, mas a Palavra de Deus. Lemos neste Evangelho que sua mãe, Maria, foi cheia do Espírito Espírito, E AINDA ASSIM ELA ERROU"(Ibidem, 30)


"Isso deve calar a boca dos tagarelas inúteis que exaltam a santa Virgem Maria e outros santos COMO SE SOUBESSEM TUDO E NÃO PUDESSEM ERRAR; VISTO QUE VOCÊ PODE VER AQUI COMO ELES ERRAM E VACILAM"(Ibidem, 32)


"Para isso, devemos responder como é ensinado neste Evangelho: Sejam eles chamados santos, eruditos, pais, concílios, ou qualquer outro nome, mesmo que fossem Maria, José e todos os santos, ISTO NÃO QUER DIZER QUE ELES NÃO PODERIAM TER COMETIDO UM ERRO E COMETERAM ERROS"(Ibidem, 39)



"A resposta para isto não é difícil: a igreja e os concílios podem ter sido sempre tão santos, eles não tiveram o Espírito Santo em maior medida do que Maria, a mãe de Cristo, que também era um membro, sim, na época, o mais eminente membro da Igreja. E embora ela tenha sido santificada pelo Espírito Santo; no entanto, ele permitiu que ela às vezes errasse, mesmo nos assuntos importantes da fé. A partir disso, não se segue que os santos, que foram dotados do Espírito, poderiam, por essa razão, não errar, nem que tudo o que disseram teria que ser correto. Pode-se descobrir que existe grande fraqueza e ignorância mesmo nas pessoas mais eminentes e, portanto, não podemos julgar a respeito de doutrinas e questões de fé com base na santidade pessoal, pois tudo isso pode falhar"(Ibidem, 46)



"A aflição e o sofrimento que ela foi forçada a suportar não foram de natureza alguma que ocorreram sem culpa sua, mas sua consciência a forçou a lembrar como Deus havia confiado a criança a ela e que ninguém mais era responsável por ela, e por isso tempestades explodiram e trovejaram em seu coração: 'Eis que tu perdeste a criança. Isso não é culpa de ninguém, mas de você mesma; porque tu deves tê-lo esperado e cuidado dele, e não permitiste que ele desse um momento para sair da tua vista. Como você vai dar um relato disto diante de Deus, já que você falhou em vigiá-lo?. Este é o resultado do pecado e você não é mais digna de ser sua mãe; sim, tu mereceste ser condenada por ele perante todas as pessoas, visto que ele te conferiu a grande honra e favor de escolher-te para sua mãe'.


Não deveria seu coração ter falhado e desmaiado aqui por ansiedade, por duas razões?. Primeiro, porque ela perdeu o filho e foi incapaz de encontrá-lo; em segundo lugar, que foi o mais severo de todos e que não poderia acontecer com outras mães, tornando a dor ainda mais grave, porque ela deve se aborrecer diante de Deus, o único pai da criança, que ele não teria mais ou a consideraria. como sua mãe e, portanto, ela deveria ter ficado mais triste e triste no coração mais do que qualquer outra mulher na terra. Em seu próprio coração ela se considera culpada do mesmo pecado que Eva, a primeira mãe, que levou toda a raça humana à ruína. Pois qual de todos os pecados são comparados com este, no qual ela negligenciou e perdeu esta criança, o Filho de Deus e o Salvador do Mundo? E se ele não fosse encontrado, ou, como não poderia estar perdido, se Deus o tivesse levado de volta para si mesmo, ela seria a causa de impedir a conclusão da obra da redenção do mundo. Tais e, sem dúvida, muitos outros pensamentos encheram seu coração com grande medo, especialmente porque ela, como um filho piedoso de Deus, tinha um coração e uma consciência muito ternos"(Ibidem, 8)



"Exemplos como esse são úteis e necessários para nos mostrar que mesmo os santos, que são filhos de Deus e altamente favorecidos acima dos outros, ainda têm fraquezas, de modo que frequentemente erram e cometem erros, retêm muitas faltas, às vezes cometem grandes pecados; ainda não intencionalmente e intencionalmente, mas da fraqueza e ignorância, como vemos repetidas vezes na vida dos apóstolos. Isso acontece para que possamos aprender a não construir nem depender de qualquer homem; mas, como este Evangelho ensina, só se apega à Palavra de Deus; e para que possamos encontrar consolo em tais exemplos e não sermos levados ao desespero, embora possamos ser fracos e ignorantes; e, ainda assim, não devemos nos tornar ousados e carnalmente seguros por causa da graça que os altivos e pretensos santos costumam fazer"(Ibidem, 34)


"Isso também é dado para nossa admoestação, a fim de que possamos nos esforçar para manter a Palavra de Deus em nossos corações, como a Santíssima Virgem fez, que, vendo que ela errou e não tinha entendimento, tornou-se ainda mais diligente em seu coração. tudo o que ela ouviu de Cristo. Ela fornece outro exemplo, que acima de todas as coisas devemos aderir à Palavra e não permitir que ela saia de nossos corações, mas constantemente a use, aprenda a obter força dela, encontre conforto nela, e cresça nela, como é de fato necessário para todos nós. Pois quando chegarmos ao ponto em que seremos tentados e estaremos sujeitos a sermos esquecidos ou abandonados até mesmo por aqueles que são diligentes"(Ibidem, 49)


"A Mãe Maria, como nós, nasceu em pecado de pais pecadores, mas o Espírito Santo a cobriu, santificando e purificando-a para que esta criança nascesse de carne e sangue, mas não com carne e sangue do pecado"(Sermões de Martino Lutero, Vol. 3, ed. John Nicholas Lenker. [Grand Rapids: Baker Books, 1996], p.291).


"No que diz respeito à concepção de Nossa Senhora [o papado tem] admitido que, uma vez que este artigo não é necessário para a salvação, não é nem heresia nem erro quando alguns sustentam que ela foi concebida em pecado, embora neste caso, o Concílio, o papa, e a maioria têm uma visão diferente"(Defesa e Explanação de Todos os Artigos; Luther Works, Volume 32, pp.79-80).


(b)Lutero negava a Perpétua Virgindade de Maria:


"Como dissemos, o evangelista, como o profeta Isaías, deseja colocar diante de nossos olhos esta maravilha poderosa, e assinalar o que uma coisa inaudita é para uma donzela estar com criança ANTES QUE SEU MARIDO A TRAGA PARA CASA E DEITE-SE COM ELA; E AINDA, QUE ELE NÃO A CONHEÇE CARNALMENTE ATÉ QUE ELA PRIMEIRO TENHA SEU PRIMEIRO FILHO, O QUE ELE DEVERIA TER FEITO DEPOIS DELA TER SIDO CONHECIDA POR ELE"('Jesus Cristo Nasceu Um Judeu'- 1523).


"PORQUE MARIA VIVEU EM TODOS OS TRÊS ESTADOS. NO ESTADO DA VIRGINDADE, NO DO MATRIMÔNIO E NO DE VIUVEZ, SENDO ESTE ÚLTIMO O MAIS LAMENTÁVEL, sem qualquer proteção ou ajuda. Uma virgem tem seus pais, uma esposa tem seu marido, mas a viúva está sozinha”(Sermão para o domingo após o Natal, [1522], 28)


"Pois o irmão primogênito era sacerdote e senhor de todos os outros, figura do qual Cristo é prefigurado, verdadeiro e único primogênito do Pai e da Virgem Maria"(Tratado Sobre a Liberdade Cristã)


"Ele, na verdade, admite que viu a Pedro e Tiago, irmão do Senhor, mas, além desses dois apóstolos, não viu nenhum outro, e nada aprendeu deles"(Comentário de Gálatas 1:18-19).


(c)Lutero negava a intercessão, invocação e culto a Maria, e de outros santos falecidos ou anjos:


"Antes de mim já outros criticaram a invocação dos santos; agrada-me e também creio que somente Cristo deve ser invocado como nosso Mediador. As Escrituras são claras e inequívocas a esse respeito. Da invocação dos santos nada consta, pelo que deve ser considerada duvidosa e não pode ser objeto de fé"(Da Ceia de Cristo - Confissão).


"Isso, porém, não significa que se devem invocar os santos para que intercedam por nós, ou para lhes prestarmos louvor. Pois somente Cristo Jesus é nosso Mediador, que nos representa, como dizem João em sua Primeira Epístola, capítulo 2[.I], e Paulo aos Romanos, capítulo n8[.34]"(Das Diretrizes Eclesiásticas Humanas).


"Em primeiro lugar, vós sabeis que no papado não se ensina apenas que os santos no céu rogam por nós, o que de qualquer forma não podemos saber, porque a Escritura não nos diz isto, mas também transformaram os santos em deuses, de modo que acabaram tornando-se nossos patronos, os quais devemos invocar, sendo que alguns nunca existiram, cabendo a cada santo força e poder especiais, um sobre o fogo, outro sobre a água, outro sobre a peste, febre e toda sorte de praga, a ponto de o próprio Deus ficar ocioso, deixando os santos atuarem e trabalharem em seu lugar. Esta atrocidade, os papistas, agora, estão percebendo muito bem, baixando a bola discretamente e salvando a sua imagem com a intercessão dos santos. Mas eu vou deixar para depois. Pode apostar que não vou esquecê-lo e deixar passar incólume esse salvamento das aparências!


Por outro lado, vós bem sabeis que com nenhuma Palavra de Deus ordenou pedir intercessão nem aos anjos nem aos santos, sendo que também na Escritura não há exemplo disso; verifica-se que os queridos santos falaram com o pais e os profetas, mas jamais algum deles foi solicitado pessoalmente [a fazer] intercessão, nem o patriarca Jacó pediu intercessão a seu anjo da luta, mas apenas dele recebeu a benção. Encontra-se, isto sim, o contrário em Apocalípse, onde o anjo não quis deixar-se adorar por João, resultando, portanto, que a adoração aos santos é mera palhaçada, invenção própria estranha à Palavra de Deus e à Escritura.


Mas como no culto a Deus nada nos cabe fazer sem a ordem de Deus, e quem o fizer estará desafiando a Deus, não se deve recomendar nem tolerar que se peça intercessão aos santos falecidos ou ensine a invoca-los, mas, antes, deve-se condená-lo e ensinar a evita-lo, razão por que eu também não quero recomendá-lo nem onerar a minha consciência com falta alheia. Eu mesmo fiquei tão farto disso que larguei de vez os santos, pois nisso estive tão profundamente atolado e afogado. Mas agora a luz do Evangelho está brilhando com tanta claridade que, doravante, ninguém terá desculpa de ficar nas trevas. Quase todos sabemos muito bem o que devemos fazer.


Além disso, trata-se de um culto que, por si próprio, é perigoso e escandaloso, pelo fato de as pessoas muito facilmente se acostumarem a deixar Cristo de lado e confiar mais nos santos do que no próprio Cristo, uma vez que a natureza de qualquer forma estás muito inclinada a fugir de Deus e de Cristo para confiar em pessoas, tornando-se, inclusive, dificílimo aprender a confiar em Deus e em Cristo, como, afinal, prometemos e é nossa obrigação"(Da Tradição e da Intercessão dos santos)


"O diabo não nos fará concessões, nem fará um acordo conosco. Ele quer preservar a doutrina do papa e quer convencer-nos a crer como ele crê. E, porque vê que nós negamos, ele arremete contra nós com todo o poder, pois sabe perfeitamente que, se permanece o artigo de que o perdão dos pecados e Cristo são puro presente, cada qual pode contar em seus dedos e concluir que o papado com suas missas, monjaria, purgatório, veneração dos santos, etc., de nada vale e que cai por terra por si mesmo"(Comentário de Mt 7:28-29).


"Se, porém, deixar este tesouro de lado desapercebido e abri mão dele e me deixar levar a procurar, ao lado disso, ainda outras maneiras de me tornar justo, reconciliar a Deus e pagar pelos meus pecados, então já estou preparado para cair em toda sorte de armadilhas e malhas do diabo e me deixar conduzir como ele quer. Aí vem., cá e lá, alguém que me prega: se quiseres tornar-te piedoso e servir a Deus, veste um capuz, reza todos os dias tantos e tantos terços, acende velas e tantas velas para Sta Ana"(Comentário de Mt 5:13)


"No passado olhávamos para o nosso próprio umbigo diante do juiz, [voltávamos a olhar] para dentro do arco-íris e invocávamos Maria e Bárbara. Acima de tudo eu amava a Virgem. Líamos esses textos o tempo todo, mas não o observávamos de perto. Deus seja louvado por estarmos acima e fora disso!"(Comentário de 1 Tm 1:14)


"Em todo o capítulo 2 de sua Segunda Epístola, Pedro descreve, de maneira particular, o papado que, após ter negligenciado o Evangelho e a fé em Cristo, ensinou sobre obras e tradições humanas a respeito de mérito côngruo e condigno, de discriminação de dias, alimentos, pessoas, votos, invocação aos santos, peregrinações, purgatório, etc"(Comentário de Gálatas 2:16)


"Antes, consideravas Cristo um juiz e invocavas Maria. Agora, tua posição perante Cristo é terna, pois ele é teu mediador, bispo e parácleto; ele intercede por ti, oferece o seu sangue por ti. Eis aqui um espírito transformado, um coração renovado!"(Comentário de Tito 3:4)


"Agora, se vem qualquer monge, diabo ou espírito cismático para te assustar com as palavras: 'Deus é um juiz severo e irado!', e, então, te direciona para algum outro lugar, sugerindo, por exemplo, que invoques Maria como tua intercessora: 'Maria, amada mãe de toda a graça e compaixão', etc.,(como eles, vergonhosamente, oraram e cantaram todo dia) ou se ele te ordena fazer tantas e tantas peregrinações, entrar no mosteiro ou fugir para o deserto. etc., até que tenhas expiado teu pecado e alcances a graça, então podes julgar a partir disso e dizer que tal doutrina e ideias são mentiras do diabo e veneno mortal"(Comentário de João 14:8)


"As vezes, o diabo também se apodera de uma pessoa e se deixa expulsar de novo por conjurações, bênçãos, etc.. Tudo isso, ele faz com o propósito de corroborar suas mentiras e enganos e de impressionar as pessoas, de modo que sejam desencaminhadas para a idolatria por meio desses milagres aparentemente extraordinários. Ele faz isso até agora com as peregrinações e a adoração idólatra de santos, aqui, para o sangue sagrado, ali, para esta ou aquela Maria, etc. Ele encheu toda a Terra com vergonhosas fraudes e fez com que multidões acorressem a estes lugares, que todo o mundo fizesse votos ali e transferisse a confiança de Deus para essas mentiras"(Comentário de João 14:11).


"Sim, em vez de aprendermos a reconhecer Deus em Cristo, transformamos o querido Salvador em um juiz e corremos dele para a virgem Maria e outros santos como intercessores e mediadores"(Comentário de João 14:13)


"Suas ações mostram que eles estão mentindo, pois não querem admitir que Cristo é o nosso único Mediador diante de Deus, que tão somente Ele livra do pecado e da morte e que nossas obras e ações não conseguem realizar isso. Pois, em oposição a isso, aduzem suas doutrinas sobre os sacrifícios da missa, o monasticismo, a intercessão dos santos"(Comentário de João 14:17)


"Agora, a Igreja estabeleceu que os leigos devem receber o Sacramento sob uma só espécie; além disso, que é necessário abster-se de comer carne em determinados dias e épocas; ademais, a Igreja confirmou as ordens espirituais, os votos dos mosteiros, o purgatório. as missas pelas mortos, as peregrinações, o culto aos santos e toda essa imundície"(Comentário de João 14:25)


"Aqui verificamos que apostataram da fé e estão afastando as pessoas de Cristo para as suas próprias obras; dizem-lhes que ingressem num mosteiro ou peregrinem para Roma ou para Santiago de Compostela, que te exercites em uma vida austera e ascética ou escolhas a virgem Maria, este ou aquele santo como intercessor, para que te salves através disso. Dessa maneira, reduzem Cristo a um mero juiz severo e irado que precisa ser temido como aquele que nos deseja lançar no inferno. Eles retratam Cristo assentado no arco-íris, pronto para nos julgar, tendo sua mãe Maria e João Batista a seu lado como intercessores contra sua terrível ira... Se encaro Cristo dessa forma, não posso correr ao encontro dele, mas necessito fugir dele e refugiar-me junto a Maria e a outro santo em vez de me refugiar junto a Cristo e sua salvação. , essas são as pessoas que querem ser chamadas de Igreja Cristã, mas deixam Cristo completamente de lado"(Comentário de João 16:1)


"Pois, se chego a compreender que, sem Cristo, ninguém, pode me libertar dos pecados e que isso é a vontade e o plano do Pai, devo concluir, necessariamente, o seguinte: se isso é verdade, que procurei durante tanto tempo no mosteiro? Por que li ou orei tantas missas, horas canônicas e rosários? Por que procurei consolo junto aos santos mortos?"(Comentário de João 16:2)


"Baseados nisso, podes ver como fomos vergonhosamente confundidos até agora sob o papado. Nada sabíamos e coisa alguma nos foi ensinada sobre a justiça de Cristo inerente à sua ida para o Pai. Em vez disso, afastamos as pessoas de Cristo e as conduzimos em nossa direção, depositando nosso consolo e confiança em nossas próprias obras. Sim, além disso, transformamos Cristo em um terrível juiz, que tínhamos de aplacar com nossas obras e com a intercessão de Maria e dos santos"(Comentário de João 16:9)


"Com isso, eles fizeram com que tudo o que o papa ordenasse, imaginasse e determinasse - inclusive, fraudes evidentes, como indulgências, purgatório, peregrinações, capelos, tonsuras, veneração dos santos, etc, - fosse declarado como procedente do Espírito Santo, mesmo que eles próprios tenham que admitir que isso não se encontra no Evangelho e que Cristo nada falou a respeito disso, etc"(Comentário de João 16:12)


"Não queremos que se retire de Maria a merecida honra, mas que se exclua a idolatria, pois dizem que Maria, ao dar a luz Cristo, destruiu todo o poder de Satanás. Mas, se essa afirmação é verdadeira, a mesma honra também não pertence a todas as outras mulheres que precederam Maria na mesma linha? Sim, parte desse louvor também pertence aos maridos e a todos os ancestrais de Maria. Pois se não tivesse sido eles. tampouco ela existiria, porque ela nasceu no casamento e de acordo com a ordem usual da natureza. Portanto, se ela destruí Satanás ao dar á luz Cristo, os ancestrais dela devem ser colocados no mesmo patamar de dignidade"(Comentário de Gênesis 3:15)


"De forma semelhante, o papa propõe os méritos e as intercessões dos santos e louva o valor das obras, o que realmente não passa de uma bela ficção"(Comentário de Gênesis 12:4).


"Também o termo grego 'makariousin' significa mais que 'dizer bem aventurada', ou 'tornar bem aventurada'. Isso, portanto, não se deve resumir a palavras, genuflexões, inclinação da cabeça, tirar o chapéu, fazer imagens, construir igrejas - isso os maus também fazem; para isso se deve empenhar todas as forças e se precisa de uma sinceridade absoluta. Isso acontece, quando por sua nulidade e pelo misericordioso contemplar de Deus, o coração é tomado (conforme dito acima) de alegria e prazer em Deus por meio dela, e quando se diz e pensa de todo o coração: 'Ó bem aventurada virgem Maria! Esse 'bem aventurar' é a maneira correta de honrá-la, como já ouvimos"(o Magnificat)


"Depois, como queres suportar as abomináveis idolatrias? Visto que não se satisfizeram em honrar os santos e louvar a Deus neles, mas transformaram-nos em deuses, colocaram a nobre criatura, a mãe Maria, em lugar de Cristo e fizeram de Cristo um juiz e o pintaram para as miseráveis consciências como um tirano, de modo que toda a confiança foi tirada de Cristo e e transferida para Maria. Depois cada qual se desviou de Cristo e se voltou para seu santo. Alguém pode negar isso? Acaso não é verdade?"(Advertências aos Estados Alemães).



"É preferível derrogar méritos de Maria a diminuir a graça de Deus. Na verdade, não se lhe pode derrogar-lhe méritos em demasia, visto que ela foi criada do nada, como todas as criaturas. Mas a graça de Deus é desmerecida com excessiva facilidade; isso é perigoso e com isso não se demonstra amor a ela. E de fato, é preciso comedimento, para não cometer exagero com os nomes, chamando-a de rainha do céu. Isso está certo. Mas nem por isso, ela é um ídolo que pudesse conceder algo ou ajudar a alguém, como crêem alguns que clamam mais a ela do que a Deus e nela buscam refúgio. Ela nada dá, mas somente Deus, como veremos logo em seguida"(O Magnificat)


(d)Lutero negava a Assunção de Maria:


"Hoje a festa de nossa querida dama, a mãe de Deus, é comemorada para celebrar sua morte e partida para cima.Mas é evidente que quão pouco este Evangelho corresponde a isto. Pois este Evangelho não nos diz nada sobre Maria estar no céu. A festa da Assunção é totalmente papista, cheia de idolatria e sem fundamento nas Escrituras"(Sermão sobre a Festa da Assunção de Maria).


2. Úlrico Zuínglio e sua visão de Maria


(a)Zuínglio nega a imaculada conceição de Maria:


"Se quisesse, você encontraria tanto Adão; o Redentor e os redimidos, também Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Judá, Moisés, Josué, Gideão, Samuel, Finéias, Elias, Isaías, e a bendita Virgem Maria, que os profetas predisseram...”(Introdução a 'Exposição da Fé Cristã’, 1536)


Wilhelm Locher, em sua obra "Novas Perspectivas sobre o Pensamento de Zuínglio"(Leiden: E. J. Brill: 1981), em relação a Zwinglo e o dogma da imaculada conceição de Maria, diz:


"Não há nenhum traço da doutrina da 'imaculada conceição' em Zuínglio"


Bridget Heal, em seu livro "O Culto da Virgem Maria na Alemanha Moderna Protestante e Católica"(Cambridge University Press, 2007), diz:


"A doutrina da Imaculada Conceição foi desconsiderada por Zuinglio"(p.59)


(b)Cria Zuínglio na perpétua virgindade de Maria?


Alguns sites católicos, trazem citações supostamente atribuídas a ele, embora sem mostrar a fonte ou a citação dentro do contexto. Em sua "Exposição da Fé Cristã", ele, aludindo a esta 'virgindade' de Maria, a situa como 'perpétua', no sentido de não ter fim em todo o processo de encarnação de Cristo, embora não após todos os tempos posteriores ao fim deste processo. Em outras palavras, ele queria dizer que o nascimento de Jesus, que causaria a abertura do útero de Maria, e consequentemente do hímen dela, não anularia sua virgindade, visto que o conceito judaico de perda de virgindade, se restringe a ter um filho mediante uma relação sexual com um homem(Lc 1:34):


"E eu acredito que essa humanidade foi concebida da virgem, que se tornou grávida pelo Espírito Santo, e foi conduzida para preservar perpetuamente sua virgindade, para que Ele, que desde a eternidade nasceu Senhor e Deus, de um Pai, sem mãe, pudesse nascer de uma mãe virgem, no mundo, como Libertador e Médico de almas, para que uma oferta santa e imaculada pudesse ser feita a Ele sobre todos os altares carregados com animais enfumaçados sem nenhum propósito, e os homens possam se arrepender dos sacrifícios de animais fictícios e se voltem para a oferta de seus corações, quando verem que Deus havia preparado e oferecido a si mesmo uma vítima na forma de seu próprio Filho"(5º Artigo)"(The Latin works and the correspondence of Huldreich Zwingli: together with selections from his German Works, p.245)


(c)Zuínglio nega a intercessão de Maria e de todos os santos falecidos:


"E assim, embora o meu senhor vigário tenha pretendido provar e mostrar por meio do Evangelho a invocação e a intercessão dos santos, tal ainda não foi feito, embora seja frequentemente solicitado. Por isso, também oro para ouvir e conhecer dele, onde está escrito nos livros bíblicos acima mencionados, sobre a invocação e intercessão dos santos. Pois talvez também em meus sermões, se Deus me empresta a graça, será declarado e proclamado que alguém deveria invocar somente a Jesus Cristo, e somente olhar para ele por toda a compaixão, toda ajuda, graça, será declarada, misericórdia e salvação, que será buscada e demandada de nenhum outro ser. Portanto, senhor vigário, desejo que me ensine se eu errei e relate no Evangelho, mostrando o lugar e a localização onde está escrito que os santos devem ser invocados por nós ou que são intercessores”(Atas da Convenção realizada na Cidade de Zurique em 29.01.1523 entre Zuínglio e o honorável e digno representante de Constança, John Jacob Russinger)



(3)Calvino e a sua visão de Maria:


(a)Calvino nega a imaculada conceição de Maria:


"Em suma, a maior felicidade e glória da santa Virgem consistia em ela ser membro de seu Filho, de modo que o Pai celestial a considerava no número de novas criaturas"(Comentário de Lucas 11:28)


"Não deveria, digo eu, parecer estranho, se a fonte da pureza, para lavar nossas manchas, escolhesse ser considerada impura. É um erro imaginar que essa lei da purificação fosse meramente política e que a mulher fosse impura na presença do marido, não na presença de Deus. Pelo contrário, colocou diante dos olhos dos judeus a corrupção de sua natureza e o remédio da graça divina. Esta lei é em si abundantemente suficiente para provar o pecado original, enquanto contém uma prova marcante da graça de Deus. pois não poderia haver uma demonstração mais clara da maldição pronunciada sobre a humanidade do que quando o Senhor declarou, que a criança vem de sua mãe impura e poluída, e que a própria mãe é consequentemente contaminada pela gravidez. Certamente, se o homem não fosse nascido pecador, se ele não fosse por natureza filho da ira(Efésios 2: 3), se alguma mancha de pecado não habitasse nele, ele não teria necessidade de purificação. Daí resulta que todos estão corrompidos em Adão; pois a boca do Senhor cobra tudo com poluição"(Comentário de Lucas 2:22-23)


Calvino, de início, até condena o costume de se chamar Maria de 'Mãe de Deus', afirmando:


"Eu não posso pensar que tal linguagem seja correta, apropriada ou adequada. Chamar a Virgem Maria de 'mãe de Deus' só pode servir para confirmar o ignorante em suas superstições"(Epístola a Igreja Francesa de Londres[27 de setembro de 1552]"(Dr. Jules Bonnet; Letters of John Calvin, Volume 1, p.362)


(b)Calvino nega a perpétua virgindade de Maria.


Os papistas, após coletarem algumas citações de comentários de Calvino, onde, segundo eles, Calvino dá parecer favorável ao dogma da virgindade perpétua de Maria, tiveram a cara de pau de afirmarem:


"CALVINO, POR FIM, NÃO NEGOU A VIRGINDADE PERPÉTUA DE MARIA".

http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/apologetica/protestantismo/787-jesus-teve-irmaos-uma-resposta-de-joao-calvino


Contudo, as citações colhidas pelos papistas, não servem para comprovar que nesses textos Calvino fechou questão 100% favorável ao dogma da perpétua virgindade de Maria, haja visto que em outro lugar, ele disse


"A conjetura que alguns tiraram dessas palavras, DE QUE ELA FEZ UM VOTO DE VIRGINDADE PERPÉTUA, É INFUNDADA E TOTALMENTE ABSURDA"(Comentário de Lucas 1:34)


E em mais um outro lugar, Calvino ainda diz:


"A frase empregada pelo Evangelista 'antes de coabitarem', É UMA DENOMINAÇÃO MODESTA PARA A RELAÇÃO CONJUGAL, ou simplesmente significa 'antes que eles viessem morar juntos COMO MARIDO E MULHER, FORMANDO UM LAR E UMA FAMÍLIA"(Comentário de Mateus 1:18)


(c)Calvino condena o culto e a intercessão de Maria e de outros santos falecidos:


"Por que Cristo repele ela tão imprudentemente? Eu respondo, embora ela não tenha sido movida pela ambição, nem por qualquer afeição carnal, ainda assim ela errou ao ir além de seus próprios limites. Sua ansiedade sobre o inconveniente sofrido por outros, e seu desejo de tê-lo de alguma maneira mitigado, procedia da humanidade, e deveria ser considerada uma virtude; mas ainda assim, colocando-se à frente, ela poderia obscurecer a glória de Cristo. Embora também deva ser observado, o que Cristo falou não foi tanto por causa dela como pelo interesse dos outros. Sua modéstia e piedade eram grandes demais para exigir um castigo tão severo. Além disso, ela não ofendeu consciente e voluntariamente; mas Cristo somente encontra o perigo, que nenhum uso impróprio pode ser feito do que sua mãe disse, como se fosse em obediência a sua ordem que ele depois realizou o milagre.


As palavras gregas significam literalmente: o que para mim e para ti? Mas a fraseologia grega é da mesma importância com o latino - Quid tibi mecum?(o que você tem a fazer comigo?). O velho tradutor levou muitas pessoas a cometerem um erro, supondo que Cristo tivesse afirmado, que não era da sua conta, ou da de sua mãe, se o vinho fosse insuficiente. Mas a partir da segunda cláusula podemos facilmente concluir quão longe isso está do significado de Cristo; pois ele assume essa preocupação e declara que lhe pertence fazê-lo, quando ele acrescenta que minha hora ainda não chegou. Ambos devem ser unidos - que Cristo compreenda o que é necessário para ele fazer, e ainda assim ele não agiria neste assunto por sugestão de sua mãe.


É uma passagem notável certamente; por que ele rejeita absolutamente à sua mãe o que ele livremente concederia depois, em muitas ocasiões, a todo tipo de pessoa? Mais uma vez, por que ele não está satisfeito com uma rejeição nua? E por que ele a reduz ao nível ordinário das mulheres e nem se digna a chamar sua mãe? Esta expressão de Cristo adverte aberta e manifestamente aos homens para que não sejamos supersticiosos elevando a honra do nome de mãe na Virgem Maria, eles transferem para ela o que pertence exclusivamente a Deus. Cristo, portanto, dirige-se a sua mãe desta maneira, a fim de estabelecer uma instrução perpétua e geral para todas as épocas, para que sua glória divina não seja obscurecida pela honra excessiva dada a sua mãe. Quão necessário este aviso se tornou, em consequência das superstições grosseiras e vergonhosas que se seguiram depois, é muito bem conhecido. Maria foi constituída a Rainha do Céu, a Esperança, a Vida e a Salvação do mundo; e, em suma, sua fúria e loucura foram tão longe que tiraram Cristo de seus despojos e o deixaram quase nu. E quando condenamos essas terríveis blasfêmias contra o Filho de Deus, os papistas nos chamam de malignos e invejosos; - o que é pior - eles maliciosamente nos difamam como inimigos mortais pela honra da santa Virgem. Como se ela não tivesse toda a honra que lhe é devida, a menos que ela fosse feita deusa; ou como se a tratasse com respeito, a adornasse com títulos blasfemos e a substituísse no lugar de Cristo. Os papistas, portanto, oferecem um grave insulto a Maria quando, para desfigurá-la com falsos elogios, tiram de Deus o que lhe pertence"(Comentário de Jo 2:4)


"No que diz respeito à intercessão da Virgem Maria e dos santos que partiram, volte sempre a este princípio, que não é para nós nomearmos advogados no paraíso, mas para Deus, que ordenou a Jesus Cristo o único para todos. Também, que nossas orações devem ser oferecidas em fé e, portanto, ordenadas pela palavra de Deus, como diz São Paulo em Romanos 10. Agora, é certo que em toda a palavra de Deus não há uma só sílaba do que eles disseram; portanto todas as suas orações são profanas e desagradáveis ​​para ele. Se eles ainda responderem a você, que isso não é proibido a nós, a resposta é fácil: que nos é proibido estabelecer qualquer coisa de acordo com nossa própria fantasia, sim, em questões de muito menos momento; mas acima de tudo, essa oração é um privilégio muito alto e sagrado demais para ser dirigido de acordo com nossa fantasia. Mais ainda, eles não podem negar que o recurso deles aos santos surge da pura desconfiança de que somente Jesus Cristo seria suficiente para eles"(Epístola a Richard Le Fevre, 1551 [Epístola 1438, Vol 14,21])


"Quando, pois, os adversários me fazem objeção, dizendo que as orações pelos mortos estiveram em uso por mil e trezentos anos passados, por minha vez lhes pergunto, fizeram isso com que palavra de Deus, com que revelação, com que exemplo? Ora, aqui faltam não apenas testemunhos da Escritura, mas em todos os exemplos dos santos não se lê nada que comprove tal coisa"(Institutas, III. 5:10).


"No que diz respeito à função da intercessão, também já notamos ser ela ofício peculiar a Cristo, e que nenhuma outra oração é agradável a Deus senão aquela que este Mediador santifica. E ainda que os fiéis mutuamente ofereçam orações diante de Deus em favor dos irmãos, já mostramos que isso nada derroga à intercessão única de Cristo, já que todos recomendam a Deus tanto a si mesmos, quanto aos outros, nela igualmente se apóiam. Além disso já ensinamos que isto é nesciamente atribuído aos mortos, aos quais jamais lemos ser ordenado que orem por nós"(Institutas, III; 10:27)


(c)Calvino nega a Assunção de Maria:


"Eles crêem que o corpo da Virgem não ficou sepultado na terra, mas foi levado para os céus, privando-se com o total pretexto para fabricar quaisquer relíquias de seus restos mortais, que poderiam ter sido suficientemente abundantes para encher todo um cemitério da igreja, e observamos que é algo inútil de modo que nisso não há fundamento nos Evangelhos para essas tolices extravagantes"(Tratado sobre as Relíquias).


(4)John Wesley e sua visão de Maria.

(a)Wesley negava a literalidade do título 'Mãe de Deus', para Maria:

"Em todos os aspectos, semelhante ao Filho de Deus: que verdadeiramente é sem pai no que se refere a natureza humana, sem mãe, enquanto a divina..."(Nota sobre Hebreus 7:3)


(b)Wesley nega a imaculada conceição de Maria:


"(Ela)se regozijava na esperança de salvação pela fé que é uma benção comum a todos os crentes mais que por ser sua mãe na carne, que foi uma honra peculiar a ela. E certamente ela tinha a mesma razão que nós temos para nos regozijarmos em Deus o Salvador"(Nota sobre Lucas 1:46)


"Da mesma forma que ele olhou para a nossa própria baixeza e se dignou a vir e salvar a nós e a ela quando estávamos submersos no mais baixo estado de pecado e miséria"(Nota sobre Lucas 1:48)


(c)Wesley nega a perpétua virgindade de Maria:


"Irmão de Tiago: Tiago, comumente chamado 'o irmão do Senhor', alcançou maior notoriedade"(Nota sobre Judas 1)


(d)Wesley nega a intercessão de Maria e dos demais santos falecidos:


"Não poderíamos nos alegrar de que existe Deus se não existisse também um Mediador, alguém que se coloca entre Deus e a humanidade para reconciliar o ser humano com Deus, e assumir tudo relacionado com nossa salvação. Isso exclui a possibilidade de outros mediadores, tais como os santos e os anjos, que foram estabelecidos pela Igreja de Roma. Os católicos romanos lhes rendem culto de maneira idólatra, exatamente como faziam os pagãos da antiguidade que necessitavam de muitos mediadores para acalmar aos deuses mais importantes"(Nota sobre 1 Tm 2:5).


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