terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Pedro foi bispo de Roma? Os Pais da Igreja dizem que não!!!



Pedro foi o foi bispo de Roma? Quem disse isso? Onde a Bíblia diz isso?. Até alguns dos pais da igreja negam isso. O historiador Eusébio de Cesaréia(263-340), diz de Inácio:


“Também Inácio, CELEBRADO POR MUITOS ATÉ HOJE COMO O SUCESSOR DE PEDRO EM ANTIOQUIA, foi o segundo que obteve o ofício episcopal ali”(História Eclesiástica, III:36)


Os teólogos católicos romanos Berthold Altaner e Alfred Stuiber, se referem a Eusébio como "BISPO E HOMEM DA IGREJA"(Patrologia, p.222),


E ainda dizem que ele era "ANTES DE LUTADOR, SÁBIO"(Ibidem).


Segundo Eusébio, Pedro foi bispo de Antioquia, não de Roma, e em Antioquia, os seguidores de Cristo (os apóstolos), eram conhecidos pelo nome seu cabeça universal (Cristo) - 'cristãos' - não 'católicos romanos':


"E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, CHAMADOS CRISTÃOS"(At 11:26)

Mas Jerônimo(347-420) também afirma o mesmo, dizendo:


"INÁCIO, TERCEIRO BISPO DA IGREJA DE ANTIOQUIA, DEPOIS DO APÓSTOLO PEDRO, condenado aos animais selvagens durante a perseguição de Trajano, foi enviado para Roma e, quando chegou a sua viagem até Esmirna, onde Policarpo o aluno de João era bispo, escreveu uma epístola aos Efésios"(Sobre os Homens Ilustres, 16)


Os teólogos católicos romanos Berthold Altaner e Alfred Stuiber, se referem a Jerônimo como "O MAIS ERUDITO DOS PADRES LATINOS DA IGREJA"(Patrologia, p.396).


Crisóstomo(347-407) também diz a mesma coisa:


"Mas desde que eu mencionei Pedro, percebi uma quinta coroa entrelaçada por ele, E ISSO É QUE ESTE HOMEM CONSEGUIU O OFÍCIO DEPOIS DELE. Pois assim como qualquer um que tire uma grande pedra de uma base se apressa, por todos os meios, a introduzir um equivalente a ela, para que ele não abalar todo o edifício, e torná-lo mais insano, ENTÃO, QUANDO PEDRO ESTAVA PRESTES A PARTIR DAQUI, A GRAÇA DO ESPÍRITO INTRODUZIU OUTRO PROFESSOR EQUIVALENTE A PEDRO, de modo que o edifício já concluído não deveria ser mais prejudicado pela insignificância do sucessor. Contamos com cinco coroas, da importância do oficio, da dignidade daqueles que lhe foram ordenados, da dificuldade do tempo, DO TAMANHO DA CIDADE, DA VIRTUDE DAQUELE QUE LHE TRANSMITIU O EPISCOPADO"(Homília sobre Santo Inácio, 4).


Os teólogos católicos romanos Berthold Altaner e Alfred Stuiber, se referem a João Crisóstomo, dizendo:


"DOS OCIDENTAIS, SÓ AGOSTINHO SE LHE PODE EQUIPARAR"(Patrologia, p.326)


Quem estava lá por perto, nessa ocasião, foram Barnabé e Paulo(At 11:22-30). Pedro nem estava lá, nessa ocasião.


Os católicos romanos, que colocam a a'Tradição'(Os pais da Igreja) como uma das fontes de revelação divina da igreja romana, e regra infalível de uma verdade, devem refutar essa fonte de revelação 'divina' e essa 'regra infalível da verdade', uma vez que os escritores e teólogos católicos romanos Berthold Altaner e Alfred Stuiber, dizem dos pais da igreja:


“O CONSENSO UNÂNIME DOS PAIS, É CONSIDERADO NA IGREJA REGRA INFALÍVEL DE UMA VERDADE”(Patrologia, 2ª Edição, Edições Paulinas, 1972, p.21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário