quinta-feira, 23 de março de 2017

Renovados (Pentecostais) da AIECB (Aliança das Igreja Evangélicas Congregacionais do Brasil) adulterando um texto da tradução da The Savoy Declaration of Faith and Order(1658)(Declaração de Fé e Ordem de Savoy), para favorecer sua crença continuísta!





Veja a nota de rodapé da CONFISSÃO DE FÉ CONGREGACIONAL (Declaração de fé da Aliança das Igreja Evangélicas Congregacionais do Brasil) sobre a última frase do Capítulo 1, Seção 1('Isso torna a Sagrada Escritura totalmente indispensável, tendo agora cessado aquelas antigas formas de Deus revelar sua vontade a seu povo'):

"A cessação de que trata a presente Seção refere-se às antigas formas de Deus estabelecer sua vontade normativa para o seu povo. AS EXPERIÊNCIAS PARTICULARES devem ser julgadas pela Escritura, conforme a Seção X deste capítulo".

http://server2.docfoc.com/uploads/Z2015/12/01/VsfnOXXZW0/3f10c601487f583f9da0e9ed4207b678.pdf


Só que os textos bíblicos que a Declaração de Savoy cita, se referem a cessação da revelação autoritativa e canonica(Is 8.20; 1 Tm 3.15; II Pe 1.19.) restringindo toda a revelação autoritativa, como regra de fé e prática, à Bíblia, o que tornaria qualquer outra revelação além da já registrada nas Escrituras, como indigna de ser objeto de fé e prática cristã, como diz Is 8:19,20, no sentido de que qualquer um que basear sua fé e prática, em outro objeto, que não as Escrituras, está em plena escuridão, pois não se basear exclusivamente nas Escrituras, é um pecado tão condenável quanto praticar o Espiritismo.

A AIECB, nesse texto em pdf, e no atual texto da CONFISSÃO DE FÉ CONGREGACIONAL introduz arbitrária e apocrifamente a expressão "REVELAÇÕES PARTICULARES", como que, introduzindo na tradução do texto da Declaração de Fé e Ordem de Savoy uma expressão favorecendo a crença continuísta. No atual texto da CONFISSÃO DE FÉ CONGREGACIONAL(Declaração de fé da Aliança das Igreja Evangélicas Congregacionais do Brasil)(I:10) encontramos a expressão "EXPERIÊNCIAS PARTICULARES", enquanto no texto original da Declaração de Fé e Ordem de Savoy não encontramos tal expressão:

"O Juiz Supremo, pelo qual todas as controvérsias religiosas devem ser determinadas, e todos os decretos de concílios, opiniões de escritores, doutrinas de homens E REVELAÇÕES PARTICULARES devem ser examinados, e em cuja sentença devemos descansar, não pode ser outro senão a Escritura Sagrada entregue pelo Espírito Santo; nesta Escritura, assim entregue, a nossa fé finalmente se resolve"(CONFISSÃO DE FÉ CONGREGACIONAL [Declaração de fé da Aliança das Igreja Evangélicas Congregacionais do Brasil], I:10)

"The supreme judge by which all controversies of religion are to be determined, and all decrees of councils, opinions of ancient writers, doctrines of men and PRIVATE SPIRITS , are to be examined, and in whose sentence we are to rest, can be no other, but the holy Scripture delivered by the Spirit; into which Scripture so delivered, our faith is finally resolved"(The Savoy Declaration of Faith and Order(1658)(Declaração de Fé e Ordem de Savoy), i:10)


http://www.reformed.org/master/index.html?mainframe=/documents/Savoy_Declaration/


Onde "PRIVATE SPIRITS" significa "revelações particulares"?

Aliás, a AIECB, com essa sua atitude(manter a todo custo sua crença continuísta), se esquece do que está escrito em sua própria confissão:

"Todo o conselho de Deus, concernente a todas as coisas indispensáveis a sua glória, a salvação, a fé e a vida do ser humano,ou está expressamente registrado na Escritura, ou pode ser lógica e claramente deduzido dela; À QUAL NADA, E EM TEMPO ALGUM, DEVE SER ACRESCENTADO, SEJA POR NOVAS REVELAÇÕES DO ESPÍRITO, ou por tradições de homens"(CONFISSÃO DE FÉ CONGREGACIONAL, I:5)

De formas que, o crer-se que se possa haver hoje "novas revelações do Espirito", equivale a acrescentar algo a toda a revelação de Deus, registrada nas Escrituras.

Portanto, se os pentecostais da AIECB querem manter a todo o custo seu pentecostalismo, e se manterem nessa crença antibíblica, retrógrada e anti-reformada, que o façam, mas não precisa, pra isso, adulterar uma tradução do texto da Declaração de Fé e Ordem de Savoy. Com isso, a AIECB está violando o 9º mandamento(Ex 20:16), como explica bem o Catecismo Maior de Westminster:

"145. Quais são os pecados proibidos no nono mandamento?

Os pecados proibidos no nono mandamento são: TUDO QUANTO PREJUDICA A VERDADE e a boa reputação de nosso próximo, bem assim a nossa, especialmente em julgamento público, O TESTEMUNHO FALSO, subornar testemunhas falsas, aparecer e pleitear cientemente a favor de uma causa má; RESISTIR E CALCAR À FORÇA A VERDADE, dar sentença injusta, chamar o mau, bom e o bom, mau; recompensar os maus segundo a obra dos justos e os justos segundo a obra dos maus; falsificar firmas, SUPRIMIR A VERDADE e silenciar indevidamente em uma causa justa; manter-nos tranqüilos quando a iniqüidade reclama a repreensão de nossa parte, ou denunciar outrem, falar a verdade inoportunamente, ou com malícia, para um fim errôneo; pervertê-la em sentido falso, OU PROFERÍ-LA DUVIDOSA E EQUIVOCADAMENTE, PARA PREJUÍZO DA VERDADE ou da justiça; FALAR INVERDADES, MENTIR, caluniar, maldizer, depreciar, tagarelar, cochichar, escarnecer, vilipendiar, censurar temerária e asperamente ou com parcialidade, INTERPRETAR DE MANEIRA MÁ AS INTENÇÕES, PALAVRAS E ATOS DE OUTREM; adular e vangloriar; elogiar ou depreciar demasiadamente a nós mesmos ou a outros, em pensamento ou palavra; negar os dons e as graças de Deus; agravar as faltas menores; encobrir, desculpar e atenuar os pecados quando chamados a uma confissão franca; descobrir desnecessariamente as fraquezas de outrem e levantar boatos falsos; receber e acreditar em rumores maus e tapar os ouvidos a uma defesa justa; suspeitar mau; invejar ou sentir tristeza pelo crédito merecido de alguém; esforçar-se ou desejar o prejuízo de alguém; regozijar-se na desgraça ou na infâmia de alguém; a inveja ou tristeza pelo crédito merecido de outros; prejudicar; o desprezo escarnecedor; a admiração excessiva de outrem; a quebra de promessas legítimas; a negligência daquelas coisas que são de boa fama; PRATICAR OU NÃO EVITAR AQUELAS COISAS QUE TRAZEM MÁ FAMA, ou não impedir, em outras pessoas, tais coisas, até onde pudermos.

Gn 3:5,12,13;4:9;9:22;21:9;26:7,9; Ex 23:1; Lv 5:1;19:11,15-17; I Sm 2:24;22:9,10; II Sm 12:13,14;IRs 21:8;Is 5:23;28:22;29:20,21;58:1;59:4,13;Jr 9:3;20:10;48:27;Sl12:2,3;15:3;22:9,10; 35:15,16;50:20;52:1-4;56:5;69:10;Pv 6:16-19;16:28;17:15;19:5;25:9;28:13;29:11,12;Dn 6:3,4;Ed 4:12,13;Mt 7:1,3;21:15;26:60,61;27:28,29;Lc 3:14;18:11;Jo 2:19;7:24;At 5:3; 6:13;7:57;12:22;Fp 3:18,19;Cl 3:9; Rm 1:29-31;2:1;3:8; I Co 3:21;6:10;13:4,5; Gl 4:29;5:26; II Tm 3:2,3;6:4; II Pe 2:2; Tg 2:13;4:11; Tt 3:2; Jd 16

Deus tenha misericórdia de nós, e nos livre daqueles que tentam a todo custo combater, adulterar ou obscurecer a sua verdade sobre a Suficiência das Escrituras!!!

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