quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018




DEBULHANDO UM PAPISTA ANTI-CALVINISTA


Recebí um vídeo de meu mano Valdeildson Monteiro, onde um individuo, que se diz católico, ex-protestante e ex-reformado, chamado Bernardo P Küster, ataca Calvino e o calvinismo. Todavia, quando examinamos suas premissas, verificamos que nada entende do que seja ser “reformado” ou ser “protestante”. Examinemos e debulhemos uma a uma suas falácias:


https://www.youtube.com/watch?v=t3GokDZlnZo&feature=youtu.be


1ª Falácia: “Você que é protestante, não fique nervoso comigo, por causa desse vídeo, pode fazer a sua festa, pode celebrar a sua reforma a vontade, mas eu não posso mais fazê-lo, porque já aconteceu uma reforma em minha vida, e já voltei para a nave mãe”


Resposta: (a)Nervoso, não. Rindo muito, ou ora, com dó. (b)Mais uma vez, o começo do vídeo o papista norteia a posição sobre a experiência, não sobre as Escrituras. Mórmons apelam para a sua experiência do ardor do peito(Livro de Mormon, Moroni 10:4); adventistas sobre as visões de Ellen White, moonitas, sobre as revelações de Rev. Moon, mulçumanos se matam em nome de Alah, dizendo: ‘Deus é grande”.. A experiência é o velho argumento de Satã, quando tentou Jesus, quando mandou-lhe transformar pedras em pães, ou jogar-se do precipício(Mt 4:1-3,5-6), enquanto Jesus lhe respondia e baseava suas crenças e decisões, apelando para as Escrituras: “Está escrito...”(Mt 4:4,7)


2ª Falácia: “Nós estamos nesse mês quinhentos anos da Reforma Protestante, a internet virou um burburinho, tá todo mundo falando pró-contra, etc, mas como esse mês é o mês da Reforma, e todo o seu protestante tem o hábito de dar o seu testemunho perante as pessoas, eu quero dar o meu testemunho nesse mês da Reforma Protestante. Tudo começou quando eu muito bebezinho, e fui batizado na igreja lá em Curitiba, e depois eu fui criado como um protestante, então eu cheguei até a trabalhar em uma igreja protestante renovada (imagem – primeira igreja batista) muito tempo, e, só que dentro dessa igreja na qual eu trabalhei começou a ter uma celeuma, de, vamos dizer, um movimento que começava a colocar o calvinismo dentro da igreja, e comecei a me perturbar com aquilo e me coloquei a estudar. E nesses estudos, então, eu pude verificar o horror que é o calvinismo, e isso eu digo com a maior paz de meu coração, e coisas que eu descobri que foram chocantes pra mim, como uma citação de um livro que está aqui, dum, biógrafo de Calvino, o Bernar Gueurat, e a citação dele diz o seguinte, ela é importantíssima, e pouca gente a conhece. Diz Bernar Gueurat sobre o reino, vamos dizer assim, de Calvino em Genebra: ‘para regular a condulta leiga, um sistema de visitas domiciliares foi estabelecido [...]. E os ocupantes foram questionados sobe todos os aspectos de sua vida [...]. A quantidade das roupas, o número de pratos permitidos em uma refeição foram estabelecidos por lei. Jóias e rendas foram desaprovadas. Uma mulher foi presa por arranjar seu cabelo de uma maneira imoral[...] Cencura de imprensa foi utilizada e ampliada a partir dos precedentes católicos e seculares, livros [...[com tendências imorais foram banidos [...] Falar desrespeitosamente de Calvino ou do clero era um crime. A primeira violação dessas ordens era punida com uma advertência, violações posteriores com muitas, , persistir na violação com prisão ou baninmento da cidade. Fornicação era punida com o exílio ou o afogamento; adultério, blasfêmia, ou idolatria, com a morte [...] uma criança, pasmem, foi decapitada por agredir seus pais. Nos anos de 1558-1559 houve 414 processos por ofensas morais; entre 1542 e 1564, houve 76 banimentos e 58 execuções; a população de Genebra era na época 20.000 pessoas”.


Resposta: (a)Não existe igreja protestante renovada. As igrejas renovadas negam o pilar da Reforma – o Sola Scriptura(Só a Escritura), a suficiência das Escrituras. Os reformadores protestantes o defenderam várias vezes:


1. Martinho Lutero (1483-1546)

“Na Igreja primitiva, o Espírito Santo foi enviado de forma visível. Ele desceu sobre Cristo na forma de uma pomba (Mt. 3:16), e à semelhança de fogo sobre os apóstolos e outros crentes. (Atos 2:3) Esse derramamento visível do Espírito Santo foi necessário para o estabelecimento da Igreja primitiva, como também foram necessários os milagres que acompanharam o dom do Espírito Santo. Paulo explicou o propósito destes dons miraculosos do Espírito em I Coríntios 14:22, ‘as línguas são um sinal, não para os que creem, mas para os que não crêem’. Uma vez que a Igreja tinha sido estabelecida e devidamente anunciada por estes milagres, A APARÊNCIA EXTERNA DO ESPÍRITO SANTO CESSOU”(Comentário de Gálatas 4:6)


"Em uma grande cidade um pequeno rebanho de cristãos é mantido no conhecimento de Deus e na fé verdadeira, apesar de mais de centenas de demônios estarem soltos sobre eles e o mundo estar cheio de seitas, com canalhas e tiranos. Apesar da oposição de tudo isso, o Evangelho, o batismo, a Ceia do Senhor e confissão de Cristo ainda estão preservados. Nós podemos ver que, para os gentios, externamente, sinais tangíveis eram necessários. Os cristãos, porém, entretanto contemplam os sinais espirituais, em comparação com os anteriores que são apenas terrenos. PORTANTO, ELES JÁ NÃO ESTÃO EM EVIDÊNCIA AGORA QUE O EVANGELHO REINA EM TODO O MUNDO E ENTRE OS QUE ANTES NÃO PODIAM COMPREENDER ATÉ DEUS TRAZÊ-LOS PARA O REBANHO POR SINAIS VISÍVEIS, COMO CRIANÇAS PEQUENAS SÃO PERSUADIDAS COM MAÇÃS E PERAS"(Terceiro Sermão sobre Mc 16:16-20)


2. João Calvino (1509-1564):


“Embora Cristo não declare expressamente se Ele pretende que esse dom [de milagres] seja temporário ou a permaneça perpetuamente na Igreja, é mais provável que os milagres tenham sido prometidos APENAS POR UM TEMPO, para dar brilho ao evangelho enquanto ele era novo ou em estado de obscuridade”(Comentário sobre os Evangelhos Sinóticos, III:389)


“O dom de cura, como o resto dos milagres, os quais o Senhor quis que fossem trazidos à luz por um tempo, DESAPARECEU, a fim de tornar a pregação do Evangelho maravilhosa para sempre”(Institutas da Religião Cristã, IV: 19, 18)


(b)As citações acima, não são de Bernard Cotrett, mas do historiador William Durant (de seu livro ‘The Reformation: The Story of Civilization’) conforme retirado do site arminiano do CACP:


http://www.cacp.org.br/o-lado-desconhecido-de-joao-calvino/


Além disso, se utiliza daquele livro de Dave Hunt - "Que amor é esse", que os anti-calvinistas adoram. É o desespero, é o vale tudo, para tentar refutar o irrefutável calvinismo.


Contudo, vale a pena salientar que a própria igreja romana, no Jornal do Vaticano(27.06.2009), já elogiou Calvino e o calvinismo, afirmando:


"DOIS HOMENS TIVERAM A FORÇA DE MUDAR O DESTINO EUROPEU: Jean-Jacques Rousseau que transformou (com suas ideias) o século XIX e o XX, E CALVINO AINDA MAIS".


O jornal do Vaticano sustenta que "A ORGANIZAÇÃO CALVINISTA É UMA GENIAL CRIAÇÃO", que soube "resistir a todas as mudanças e revoluções da modernidade" graças a sua "SUPERIORIDADE E EFICÁCIA, comparada ao rígido autoritarismo do mundo luterano".


http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/lquotquotosservatore-romano-elogia-calvino-na-celebracao-de-seus-500-anos/n1237627907697.html

As frases oriundas do historiador Will Durant não atribuem qualquer uma daquelas decisões ou daqueles crimes a Calvino. Aliás, sobre um dos casos que envolvem o reformador - o caso Servet - Durant afirma:


"NO VIGÉSIMO SEXTO PEQUENO CONCÍLIO, COM NENHUM VOTO DIVERGENTE, OCORREU A SENTENÇA DE MORTE por duas acusações de heresia do Unitarianismo e a rejeição do batismo infantil... o Conselho votou que Servet fosse queimado vivo. A sentença foi executada na manhã seguinte de 27 de outubro de 1553, na colina de Champel, ao sul de Genebra”(The Reformation: The Story of Civilization, pp.588,599).


Essa declaração mostra, que para Durant, as decisões de aplicação da pena de morte, eram tomadas pelos magistrados, e apenas por sua influência, não por Calvino. Note... ele afirma ser o livro desse autor, mas não mostra a capa do livro no vídeo. Por isso, de se estranhar, tantas citações e feitas e truncadas com reticiências!


Agora, o papista não se esqueça da bula papal “Ad Exstirpanda”, de Inocêncio IV, em 1252, (também, endossada pelos papas Alexandre VI[1254-1261], Clemente IV[1256-1258], Nicolau IV[1288-1292], Bonifácio VIII[1290-1303] e outros papas), que afirmava que “OS HEREGES DEVEM SER ESMAGADOS COMO SERPENTES VENENOSAS”. Em 1572, o papa Gregório VIII, junto ao rei da França, ordenou a matança de 10,000 huguenotes (protestantes franceses). O rei francês foi a missa para agradecer solenemente pela abençoada matança. A corte papal recebeu as notícias da abençoada matança e o papa Gregório VIII, com grande procissão, foi a igreja de São Luiz para agradecer. Ele ordenou que a casa da moeda papal fizesse moedas comemorando este acontecimento. As moedas mostravam um anjo com a espada numa mão e uma cruz na outra, diante de quem um grupo de huguenotes, com horror nas faces, estavam fugindo. As palavras ‘Ugonottorum Stranges’, que significam ‘A Matança dos Huguenotes’, apareciam nas moedas.


3ª Falácia: “Mas, falando dessas coisas que me impactaram, preciso acrescentar uma outra, escrita por um protestante, por um luterano. Ninguém mais, ninguém menos que Eric Voegelin, no livro dele sobre “a história das idéias políticas: Renascença e Reforma”, que é o volume 4, editado pela R. Realizações, ele chama esta época, de Lutero e Calvino de ‘a grande confusão’. Veja o que ele diz: ‘A análise terá mostrado por que estamos falando da época da reforma como a ‘grande confusão’”


Resposta: Note, observando a imagem do livro no vídeo, as frases omitidas por ele em sua fala. A anterior, diz:


“Analisando a situação teórica sobre a ótica dos símbolos principais envolvidos na Reforma, na igreja e na transubstanciação”


E a posterior, diz:


“...e terá mostrado também por que razão, no contexto de uma história geral de idéias políticas, teria sido inútil continuar este tipo de análise para cada problema envolvido. Um aumento de exemplos não adicionaria nada à compreensão da situação. Daí devamos apontar sumariamente para alguns dos fatores que contribuíram para a explosão de 1517”.



Só com base nas frases do livro, omitidas, pode-se entender que a expressão “a grande confusão” se deve ao impacto de questões ligadas a doutrinas como a ‘transubstanciação’, e a outros fatores que deram origem para a explosão da Reforma em 1517, que o autor do vídeo omite dizer


No texto de seu livro online, o luterano Eric Voegelin diz:


“Entre os fatores que contribuíram para a explosão de 1517, AS INDULGÊNCIAS FORAM A CENTELHA QUE A ACENDEU


Na mesma obra, Eric Voegelin diz:


EM TERMOS POPULARES, AS INDULGÊNCIAS ERAM UM BILHETE PARA O CÉU, SENDO CERTO QUE, PARA RECOLHER BENEFÍCIOS, a Igreja não contrariava convenientemente esta explicação”

https://pt.scribd.com/doc/57804404/Eric-Voegelin-Historia-das-Ideias-Politicas-Mendo-Henriques


Era a igreja de Roma, se beneficiando, ao vender ao perdão dos pecados por dinheiro – a velha simonia.


4ª Falácia: “Na verdade, é isso. Eu percebí a confusão que havia no passado, e percebo a confusão que há hoje, e percebí a minha vida como uma grande confusão, e foi verdadeiramente na igreja católica, da onde a reforma nasceu, que eu encontrei a resposta para meu próprio protesto”


Resposta: (a)Na primeira fala do autor, o conceito pelagiano de livre arbítrio. A compreensão para as coisas de natureza sobrenaturais vem dele: “eu percebi... e percebo”, enquanto que as Escrituras mostram que é o Espírito que tira o homem de sua ignorância espiritual(1 Co 2:14,15). (b)Na segunda frase, atribui a igreja romana à fonte onde se encontram as respostas para as questões espirituais, isto é, a verdade está dentro de uma organização religiosa, enquanto a Bíblia diz que é só nas Escrituras que encontramos orientação para discernir entre uma verdade e um erro(Js 1:8; Sl 119:98-100,104,105,130; Jo 5:30; 2 Tm 3:15-17). Foi como disse o salmista:


“Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; POR ISSO ODEIO TODO O CAMINHO FALSO”(Sl 119:104).


Como sempre, Roma coloca a sua igreja acima da Bíblia, mas Paulo disse que a igreja está abaixo da Bíblia:


“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; EDIFICADOS SOBRE O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E PROFETAS, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina”(Ef 2:19,20)


5ª Falácia: “Não só estas questões históricas e morais, vamos dizer assim, dos grandes reformadores do passado, que me chocaram, mas uma série de questões doutrinais teológicas, que me puseram a pensar. Então, eu não só fiz isso, como depois fiz uma passagem para o, vamos dizer, o arminio wesleianismo, e comecei a estudar, e percebi que tanto Jacobus Arminius como João Wesley se referiam demais aos pais da igreja, foi então que comecei a estuda-los, estudei todos, Clemente Romano, Inácio de Antioquia, Irineu de Lion, toda aquela gente do passado, e fui percebendo cada vez mais, que a igreja que nós conhecemos hoje como católica, já estava lá, no princípio do Cristianismo.”


Resposta: (a)Clemente Romano, Inácio de Antioquia, Irineu de Lion não representaram a igreja católica romana, e não eram católicos romanos. Viveram antes de Constantino, quando em troca de dinheiro e uma roupa batismal branca, concedeu entrada de muita gente pagã, não convertida, dentro da igreja, que posteriormente introduziram suas crenças e práticas, cristianizando-as. Desse modo foi que surgiu a adoração a imagens e a invocação a santos falecidos. (b)Clemente de Roma ensinou coisas contrárias a fé romanista:


(1)Total Depravação e Justificação pela fé(Epístola aos Coríntios, Prefácio & 32:3).

(2)Expiação Limitada(Epístola aos Coríntios, 49)

(3)Graça irresistível e perseverança dos santos(Ibidem, 50)



(d) Inácio de Antioquia ensinou coisas contrárias a fé romanista:



(1)Total Depravação(Epístola aos Efésios, VIII:2)

(2)Expiação Limitada(Epístola a Igreja de Esmirna,2:1)

(3)Perseverança dos santos(Epístola aos Efésios, 3:2)

(4)Casamento de sacerdotes(Epístola a Igreja de Filadélfia, IV)



(e)Irineu de Lion ensinou coisas contrárias a fé romanista:



(1)Total Depravação(Contra Heresias, III, 20:30

(2)Eleição Incondicional(Ibidem, V:1).

(3)Expiação Limitada(IV; 21:3

(4)Graça irresistível(Demonstração da Fé Apostólica, 7)

(5)Perseverança dos santos(Contra Heresias, IV; 12:2)

(6)Maria não foi para sempre virgem(Ibidem, III, 16:4; 21:4).

(7)Culto as imagens de santos é paganismo(Contra Heresias I; 25:6)



6ª Falácia: “Mas eu não fiz isso sozinho. Eu tive ajuda de muita gente boa. Tive ajuda de amigos como Usni Vincente, o próprio Silvio Grimaldo, o professor Carlos Nadalin, o meu amigo Paulo Briguei e tantos outros, inclusive ajuda do professor Olavo de Carvalho, o padre Ricardo e muitas outras pessoas que deram testemunho e me ajudaram nessas questões para então eu voltar pra nave mãe”.



Resposta: (a)Novamente, invés de apelar para as Escrituras, apela para o argumentum ad verecundiam. Paulo disse que ainda que ele ensinasse uma doutrina que ultrapassasse as Escrituras, deveria ser anatematizada(Gl 1:8-9). Os cristãos primitivos do NT, não criam em uma coisa ensinada pelos apóstolos, sem submeterem seus ensinos às Escrituras(At 17:10,11). Basílio(329-379), bispo da Igreja de Cesaréia, (aludindo que não devemos crer em algo apenas porque doutores da igreja creem, mas se aquilo que eles crêem encontram respaldo nas Escrituras), disse:


“Não nos contentamos simplesmente porque esta é a tradição dos Pais. O IMPORTANTE É QUE OS PAIS SEGUIRAM O SENTIDO DAS ESCRITURAS"(Sobre o Espírito Santo, 7).


E foi justamente isso que Cirilo de Jerusalém, (315-386), bispo da Igreja de Jerusalém, disse:


NÃO ACREDITEM EM MIM PORQUE EU VOS DIGO ESTAS COISAS, A MENOS QUE RECEBAM DAS SAGRADAS ESCRITURAS A PROVA DO QUE VOS É APRESENTADO: porque esta salvação, a qual temos pela nossa fé, não nos advém de arrazoados engenhosos, mas da prova das Sagradas Escrituras"(Leituras Catequéticas, IV:17).


7ª Falácia: “Eu acredito que esse movimento que eu fiz na minha vida, de começar a ser batizado na igreja católica, e ir para o protestantismo, depois retornar a nave mãe, igreja católica, é, foi uma coisa muito interessante, porque eu como protestante que era, fui verdadeiramente protestante, porque eu protestei tanto contra o protestantismo, que acabei virando católico”


Resposta: (a)O catolicismo é tão herético, que o camarada acha que o seu batismo na infância, foi uma decisão sua. Fetos agora decidem? Kkkkk; É o hiper-pelagianismo. (b)Note o puro pelagianismo: “esse movimento que eu fiz na minha vida”. Ele se considera o autor e responsável por uma conversão e saída de um sistema que ele considera falso. Mas, a Bíblia diz que na regeneração, a nossa vontade é passiva, não ativa(Jo 1:13) e que o autor de nossa fé é Cristo(Hb 12:2).


8ª Falácia: “Invés de ficar criando discussões intermináveis, como muita gente deve estar esperando que eu fique apresentando argumentos teológicos, eu resolví fazer o contrário, eu resolví mostrar a reforma que aconteceu em minha vida, quando eu era um reformado. O Prof. Olavo, a quem eu mencionei já aqui, menciona muitas vezes em suas aulas, que São Tomás de Aquino dizia que ‘nós falamos por palavras, e que Deus fala por palavras e fatos. Pois é, é este fato crucial em minha vida, que eu preciso contar pra você agora. É, eu não vou ter tempo de contar tudo aqui, mas o essencial é o seguinte, quando eu era protestante, alguém me desafiou a fazer uma novena a Santa Terezinha. Foi então que eu, que sou um empirista, e preciso acreditar nas coisas a partir dos fatos que acontecem, fiz a novena de Santa Terezinha, e foi num dado momento que eu ainda era protestante, que dentro de um livro que eu havia comprado em Brasília muitos meses antes, quando eu terminei a novena, no nono dia, eu tô no meio de uma aula, num curso de teologia que eu fazia, quando eu abro o livro, lá estava esta pétala de rosa, que eu recebí de Santa Terezinha, no nono dia da novena, quando eu ainda era protestante, num livro de Joseph Haztinger, e este foi um dos milagres que muduaram a minha vida e que me disse ao coração que a verdade está na igreja católica”.


Resposta: (a)Tomás de Aquino refuta você e o Olavo de Carvalho, ao falar, que salvificamente, Deus só fala por palavras, suas próprias palavras, as Escrituras:


“No entanto, a doutrina sagrada faz uso dessas autoridades como intrínsecas e argumentos prováveis, MAS CORRETAMENTE USA A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS CANÔNICAS COMO UMA PROVA INCONTROVERSA, e a autoridade dos doutores da Igreja como algo que pode ser adequadamente utilizado, mas meramente como provável. POIS A NOSSA FÉ REPOUSA SOBRE A REVELAÇÃO FEITA AOS APÓSTOLOS E PROFETAS QUE ESCREVERAM OS LIVROS CANÔNICOS, E NÃO SOBRE AS REVELAÇÕES(SE TAIS EXISTISSEM) FEITAS PARA OUTROS DOUTORES. Por isso diz Agostinho [Ep. 82]: ‘Eu confesso a sua bondade que eu aprendi a render este respeito e honra apenas aos livros canônicos da Escritura: DESSES SOMENTE EU TENHO FIRMEMENTE CRIDO QUE OS AUTORES FORAM COMPLETAMENTE LIVRE DE ERRO"(Suma Teológica, Parte I, Questão 1, Artigo 8, Resposta a Objeção 2)


“A razão É QUE SÓ A ESCRITURA CANÔNICA É A REGRA DE FÉ”(Leituras sobre o Evangelho de João)


NÃO SE DEVE OBEDECER AO SUPERIOR CONTRA O MANDAMENTO DIVINO, de acordo com Atos 5:29: "Devemos obedecer antes a Deus do que aos homens". Por isso, quando o superior ordena que se diga algo que é digno de correção, há de se tomar o preceito prudentemente, exceto a ordem que deve ser seguida na correção fraterna, seja o preceito dado para todos em geral, seja dado especialmente para alguns. MAS SE O SUPERIOR ORDENA CONTRA A ORDEM ESTABELECIDA POR DEUS, PECARIA QUEM MANDA E QUEM OBEDECE, POR ATUAR CONTRA O PRECEITO DO SENHOR”(Suma Teológica, Parte II, Pergunta 33, Artigo 7, Objeção/Resposta 5)


(b)Novena é um encontro de católicos para orações a santos falecidos. Não temos no AT nem no NT, nenhum grupo de filhos de Deus se reunindo para invocar ou orar a falecidos patriarcas, reis, profetas e apóstolos, antes a recomendação em ambos os testamentos é que se invoque apenas a Deus:


“Perto está o Senhor DE TODOS OS QUE O INVOCAM”(Sl 145:18)


“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, COM TODOS OS QUE EM TODO O LUGAR INVOCAM O NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SENHOR DELES E NOSSO”(1 Co 1:2).


De fato, as Escrituras nos revelam que as orações feitas pelos justos na Terra, são oferecidas no Céu a Cristo(Ap 5:8), não aos santos falecidos, como querem os católicos.


Ademais, uma vez que Santa Terezinha está morta, qualquer tipo de oração feita a mesma significa uma tentativa de comunicação com os mortos, algo prescrito nas Escrituras como pecado e paganismo:


“Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, NÃO APRENDERÁS A FAZER CONFORME AS ABOMINAÇÕES DAQUELAS NAÇÕES.


Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;


Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, NEM QUEM CONSULTE OS MORTOS;


POIS TODO AQUELE QUE FAZ TAL COISA É ABOMINAÇÃO AO SENHOR; E POR ESTAS ABOMINAÇÕES O SENHOR TEU DEUS OS LANÇA FORA DE DIANTE DE SI.


Perfeito serás, como o Senhor teu Deus”(Dt 18:9-13).


Não tenho nenhuma dúvida de que católicos são espíritas. Eles são acostumados a entrarem em contatos com pessoas falecidas, como a falecida Virgem Maria, de quem alegam receber revelações:


http://www.derradeirasgracas.com/2.%20segunda%20p%C3%A1gina/Apari%C3%A7%C3%B5es%20de%20Nossa%20Senhora%20.htm


(c)Como disse no início, a experiência é o velho argumento de Satã, quando tentou Jesus, quando mandou-lhe transformar pedras em pães, ou jogar-se do precipício(Mt 4:1-3,5-6), enquanto Jesus lhe respondia e baseava suas crenças e decisões, apelando para as Escrituras: “Está escrito...”(Mt 4:4,7), e esse argumento em que se prende o papista no vídeo. As Escrituras dizem que os verdadeiros cristãos, filhos de Deus, não norteiam suas vidas sobre experiências, mas sobre as Escrituras, vivendo apenas pela fé, não pelo que vêem:


“Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio,


E SUCEDER O TAL SINAL OU PRODÍGIO, DE QUE TE HOUVER FALADO, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los;


NÃO OUVIRÁS AS PALAVRAS DAQUELE PROFETA OU SONHADOR DE SONHOS; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, E OS SEUS MANDAMENTOS GUARDAREIS, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis”(Dt 13:1-4)


“E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,


Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.


Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.


E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.


Porém, Abraão lhe disse: SE NÃO OUVEM A MOISÉS E AOS PROFETAS, TAMPOUCO ACREDITARÃO, AINDA QUE ALGUM DOS MORTOS RESSUSCITE”(Lc 16:27-31)


“Porque andamos por fé, E NÃO POR VISTA”(2 Co 5:7).


Agora os falsos cristãos, são aqueles que norteiam suas vidas sobre experiências, sinais e prodígios:


“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? E EM TEU NOME NÃO FIZEMOS MUITAS MARAVILHAS?


E então lhes direi abertamente: NUNCA VOS CONHECI; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”(Mt 7:22,23)


Sim, falsos profetas farão sinais e prodígios(Mt 24:24; Mc 13:22); o Anticristo também operará sinais e prodígios(2 Ts 2:8-9; Ap 13:13) e também os demônios operarão sinais e prodígios(Ap 16:14). Aqueles que alicerçam sua fé sobre experiências, sinais e prodígios, invés de alicerçá-la sobre as Escrituras, com certeza nunca terão vida eterna, mas receberão a mesma condenação que os ímpios e ministros de Satã(Lc 16:27-31; Ap 19:20)


(d)A estória da pétala, traz-nos de volta ao culto das relíquias, que nada mais é que a idolatria ou adoração relativa, que é adorar a Deus através de uma imagem ou um objeto, e foi por esse motivo, que Deus condenou os judeus, por o adorarem através da imagem do bezerro de ouro(Ex 32:4-7,26-28). Deus quer ser adorado em espírito e em verdade(Jo 4:24), sendo glorificado em seu Filho(Jo 5:23), não em santos falecidos.


9ª Falácia: “Tomou Jesus o pão, e abençoando o partiu, e lhes deu dizendo: ‘Tomai, isto é o meu corpo. Smiter " hoc est corpus meum. Hoc corpus’. E agora no grego original: ‘touto estin to soma mou”, ele disse: ‘Touto’, e quer dizer ‘isto’. Então não é ‘isso’, nem aquilo e nem isto que tá na tua cabeça. É ‘isto’, e o que é o isto? É o pão que ele tava segurando na mão dele. O pão que é o corpo dele. Chegou a hora de celebrar a minha reforma. Um brinde a todos”


Resposta: (a)Quando Jesus disse: “Isto é o meu corpo”(Mt 26:26), não “este é o meu corpo”, estava falando em sentido figurado, não literalmente, até porque Jesus estava ali pessoalmente, em corpo, segurando aquele pedaço de pão. Haviam dois corpos humanos de Jesus ali? Da mesma forma, quando ele diz: “Eu sou a porta”(Jo 10:7), será que ele está dizendo ser uma porta literal de madeira e dobradiças?


(b)Se é verdade que o pão e o vinho se transformam no corpo e sangue de Cristo, então os que comem o pão são “canibais” e os que tomam o vinho, são “vampiros”!


(c)A ‘transubstanciação’, de acordo com o “AURÉLIO”, significa literalmente “mudança duma substancia em outra”. Todavia, o vinho, mesmo depois de ser dado por Jesus, continua sendo o “fruto da vide”(Lc 22:18).


(d). Jesus disse : “...fazei isto EM MEMÓRIA”(Lc 22:19). Ora, ninguém pode se lembrar de quem está presente, mas sim de quem está ausente, como é o caso de Jesus(1 Co 11:26). Logo, Jesus não pode estar presente fisicamente nos elementos da Ceia.


Vá beber mesmo. Acho que de tanto beber, você está no grupo daqueles que nesse sentido, o fazem, "para que bebendo, se esqueçam da lei"(Pv 31:5)


É engraçado. Os católicos não sabem nem interpretar uma sentença em português, mas ainda sim citam o latim e o grego. Kkkkkk. Engolem um mosquito e arrotam um camelo. Católicos, se arrependam de vossos pecados, e voltem para as Escrituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário