quinta-feira, 23 de março de 2017

A ilegitimidade da ordenação feminina dentro da Igreja!





A ilegitimidade da ordenação feminina dentro da Igreja!!!


Os apóstolos selecionaram sete varões para serem diáconos, e assim resolver o problema das mulheres viúvas dos gregos, invés de selecionarem sete mulheres(At 6:1-6), mesmo havendo tantas mulheres lá. Paulo prescreveu que quem deveria ser candidato ao sagrado ministério era apenas o homem(1 Tm 3:1-4,12,13; Tt 1:5-6), vetando a vaga do ministério às mulheres(1 Co 14:34,35; 1 Tm 2:11-14). Paulo baseara sua opinião, com base na ordem estabelecida na criação no Éden(1 Tm 2:11-13; 1 Co 14:34).


A dupla proibição de Paulo ao ministério feminino, não pode ser negada nem obscurecida. Primeiro ele diz:


"A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação"(1 Tm 2:11-15)


Note que em primeiro lugar, ele afirma que a mulher deve aprender (não ensinar) em silêncio.


Em segundo lugar, ele proíbe aberta e explicitamente que a mulher ensine sobre a congregação: "Não permito, porém, que a mulher ensine". Como podem estas mulheres destes movimentos pentecostais e neo-pentecostais fazerem vistas grossas ante a proibição de Paulo quanto ao ministério feminino? Se esquecem elas de que os escritos e palavras de Paulo não são a opinião particular dele, mas a própria opinião de Deus:


"Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, RECONHEÇA QUE AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR"(1 Co 14:37)


Se esquecem elas de que qualquer um que não se sujeitar às palavras de Paulo, não só está se rebelando contra os mandamentos do Senhor, como também deve ser evitado pelos cristãos fiéis:


"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu... MAS, SE ALGUÉM NÃO OBEDECER À NOSSA PALAVRA, NOTAL O TAL, E NÃO VOS MISTUREIS COM ELE, PARA QUE SE ENVERGONHE. Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão"(2 Ts 3:6,14-15)

"Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. TU, GUARDA-TE TAMBÉM DELE, PORQUE RESISTIU MUITO ÀS NOSSAS PALAVRAS"(2 Tm 4:14-15)


Em terceiro lugar, Paulo proíbe as mulheres de exercerem o oficio eclesiástico, através do ensino a toda a congregação, e explica a sua proibição, citando a ordem da criação estabelecida por Moisés:


"Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva..."


Neste sentido, ele mostra que o homem tem uma posição de primazia e preeminência sobre as mulheres. Adão foi criado primeiro, e a mulher, foi criada depois. De formas, que estas mulheres que hoje defendem o ministério feminino, querem obscurecer ou inverter a ordem da criação, colocando a mulher em primeiro lugar.


Da mesma forma, ele diz:


"E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão"


Novamente aqui, ele mostra que o homem está em uma posição mais elevada e honrada do que a mulher, estando acima dela. Paulo honra aqui muito mais a posição do homem do que a da mulher. Isso é um fato inconteste.


E em outra proibição dele ao ministério feminino, ele diz:


"As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja"(1 Co 14:34-35).


Notem que mais uma vez ele proíbe que as mulheres falem autoritativamente (como mestres, líderes) na Igreja, e evoca como fundamento de sua proibição a sujeição da mulher ao próprio homem, descrita na própria lei de Deus: "porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei". Onde a lei de Deus fala da sujeição da mulher ao homem? Ei-la:


"E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, E ELE TE DOMINARÁ"(Gn 3:16)


De formas, que cai por terra aquele velho argumento femininista de que a proibição de Paulo ao ministério feminino estava baseado sob questões culturais da época, haja visto que Paulo evoca como fundamento de sua proibição a ordem estabelecida na criação pelo próprio Deus, isto é, a primazia da posição do homem sobre a mulher - o homem foi formado primeiro, a mulher depois; o homem não foi enganado, mas a mulher foi.


De formas que, estas mulheres que em total desobediência ao mandamento de Paulo, se denominam 'pastoras", 'presbíteras', 'diaconisas', devem ser evitadas ou pelos cristãos fiéis, visto não trazerem em si a doutrina dos apóstolos:


"Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, E NÃO TRAZ ESTA DOUTRINA, NÃO O RECEBAIS EM CASA, NEM TAMPOUCO O SAUDEIS. PORQUE QUEM O SAÚDA TEM PARTE NAS SUAS OBRAS"(2 Jo 1:9-11).


Mas, pelas Escrituras, não somente elas estão erradas, mas também aquelas pessoas que concordam com elas, visto que para Deus, a condenação não cai somente sobre aqueles que "NÃO SOMENTE AS FAZEM, MAS TAMBÉM CONSENTEM AOS QUE AS FAZEM"(Rm 1:32).


(b)A ordenação feminina é uma falácia contrária as Escrituras!
http://www.mackenzie.br/…/VOLUME_II__1997_…/ordenacao....pdf


(c)A Igreja Pós-apostólica considerava uma heresia o ministério feminino,bem como o batismo feito por mulheres.


(1)Tertuliano(160-230), apologista da fé cristã, dos séculos II-III, disse:


"Então da mesma forma, para que os preceitos da disciplina eclesiástica concernente as mulheres tenha uma visão pura, NÃO É PERMITIDO A UMA MULHER falar na Igreja, NEM TAMPOUCO( É PERMITIDO A ELA) ENSINAR, NEM BATIZAR, nem reivindicar para si nem muita e nenhuma função, por assim dizer, ofício sacerdotal"(De Virginibus Velandi,[206 d.C] ,X).


"Como são descaradas AS MULHERES HERÉTICAS! OUSAM ENSINAR, DISCUTIR, FAZER EXORCISMOS, profetizar, TALVEZ ATÉ BATIZEM!"(Direito de Prescrição Contra os Hereges[200 d.C]; 41).


(2)As Constituições Apostólicas(300 d.C), dizem:


"Agora QUANTO AO CASO DE UMA MULHER BATIZAR, nós deixamos vocês saberem que o perigo existente não é pequeno para aqueles que se encarregam disso. PORTANTO NÓS NÃO ACONSELHAMOS VOCÊS A FAZEREM ISSO, POIS ISSO É PERIGOSO, OU MELHOR, PERVERSO E ÍMPIO. MAS SE NUMA PRECEDENTE CONSTITUIÇÃO NÓS NÃO PERMITIMOS A ELAS ENSINAREM, COMO IRÁ ALGUÉM PERMITÍ-LAS, CONTRARIAMENTE À NATUREZA, NO DESEMPENHO DO OFÍCIO DE UM SACERDOTE? POIS ESSA É UMA DAS PRÁTICAS IGNORANTES DO PAGANISMO GENTIL, ORDENAR MULHERES PARA AS DEIDADES FEMININAS, MAS NÃO ALGUÉM DA CONSTITUIÇÃO DE CRISTO"(III:9).


(3)Cirilo de Jerusalém(313-386), bispo de Jerusalém, diz:


"Se a igreja está fechada, e você está dentro de tudo, ainda que haja uma separação, homens com homens e mulheres com mulheres: para que, o pretexto da salvação se tornar uma ocasião de destruição. Mesmo se haver um justo pretexto para estar perto de cada outros, deixe as paixões ser posto fora. Além disso, deixa os homens quando sentado tem um livro útil; e deixe de se ler e ouça outra: e se não haver nenhum livro, deixe um orar e outro falar algo útil. E também que o partido das mulheres jovens sentar junto de maneira semelhante, ou cantando ou lendo calmamente, para que seus lábios falam, MAS QUE OS OUTROS NÃO ESCUTEM O SOM; POIS NÃO É PERMITIDO UMA MULHER FALAR NA IGREJA"(Procatechesis [Prologo]).


(4)Ambrósio de Milão(337-397), bispo de Milão, declara;


"Porque, SE AS MULHERES SÃO CONVIDADAS A MANTER SILÊNCIO NAS IGREJAS, até mesmo sobre as coisas divinas, e de interrogar aos seus maridos em casa, o que achamos que deve ser o cuidado de virgens, nas quais a modéstia adorna sua idade, e o silêncio elogia sua modéstia"(Sobre a Virgindade; III:3).


(5)Crisóstomo(347-407), bispo de Constantinopla, declara:

"Pois não permito que a mulher ensine. Eu não apoio, diz ele. Que lugar tem este mandamento aqui? Aquilo que é apropriado. Ele estava falando do silêncio, da correção, de modéstia, de modo que, tendo dito que ele quer que não falem na igreja, para cortar todas as ocasiões de conversa, ELE DIZ, QUE ELAS NÃO ENSINE, MAS OCUPEM O LUGAR DE ALUNOS. PORQUE ASSIM ELAS VÃO DEMONSTRAR SUBMISSÃO PELO SILÊNCIO... Se for perguntado, o que isso tem a ver com as mulheres de hoje em dia? Isso mostra que o sexo masculino desfruta de honra maior. O homem foi formado primeiro; e em outros lugares, ele mostra sua superioridade. Nem foi o homem criado para a mulher, mas a mulher para o homem(1 Co 11:9). Por que então ele diz isso? ELE DESEJA QUE O HOMEM TENHA A PREEMINÊNCIA EM TODOS OS SENTIDOS; tanto pela razão dada acima, ele quer dizer, que ele tem precedência, e por causa do que aconteceu depois"(Homília IX Sobre 1 Tm 2:11-15).


"E ainda proibiu uma mulher ensinasse; como você comandá-la aqui, quando em outros lugares que você diz, eu sofro não é uma mulher para ensinar? (1 Tm 2:12) mas marcar o que ele tem acrescentado, nem usurpar a autoridade sobre o homem. No início era permitido aos homens ensinar homens e mulheres. Mas para as mulheres é permitido para instruir através da conversa em casa. MAS EM LUGAR ALGUM PODEM LIDERAR, nem conversar longamente, portanto acrescenta, nem usurpar a autoridade sobre o homem"(Homília 4 Sobre Tt 2:2-25).


(6)O Sínodo de Laodicéia(4º Século), declara:


"Mas para a mulher ensinar na Igreja Universal, onde uma multidão de homens se reúne, e mulheres de diferentes opiniões, É, NO MAIS ALTO GRAU, INDECOROSO E PERNICIOSO"(11º Canon).


"Porque, SE AS MULHERES SÃO CONVIDADAS A MANTER SILÊNCIO NAS IGREJAS, até mesmo sobre as coisas divinas, e de interrogar aos seus maridos em casa, o que achamos que deve ser o cuidado de virgens, nas quais a modéstia adorna sua idade, e o silêncio elogia sua modéstia"(Ambrósio de Milão[337-397], Sobre a Virgindade; III:3).


(d)Mesmo na Idade Média, esta idéia de ministério feminino, fora repelida. Por exemplo, Tomás de Aquino[1225-1274], um conhecido teólogo da época, declarava:

"Pelo contrário, diz o Apóstolo (1 Co14:34): 'Que as mulheres estejam caladas nas igrejas', e : 'Eu não permito que a mulher ensine'(1 Tm 2:12).

Agora isso diz respeito especialmente à graça da palavra. Portanto, a graça da palavra não está se dirigindo a mulher. Eu respondo que, a fala pode ser empregada de duas maneiras: de um modo particular, a um ou alguns, em conversa familiar, e neste aspecto a graça da palavra pode estar se tornando a mulher; DE OUTRA FORMA, PUBLICAMENTE, DIRIGINDO-SE A TODA A IGREJA, E ISSO NÃO É PERMITIDO ÀS MULHERES"(Suma Teológica, Q. 77. Artigo 2, Quest. 3).

(e)Sem contar que o ministério feminino foi denunciado e combatido pelos reformadores e suas confissões de fé, como 'prática papista'.


(1)O reformador Martinho Lutero(1494-1546), declara:


"Ali (durante o culto da Igreja) uma mulher deve estar completamente quieta, porque permanece como um apoio E NÃO CONVÉM COMO UM MESTRE"(Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"Mas nas congregações ou igrejas onde existe um ministro, as mulheres ficam em silêncio E NÃO PREGAM"('Igreja e os Ministros').


(2)O reformador João Calvino(1509-1564),. declara:


"Paulo não está falando das mulheres em seu dever de instruir sua família; ESTÁ APENAS EXCLUINDO-AS DO SACRO MAGISTÉRIO, O QUAL DEUS CONFIOU EXCLUSIVAMENTE AOS HOMENS"(Comentário de 1 Timóteo 2:12).


(3)O reformador Zacarius Ursinus(1534-1583), autor do "Catecismo de Heidelberg", em seu "Comentário do Catecismo de Heidelberg'[1564 d.C](em inglês), diz:


"O uso correto do batismo consiste na administração para aqueles para os quais foi instituída, que é para aqueles que são convertidos e membros da igreja, e quando eles recebem na fé verdadeira, como está dito: "Se tu crês com todo o teu coração, sejas batizado. "(Atos 8:37). Batismo é bem utilizado quando se observa com o propósito para o qual foi instituído, e não para a cura de gado e os abusos de caráter semelhante. QUANDO É ADMINISTRADA PELOS MINISTROS DA IGREJA A QUEM CRISTO SEPAROU , E QUE ELE ENVIOU PARA ENSINAR E BATIZAR, E NÃO POR MULHERES E OUTRAS PESSOAS NÃO ENVIADAS POR DEUS"(p.363).


(4)A Confissão de Fé Escocesa(1560), escrita pelo reformador John Knox(1514-1572), diz:


"Duas coisas são necessárias para a reta administração dos sacramentos. A PRIMEIRA É QUE ELES DEVEM SER MINISTROS LEGÍTIMOS ; e declaramos que tais são apenas os que são designados para a pregação da Palavra, em cujos lábios pôs Deus a Palavra de exortação e que estes são os que são para isso legitimamente escolhidos por alguma Igreja. A segunda é que devem ser ministrados com os elementos e da maneira que Deus estabeleceu; de outra forma, afirmamos que deixam de ser os sacramentos corretos de Jesus Cristo.
Esse o motivo por que abandonamos a sociedade da Igreja pontifícia e fugimos à participação dos seus sacramentos. Primeiramente, PORQUE SEUS MINISTROS NÃO SÃO MINISTROS DE JESUS CRISTO (O QUE É MAIS HORRENDO É QUE ELES PERMITEM QUE MULHERES BATIZEM, QUANDO A ESTAS O ESPÍRITO SANTO NÃO PERMITE ENSINAR NA CONGREGAÇÃO). Em segundo lugar, porque adulteraram de tal modo um e outro sacramentos com as suas próprias invenções que nenhuma parte do ato original de Cristo permanece em sua simplicidade original... Além disso, para uso correto dos sacramentos, requer-se que o fim e a causa da sua instituição sejam entendidos e observados não menos pelos comungantes do que pelos ministros. Se a intenção no participante se mudar, CESSA O USO CORRETO... Afirmamos que isto foi feito aos sacramentos na Igreja Pontifícia, NA QUAL TODA A AÇÃO DE JESUS CRISTO É ADULTERADA, TANTO NA FORMA EXTERIOR, COMO NO FIM E NA CONCEPÇÃO... "(XXII).


(5)A Segunda Confissão Helvética(1566), escrita pelo reformador Heinrich Bullinger(1504-1575), diz:


"Ensinamos que o batismo não deve ser administrado na Igreja por mulheres ou por parteiras. SÃO PAULO VETOU ÀS MULHERES OS OFÍCIOS ECLESIÁSTICOS. E o batismo pertence aos ofícios eclesiásticos"(XX).


e)Sem dúvida alguma, a descrição de 1 Tm 2:12, 1 C0 14:34,35não deixa dúvida com relação a exclusão da mulher com relação ao ofício eclesiástico, como reconhecem vários comentaristas da Palavra de Deus entendem que a Bíblia condena o ministério feminino, negando legitimidade, para a pregação feminina:


"Isso geralmente se supõe SER UMA PROIBIÇÃO DA PREGAÇÃO DAS MULHERES NA IGREJA . A mulher não deve tentar isso, seja em público ou em privado, QUE PERTENCE AO HOMEM COMO SUA FUNÇÃO PECULIAR"(Adam Clark[[1760-1832] Ministro Metodista; Comentário de 1 Timóteo 2:12)


"É sobre este versículo que o ofício, seja de presbítero, diácono ou evangelista, deve, à luz do ensinamento do Novo Testamento, SER NEGADO ÀS MULHERES"(James Burton Coffman[1905-2007], Ministro das Igrejas de Cristo na América, Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"ELA ESTÁ PROIBIDA DE ENSINAR PUBLICAMENTE NA ASSEMBLÉIA DOS CRISTÃOS "(Cambridge Greek Testament for Schools and Colleges, [Anglicana], Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"É a vontade revelada de Deus que os professores religiosos públicas devem ser homens, E NÃO MULHERES"(Justin Edwards[1787-1853], Ministro Presbiteriano, Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"Mas, em seguida, AS MULHERES NÃO DEVEM ENSINAR NA IGREJA, pois isso é um ato de poder e autoridade, e supõe que as pessoas ensinar a ser de um grau superior, e em um escritório superior, e ter habilidades superiores aos que são ensinados por eles"(John Gill[1697-1771], Ministro Batista, Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"O primeiro argumento, PORQUE NÃO É LEGAL PARA AS MULHERES ENSINAREM NA CONGREGAÇÃO, porque, desta forma, elas seriam colocados acima dos homens, para que elas seriam seus mestres, e isso é contra a ordenança de Deus"(Bíblia de Estudo de Genebra [1590], [Reformados], Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"Receptividade espiritual e atividade na vida doméstica foram reconhecidos como o destino apropriado de mulheres e, portanto, O SEXO FEMININO FOI EXCLUÍDO DA DISCUSSÃO PÚBLICA DE TEMAS RELIGIOSOS"(Heinrich Meyer[1800-1873], Ministro Luterano, Comentário de 1 Timóteo 2:11-12).


"NÃO PARA ENSINAR, A SABER, NAS ASSEMBLÉIAS PÚBLICAS"(John Trapp[1601-1669], Ministro anglicano-puritano, Comentário de 1 Timóteo 2:11).


"ISSO É SÓ O ENSINO PÚBLICO FEMININO QUE ESTÁ AQUI PROIBIDO.... Que ninguém deve ensinar, mas os que têm autoridade e ensino exercem essa autoridade. A mulher, portanto, que ensina publicamente, usurpa uma autoridade não devida a ela"(William Burkitt, Comentário de 1 Timóteo 2:11). Paulo ensinou que as mulheres estavam a deixar os homens fornecer a instrução pública e liderança"(Thomas Constable, Comentário de 1 Timóteo 2:11-12).


"Mas o que sobre o ensino? 'Eu não permito que a mulher ensine'. Pois ensinar e governar são as funções especiais do presbítero ou ancião. O professor e pastor, chamado nos dons divinos para a igreja (Ef 4:11), são considerados por alguns como sendo o mesmo, e o pastor é geralmente considerado como idêntico com o bispo. AGORA NÃO HÁ NENHUMA INSTÂNCIA NO NOVO TESTAMENTO DE UMA MULHER SER COLOCADA SOBRE UMA IGREJA COMO BISPO, PROFESSOR OU LÍDER"(James Gray[1851-1935], Ministro Anglicano, Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"Tendo falado do aspecto das mulheres nos serviços públicos, o apóstolo acrescenta agora uma proibição definitiva, PROIBINDO AS MULHERES DE ENSINAREM PUBLICAMENTE NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ"(Paul E. Kretzmann, Ministro Luterano, Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"Segundo Paulo, as mulheres devem aprender, E NÃO ESTÃO AUTORIZADAS A ENSINAREM PUBLICAMENTE NA IGREJA, porque o ensino é um ofício de autoridade, e que a mulher não deve usurpar a autoridade sobre o homem, mas permanecer em silêncio"(Matthew Henry[1662-1714] Ministro Presbiteriano Inglês, Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"No culto público sobre as igrejas gregas, O ENSINO FOI CONFIADO AOS HOMENS"(People's New Testament, Comentário de 1 TImóteo 2:12).


"ESTA INTERPRETAÇÃO DAS MULHERES COMO SENDO EXCLUÍDAS DO PRESBITÉRIO É CONFIRMADA POR UM FATO INCONTESTÁVEL: Aqui, no Novo Testamento, NÃO HÁ NENHUMA MULHER APÓSTOLA E NENHUMA MULHER PRESBÍTERA! Jesus poderia ter resolvido essa controvérsia no início com a nomeação de Maria Madalena como apóstolo, mas ele não o fez. NEM PAULO, NEM QUALQUER UM DOS APÓSTOLOS, JAMAIS ESCOLHERAM UMA MULHER PARA SER UM PRESBÍTERO DAS IGREJAS, eles fundaram, embora eles poderiam facilmente ter feito isso se fosse certo. Havia muitas mulheres piedosas e capazes disponíveis, MAS NENHUMA DELAS JAMAIS FOI COLOCADA NO CARGO DE PRESBÍTERO"(Ray Stedman[1917-1992], Ministro Batista, Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"A segunda regra é que ELAS NÃO ESTÃO APTAS A ENSINAR NA CONGREGAÇÃO, devem ser submissas"(John Dummelow, Ministro Anglicano, Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"Contém a idéia de mulheres que receberam os ensinamentos DOS HOMENS, QUE DEUS ESCOLHEU PARA LIDERAR A IGREJA, com sujeição , em vez da discórdia"(David Guzik, Ministro Presbiteriano, Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"AS MULHERES NÃO DEVEM ENSINAR, PREGAR, conduzir em oração, ou ter uma voz nos assuntos dos negócios da igreja. ELAS DEVEM SER ALUNOS, E NÃO PROFESSORES, submissas a seus maridos e aos ministros da palavra"(Henry Mahan; Ministro Batista, Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"Em nosso capítulo atual é mostrado que O ENSINAR NÃO É PARA ELA, seja na congregação ou em outro lugar, se houver caráter público das coisas, está envolvido. Pelo menos, se os homens estão presentes, NÃO HÁ LUGAR PARA MULHER ENSINAR"(L. M. Grant [1917-2011], Comentário de 1 TImóteo 2:12).


"O homem e a mulher são igualmente amados e preciosos à vista de Deus(Gl 3:27-28). PORÉM, FOI AO HOMEM QUE DEUS ENTREGOU A RESPONSABILIDADE DE DIREÇÃO DA FAMÍLIA E DA IGREJA. 1 Tm 2:12-15 MOSTRA QUE NÃO É PERMITIDO NA IGREJA A MULHER ENSINAR DE MODO NORMATIVO E TERMINANTE, como faz o dirigente da congregação... O ENSINO DE PAULO QUANTO À MULHER NÃO ENSINAR COMO DIRIGENTE DA IGREJA, VEM DOS PRINCÍPIOS ESTABELECIDOS PELO CRIADOR PARA O HOMEM E A MULHER, QUANDO DA SUA CRIAÇÃO ORIGINAL(Gn 2:18; 1 Co 11:8,9; 2 Tm 2:13 nota) E DOS EFEITOS DA ENTRADA DO PECADO NA RAÇA HUMANA"(Bíblia de Estudo Pentecostal, Nota Sobre 1 Timóteo 2:12).


Da mesma forma, 1 Co 14:34, 35 não deixa dúvida com relação a exclusão da mulher com relação ao ofício eclesiástico, como reconhecem vários comentaristas da Palavra de Deus entendem que a Bíblia condena o ministério feminino, negando legitimidade, para a pregação feminina:


"Esta foi uma ordenança judaica, AS MULHERES NÃO TINHAM PERMISSÃO PARA ENSINAR NAS ASSEMBLEIAS, ou mesmo para fazer perguntas"(Adam Clark[1760-1832], Ministro Metodista, Comentário de 1 Corintios 14:34,35).


"Algumas coisas , no entanto, é proibido às mulheres na religião cristã. Por definição bíblica , uma mulher não pode ser um ancião da igreja , nem diácono, nem um evangelista. FEBE (Rm 16:1), NÃO ERA UMA DIACONISA , EM QUALQUER SENTIDO OFICIAL.. Veja comentário sobre isso no meu comentário sobre Romanos , pp 508-510 . PRESUME-SE QUE AS IGREJAS ORDENAM DIACONISAS, FAZENDO-O SEM AUTORIDADE BÍBLICA nomear, e sem quaisquer orientações quanto às qualificações necessárias"(James Burton Coffman[1905-2006]; Comentário de 1 Corintios 14:34,35).


"Em 1 Coríntios 11:04 , se tinha mostrado, que 'por causa disso', e 'dessa forma', era impróprio para eles a assumir o cargo de professores públicos , e para conduzir as devoções da igreja. A força do argumento em 1 Timóteo 2:11-12 ... Ele nomeou pessoas para governar, para terem estes ofícios, para instruir e governar a igreja, E É IMPRÓPRIO QUE AS MULHERES ASSUMAM O CARGO EM SI MESMAS"(Albert Barnes [1798-1870], Ministro Presbiteriano, Comentário de 1 Corintios 14:34,35).


"É uma pena, porque elas estejam saindo do seu próprio lugar, ASSUMINDO O QUE NÃO PERTENCE A ELAS, e agindo desta maneira, como se fossem homens. ELAS ESTÃO FAZENDO O QUE DEUS PROÍBE"(Justin Edwards [1787-1853], Comentário de 1 Corintios 14:35).


"ERA UM PRIVILÉGIO EXCLUSIVO DOS HOMENS fazer perguntas na assembléia civil ou sagrada-. Λαλεῖν, para falar), SEJA EM ENSINAR OU PERGUNTAR"(Johann Albrecht Bengel [1687-1752], Ministro Luterano, Comentário de 1 Corintios 14:35).



"ISTO DEVE SER ENTENDIDO COMO FALAR PARA A CONGREGAÇÃO, PARA INSTRUÍ-LOS, ou falar na congregação com o ministro, ou qualquer do povo, para sua própria instrução, para que a mulher pode, sem dúvida, dizer amém para as orações públicas e também cantar com a congregação para a honra e glória de Deus. Mas para ela falar na direção da profecia PARA INSTRUIR AS PESSOAS, ou para falar em voz alta com o ministro, ou qualquer outro membro da assembléia da igreja, para satisfazê-la em qualquer coisa que ela esteja em dúvida, ELA É PROIBIDA"(Matthew Poole [1624-1679], Ministro Congregacional-Puritano, Comentário de 1 Corintios 14:35).


"Quanto a suas mulheres, que eles estejam caladas nas vossas assembleias, POIS NÃO LHES É PERMITIDO DISCURSAREM LÁ, OU PRETENSAMENTE ENSINAREM: que de modo algum se adequa ao estado de sujeição ordenada na lei"(Thomas Coke[1747-1814], Ministro Metodista, Comentário de 1 Corintios 14:34-35).


"A regra mais é dado aqui pelo apóstolo para manter a decência ea ordem nas assembleias públicas, ou seja, que as mulheres não devem presumir de falar ou pronunciar palavra alguma, COMO PROFESSORES PÚBLICOS DA CONGREGAÇÃO"(William Burkitt[1650-1703], Ministro Anglicano, Comentário de 1 Corintios 14:34).


"Deixe suas mulheres estejam caladas nas igrejas - A menos que elas estejam sob um impulso extraordinário do Espírito. Pois, em outros casos, NÃO LHES É PERMITIDO QUE ELAS FALEM - ATRAVÉS DO ENSINO NAS ASSEMBLEIAS PÚBLICAS . Mas para ser submissas - PARA O HOMEM, CUJA FUNÇÃO É ADEQUADA PARA LÍDER E INSTRUIR A CONGREGAÇÃO"(John Wesley[1703-1791] Ministro Metodista, Nota Sobre 1 Corintios 14:34).


"AS MULHERES NÃO SÓ NÃO TINHAM A PERMISSÃO PARA ENSINAR(1 Tm 2:11-14), mas até mesmo fazer perguntas, na Igreja, um privilégio, diz Grotius, permitido aos homens, MAS NEGADO ÀS MULHERES, entre os judeus"(Cambridge Greek Testament for Schools and Colleges, [Anglicano], Comentário de 1 Corintios 14:34).


"Onde a 'falar' nesta passagem é definido como 'O ENSINO , ou a utilização de autoridade sobre o homem'... parece provável que Paulo. está pensando no ensino e autoridade da Igreja e direção COMO UM PAPEL IMPRÓPRIO ÀS MULHERES"(William Robertson Nicoll[1851-1923], Ministro Presbiteriano Escocês, Comentário de 1 Corintios 14:34).


"Seu ato de falar em público SERIA UM ATO DE INDEPENDÊNCIA seria; de ensinar a congregação, e entre outros o seu próprio marido"(Henry Alford[1810-1871]. Ministro Anglicano, Comentário de 1 Corintios 14:34).


"AS MULHERES NÃO SÃO AUTORIZADAS A ENSINAR, PREGAR, nem usurpar e exercer autoridade sobre os homens na igreja, se elas têm um problema a ser resolvido ou uma pergunta a ser respondida, deixe-as resolverem em casa com seus maridos(1 Tm 2:11,12). Isto é o que o Antigo Testamento ensina também(Gn 3:16)"(Henry Mahan[1947-1998], Ministro Batista, Comentário de 1 Corintios 14:34).


"SE DEUS A RESTRINGIU PARA ELA NÃO USURPASSE O LUGAR DE PASTOR OU PROFESSOR NA ASSEMBLÉIA PÚBLICA, não é para desrespeitar seus talentos, nem ignorar o valor de seus serviços em outro lugar. O verdadeiro teste de amor a Cristo é a obediência à Sua Palavra. Ele sabe melhor o que cada um de nós deve fazer a fim de glorificá-Lo. Nossa felicidade deve consistir em agir de acordo com a Sua Palavra revelada. Isto honra a Deus e glorifica o Cabeça da igreja, nosso bendito Senhor"(Harry A. Ironside [1876-1951], Ministro da Igreja dos Irmãos de Plymouth; Comentário de 1 Corintios 14:34).


"Deixe as mulheres estejam caladas nas igrejas, POIS ELAS NÃO TOMARÃO PARTE DO ENSINO PÚBLICO NA IGREJA, NÃO LHES DEVEM SER DADAS DIREÇÃO E AUTORIDADE"(Paul E. Kretzmann, Ministro Luterano, Comentário de 1 Corintios 14:34).


"Por esta razão, as mulheres devem ficar em silêncio nas igrejas, NÃO FORAM CRIADAS PARA SER PROFESSORES, pois isto seria orígem de superioridade sobre o homem"(Matthew Henry[1662-1714], Ministro Presbiteriano Inglês, Comentário de 1 Corintios 14:34)


"As mulheres deveriam ficar em silêncio na igreja: elas não tinha permissão para que eles falem, Eles eram para permanecer na obediência E NÃO PARA DIRIGIR OS OUTROS"(John Nelson Darby[1800-1882], Ministro da Igreja dos Irmãos de Plymouth, Comentário de 1 Coríntios 14:34).


"Alguns disseram que essa ordem do Apóstolo foi dado apenas aos Coríntios, porque as mulheres foram para a frente da igreja e que ela não se aplica aos nossos dias. Este é um erro grave. Nem são essas palavras apenas as palavras do Apóstolo Paulo, como alguns já disseram . É a Palavra de Deus e a ordem é o mandamento do Espírito Santo. O MINISTÉRIO PÚBLICO DAS MULHERES NÃO É PERMITIDO PELO ESPÍRITO DE DEUS. A PALAVRA DE DEUS DESAPROVA UM MINISTÉRIO PÚBLICO DE DESTAQUE PARA AS MULHERES COMO INCONSISTENTE COM A LEI ORIGINAL DA CRIAÇÃO, e com a modéstia e a humildade que são ornamentos da mulher adornada aos olhos de Deus. Que maldade , confusão e coisas piores tem resultado de desobediência a esta ordem divina. Mulher deixando a esfera atribuída a ela pelo Criador e Redentor, está pisando em um terreno perigoso. Em conexão com a declaração: 'A mulher não ensine, nem use de autoridade sobre o homem, mas que esteja em silêncio', o Apóstolo chama a atenção para o fato de que 'Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão'(1 Tm 2:12-13). Os criadores e líderes das heresias mais abomináveis dos últimos tempos, como a Ciência Cristã, Teosofia e Espiritismo são mulheres"(Arno C . Gaebelein[1861-1945], Ministro Metodista, Comentártio de 1 Coríntios 14:34).


"O Espírito Santo em outra Escritura diz claramente que NÃO É PERMITIDO A MULHER ENSINAR ou usurpar a autoridade sobre o homem"(Robert Edward Neighbour[1872-1945], Ministro Batista, Comentário de 1 Corintios 14:34).


"Pois foi isso que Paulo disse: 'Você não deve violar os costumes de seu país. Você não devem pôr em descrédito a religião de Cristo, se utilizando de uma possível interpretação , mas no mesmo sentido visto cada homem. PROÍBO SUAS MULHERES DE ENSINAREM NAS COMUNIDADES GREGAS'"(The Biblical Illustrator, Comentário de 1 Timóteo 2:12).


"O Cristianismo emancipou as mulheres, MAS NÃO COLOCOU-AS EM PÉ DE IGUALDADE COM OS HOMENS. Como também diz a Lei(Gn 3:16; Nm 30:3-12)"(The Pulpit Commentaries, Comentário de 1 Corintios 14:34).


Certamente 1 Co 14:34,35; 1 Tm 2:12 contraria vária seitas neo-pentecostais e seitas heréticas, como o adventismo do 7º dia (que endossa todos os ensinamentos de Ellen White), a Ciência Cristã, da Sra Eddy, a seita da "Santa Vó Rosa", o Espiritismo, os Testemunhas de Jeová, os Teosofistas, etc e etc!


De fato, não resta qualquer dúvida de que o ministério feminino sempre foi uma prática ligada movimentos heréticos, começando por Montano, que, em 156 d.C, segundo Eusébio de Cesareia "tendo na alma excessivo desejo de assumir a liderança... incitou duas outras mulheres, enchendo-as do espírito do engano"(História Eclesiástica, 5:16), Eusébio diz que Montano e suas duas mulheres que se declaravam 'profetizas', anunciando a verdade de Deus à Igreja "FORAM EXPULSOS E AFASTADOS DA COMUNHÃO COM A IGREJA"(História Eclesiástica, 5:16), e que seus ensinamentos foram declarados "VÃOS' e "HERESIAS"(História Eclesiástica, 5:16).


O que é fato é que Montano, tentando atribuir espírito de autoridade eclesiástica às duas mulheres Priscilia e Maximila, atribuindo a ambas o espírito profético, e que mesmo após a morte de Montano e suas duas mulheres, "MULHERES DENTRE ELES SUCEDERAM MONTANO E SUAS MULHERES"(História Eclesiástica, 5:17). Então, o movimento declarado como herético pela igreja primitiva do 2º século, era liderado por mulheres. Interessante o 'caráter' destas 'ministras' montanistas. Eusébio diz que Priscilia e Maximila "ABANDONARAM SEUS MARIDOS"(História Eclesiástica, 5:18), e que uma delas encobria os pecados até de quem "ROUBAVA"( História Eclesiástica, 5:18).


O Sínodo de Laodicéia(4º Século) afirma que o batismo efetuado por esse movimento pentecostal-femininista foi declarado "INVÁLIDO"( 8º Canon) e esse movimento pentecostal-femininista acusado de "heresia no que diz respeito à doutrina da Trindade"(8º Canon). Hipólito(170-236), presbítero de Roma, condena esse movimento dirigido por mulheres, mencionado aqueles que "se tornaram vítimas de erro SENDO PREVIAMENTE CATIVADOS POR ESSAS DUAS MULHERES MISERÁVEIS, NOMEADAS UMA CERTA PRISCILA E MAXIMILA, a quem consideravam profetisas"(Refutação a Todas as Heresias, 8:12). Hipólito ainda diz mais sobre esses homens liderados por estas mulheres:


"E ELES ALEGAM QUE ELES APRENDERAM ALGO MAIS POR MEIO DELAS, DO QUE COM A LEI E OS PROFETAS, E OS EVANGELHOS"(Refutação a Todas as Heresias, 8:12).


"E alguns deles parecer favorável à heresia dos Noecianos, e afirmam que o próprio Pai é o Filho"(Refutação a Todas as Heresias, 8:12).

Cipriano(200-258), bispo de Cartago, diz:


"Segundo a qual também aqueles que são chamados Catafrígios, e esforçam-se para reivindicar para si novas profecias, não tendo nem o Pai, nem o Filho, nem o Espírito Santo, de quem, se perguntarmos se eles anunciam Cristo, eles vão responder que eles pregam que o Espírito
enviado fala por Montano e Prisca. E NESTES, QUANDO OBSERVAMOS QUE HOUVE NÃO O ESPÍRITO DA VERDADE, MAS DO ERRO, nós sabemos que se eles mantêm a sua falsa profecia contra a fé de Cristo não podem ter Cristo. Além disso, COMO TODOS OS OUTROS HEREGES, ELES SE SEPARARAM DA IGREJA DE DEUS, não pode ter nenhum poder ou graça, já que todo o poder e graça são estabelecidos na igreja onde os anciãos presidem, que possuem o poder tanto de batizar, e da imposição das mãos, e da ordenação"(Epístola 74)


Cirilo de Jesuralem(313-386), bispo de Jerusalém, diz: "esses Montanistas FORAM DE FATO, CHAMADOS FALSAMENTE, PELO NOME COMUM DE CRISTÃOS"(Leitura Catequética, 16:8).


Vicente de Lerins(Século V)combate "as novas iras de Montano que surgiram na Igreja, E AQUELES SONHOS LOUCOS DA NOVA DOUTRINA SONHADA POR MULHERES LOUCAS"(Commonitorium, XVIII)


Jerônimo(347-420), teólogo da igreja, diz:


"PERECERÃO MONTANO E SUAS MULHERES LOUCAS"(Epístola a Pammachius, Contra João de Jerusalém, 2).


Então faz-se aqui um paralelo histórico sobre o caráter do primitivo movimento que apoiava o ministério feminino:


(1)Era composto por pessoas que não pertenciam mais a Igreja Primitiva, que haviam saído dela. Já observaram quantas destas mulheres que hoje se intitulam 'pastoras', 'presbíteras', 'bispas', saíram de sua igreja, e formaram seu próprio grupo religioso? Os tempos mudaram, mas as táticas dos apóstatas são as mesmas!!!


(2)Era composto de pessoas que alegavam possuir dos revelacionais do Espírito Santo


(3)Era composto por pessoas que viviam em adultério público, tendo vivido em bigamia(Montano) ou tendo abandonado seu marido, e passando a viver sacrilegamente com outro homem, cometendo assim adultério.


(4)Era composto por pessoas que negavam a total suficiência das Escrituras


(5)Era composto por pessoas que pregavam heresias


As aberrações espirituais destas mulheres que se auto intitulam 'pastoras', é impressionante. Uma delas, a 'pastora' Valnice Milhomens, chega a dizer:


"Um dia eu estava na Rodésia (atual Zimbábue), e estávamos orando à mesa do café da manhã com a família que me hospedou, QUANDO OUVÍ A VOZ DE DEUS: 'RENUNCIE AO CASAMENTO'"(VINDE,Ano 1; NBº 7, , Maio de 1996, p.9).


Como é que Deus pode pedir ao homem, para este fazer algo contrário aquilo que Ele mesmo instituiu no Éden e registrou em sua Palavra - isto é, não casar? Ele mesmo disse:


"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele"(Gn 2:18)


"Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido"(1 Co 7:2)


"Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor"(Pv 18:22)


"Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã"(Ec 9:9).


Esse negócio de oposição ao casamento é prática dos apóstatas, enganados por Satã:


"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios. Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência. PROIBINDO O CASAMENTO..."(1 Tm 4:1-3)


Outra coisa ensinava pela 'pastora' Valnice era a guarda do sábado:


"Porque a senhora guarda o sábado? PORQUE É BÍBLICO. NÃO EXISTE NADA NA BÍBLIA QUE ME IMPEÇA DE TER A MINHA CONVICÇÃO PESSOAL DE GUARDAR E SANTIFICAR O SÁBADO, como também não existe nada que me induza a guardar o primeiro dia a semana"(VINDE,Ano 1; Nº 7, Maio de 1996, p.10).


Impressionante como estas supostas 'pastoras' tem coragem de ensinar a guarda do sábado, se a mesma era uma prática restrita aos judeus(Dt 5:12-15), e vedada aos cristãos!!!(Cl 2:16).O que se esperar de hereges?


(4)Era composto por pessoas que desprezavam a disciplina cristã, encobrindo não só seus próprios pecados, mas os pecados dos outros.
Agora, creio que a citação de Rm 16:1, com referência a Febe, não é um argumento consistente para a defesa da ordenação feminina. A palavra grega διάκονον(diakonon), que aparece em Rm 16:1, também aparece em Rm 13:4, e nem por isso, ninguém traduziu "diacóno" lá, traduziu? Da mesma forma, a palavra grega διακονίαν(diakonian) aparece em Hb 1:14, se referindo aos anjos, e nenhuma tradução verteu " diakonian" por "diáconos". Por que será? Os defensores do ministério feminino, deliram, citando Rm 16:1, para tentar provar que Febe era diaconisa, visto que a palavra grega διάκονος que aparece alí, de acordo com o Léxico do Novo Testamento Grego/Português, de F. Wilbur Gingrich e Frederick W. Danker, significa "SERVO, AGENTE, AUXILIAR"(p.53). Esta palavra, considerando outros exemplos do uso desta palavra em outros textos bíblicos, não pode implicar necessariamente a idéia de diaconisa. Muitos comentaristas da Palavra de Deus tem dado o mesmo parecer, em seu comentários de Rm 16.1:


"Este termo 'servo' é traduzida diaconisa em versões posteriores do Novo Testamento , e é frequentemente alegada como prova de que uma ordem separada de diaconisas existia na igreja primitiva. SE ISTO FOSSE VERDADE, POR QUE PAULO ABORDARIA A IGREJA EM FILIPOS COM UMA SAUDAÇÃO AOS 'PRESBÍTEROS E DIÁCONOS', SEM REFERÊNCIA A DIACONISAS? (Fl 1:1)... NÃO HÁ INSTRUÇÕES DADAS NO NOVO TESTAMENTO PARA A NOMEAÇÃO DE MULHERES COMO DIÁCONOS, e, uma vez que existem instruções para a nomeação de ambos os presbíteros e diáconos, esta omissão é conclusiva. AQUELES QUE NOMEIAM DIACONISAS, O FAZEM, SEM UM MANDAMENTO EXPLÍCITO E SEM O TESTEMUNHO DAS ESCRITURAS de onde suas qualificações procedem"(James Burton Coffman[1905-2006]; Comentário de Romanos 16:1).


"Servo da igreja, NÃO SE QUER DIZER QUE ELA ERA UMA DIACONISA, ou alguém do grupo de viúvas, de quem ele fala(1 Tm 5:9). Mas ela serviu a igreja, abrigando e socorrendo os santos que foram expulsos de seu país, sim, como parece pelo versículo seguinte, ela era o amparo dos ministros do evangelho, e de o próprio apóstolo. Lemos(Lc 8:03) , de alguns que serviam ao Senhor com os seus bens; lá a mesma palavra é usada. E isso Febe que parece ter sido empregado nas mesmas obras, ela serviu, como Onesíforo seviu a Paulo (2 Tm 1:18) ; lá a mesma palavra é usada novamente"(Matthew Poole[1624-1679], Comentário de Romanos 16:1).


"Ela era um 'servo' (Gr. diakonon ) da igreja em sua cidade natal, Cencréia, o porto de Corinto (At 18:18; 2 Co 1:1). NÃO ESTÁ CLARO SE FEBE OCUPAVA UM CARGO COMO DIACONISA[Nota: Moo , p. 914 ; Bruce , p . 252 ; Mickelsen , p . 1225.] Ou se era simplesmente um servo informal da igreja. Paulo enfatizou o seu serviço, NÃO O SEU OFÍCIO . A palavra grega prostatite, "ajudante ", ocorre somente aqui no Novo Testamento, e provavelmente significa UM AJUDANTE NO SENTIDO DE UM BENFEITOR OU PATRONO. Ela era sua irmã, no Senhor, como parece claro a partir de sua referência a ela como ' nossa' irmã"(Thomas Constable, Comentário de Romanos 16:1).


"O FATO PROVÁVEL É QUE NÃO HAVIA NENHUMA ORDEM REAL DE DIACONISAS, mas sempre que uma mulher cristã mostrava capacidade e gostava de servir suficiente , ela foi alegremente aceita como uma companheira de trabalho"(The Biblical Illustrator; Comentário de Romanos 16:1).


Assim, cremos não ser bíblico que as mulheres possuam ofícios eclesiásticos dentro da Igreja, nem exerçam funções restritas a estes ofícios eclesiásticos (ex: pregar e ensinar publicamente a igreja) e cremos não estarmos sozinhos nesta posição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário