sexta-feira, 24 de março de 2017

O Mito do Continuísmo nos Puritanos e Covenanters! (Mais Uma Falácia Continuísta, endossada por cripto continuístas dentro de igrejas reformadas)





Há dias atrás fui avisado pela Ruth Rossini, a respeito de um artigo continuísta postado dentro de um blog chamado "Apologética Defesa da Fé "(Página de Conteúdo Reformado). É isso mesmo que vocês estão lendo - um Blog criado para defender a fé reformada, postando um artigo favorável ao continuísmo:

http://defesaapologetica.blogspot.com.br/…/profecias-hoje-s…

Triste dizer que este artigo é uma cópia de um outro em inglês("Extraordinary Gifts and Church Officers"), traduzido e colado aqui pelo Joelson:

http://www.swrb.com/newslett/actualNLs/PGET_ch3.htm

Da mesma forma lamentando a existência dos cripto continuístas dentro de igrejas reformadas, se auto intitulando reformados, negando não só o Sola Scriptura de Lutero, mas também os símbolos de fé de sua igreja (Bíblia, Confissão de Fé e Catecismos), achando que podem viver bem nesse adultério doutrinário. Esperemos que Deus os converta de sua iniquidade.

Examinemos os argumentos desse artigo apócrifo:

"Quando lemos sobre os avivamentos que aconteceram na época da Reforma, muitas vezes nos deparamos com relatos de coisas extraordinárias que aconteceram com aquelas pessoas piedosas. Um exemplo disso são as profecias que aconteciam. Leia o exemplo abaixo que relata o momento da ordenação de um dos mais famosos pregadores que a Escócia já teve, um dos líderes dos Covenanters, Richard Cameron:

“Foi exatamente neste momento que o mais marcante evento aconteceu. Enquanto eles impunham suas mãos sobre a cabeça de Cameron, M’Ward teve uma súbita visão do futuro. Foi tão intensa e vívida que ele perdeu o sentido do tempo e do local. Ele não estava mais na igreja escocesa em Rotterdam naquele verão de 1679, mas em Ayrshire moorland num dia de Julho de 1680. De repente, o cenário mudou para a High Street de Endiburgo, alguns dias depois, onde algo chamou sua atenção mais do que qualquer outra coisa. Enquanto a visão se desvanecia e a consciência daquilo que estava ao seu redor retornou, dos três apenas M’Ward pôs firmemente suas mãos sobre a cabeça de Cameron. Então, dirigindo-se a todos ali reunidos, ele clamou: ‘Eis, vós todos presentes, aqui está a cabeça de um fiel ministro e servo de Jesus Cristo o qual perderá a mesma pelo interesse do seu Mestre, e ela será colocada diante do sol e da lua, publicamente para que o mundo veja.’ M’Ward então orou com mais emoção e fervor do que o de costume e terminou uma das mais memoráveis ordenações ao ministério da história da igreja da escócia.”[1]"


Resposta: Nenhuma dessas frases são evidências de uma profecia, mas de uma intuição ou dedução do que poderia acontecer naquele momento em que a Escócia estava sob o domínio de monarcas anglicanos, principalmente pela violência travada entre ambos os grupos - anglicanos e presbiterianos. Em 22 de junho de 1680, Cameron, acompanhado de 20 seguidores, incluindo David Hackston, procurado por seu papel no assassinato do Arcebispo Sharp, entrou na cidade de Sanquhar, em Nithsdale . Depois de cantar um salmo na cruz , a Declaração de Sanquhar foi lida em voz alta por Michael Cameron, pedindo a guerra contra Carlos II , denunciado como um "tirano" , ea exclusão de seu irmão James francamente católico da sucessão. A resposta do Conselho Privado, em 30 de junho, condenou o "execrável papel" como uma declaração de guerra e declarou os participantes " traidores abertos e notórios e rebeldes". A cabeça de Cameron foi colocada a prêmio pelo preço de 5.000 merks.

"Um dos mais famosos pregadores da época dos Covenanters, na Escócia, foi Alexander Peden, cuja vida está cheia de relatos sobrenaturais e de profecias que ele entregou e que fato aconteceram. Ele profetizou, por exemplo, o fim da perseguição na Escócia e muitos outros casos particulares relacionados a muitas pessoas e, especialmente, quando ele conseguia escapar dos soldados do rei durante a perseguição. [2][3]

O Segundo Livro de Disciplina da Escócia de 1578, diz:

“Algumas dessas funções eclesiásticas são comuns, e algumas extraordinárias ou temporárias. Existem três funções extraordinárias: o ofício de apóstolo, de evangelista, e de profeta, que não são perpétuas, e agora cessaram na Igreja de Deus, exceto quando Ele se agrada em extraordinariamente, por um tempo, usar alguma delas mais uma vez”.[4]"


Resposta I: (a)O primeiro link postado pelo Joelson é esse:

https://saltyscrivener.uk/…/covenanter-stories-alexander-p…/

Desse link, não se pode comprovar a legitimidade dos argumentos do autor do artigo, pelos seguintes motivos:

(1)A primeira menção de eventos supostamente sobrenaturais, diz:

"Uma menina de quatorze anos que zombava dos Covenanters na adoração foi advertida por Peden que lamentaria sua importunidade, pois Deus não tolerará que sua verdadeira adoração seja tão zombada. A previsão de Peden aconteceu pouco tempo depois, quando um vento a soprou da rocha para o mar, onde ela morreu".

Resposta: Pela expressão "Deus não tolerará que sua verdadeira adoração seja tão zombada" se entende o sentido da expressão dos profetas(Is 1:10-20; Gl 6:7-8), de que Deus não suporta a profanaçação de seu culto. É o anônimo autor do artigo em inglês "Covenanter Stories – No 13, Alexander Peden" que quer indevidamente interpretar e associar a expressão "Deus não tolerará que sua verdadeira adoração seja tão zombada" como uma referência a morte da adolescente de 14 anos.

(2)A segunda menção de eventos supostamente sobrenaturais, diz:

"Não tendo nenhuma liberação, Peden foi transferido para trás da rocha a Edimburgo Tolbooth em 1677, e um ano mais tarde, novembro 1678; Ele pediu permissão para viver no exílio na Irlanda. Isso foi recusado, e em vez disso o Conselho decretou que Peden e sessenta e seis outros prisioneiros deveriam ser transportados para as Índias Ocidentais, onde seriam empregados como escravos em uma plantação. Eles foram embarcados em um navio, o St Michael, com destino a Londres. Os prisioneiros ficaram surpresos com a atitude de Peden em relação a essa viagem. Ele permaneceu calmo, sabendo que seu futuro estava nas mãos de Deus, e declarando que o navio que o levaria para a América ainda não estava construído. Oportunidade para o motim ocorreu durante toda a viagem, mas Peden se recusou a apoiar tal curso, e persuadiu os outros a permanecerem passivos, firmes na sua fé na libertação de Deus".

Resposta: O texto não mostra Peden profetizando que iria para a América, mas que recusou ir para as Índias Ocidentais('Peden se recusou a apoiar tal curso, e persuadiu os outros a permanecerem passivos'), para o qual foi enviado por uma decisão de instância superior. E o relato posterior mostra que Peden não foi realmente para a América:

"Peden permaneceu na Inglaterra até junho de 1679, quando regressou à Escócia. No dia 22 de junho, sendo o sábado"

(3)A terceira menção de eventos supostamente sobrenaturais, diz:

"A maioria dos ministros cumpriu com o edital, e dois desses ministros, Rev. Gowan e Rev Paton foram enviados para Dublin com os documentos para verificar se o edito tinha sido cumprido. Peden ouviu falar de suas ações, e disse: "O Sr. Gowan e seu irmão Paton são enviados e foram a missão do diabo; Mas Deus os prenderá pela porta. "Um dos ministros ficou doente, enquanto o outro caiu de seu cavalo, e ambos foram obrigados a permanecer em Dublin muito mais tempo do que qualquer um tinha planejado."

Resposta: Nenhuma dessas frases mostra algo que possa ser chamado ou considerado profecia, pois Peden não disse: "Deus lançará sobre Gowan uma doença, e sobre Paton um acidente de cavalo". É o anônimo autor do artigo em inglês "Covenanter Stories – No 13, Alexander Peden" que quer indevidamente interpretar e associar a expressão "Mas Deus os prenderá pela porta" como uma referência a repentina doença de Gowan, e o repentino acidente de Paton.

(4)A quarta menção de eventos supostamente sobrenaturais, diz:

"Em 1680 Peden tinha retornado a Ayrshire, e morava perto de Mauchline. Foi nessa época que Peden ouviu dois homens falando em uma pousada da vila. Na conversa eles estavam caluniando Richard Cameron. Peden irrompeu na sala e profetizou o castigo de um deles. O outro homem, tão aterrorizado que algum dano pudesse acontecer a ele se Peden pronunciasse algum juízo sobre ele, (tal era a reputação de Peden) tomou seu cavalo e partiu em grande pressa. O caluniador, um Hugh Pinaneve, estava morto antes do anoitecer"

Resposta: O anônimo autor do artigo em inglês "Covenanter Stories – No 13, Alexander Peden" disse "Peden irrompeu na sala e profetizou o castigo de um deles", invés de afirmar "Peden irrompeu na sala e profetizou a morte de Hugh Pinaneve". Dizer que "Peden irrompeu na sala e profetizou o castigo de um deles", é muito vago e impreciso, pois não só não se tem o nome do suposto transgressor, como também não se tem a descrição do castigo a ele supostamente infligido. Ademais, a descrição é totalmente contraditória, pois no início, menciona "na conversa ELES ESTAVAM CALUNIANDO Richard Cameron", e, posteriormente diz "O CALUNIADOR, um Hugh Pinaneve, estava morto antes do anoitecer". Quem supostamente caluniou Cameron, foi um ou dois? Rsrsrs

(5)A quinta menção de eventos supostamente sobrenaturais, diz:

"Em 1682, Peden conduziu o casamento de John Brown e Isabel Weir na própria casa de Brown em Priesthill. Após o casamento, Peden disse que a noiva que ela tinha um bom homem, mas que ela não iria mantê-lo por muito tempo. Ele a avisou para guardar uma loja de linho para um sudário, pois seria necessário, e que quando a morte de Brown chegasse seria brutal e sangrenta. Peden viveu para ver suas próprias palavras cumpridas. Mais tarde, Peden passou uma noite na casa de Brown, e na manhã de sua partida falou novamente da morte de John, dizendo: "Pobre mulher, uma manhã terrível, uma manhã escura e enevoada." Ele disse que duas vezes mais , E logo na manhã seguinte John Brown foi assassinado por Claverhouse. Peden estava na casa de um amigo na época em que o assassinato foi cometido. Em sua oração, ele orou estas palavras: "Ó Senhor, quando vingarás o sangue de Brown? Oh, deixe o sangue de Brown ser precioso em Tua vista; E apressar o dia em que Thou'lt vingar-lo com Cameron, Cargill's e muitos outros dos nossos nomes de mártires. E oh para o dia em que o Senhor vingaria todos os seus sangues"

Resposta: (a)Ele (John Brown) tinha lutado com os Covenanters na batalha de Bothwell Bridge(1679); e mantinha comunhão pessoal com os líderes do partido perseguido. Claro, que, se ele vivia num ambiente de guerra, imaginar que ele teria um fim violento a qualquer momento, não faz do autor dessa imaginação um profeta. O que Peden fez, foi só deduzir algo mediante o clima tenso de guerra engre ambos os partidos. Agora, se Alexander Peden tivesse dito o dia, mês e hora de sua morte, talvez isso pudesse ser considerado uma profecia, mas não foi isso que ocorreu. (b)Se Brown matou oponentes na guerra, pressupor sua morte violenta, não faz de ninguém um profeta, mas apenas mostra que, sob o desejo de vingança e revanche, violência só gera mais violência. (c)Dizer "Pobre mulher, uma manhã terrível, uma manhã escura e enevoada." não é a mesma coisa que dizer "amanhã teu noivo estará morto". Essa expressão é totalmente vaga, e não pode ser considerada uma profecia.

(6)A sexta menção de eventos supostamente sobrenaturais, diz:

"Enquanto estava lá, uma criada se tornou grávida, e Peden avisou o fazendeiro que ela iria trazer desgraça em sua casa para ela mataria seu bebê. O fazendeiro mandou-a embora, e as palavras de Peden chegaram. Mais tarde FOI EXECUTADA por queimadura em Carrickfergus"

Resposta: Nem deu tempo para a mulher matar seu bebê, pois ela foi morta antes do bebe nascer. A mulher foi morta juntamente com seu feto, por terceiros. Uma falsa "profecia" de Peden.

(7)A sétima menção de eventos supostamente sobrenaturais, diz:

"Em 1684, na casa de John Slowan em Connor, Co. Antrim, por volta das 22h, enquanto conversava com pessoas honestas, Peden levantou-se de um salto e gritou: "Fuja de Sandy e se esconda, pois o Coronel está vindo Esta casa para apreendê-lo. "Ele aconselhou os outros a esconder também, e com certeza, os soldados chegaram, conduziu uma busca completa, mas não conseguiu encontrar ninguém. Peden tinha escondido em um arbusto de espinhos! Peden voltou depois que os soldados partiram, profetizando que Deus iria golpear o homem para a sua noite de trabalho. Dentro de poucos dias, o Coronel tinha morrido uma morte terrível."

Resposta: (a)A descrição da vinda do coronel é só uma dedução baseada na apreensão pelo clima de guerra entre ambos os partidos. (b)Dizer que "Deus iria golpear o homem" é totalmente vago, sem declinar o nome do homem. De que homem se estava falando? Ninguém sabe. Ademais, a suposta profecia não menciona sequer o dia. É o anônimo autor do artigo em inglês "Covenanter Stories – No 13, Alexander Peden" que quer indevidamente interpretar e associar a expressão "Deus iria golpear o homem" ao coronel.

(8)A oitava menção de eventos supostamente sobrenaturais, diz:

"Em defesa da Indulgência. Peden pediu a seus amigos na Irlanda para não se preocupar com este livro; Não faria mal na Irlanda, pois já tinha pressentido que a venda do livro seria "dividida". Novamente suas palavras se tornaram realidade, e um grande número de livros nunca foram vendidos, mas foram devolvidos à Escócia."

Resposta: (a)"Pressentir" não é a mesma coisa que "profetizar". "Pressentir" significa " Sentir antecipadamente algo que vai acontecer; prever". Se Peden sabia de antemão o que iria acontecer, ele seria igual a Deus. Pelo menos é isso que se pode deduzir dessa expressão do anonimo autor desse artigo. (b)Na realidade, Peden deduziu isso, mediante o fato de que a Irlanda era cheia de ministros presbiterianos, contrários aos princípios advogado pelo livro. O próprio do artigo menciona anteriormente:

"Peden retornou à Irlanda para uma visita curta após a ponte de Bothwell. Enquanto LÁ O GOVERNO EMITIU UM EDITAL QUE TODOS OS MINISTROS PRESBITERIANOS NA IRLANDA devem jurar que eles não estavam em Bothwell, e para expressar desaprovação das ações das forças da Aliança ações no levante"

(9)A nona menção de eventos supostamente sobrenaturais, diz:

"Cunningham publicamente vilipendiou Peden em um sermão, e Peden profetizou que por muito tempo, o próprio Cunningham estaria sem púlpito, tal como ele estava. Isso acabou sendo verdade, como Cunningham foi expulso de sua igreja"

Resposta: Outra falsa profecia de Pedin. "Por muito tempo" é uma expressão vaga, diante do fato de Cunningham já estar sem um púlpito. Agora, se ele tivesse digo: "Você será expulso de sua igreja", aí sua "predição" seria verdadeira.

(10)A décima menção de eventos supostamente sobrenaturais, diz:

"Durante uma visita a Ayres Moss, Peden profetizou aos amigos que os tempos de matança logo viriam, mas que ele não os veria, e que a Escócia seria desolada, mas que depois que Deus tivesse intervindo, haveria um "tempo de alegria infantil" , Para a igreja. Ele deu-lhes um sinal, isto é, que se fosse enterrado apenas uma vez, eles deveriam estar em dúvida, mas se duas vezes, então eles estariam convencidos de que tudo o que ele disse aconteceria. Peden amou Ayres Moss, e visitou freqüentemente. Seu desejo expresso era que após sua morte, seria enterrado lá junto com Richard Cameron. Mas isso nunca aconteceria, e Peden sabia disso"

Resposta: (a)A afirmação de que "os tempos de matança logo viriam", não prova que ele proferiu uma profecia. Claro, que, se ele vivia num ambiente de guerra, imaginaria a chegada de um tempo violento a qualquer momento, e isso não faz do autor dessa imaginação um profeta. Agora, se ele tivesse ditado o dia, mês ou ano em que ocorreriam essas supostas matanças, e se isso ocorresse nesses moldes, talvez isso implicasse em uma profecia. Mas não foi isso que ocorreu. (b)A expressão "mas que ele não os veria", indica que Peden estava afirmando que ele morreria antes da chegada desses tempos violentos. Claro, que, se ele vivia num ambiente de guerra, imaginar que ele teria um fim violento a qualquer momento, não faz do autor dessa imaginação um profeta. (c)A prática de exumar corpos de adversários era comum na época da inquisição. Paden se valeu disso, para atribuir credibilidade para sua visão misticista.

(11)A décima primeira menção de eventos supostamente sobrenaturais, diz:

"Peden previu sua própria morte imanente à esposa de seu irmão, e morreu dentro de 48 horas da conversação. Foi sepultado no terreno da família no adro de Auchinleck, mas, seis semanas mais tarde, foi exumado de seu túmulo por um grupo de soldados e levado para Cumnock, onde seu cadáver deveria ser pendurado na forca. Essa ação rancorosa, resultado do ódio de Peden e da própria ira do soldado por não terem conseguido prendê-lo e tê-lo executado, foi contestada pelo conde de Dumfries, que argumentava que a forca era para enforcar malfeitores, não para a exibição pública dos corpos de homens como Peden. As autoridades retiraram seu corpo da forca e enterraram-no ao pé do gibet, onde seus restos permanecem até hoje, marcados por duas antigas lápides e um memorial mais recente"

Resposta: (a)Dizer que Peden previu sua própria morte, sem detalhar sua fala, não constitue prova alguma de que aquilo que ele falou, pode ser considerado uma profecia. Agora, se ele tivesse dito para a sua cunhada que morreria dentro de 48 horas, talvez isso pudesse ser considerada uma profecia. Mas não foi isso que ocorreu.

(12)A décima segunda menção de eventos supostamente sobrenaturais, diz:

"No entanto, Peden parecia ter a capacidade de julgar bem o resultado das situações e prever os resultados de certos cursos de ação. E mais do que isso, pois Peden parecia saber o que estava acontecendo em lugares quilômetros de onde ele estava; Um dom dado por Deus! Se Peden era um profeta, então ele era um profeta no modo do Antigo Testamento; Um homem cheio de espírito cujo coração estava tão consciente da vontade de Deus que sabia exatamente qual seria o propósito de Deus em qualquer situação. Talvez fosse correto dizer que Peden (e outros Covenanters também) era um indivíduo levantado por Deus na época das crises da Escócia para a realização de Seu propósito divino. Um homem, "Por um tempo como este." Há poucos ou nenhum de seus laços hoje"

Resposta: (a)Olhe a expressão "parecia". Nem o anônimo autor desse artigo tinha a certeza de que Peden previa as coisas. (b)Se era "dom dado por Deus", não caberia bem a expressão "parecia".

Resposta II: Note... A citação que o Joelson faz, diz:

"O Segundo Livro de Disciplina da Escócia de 1578, diz:

'Algumas dessas funções eclesiásticas são comuns, e algumas extraordinárias ou temporárias. Existem três funções extraordinárias: o ofício de apóstolo, de evangelista, e de profeta, que não são perpétuas, e agora cessaram na Igreja de Deus, exceto quando Ele se agrada em extraordinariamente, por um tempo, usar alguma delas mais uma vez'".

Só que o texto em inglês, diz:

"Some of thir [these] Ecclesiasticall functions are ordinarie, and some extraordinary or temporarie. There be three extraordinary functions; The office of the Apostle, the Evangelist, and of the Prophet, which are not perpetuall, and now have ceased in the kirk of God, except when it pleased God extraordinarily for a time to stirre some of them up againe.(Cap. II)"

Note o termo "stirre", traduzido pelo Joelson por "usar", não significa isso, mas "agitar, mexer, atiçar", de formas que a tradução correta seria:

"Algumas dessas funções eclesiásticas são comuns, e algumas extraordinárias ou temporárias. Existem três funções extraordinárias: o ofício de apóstolo, de evangelista, e de profeta, que não são perpétuas, e agora cessaram na Igreja de Deus, exceto quando Ele se agrada em extraordinariamente, por um tempo, "[agitar, mexer, atiçar] alguma delas mais uma vez".

Note, que este documento reformado sequer explica explicitamente que tipos de funções Deus iria 'agitar, mexer, atiçar' novamente. Note que o texto diz: "ALGUMA DELAS", não "todas elas". O documento reformado não está afirmando que Deus ira novamentte 'agitar, mexer, atiçar' todos aqueles ofícios, e sequer explica de que maneira ocorreria esse "[agitar, mexer, atiçar]".

No capítulo III, lemos:

"Existem dois tipos de chamada, um imediatamente extraordinário através de Deus, como foi o dos profetas e apóstolos, que estabelecidos na igreja, E NÃO TEM MAIS LUGAR NA FONTE REFORMADA".

Nesse sentido, entende-se que dentre aquilo que Deus iria ["agitar, mexer, atiçar]" novamente, "profetas" e "apóstolos" não estavam incluídos.

Outras falácias desmontadas:

1ª Falácia:

"Muitas pessoas, ao lerem estes relatos, acreditam que tais homens ensinavam e acreditavam que o mesmo dom de profecia que havia na época do Velho e Novo Testamento havia sido restaurado e, assim, tentam demonstrar que a doutrina pentecostal ou carismática está correta. Por outro lado, existem aqueles que tentaram refutar estes dizendo que tais homens não criam assim, porém, ao fazê-lo, não deixam claro do que tais experiências realmente se tratavam, pois tentam dar apenas explicações meramente humanas para elas.

A seguir segue-se algumas citações de homens daquela época e como eles realmente pensavam sobre o assunto. Note que ao lê-las, fica claro que ambos os grupos citados acima estão em erro, isto é, eles não acreditavam que o mesmo dom de profecia estava ou ainda está disponível hoje e, ao mesmo tempo, não negavam a ação sobrenatural de Deus ao revelar coisas futuras aos seus servos."


Resposta: Mentira. O documento reformado exclui tais dons entre aqueles que poderiam estar entre aqueles que Deus iria ["agitar, mexer, atiçar]" novamente. A interpretação adúltera que os cripto continuístas dentro das igrejas calvinistas cessacionistas desse texto, é uma violação do 9º mandamento. É impressionante a cara de pau desses caras...

2ª Falácia:

"Segue um resumo do pensamento de Samuel Rutheford sobre o assunto:[5]

(1) Revelação Profética: foi a revelação dada aos apóstolos e profetas para escreverem as Escrituras.

(2) Revelação Especial que pertence somente aos eleitos: é quando a revelação das Escrituras é aplicada de forma especial a alma dos eleitos. Como o testemunho do Espírito quando testifica que alguém é filho de Deus.

Herman Witsius, por exemplo, diz que tal experiência vem com tanto poder, na vida de um eleito, que “imediatamente assegura o amado povo de Deus de sua adoção não menos do que se eles fossem arrebatados ao terceiro céu e ouvissem audivelmente da própria boca de Deus”.[6]

(3) Revelação de alguns fatos peculiares a homens piedosos: “mesmo depois de fechado Canon das Escrituras, homens como John Huss, Wycliff e Lutero predisseram coisas que aconteceriam e elas aconteceram. E em nossa nação, Sr. George Wishart predisse que o Cardinal Beaton não sairia vivo nos portões do Castelo de Saint Andrews, mas que ele morreria vergonhosamente (...). John Knox profetizou o enforcamento do Lord de Grange. Sr. John Davidson anunciou profecias conhecidas de muitos no reino, muitos santos e pregadores mortificados na Inglaterra fizeram o mesmo.”

(4) Falsas e satanicas revelações: ele menciona falsos “profetas” de sua época, isto é, além de hereges, profetizaram coisas que não aconteceram."


Resposta: (a)Comparar o melhor entendimento das Escrituras, dado pelo Espírito Santo com a própria confirmação de nossa adoção pelo Espírito, é ridículo e pueril, até porque o próprio réprobo (que não foi, não é, e não será adotado como filho de Deus) pode, através dessa graça comum do Espírito, obter uma melhor compreensão das Escrituras e de seus assuntos, do que outros réprobos que são destituídos dessa graça(2 Tm 3:7 comp. com Jo 11:49-52). Ex: réprobos papistas, apelando para textos como Gn 1:26; 3:22. Is 6:8, 1 Jo 5:7 crêem na Trindade, enquanto que réprobos russelitas (testemunhas de jeová) não a compreendem nesses textos. (b)Afirmar que "homens como John Huss, Wycliff e Lutero predisseram coisas que aconteceriam e elas aconteceram", sem citar nenhuma fonte dos mesmos, é uma afirmação inútil e fantasiosa. (c)O próprio pré-reformador John Wycliff escreveu uma obra chamada "DA SUFICIÊNCIA DAS SANTAS ESCRITURAS"(Select English Works of John Wyclif, Volume 3, p.186). (d)Com relação ao pré-reformador John Huss, os simptizantes do continuísmo, se apegam àquela frase dele:

"Hoje, vocês queimarão um ganso; - porém daqui a cem anos, vocês irão escutar um cisne cantando. Vocês não irão queimá-lo, mas terão de ouvi-lo".

Só que isso não pode ser considerado uma profecia, no sentido exatamente bíblico da palavra, pois Lutero não nasceu 100 anos após a morte de Huss(Huss morre em 1415; Lutero nasceu em 1483), tampouco Lutero iniciou a Reforma 100 anos depois da morte de Huss (Huss morre em 1415; Lutero inicia a Reforma em 1517). Por falar em Huss, em sua renomada obra "Da Igreja", disse:

"E, deste modo, espera-se que cada cristão acredite de forma explícita e implícita em toda a verdade que o Espírito Santo colocou nas Escrituras, E DESTE MODO UM HOMEM NÃO É OBRIGADO A CRER NAS PALAVRAS DOS SANTOS QUE ESTÃO ALÉM DA ESCRITURA, nem Deve ele acreditar em especuladores papais, exceto na medida em que falam a partir da Escritura, ou na medida em que o que eles dizem é fundada simplesmente na Escritura"(VIII)

(e)Martinho Lutero(1483-1546), em seu "3º Sermão sobre Mc 16:16-20", diz:

"Em uma grande cidade um pequeno rebanho de cristãos é mantido no conhecimento de Deus e na fé verdadeira, apesar de mais de centenas de demônios estarem soltos sobre eles e o mundo estar cheio de seitas, com canalhas e tiranos. Apesar da oposição de tudo isso, o Evangelho, o batismo, a Ceia do Senhor e confissão de Cristo ainda estão preservados. Nós podemos ver que, para os gentios, externamente, sinais tangíveis eram necessários. Os cristãos, porém, entretanto contemplam os sinais espirituais, em comparação com os anteriores que são apenas terrenos. PORTANTO, ELES JÁ NÃO ESTÃO EM EVIDÊNCIA AGORA QUE O EVANGELHO REINA EM TODO O MUNDO E ENTRE OS QUE ANTES NÃO PODIAM COMPREENDER ATÉ DEUS TRAZÊ-LOS PARA O REBANHO POR SINAIS VISÍVEIS, COMO CRIANÇAS PEQUENAS SÃO PERSUADIDAS COM MAÇÃS E PERAS"(Terceiro Sermão de Lutero sobre Mc 16:16-20)

(d)Da mesma forma, afirmar que George Wishart e John Knox pronunciaram profecias, e que as mesmas ocorreram, sem citar nenhuma fonte dos mesmos, é uma afirmação inútil. Ademais, George Wishart foi aquele que traduziu para o inglês a primeira confissão de fé helvética em 1536, e essa confissão ensina a suficiência das Escrituras. Na realidade esse tipo de crença é questionada pelos cristãos escoceses, como admite a The Scottish Christian Herald(05.01.1839/28.12.1839, Volume I), afirmando:

"De tal maneira um escritor recente foi tão perfeitamente certo que no caso nossos antepassados ​​não poderiam, receber premonições de eventos futuros, DE MODO QUE ELES MANTÉM ESTA INFUNDADA CARGA CONTRA WISHART: 'MAIS PROVÁVEL QUE ELE DEVE TER SIDO DOTADO COM O ESPÍRITO DE PROFECIA', COISA INCONSISTENTE COM A RAZÃO OU A RELIGIÃO EM SUPOR QUE DEUS PODE, EM OCASIÕES ESPECIAIS, TAIS COMO EM TEMPOS DE PERSEGUIÇÃO, CONCEDER À SEUS SERVOS FIÉIS E PIEDOSOS, PENSAMENTOS E AVISOS DE EVENTOS FUTUROS"(p.143)

3ª Falácia:

"Rutheford ainda acrescenta que:

1. Que estes reformadores nunca obrigaram ninguém a crer em suas “profecias” como se fossem Escrituras inspiradas.
2. Estes eventos que foram revelados a homens piedosos que eram boas testemunhas de Cristo, não eram contrários a Palavra.
Sobre o mesmo assunto, George Gillespie afirmou:

“Devo dizer que, para a glória de Deus, havia na igreja da Escócia, tanto no momento da nossa primeira reforma, e depois da reforma, esses homens extraordinários que eram mais do que pastores e professores ordinários, até mesmo santos profetas que receberam extraordinária revelações de Deus, e predizendo diversas coisas estranhas e notáveis, que, consequentemente, vieram a acontecer pontualmente para grande admiração de todos que conheciam os detalhes. Tais eram Sr. Wishart o mártir, o Sr. Knox, o reformador, também o Sr. John Welsh, o Sr. John Davidson, Mr. Robert Bruce, o Sr. Alexander Simpson, Sr. Fergusson, e outros. Gastaríamos muito tempo para fazer uma narrativa aqui de todos estes particulares, e há muitos deles que são estupendos, que dar exemplo, de alguns poucos, pode parecer derrogar o restante, mas se Deus me der oportunidade, pensarei que vale a pena o tempo para fazer uma coleção dessas coisas (George Gillespie, Perguntas Miscelânea, Vol. 2, capítulo 5, secção 7, p. 30)."


Resposta: (a)Cômico isso. Como alguém pode pronunciar uma profecia, se elas não tiverem a mesma inspiração das Escrituras Sagradas? (b)Propositalmente, no último capítulo da Bíblia, Deus afirma que qualquer aceitação de outra revelação, além da já escrita, é considerada como pecado passível da ira de Deus(Ap 22:18,19), e, portanto, é contrário sim ao ensino das Escrituras. (c)Muitas das 'revelações' contidas no Livro de Mórmon, também não são contrárias a Palavra de Deus. Por exemplo, o Livro de Mórmon ensina a Trindade(2 Nefi 31:21; 3º Nefi 11:27; 3º Nefi 11:36; Mórmon 7:7). Então, vamos usar o Livro de Mórmon em nossos cultos e reuniões? (d)Afirmar que "homens como Wishart o mártir, o Sr. Knox, o reformador, também o Sr. John Welsh, o Sr. John Davidson, Mr. Robert Bruce, o Sr. Alexander Simpson, Sr. Fergusson "receberam extraordinária revelações de Deus, e predizendo diversas coisas estranhas e notáveis, que, consequentemente, vieram a acontecer pontualmente", sem citar nenhuma fonte dos mesmos, é uma afirmação inútil. (e)John Knox, em sua "Confissão de Fé Escocesa"(1560), diz:

"CREMOS E CONFESSAMOS QUE AS ESCRITURAS DE DEUS SÃO SUFICIENTES para instruir e aperfeiçoar o homem de Deus, e assim afirmamos e declaramos que a sua autoridade vem de Deus e não depende de homem ou de anjo"(I)

(f)Como Wishart o mártir, o Sr. Knox, o reformador, também o Sr. John Welsh, o Sr. John Davidson, Mr. Robert Bruce, o Sr. Alexander Simpson, Sr. Fergusson "receberam extraordinária revelações de Deus, e predizendo diversas coisas estranhas e notáveis, que, consequentemente, vieram a acontecer pontualmente", se o Canon das Escrituras cessou com o Apocalípse?(Ap 22:18,19)? Se cremos que após o fechamento do Canon do NT, Deus falou autoritativa e canonicamente a esses homens, então por que não aceitamos os apócrifos que foram escritos após o fechamento do Canon do AT com Malaquias?

(g)Com relação ao Sr. John Welsh, o mesmo, em seu "Sermão 31'", diz:

"A COISA QUE DEIXAMOS FOI A INDICAÇÃO DOS MEIOS E DO USO que Deus tem, DE SUA PALAVRA, ORDENANDO QUE VOCÊ ESTIVESSE OCUPADO NELA ENQUANTO ESTÁ EM SUA PEREGRINAÇÃO E DURANTE A AUSÊNCIA DO SENHOR, TUA CABEÇA; de modo que significa que Deus prometeu uma bênção, se você usá-los".

E no Sermão 48, declara:

"E quanto a ti que tem provado de uma Ira e que sabe o que é ser privado da Presença de Deus para sempre, NENHUMA OUTRA CONSOLAÇÃO TE CONTENTARÁ MAIS DO QUE ESTA DO ESPÍRITO REVELADO NA PALAVRA".

(h)Com relação ao Sr. Robert Bruce, em seu "5º Sermão sobre Isaías", diz:

"Como os fiéis, novamente, VEJAM AS ESCRITURAS, E OLHEM PARA A PERFEIÇÃO QUE É ANELADA NELAS, olhem para o progresso e aumento da fé que é almejada nelas".

(i)Com relação ao Sr. Alexander Simpson, em seu Sermão "A Tentação de Cristo", declara:

"Agora, este dever não pode ser conhecido sem o poder vivo da Escritura, e que, na sua ausência, tudo é comparativamente inútil, E A ESCRITURA, QUE SOZINHA REVELA A OBRIGAÇÃO E A ORDEM, É ESSENCIAL PARA A NOSSA ESTABILIDADE NO DIA DO MAL. O Espírito Santo promete eficácia somente quando à defesa dos argumentos é extraída da Palavra de Deus".

4ª Falácia: "James Durham, em seu comentário sobre o livro de Apocalipse disse muitas coisas sobre o assunto, segue alguns exemplos:

“Profecia, recebida por uma revelação imediata da verdade do evangelho e mistérios, como a que está em 1 Cor. 14, e o que era frequente nos tempos apostólicos, agora cessou; e não há tal dom nem ofício”
“No entanto, se tomarmos a profecia para a compreensão da mente de Deus, e para alcançar a boa familiaridade com os mistérios de Deus, por um modo mediato; sim, e que para além dos meios aplicados, ou ter um dom e capacidade para discernir estas coisas com pequenas dificuldades, e além do que alguns outros podem alcançar por qualquer esforço, nós concebemos, que neste sentido, profecia e profetas, pode ser dito que deve continuar na igreja; e tais Deus levantou no momento da reforma, homens singularmente dotados com um espírito profético, nesse sentido, o que pode ser o cumprimento disto profetizado neste capítulo”.
“(...) e desse tipo havia muitos na revitalização da luz do evangelho que, ao predizer eventos específicos, foram famosos, coma predição de John Huss, dentro de cem anos depois dele seguiu-se seguir o irromper da reforma; tal, é provável, foi Jerônimo Savonarola, que foi queimado pelo Papa, não por predições de eventos falsas, como eles imputaram a ele, por meios ilícitos, mas por repreender fielmente seus erros, como ele é descrito por Philip de Cumius, e outros autores: muitos tais homens estavam nesta terra, como os Srs Wishart, Knox, Welch, Davidson, etc .. e isso não pode ser por completo anulado; pois, embora Deus já fechou o cânon da escritura, Ele deve, ainda, ser contido em sua liberdade de se manifestar a Si mesmo, portanto, não há motivo convincente para negá-lo, especialmente quando a experiência muitas vezes provou o contrário nos homens mais piedosos.”


Resposta: (a)O autor do artigo faz um malabarismo para dissociar e anular totalmente todo o sentido neo-testamentário do uso do termo "profecia", transformando e adaptando o sentido de "profecia" para os tempos pos-apostólicos como o dom de ciência ('conhecimento' concedido de uma maneira divina'], concedido a pré-reformadores como John Huss, Jerônimo Savonarola, e a puritanos, como Wishart, Knox, Welch, Davidson. O verbo grego προφητεύω (prophéteuó), traduzido na versão ACF como "profetizar" em 1 Co 14: 1,3-5,24,31,39. de acordo com o Léxico Grego do Novo Testamento de J. H. Thayer, é aplicada a pessoa que "SOB A MESMA INSPIRAÇÃO, ensina, refuta, repreende, admoesta, consola os outros". Huss, Savonarola, Wishart, Knox, Welch, Davidson, estavam inspirados, quando explicavam as Escrituras para suas ovelhas? Huss, Savonarola, Wishart, Knox, Welch, Davidson, estavam inspirados quando ensinavam, refutavam, repreendiam, admoestavam e consolavam os outros? Se eles estavam inspirados, suas palavras estão em pé de igualdade com as Escrituras do AT e do NT(2 Tm 3:1617). Se eles não estavam inspirados, não eram portador de nenhum dom de profecia. (b)As supostas "profecias" de Savonarola são descritas como inventadas por ele:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Girolamo_Savonarola

O historiador Jacob Burckhardt disse:

"Em seus últimos dias, VEMOS SAVONAROLA RECONHECENDO A PRESUNÇÃO DE SUAS VISÕES E PROFECIAS"(The Civilisation of the Period of the Renaissance in Italy, p.275)

O historiador R.R. Madden, disse:

"TOMEMOS POR CERTO QUE AS REVELAÇÕES DE SAVONAROLA ERAM APENAS DECLARAÇÕES DE IMPRESSÕES CRIADAS EM SUA IMAGINAÇÃO; QUE SUAS VISÕES ERAM APENAS SONHOS; QUE SEUS ARREBATAMENTOS ERAM RESULTADO DE SENTIMENTOS CONCENTRADOS DE DEVOÇÃO E ASPIRAÇÕES DE UMA MENTE CONTEMPLATIVA; Que seu poder profético era uma influência poética exaltada; Suas previsões inspirações apenas de gênio da mais alta ordem"(The Life and Martyrdom of Savonarola, p.348)

(c)Deus continua a manifestar a si mesmo, através de sua Palavra(Jo 5:39; 2 Pd 1:19), e tendo essa palavra aplicada a nós, pelo seu Espírito, os cristãos são portadores de todo conhecimento concernente a fé e prática(1 Jo 2:13-14,20-21)

4ª Falácia: "Wilhelmus à Brakel, o puritano holandês, em sua famosa obra The Christian’s Reasonable Service, afirma:

“Alguns ofícios são extraordinários, que Deus usa em épocas e circunstâncias especiais na igreja. Estes são os ofícios de apóstolos, evangelistas e profetas. O Senhor usou esses ofícios nos primeiros dias da era do Novo Testamento. Mesmo que o Espírito de profecia ainda revela acontecimentos futuros para alguns indivíduos (algo que pode ser prontamente negado por aqueles que não tiveram oportunidade de se familiarizar com isto), tais revelações são, então, meramente destinadas para aqueles a quem é dada. Eles são acompanhados com um tal senso da presença de Deus que essas pessoas sabem que eles não são enganos imaginários nem ardis de Satanás, mas que é o próprio Deus que revela acontecimentos futuros para eles. Porém, uma vez que tais questões não dizem respeito a quaisquer pontos doutrinários eles não são, consequentemente, vinculadas a outros. Portanto, não é pecado considerar que tais revelações sejam aquilo que são. No entanto, tais revelações raramente se tornam conhecidas por muitos.”[10]

De um modo geral, então, pode ser dito que eles acreditavam que o dom e o ofício de profeta conforme visto nas Escrituras, cessaram. Porém, Deus pode revelar e iluminar Seu povo hoje mostrando verdades contidas nas Escrituras e coisas que ainda podem acontecer. Eles acreditavam, portanto, que ainda hoje é possível um tipo de profecia preditiva. Neste, sentido ainda há a profecia hoje. Na verdade, neste sentido, num grau ou noutro, todo verdadeiro Cristão é um profeta, assim como todos também são sacerdotes e reis (1 Pedro 2:9; Apocalipse 5:10;), todos os Cristãos, num certo sentido devem anunciar o Evangelho e dar testemunho de Cristo.Deus não pode ser limitado no Seu poder e Ele pode, segundo a Sua providência, realizar qualquer milagre hoje, inclusive de mostra coisas que ainda acontecerão aos Seus servos. Porém, não deve ser algo contraditório com as Escrituras, nem autoritativo como as próprias Escrituras o são. Neste sentido, difere do dom da profecia que vemos nos profetas e apóstolos que são mencionados no tempo do Velho e do Novo Testamento."


Resposta: (a)Veja a falácia. Como é que Deus revela um evento futuro, e essa visão de Deus, não se encaixa no corpo de doutrinas da igreja? Por exemplo, as alegadas ‘visões’ do movimento continuísta e de todos os seus simpatizantes, são palavras de Deus? Porque se são, e se são de natureza igual às visões do NT, deveriam ser registradas nas Escrituras:

“...E O QUE VÊS, ESCREVE-O NUM LIVRO”(Ap 1:11)

Assim, o Wilhelmus A. Brakel, e todos aqueles que endossam sua posição, ensinam que aquilo que Deus revela a um membro de seu povo, não pode ser considerado objeto de fé e doutrina. No NT, Deus tanto considerava as visões que Ele conferia a seus servos como objeto de fé e doutrina, que usou seus apóstolos para registrar essas visões(Lc 1:22; 24:23; At 9:10:3,17,19; 11:5; 16:9,10; 18:9; 26:19). Quer dizer que, Deus falando ainda autoritativamente em particular a certos indivíduos, revela ainda algo a eles.

(b)O cristão ser chamado de sacerdote e rei não é a mesma coisa que ser chamado ou considerado profeta.

(c)Deus é todo poderoso, mas isso não significa que Ele vai agir hojer, como agiu nos tempos da fundação da igreja, quando os dons serviram como sinais da infancia da igreja(1 Co 13:8-11). Por exemplo, o fato de Deus ter aberto o Mar Vermelho no AT, indicaria que ele iria repetir o mesmo feito no NT? Ele se limitou, por não repetir no NT os milagres e prodígios operados no AT? Um dos milagres citados é o dom de cura(Mc 16:17-18), e o dom de curas é ainda mencionado como cessando ainda antes da morte de Paulo. Em l 2:25-27 Paulo menciona seu amigo Epafrodito que esteve doente, à beira da morte, mas não morreu porque o Senhor teve misericórdia dele. Por que ele simplesmente não curou a Epafrodito? Ou por que nenhum operador de curas fora enviado por ele ou por outrem. Da mesma forma Paulo menciona ter deixado Trófimo doente em Mileto(2 Tm 4:20), e posteriormente, recomenda que Timóteo tome vinho como um ‘remédio’, para ajudar na sua enfermidade do estômago(1 Tm 5:23). Por que não curá-los? Por que deixa-los doentes? Creio que a resposta é simples – o dom de cura havia cessado. E se este dom havia cessado, o que diremos do dom de línguas? Quando Deus não usa Paulo ou outro apóstolo ou qualquer outra pessoa, para curar seus amigos Epafrodito, Trófimo e Timóteo, Ele deixou de ser todo poderoso? Quando Cristo não revelou aos apóstolos se restauraria Israel ainda no primeiro século da era cristã(At 1:7-8), Ele deixou de ser onipotente e soberano?

Porque estes dons revelacionais faziam parte da infância da Igreja, e que seriam abandonados após a Igreja chegar a idade espiritual adulta(v.11)

Quando a igreja foi fundada, os dons serviram como autenticação da promessa do Senhor e credencial do ministério dos apóstolos(Mc 16:17-18,20; 2 Co 12:5)

Hoje temos apóstolos vivos? Não, não temos. Portanto, não há necessidade destes dons continuarem após a morte dos apóstolos.

Paulo afirma que esse tipo de revelação parcial(línguas; profecias; ciências) era uma imagem não muita plena das coisas espirituais e que não passavam de conhecimento parcial de Deus(v.12)

E qual é a certeza de que 'aquilo que é perfeito'(v.10) se trata das Escrituras completadas no fechamento do canon do NT? É simples. Ao mesmo tempo que Paulo menciona que a revelação parcial de Deus(línguas; profecias, ciência) seriam retirados da esfera espiritual da Igreja, ele mostra que três coisas permaneceriam após essa retirada - fé; esperança e amor

Após a vinda de Cristo, haverá necessidade de fé e esperança? Não, pois o objeto de nossa fé e esperança estará conosco, que é Cristo(Tt 2:13).

Nesse caso, só uma coisa permanecera depois da vinda de Cristo - o amor; porque nós vamos ama-lo por toda a eternidade.

Conclusão:

É patético e decepcionante ver dezenas de membros de igrejas reformadas, se dizendo reformados, se auto declarando seguidores do "Sola Scriptura" de Lutero, ainda que sejam cripto-continuístas. Triste ver pessoas se maravilhando diante de um artigo apócrifo, fraudulento e falacioso como esse postado pelo Joelson, que não passa de uma tradução de um artigo em inglês. Estamos vivendo uma apostasia da fé reformada, em desabalada carreira, de membros e ministros de igrejas reformadas, que não subscrevem nenhum de seus símbolos de fé (Escrituras, Confissão de Fé e Catecismos). Deus tenha misericórdia de nós!

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos"(Os 4:6)

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