quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

O Mito das Conjunções Carnais' entre anjos e mulheres (Um exame dos argumentos do Rev. Leandro Lima e sua crença da conjunção carnal entre "anjos" e mulheres, em Gn 6:1-4)




1ªParte...

Ao escrever esse pequeno artigo, longe de mim querer depreciar a imagem deste notável eminente ministro presbiteriano, que já foi nosso amigo no facebook, e a quem admiramos muito, principalmente depois daquele seu artigo sobre "Calvino e a Expiação Limitada". Contudo, cremos que no tocante a sua interpretação de Gn 6:1-4 (que algumas pessoas tem endossado, ainda que sem terem feito um exame aprofundado e minucioso nos argumentos de LL), existem lacunas e falhas, as quais, ao nosso ver, são indícios de que essa interpretação é improcedente. Estudemo-as:

http://www.ipsantoamaro.com.br/artigos/os-anjos-pecaram-com-as-mulheres-em-genesis-6.html

(1)"Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram”.(Gn 6.1-2)

Em si mesma, a passagem poderia ser aplicada naturalmente à mistura de raças, ou seja, que os descendentes de Sete se casaram com as descendentes de Caim. Porém, desde os tempos antigos, os rabinos judeus tiveram dificuldades de aceitar essa posição, e um dos motivos era o fato de apenas “homens" da descendência de Sete, se casarem com “mulheres" da descendência de Caim. Por que não vice e versa? Mas, claro, isso não resolve a questão. Porém, os rabinos notaram que no Antigo Testamento, em nenhum lugar o termo “filhos de Deus” é aplicado diretamente aos homens. Na verdade, fora de Gênesis 6, o termo só aparece no livro de Jó e no Salmo 29.1. No livro de Jó, ele claramente é aplicado aos anjos, entre os quais estava Satanás: "Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles”. No Salmo 29.1, o termo pode se aplicar também aos anjos reunidos em assembléia celeste, porém, é impossível ter certeza disso, pois o texto não explica quem são esses “filhos de Deus”. De qualquer modo, a única referência explícita no Antigo Testamento do termo é para anjos. Além disso, os rabinos estranharam o resultados daquela união: “Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade” (Gn 6.4). Esses gigantes ou "os nefilins” (הַנְּפִלִים), que é o termo hebraico para “gigantes", parecem ser o resultado direto daqueles casamentos impróprios. Provavelmente, o termo nefilim vem da raiz hebraica “cair”, ou “caído”."

Comentário: (a)O contexto anterior de Gn 6:1-2 (Gn 5) e posterior(Gn 6:3,5,-7,12-13; 8:21) apresenta homens, como culpados pelo mal que cairia sobre a Terra, não "anjos", e por "filhos de Deus", se entende a linhagem de Sete se casando com "as filhas dos homens", a linhagem de Caim, e desse casamento misto (como idéia geral das Escrituras [Ed 10:1-14]), resultou de forma calamitosa a iniquidade sobre a Terra(Gn 6:4-5)

(b)A responsabilização por aquele ato de casamento misto, recai sobre homens, não anjos(Gn 6:3,5,-7,12-13; 8:21). Se algum anjo tivesse participação nesse ato, Deus certamente se dirigiria pessoalmente a ele, considerando-o como responsável pelo mesmo, como fez com Lucífer no Éden(Gn 3:14,15)

(c). O termo "filhos de Deus"(em Gn 6:2) não pode se aplicar a anjos bons, porque, isso (o desejo e casamento com mulheres) importaria em um afastamento original do propósito de Deus com relação aos anjos em direção aos eleitos, que era servir a estes(Hb 1:14), se constituindo em pecado e insinuaria que após a primeira queda dos anjos, houve novamente outra queda, e iria contrariar a questão da eleição e predestinação dos anjos bons para a vida eterna, uma vez que estes são citados como exemplos e testemunhas da perseverança(1 Tm 5:21). Nesse caso, ainda, depois da guerra entre os anjos bons(eleitos)e maus, ainda ficou uma parte dos anjos réprobos no céu?

(d)O termo "filhos de Deus" não pode se aplicar a anjos maus, visto que Deus biblicamente nunca chamou anjos maus de "filhos de Deus", mas os chama de "anjos do dragão"(Ap 12:7) e de "semente da serpente"(Gn 3:15). "Semente da serpente" é a mesma coisa que descendência ou "filhos do diabo"!

(e)O fato do termo "os filhos de Deus", que aparece em Jó 1:6; 23:1; 38:7 em referência a anjos, não prova que a mesma expressão "os filhos de Deus" de Gn 6:2,4 tenha o mesmo significado, até porque o AT em outros lugares também chama os homens de "filhos de Deus":

"FILHOS SOIS DO SENHOR VOSSO DEUS..."(Dt 14:1)

"Corromperam-se contra ele; não são SEUS FILHOS...."(Dt 32:5)

"Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de TEUS FILHOS"(Sl 73:15)

"...Vós sois FILHOS DO DEUS VIVO"(Os 1:10)

(f)O termo hebraico הַנְּפִלִ֞ים (nāp̄îl)de acordo com Strong, significa "um caído, ISTO É, UM VALENTÃO OU TIRANO - Gigante". Strong, no entando, entende que a definição própria e primária de הַנְּפִלִ֞ים (nāp̄îl)é "cair"(The New Strong's Expanded Dictionary of Bible Words, p.668).

Wilhelm Gesenius, em sua obra "A Hebrew and English Lexicon of the Old Testament: With an Appendix containing the Biblical Aramaic" afirma que com relação ao termo hebraico "נָפִיל", aqui traduzido por "gigantes", alguns fazem uma interpretação desse termo como "grande no corpo, MAS ISTO É INCORRETO, pois ele significa 'EXCELENTE, NOBRE, HABILIDOSO'". Portanto, a fama deles, se deu, não por suas estaturas, mas por suas qualidades ou ações, contrariando o que os defensores da teoria da conjunção carnal angélica/humana e ufólogos imaginam. A ideia é que eles eram habilidosos [em fazer o mal], isto é, se notabilizaram pela prática do mal, se tornaram famosos pelos seus feitos maus. F. Brown, S. Drivers e Charles Briggs, rezam "נָפִיל"(Nephilim)aqui em Gn 6:4 por "cair, mentir"(The Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon, p.656-657). Assim, vamos entender que eles se tornaram notórios por serem criaturas caídas [isto é, pecaminosas] e por suas mentiras, que é uma consequência e prova de sua queda.

Esse termo נָפִיל[Nephilim], vem de "naphal", que de acordo com Strong significa "cair, ser aceito, lançado, cessar, morrer, dividir, fugir, ter, inferior, ser julgado, ficar, deitar, estar perdido, mentir, derrubar, oprimir, perecer, apresentar"(The New Strong's Expanded Dictionary of Bible Words, p.668)

A pergunta que se faz, é: 'Quando Moisés trata da queda, quando ela a situa? Aos eventos que precederam o dilúvio ou ao evento do Edén?'. A resposta é muito clara - Ao Éden(Gn 2:17 comp. com Gn 3:6-13,16-19)

O fato da raiz desse termo ter, dentre outros, o significado de “cair”, ou o fato do termo nephilim" significar “caído”, não prova se tratar de anjos, nem exclui seres humanos, até porque o evento da queda do ser humano ocorre em Gn 3, e precede o caso de Gn 6, e os homens, portanto, desde o Éden, são caídos(Gn 3:17; Rm 5:12).

Outra coisa a se destacar sobre נָפִיל[Nephilim] é que, ele, que é derivado de "naphal", aparece em Js 11:7, com o significado de "cair sobre, atacar"(William Holladay, Léxico Hebraico e Aramaico do Antigo Testamento, p.343). O mesmo substantivo hebraico נָפִיל[Nephilim], que deriva de "naphal", é usado para descrever gigantes físicos, como Golias(1 Sm 17:4; 21:19-20). Alem disso, Moisés usa este substantivo hebraico נָפִיל[Nephilim] em Nm 13:33, para descrever filhos de pais humanos, não anjos. O pai humano é Anak(Nm 13:22,28,33). Se "Nephilim" denota descendência de pais humanos em Nm 13:33, então por que não em Gn 6:4?

Ademais, o fato de הָֽאֱלֹהִים֙ בְנֵי־ (ben elohim), aparecer em Jó 1:6; 2:1; 38:7 como uma referência aos anjos, não significa necessariamente que o mesmo termo tenha que ser entendido da mesma forma em Gn 6:2,4, até porque o contexto anterior(Gn Cap. IV-V) e posterior(Gn 6:3,5-7,12,13,17; 7:21-23) desse texto(Gn 6) não favorece essa visão(até porque em Jó 1:6; 2:1; 38:7 há uma corte celestial que ele identificou. Não existe tal corte celestial ou qualquer sugestão de anjos neste contexto, identificado por Moisés), mas aponta para o homem como sujeito ativo (não os anjos) em todo o processo de calamidade da inquidade:

"Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito PARA SEMPRE COM O HOMEM ...E VIU O SENHOR QUE A MALDADE DO HOMEM SE MULTIPLICARA SOBRE A TERRA E QUE TODA A IMAGINAÇÃO DOS PENSAMENTOS DE SEU CORAÇÃO EREA SÓ MÁ CONTINUAMENTE.Então ARREPENDEU-SE O SENHOR DE HAVER FEITO O HOMEM SOBRE A TERRA e pesou-lhe em seu coração.E disse o Senhor: DESTRUIREI O HOMEM que criei de sobre a face da terra"(Gn 6:3,5-7)

Da mesma forma a mera repetição do termo הָֽאֱלֹהִים֙ בְנֵי־ (ben elohim), em Gn 6:2,4; Jó 1:6; 2:1; 38:7 não pode indicar que o termo tenha que ter necessariamente o mesmo significado em todos os textos mencionados, como vemos em outros exemplos no AT e NT:

1. O termo hebraico אֱלֹהִ֑ים (elohim) é aplicado a Deus(Gn 1:1), aos demonios(Dt 32:16,17), aos ídolos(1 Re 18:24), a Moisés(Ex 4:16), aos juízes(Ex 21:6). Esse termo aparece em todos esses lugares, e nem por isso, o significado desse termo em um lugar, tem o mesmo significado em todos os lugares.

2. O termo hebraico וְר֣וּחַ (ruach) é aplicado ao Espírito Santo(Gn 1:2). aos demonios(1 Re 22;21-23); a parte imaterial do homem(Nm 16:22), ao folego(1 Re 17:17). Esse termo aparece em todos esses lugares, e nem por isso, o significado desse termo em um lugar, tem o mesmo significado em todos os lugares.

3. O termo hebraico נַפְשְׁךָ֖ (nephesh) é aplicado em relação a estomago(Dt 12:20); a pessoa física(Ez 18:4; Ex 1:5), aos animais((Gn 2:19), ao sangue((Lv 17:14; Is 53:12), e a parte imaterial do homem(Gn 35:18). Novamente, nunca o significado desse termo em um lugar, tem o mesmo significado em todos os lugares.

Nem todos os comentaristas das Escrituras compartilham da opinião do Rev. LL:

"Foi, portanto, ingratidão básica na POSTERIDADE DE SETE, MISTURAR-SE COM OS FILHOS DE CAIM e com outras raças profanas; Porque voluntariamente se privaram da inestimável graça de Deus. Pois era intolerável profanar, perverter e confundir a ordem ordenada por Deus. Parece à primeira vista frívolo que os filhos de Deus sejam tão severamente condenados por terem escolhido para si próprias mulheres belas das filhas dos homens"(João Calvino [1509-1564], Reformador, Comentário de Gn 6:1)

"Não foi nessa época que os homens começaram a multiplicar-se, mas o escritor inspirado fala agora de um fato que havia ocorrido muito tempo antes. Como há uma distinção feita aqui entre os homens e os chamados filhos de Deus, GERALMENTE SE SUPÕE QUE SIGNIFICA DIRETAMENTE A POSTERIDADE DE CAIM E A DE SETE. Os primeiros eram meros homens, e dessa maneira a natureza caída pode produzir, filhos degenerados de um pai degenerado, governados pelo desejo da carne, pelo desejo do olho e pelo orgulho da vida. OS OUTROS ERAM FILHOS DE DEUS, NÃO ANJOS, COMO ALGUNS TEM SONHADO"(Adam Clark [1760-1832], Ministro Metodista, Comentário de Gn 6:1)

"Os 'filhos de Deus' NÃO ERAM ANJOS"(James Burton Coffman[1906-2006], Comenrário de Gn 6:1)

"E eles olhavam, e só olhavam para a sua beleza exterior, e os desejavam: aqueles 'filhos de Deus' NÃO ERAM ANJOS BONS OU MAUS, COMO MUITOS PENSARAM, POR SEREM SERES INCORPÓREOS, E NÃO PODEREM SER AFETADOS PELAS CONCUPISCÊNCIAS CARNAIS... Contudo, isso só poderia ser uma corrupção parcial, não universal, como é afirmado depois, embora tais exemplos tenham, de fato, grande influência sobre o povo; MAS ISSO É PARA SER ENTENDIDO COMO SE REFERINDO A POSTERIDADE DE SETE..."(John Gill [1697-1771], Ministro Batista, Comentário de Gn 6:2)

"(a)OS FILHOS DOS PIEDOSOS QUE COMEÇARAM A SE DEGENERAR.(b)OS QUE TINHAM PAIS ÍMPIOS, COMO OS DE CAIM"(Bíblia de Estudo de Genebra [1591], Gn 6:2)

"A visão mais correta, e agora a mais prevalente, desta passagem - a visão apoiada por Crisóstomo e Agostinho nos tempos antigos, e por Lutero, Calvino, Hengstenberg, Keil, Faber, etc. 'filhos de Deus', SE ENTENDE OS SETITAS PRINCIPALMENTE, MAS INCLUINDO OS OUTROS DESCENDENTES DE ADÃO que professavam os mesmos pontos de vista religiosos e sentimentos"(Robert Jamieson [1802-1880], Andrew Robert Fausset[1821-1910]e David Brown[1803-1897], Ministros Anglicanos, Comentário de Gn 6:2)

"Filhos de Deus, como Dt 14:1; 32:19; Is 1: 2; 45:11, Os 11: 1, Lc 17:27, & Este título está manifestamente relacionado com Gn 4:26, onde as mesmas pessoas são mencionadas como sendo chamado pelo nome do Senhor, ou seja, POR SEREM OS FILHOS E SERVOS DE DEUS... as filhas dos homens, com referência a raça ímpia e maldita de Caim.."(Matthew Poole[1624-1679], Ministro Congregacional Puritano, Comentário de Gn 6:2)

"A POSTERIDADE DE SETE NÃO SE MANTEVE A SI MESMA COMO DEVERIA, MAS SE MISTUROU COM A RAÇA DE CAIM"(Joseph Benson[1749–1821], Ministro Metodista, Comentário de Gn 6:2)

"Alguns sustentam que esses 'filhos de Deus' eram os 'anjos que não guardaram o seu principado'(Jd 6). Afirma-se que o título está no AT exclusivamente utilizado com referência aos anjos. MAS ISSO É UM ERRO(Is 43:6). Os anjos são falados de uma maneira asexuada. Nenhum anjo feminino é mencionado na Escritura, e expressamente nos é dito que o casamento é desconhecido entre os anjos(Mt 22:30).A INTERPRETAÇÃO UNIFORME HEBRAICA E CRISTÃ TEM SIDO QUE O VERSO DE GN 6:2 MARCA O QUEBRAR DA SEPARAÇÃO ENTRE A LINHAGEM PIEDOSA DE SETE E A LINHAGEM ÍMPIA DE CAIM"(C. I. Scofield[1843-1921], Ministro Congregacional, Notas Sobre Gn 6:4)

"SENSUALIDADE, A POLIGAMIA E OS CASAMENTOS MISTOS DAS FAMÍLIAS SETITAS E CAINITAS FORAM AS GRANDES CAUSAS DA 'CORRUPÇÃO' E 'VIOLENCIA' que agora encheu a terra"(Daniel Whedon[1808-1885], Ministro Metodista, Comentário de Gn 6:4)

"Pedro e Judas não fazem alusão a este ponto do tempo, e os partidários dos casamentos anjos, portanto, têm pensado em deixar de fora quando citando esse paralelo para Jd 1: 6. Nessas circunstâncias, O SILÊNCIO DOS APÓSTOLOS QUANTO AOS CASAMENTOS OU A FORNICAÇÃO POR PARTE DOS ANJOS PECADORES É UM SINAL SEGURO DE QUE NÃO DERAM CRÉDITO A ESSAS FÁBULAS DE UMA TRADIÇÃO GNOSTICISTA JUDAICA"(Karl Fredreich Keil [1807-1888], Franz Delitzsch [1813-1890], Ministros Luteranos, Comentário de Gn 6:2)

"HOUVE MISTURA ENTRE OS DESCENDENTES DE CAIM E OS DE SETE, resultando em Nephilim"(George Campbell Morgan[1863-1945], Ministro Congregacional Inglês, Comentário de Gn 6:2)

"Infelizmente, AQUELES DA LINHAGEM DE SETE FORAM SEDUZIDOS PELA ATRATIVIDADE DAS MULHERES DA LINHAGEM DE CAIM, e tomaram esposas como quiseram"(L. M. Grant[1917-1974], Comentário de Gn 6:2-4)

“Porém, como eu disse, até aqui, apesar de alguns indícios interessantes, não se pode fechar a questão. Certamente alguém poderia dizer: o simples fato dos rabinos judeus crerem que eram anjos não prova nada. É verdade, eu diria, a menos que o Novo Testamento conceda apoio a essa interpretação judaica. E o meu ponto é justamente esse: o Novo Testamento confirma essa interpretação. Eu tentarei mostrar isso abaixo. Mas, antes, precisaremos ver exatamente o que era que os judeus, especialmente os da tradição apocalíptica, acreditavam. Há três livros judaicos que mencionam o fato. O livro dos Jubileus, o Testamento dos Doze Patriarcas, e o Livro de Enoque. Menções também aparecem no Documento de Damasco, no livro do Eclesiástico, em 3Macabeus, e em fragmentos dos manuscritos do Mar Morto. Todos foram escritos entres os séculos um e dois antes de Cristo. Esses livros judaicos interpretam que anjos, chamados de guardiões, se relacionaram com as mulheres, gerando gigantes demoníacos, os quais foram exterminados no dilúvio. A questão é a seguinte: essa interpretação era amplamente conhecida nos dias de Jesus e do Novo Testamento, como as provas documentais atestam. Se ela estivesse errada, o Novo Testamento deveria condená-la de alguma maneira. Porém, não só o Novo Testamento não a condena, como a aprova, em pelo menos quatro livros, que são as duas cartas de Pedro, a carta de Judas, e indiretamente também no livro do Apocalipse”

Comentário: (a)Nem todos os rabinos judeus endossaram esse pensamento. O rabino Shimon bar Yochai (+ 18 d.C) afirma que o termo “os filhos de Deus” é uma referência aos descendentes de Sete. O Qumran (Mar Morto) fragmento 4Q417 (4QInstruction) afirma que Deus condenou os filhos de Sete, não os anjos, por sua rebelião. (b)O testemunho dos apócrifos, sem nenhum texto canônico da Bíblia, não serve para confirmar esse teoria sobre Gn 6. (c)O NT não menciona que os anjos desceram para manter conjunções carnais com mulheres da Terra, mas apenas mencionam que eles saíram dos céus, para irem para o inferno!(Jd 6; 2 Pd 2:4)

“Todos esses livros mencionam “anjos em prisão” (1Pe 3.18-20, 2Pe 2.4, Jd 6, Ap 9). A questão é: de onde vem esse conceito de anjos em prisão que todos esses textos mencionam? E a resposta única é: daqueles livros apócrifos mencionados acima. Isso é algo literariamente comprovado. O autor da carta de Judas cita explicitamente o livro de Primeira Enoque, que é o principal livro da tradição apocalíptica judaica que defende o relacionamento dos anjos caídos com as mulheres: “Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele” (Judas 14-15). Esse texto, que inclusive cita o nome de Enoque, está integralmente em 1Enoque 1.9: “Ele virá com milhares de Santos, para exercer o julgamento sobre o mundo inteiro e aniquilar todos os malfeitores, reprimir toda carne pelas más ações tão iniquamente perpetradas e pelas palavras arrogantes que os pecadores insolentemente proferiram contra Ele”. Apesar dos esforço de alguns intérpretes de dissociar os dois textos, uma olhada nos dois textos gregos mostra que Judas citou, embora de forma relativamente livre, o texto do livro de 1Enoque. Mesmo que você não leia grego, pode ver a semelhança das palavras correspondentes entre os dois textos na cor:

1) Judas 14-15: Ἰδοὺ ἦλθεν κύριος ἐν ἁγίαις μυριάσιν αὐτοῦ, 15 ποιῆσαι κρίσιν κατὰ πάντων καὶ ἐλέγξαι ⸂πάντας τοὺς ἀσεβεῖς⸃ περὶ πάντων τῶν ἔργων ἀσεβείας αὐτῶν ὧν ἠσέβησαν καὶ περὶ πάντων τῶν σκληρῶν ὧν ἐλάλησαν κατʼ αὐτοῦ ἁμαρτωλοὶ ἀσεβεῖς.

2) 1 En 1.9: Ὅτι ἔρχεται σὺν ταῖς μυριάσιν [αὐτοῦ καὶ τοῖς] ἁγίοις αὐτοῦ, ποιῆσαι κρίσιν κατὰ πάντων, καὶ ἀπολέσαι πάντας τοὺς ἀσεβεῖς, καὶ (ἐ)λέγξαι πᾶσαν σάρκα περὶ πάντων ἔργων τῆς ἀσεβείας αὐτῶν ὧν ἠσέβησαν καὶ σκληρῶν ὧν ἐλάλησαν λόγων κατʼ αὐτοῦ ἁμαρτωλοὶ ἀσεβεῖς.”

Comentário: (a)Só que o termo grego πνεύμασιν(pneumasin), da raiz de πνεῦμα(pneuma), aqui traduzido por "espíritos", de acordo com o Léxico Grego do NT de Edward Robinson, se refere a "O ESPÍRITO HUMANO, ALMA, APÓS SUA PARTIDA DO CORPO E COMO EXISTINDO NUM ESTADO SEPARADO". (b)Como é a “estória”? Os “espíritos em prisão” de 1 Pd 3:19 eram anjos? É sério isso? Então, se o texto de 1 Pd 3:19 está realmente se referindo aos anjos, como quer LL, quer dizer que Jesus pregou para os demônios? É sério isso? O termo grego κηρύσσω (kérussó), aqui traduzido por "pregou", de acordo com o Léxico Grego do NT de J. H. Thayer, se refere a "PROCLAMAÇÃO PÚBLICA DO EVANGELHO e as questões relativas a ela, feitas por João Batista, por Jesus, pelos apóstolos e outros professores cristãos". Se os "espíritos" em prisão aqui, forem realmente anjos maus, então resta agora dizer que Deus mandou que se pregasse o evangelho aos demônios? Será que demônios podem ser salvos? Não!(Mt 8:28-32; 25:41; Lc 8:28-31; 2 Pe 2:4; Jd 6; Ap 20:10). O contexto de Pd 3:19,10 desfaz essa idéia('espíritos em prisão' se referir aos anjos maus):

“No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé”(1 Pd 3:19,20).

O termo grego aqui traduzido por “rebeldes” é a palavra ἀπειθήσασίν(apeithēsasin), que de acordo com o Léxico Grego do NT de J. H. Thayer, significa “RECUSAR CRENÇA e obediência”. Isso, logo de início, exclui os anjos maus, que naturalmente “creem”(Tg 2:19). Outra coisa, desde quando a longanimidade de Deus se destina a anjos maus? Anjos maus ainda podem ser salvos? Jesus diz que isso é impossível(Mt 25:41). A longanimidade de Deus, diz respeito a seres humanos pecadores, e nesse caso aos antediluvianos, pois o Espírito de Cristo (o Espírito Santo) estava em Noé pregando ao povo durante o tempo em que o povo estava vivo, e o povo é descrito como morto no tempo em que Pedro escreveu esta sua epístola.

(b)Judas cita um verso desse livro (o livro de Enoque),mas nunca defende que anjos que tramaram cometer um crime (1º Enoque 7:4) eram “os filhos de Deus”, tampouco afirma que eles desceram dos céus para manterem conjunções carnais com mulheres, mas para irem para o inferno(Jd 6). Ademais, não arminianos como Calvino(1509-1564), John Gill(1697-1771), Henry Alford(1810-1871), Robert Jamieson (1802-1880), Andrew Robert Fausset(1821-1910) e David Brown (1803-1897), entenderam que a expressão “espíritos em prisão”, se refere àqueles ímpios no tempo de Noé, que não creram em sua mensagem.

(c)O fato de um apóstolo citar um livro não canônico (uma parte de um apócrifo), não quer dizer que todo o restante de seu conteúdo, seja verdadeiro. Jesus citou em Lc 16 um trecho do apócrifo “Revelação de Sofonias”(11:1-2), enquanto que Paulo citou um trecho do “Hino a Zeus” e do “Hino a Jupíter”(At 17:28), e nem por isso ninguém defende que todo o conteúdo dessas obras contém ideias verdadeiras.

“É inútil tentar fechar os olhos para essa evidência. Judas citou mesmo o livro apócrifo de 1Enoque. E, praticamente, todos os judeus dos tempos em que o Novo Testamento foi escrito, conheciam aquele livro. Então, preste atenção: Judas claramente conhece o Livro de 1Enoque, pois o está citando literalmente, e o tal livro fala do relacionamento dos anjos com as mulheres, então, o que Judas tem a dizer a respeito? Não seria a excelente ocasião para desmentir essa tão conhecida interpretação judaica, e colocar um fim a esse equívoco de uma vez por todas?

Mas ele faz o contrário. Ele menciona o pecado dos anjos e cita novamente o Livro de Enoque diversas vezes para confirmar isso:

"Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram; 6 e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia; 7 como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição”. (Judas 5-7).”

Comentário: (a)Judas citou do livro de Enoque umas partes, mas não aquela que menciona que os anjos mantiveram conjunções carnais com mulheres. (b)Não tendo essa crença circulado explícita ou implicitamente entre os cristãos do NT, não havia necessidade de desmentir algo inexistente entre as primitivas crenças do NT. (b)Sim, ele menciona o pecado dos anjos, mas em lugar algum afirma que esse pecado foi a conjunção carnal com mulheres. (c)Jd 7 não menciona tal crença. Na expressão “E aos anjos que não guardaram o seu principado”(Jd 6), a palavra “principado”, no grego “ἀρχὴν”( archēn), de acordo com o Léxico Grego do NT de J. H Thayer, significa, dentre outras coisas “o principado, O GOVERNO, a magistratura”, indicando que eles deixaram de fazer parte do reino ou governo de Deus, e isso pode se entender no fato de terem aderido a causa de Lúcifer, na rebelião dos céus(Ap 12:7-9). Sim, eles “deixaram a sua própria habitação”(Jd 6), porque, diante de sua expulsão dos céus, “não prevaleceram, NEM MAIS O SEU LUGAR SE ACHOU NOS CÉUS”(Ap 12:8). (d)O próprio texto de Judas não dá nenhuma ênfase, nem mesmo de forma implícita, de que após deixarem os céus, eles desceram para a Terra, para manterem conjunções carnais com mulheres, mas, ao invés disso, foram lançados no inferno: “RESERVOU NA ESCURIDÃO E EM PRISÕES ETERNAS até ao juízo daquele grande dia”(Jd 6); “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, MAS, HAVENDO-OS LANÇADO NO INFERNO”(2 Pd 2:4).

“Veja que ele está citando três maus exemplos no texto, de atitudes condenáveis, lá do passado. O exemplo da geração que saiu do Egito, o exemplo dos anjos, e o exemplo de Sodoma e Gomorra. Antes de entrar especificamente nos termos aplicados aos anjos, veja que ele diz algo interessante ao mencionar o pecado de Sodoma e Gomorra: “que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne”. Quem são esses “aqueles” que se entregaram à prostituição em termos semelhantes ao “ir após outra carne” de Sodoma e Gomorra? Ora, ele só mencionou os dois exemplos antes, o exemplo da geração que saiu do Egito, e o exemplo dos anjos que pecaram. Então, precisa ser um desses dois grupos. “Aqueles" é um pronome demonstrativo adjetival masculino plural. Nesse sentido, realmente poderia ser aplicado a qualquer dos dois grupos anteriores, apesar de fazer mais sentido referir-se ao grupo mais próximo já mencionado, que é exatamente o grupo dos anjos. E note que o pecado da geração do Egito foi explicitamente mencionado acima: “incredulidade”. Eles não creram que Deus poderia dar a terra de Canaã, pois ficaram com medo dos povos que moravam lá. O pecado da geração do Egito não tem relação com “prostituição" e “ir após outra carne”, pois o próprio Judas disse que foi incredulidade, e o Pentateuco confirma isso. Alguns argumentam que quando Moisés estava no Sinai, o povo lá embaixo se entregou à prostituição. Isso é verdade, porém, isso não os impediu de entrar em Canaã, pois Deus perdoou o pecado do povo. Eles não entraram em Canaã porque ficaram com medo do relato dos espias. Foram incrédulos. E por causa disso, toda aquela geração morreu no deserto. Somente Josué e Calebe entraram na terra. Então, o pecado da geração que saiu do Egito não um "ir após outra carne", mas falta de fé. Por outro lado, o pecado dos anjos, ele não mencionou explicitamente. Portanto, logicamente e exegeticamente, quando ele diz que “aqueles” se prostituíram e foram após outra carne, ele está falando dos anjos, e explicando o pecado deles. O pecado do homossexualismo de Sodoma foi de fato um “ir após outra carne”, pois foi algo contrário à natureza dos homens. Do mesmo modo, o pecado dos anjos com as mulheres foi algo contrário à natureza angélica, uma espécie também de "ir após outra carne".


Comentário: (a) Que eu saiba, o pronome demonstrativo "aquele[s]" indica algo ou alguém que está um pouco distante da pessoa que fala e da pessoa a quem se fala, tanto na ordem de lugar como na de tempo, aludindo a seres ou coisas que se acham distantes da primeira e da segunda pessoa, do falante e do ouvinte(Ex: Hb 7:23). Agora, se ele tivesse dito "estes" ele estaria se referindo a coisa ou pessoa próxima a pessoa que fala(ex: Hb 7:24). Entendo que “aqueles” é uma referência aos falsos mestres de Jd 4. (b)A própria frase de LL já fecha a questão: “POR OUTRO LADO, O PECADO DOS ANJOS, ELE NÃO MENCIONOU EXPLICITAMENTE“.

(b)Teria razão o Rev. LL, diz: “...quando ele diz que “aqueles” se prostituíram e foram após outra carne, ele está falando dos anjos “? Não, porque primeiramente, os anjos, como seres assexuados(Mt 22:29), não tem condições não só de sentir desejo sexual (pois não possuem de forma biológica um corpo de carne, sangue e ossos), mas também sequer possuem o poder de criar o sémen masculino, necessário para fecundação no óvulo feminino. O ato de procriar foi dado por Deus explicitamente aos seres humanos(Gn 1:27,28). Nosso Senhor mostra que os cristãos, no futuro, quando alcançarem a glorificação de seus corpos, não possuirão desejo sexual, exatamente como os anjos hoje:

“Porque na ressurreição NEM CASAM NEM SÃO DADOS EM CASAMENTO, MAS SERÃO COMO OS ANJOS DE DEUS NO CÉU”(Mt 22:30).

Note, que segundo nosso Senhor, os anjos de Deus que estão no céu, não se casam, nem são dados em casamentos, e esse texto exclui os anjos de qualquer possibilidade de casamento, segundo comentaristas das Escrituras:

"Nem haverá coisas como casamento e procriação de filhos entre eles, ALÉM DA QUE NÃO EXISTE ENTRE OS ANJOS"(John Gill,[1697-1771], Com. de Mt 22:30)

"Mas serão como os anjos de Deus - isto é, na forma da conversa; No que diz respeito ao casamento e ao modo de sua existência"(Albert Barnes[1798-1870], Ministro Presbiteriano, Com. de Mt 22:30)

"Ele não diz que eles serão sem corpos, porque então eles não seriam homens mais; MAS SERÃO COMO ANJOS, PORQUE NÃO SE CASAM, NEM SE CASARÃO"(Bíblia de Estudo de Genebra [1591], Com. de Mt 22:30)

"A vontade dos justos, em seguida, estará na mesma condição que os anjos de Deus, SEM CASAMENTO comida e bebida, etc”(J. A. Bengel[1687-1752], Ministro Luterano, Com. de Mt 22:30)

"Eles não conseguiram reconhecer o poder de Deus porque o limitaram a ser capaz de elevar as pessoas de uma forma que se encaixasse nos padrões terrenos. Eles não aceitaram a existência de 'espíritos'. Mas, Jesus aponta, Deus não era tão limitado. Pois a verdade é que na ressurreição os homens são "como os anjos no céu", isto é, como os anjos são "espíritos" (compare 1 Co 15:44, 50-51 Ver Hb 1:7,14). ASSIM, ELES NÃO SE CASAM OU SE ENVOLVEM EM PRÁTICAS SEXUAIS, NÃO HÁ NECESSIDADE DE REPRODUÇÃO NO CÉU, pois ninguém morre”(Peter Pett, Ministro Batista, Com. de Mt 22:30)

"AS RELAÇÕES FÍSICAS DO CASAMENTO TERRESTRE NÃO PERTENCEM A SERES ESPIRITUAIS. Os santos quando ressuscitados SÃO COMO OS ANJOS. Isso não nega relações pessoais ou relacionamentos espirituais, MAS A EXISTÊNCIA DE LAÇOS CARNAIS"(Barton W. Johson[1833-1894], Ministro Batista, Com. de, Mt 22:30)

(c)Com relação a expressão “e ido após outra carne”(Jd 1:7) o mencionar-se "outra carne", pressupõe-se que sendo a própria carne feminina naturalmente a carne própria para a conjunção carnal(Gn 2:24), por "outra carne", se entende a carne do homem, usada pecaminosamente no ato sexual em abandono da carne feminina(Rm 1:27). Diferentemente do caso de Gn 6:2-4, que apresenta "os filhos de Deus" praticando a heterossexualidade.

(d)Quando o LL diz: “Do mesmo modo, o pecado dos anjos com as mulheres foi algo contrário à natureza angélica, uma espécie também de "ir após outra carne", teria ele razão? Não, porque simplesmente isso é forçada de barra, pois não existe ali nenhuma menção de que a expressão “ir após outra carne” tenha outra conotação que não a prática do homossexualismo. Qualquer um que examinar Jd 7, verá que a expressão "ido após outra carne", se refere a prática da sodomia, e não a uma relação sexual entre anjos e mulheres, e dessa ideia compartilham os comentaristas reformados das Escrituras:

"...NÃO APLICO ESTAS PALAVRAS AOS ISRAELITAS E ANJOS, MAS A SODOMA E GOMORRA"(João Calvino [1509-1564], Comentário de Jd 7)

"Ir atrás estranha carne - Margem: 'outra'. A referência parece ser ao pecado incomum que, A PARTIR DO NOME SODOMA, FOI CHAMADO(Compare Rm 1:27 'SODOMIA'). O significado da frase "ir atrás" é que eles eram grandemente viciados nesse vício. A palavra 'estranho, ou outro' REFERE-S ÀQUILO QUE É CONTRÁRIO À NATUREZA"(Albert Barnes [1798-1870], Ministro Presbiteriano, Comentário de Jd 7)

"e ido após outra carne; Ou "outra carne"; SIGNIFICANDO NÃO OUTRAS MULHERES ALÉM DE SUAS PRÓPRIAS ESPOSAS, MAS HOMENS; E PROJETA ESSE PECADO ODIÁVEL E ANTINATURAL, QUE, DESSAS PESSOAS, É CHAMADO DE SODOMIA ATÉ HOJE; E que é um grande pecado, contrário à luz da natureza e da lei de Deus, desonroso para a natureza humana e escandaloso para uma nação e povo, e comumente prevalece onde a idolatria ea infidelidade fazem, como entre os papistas e maometanos; E levantou-se da ociosidade e plenitude de pão em Sodoma, e foi cometido aos olhos de Deus, com grande impudência: a sua punição segue"(John Gill[1697-1771], Ministro Batista, Comentário de Jd 7)

"SEGUINDO OS PASSOS DE SODOMA E GOMORRA .Assim, ele apresenta suas perversões horríveis e perversas"(Biblia de Estudo de Genebra[1591], Comentário de Jd 7)

"Indo atrás de carne estranha, [apelthousai] - SE AFASTANDO DO CURSO DA NATUREZA, E INDO APÓS O QUE É INATURAL. Em tempos posteriores, os pagãos mais cultos se entregaram ao pecado de Sodoma sem remorsos"(Robert Jamieson (1802-1880), Andrew Robert Fausset e David Brown [1803-1897], Ministros Anglicanos, Comentário de Jd 7)

"Um terceiro exemplo é tirado das cidades pagãs de Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, tendo-se entregue do mesmo modo que os povos dessas cidades fez, OU COMO ESSES FALSOS MESTRES TEM FEITO, E TENDO IDO APÓS ESTRANHA (DIFERENTE) CARNE, PRATICANDO VERGONHA, HOMEM COM HOMEM, e mesmo homem com besta. Como isso é verdade da tendência de alguns ensino pode ser visto em autores clássicos, e em tal testemunho como Irineu dá das práticas dos nicolaítas (Judas 1:20)"(Philip Schaff[1819-1893], Ministro Presbiteriano, Comentário de Jd 7)

"OUTRO EXEMPLO DA SEVERIDADE DE DEUS CONTRA O PECADO É SODOMA E GOMORRA, Adma e Zeboim, que, tendo eles próprios até as concupiscências da impureza, foram de uma maneira extraordinária destruídos pelo fogo do céu, que foi um precursor do fogo eterno do inferno, Que eles devem sofrer por toda a eternidade, e assim pode e deve ser um exemplo terrível e aviso oportuno a todas as pessoas, que eles não caem em pecados semelhantes"(William Burkitt[1650-1703], Ministro Anglicano, Comentário de Jd 7)

"Indo depois de carne estranha. - Estritamente, extraviando-se depois de outra carne - OU SEJA, DIFERENTE DO QUE É PERMITIDO; DEIXANDO O USO NATURAL PARA O USO INATURAL"(Charles John Ellicott [1813-1888], Ministro Anglicano, Comentário de Jd 7)

"O APÓSTOLO AQUI NOS CHAMA A LEMBRANÇA A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA(Jd 7). Mesmo que, 7 c. É em alusão à destruição de Pentapolis, ou as cinco cidades, que as misérias dos condenados são estabelecidas por um lago que arde com fogo e enxofre que ELES ERAM CULPADOS DE MALDADE ABOMINÁVEL, não sendo nomeada ou imaginada, mas com a extrema aversão e ódio sua ruína é um aviso especial a todas as pessoas a levarem em conta ao se precipitarem em, deleites carnais, que combatem contra a alma'(1 Pd 2:11). 'ESSES DESEJOS CONSUMIRAM OS SODOMITAS COM O FOGO DO CÉU, e agora eles estão sofrendo a pena do fogo eterno portanto, preste atenção, não imite os seus pecados, para que as mesmas pragas não vos alcance como a eles"(Matthew Henry[1662-1714], Ministro Presbiteriano, Comentário de Jd 7)

"Após ter-se entregue à fornicação e ido após outra carne: JUDAS SE REFERE AO RELATO DE GÊNESIS 19:1-38, EM QUE O COMPORTAMENTO HOMOSSEXUAL DOS HOMENS DE SODOMA É DESCRITO"(David Guzik, Ministro Presbiteriano, Comentário de Jd 7)

Somente violentando Jd 7, se pode afirmar que o assunto ali é outro, senão o homossexualismo.

“Esse pecado dos anjos é justamente o pecado que o Livro de Enoque menciona, o livro que Judas está citando literalmente. Na verdade, e agora avançamos ainda mais nessa compreensão, cada uma das palavras usadas por Judas para descrever a transgressão dos anjos no verso 6 são encontradas no Livro de Enoque. Abaixo destaco as principais palavras e os temas correspondentes que aparecem no Livro de Enoque, tanto em português quanto em grego:

3)Judas 6 - e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia — ἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν ἀλλὰ ἀπολιπόντας τὸ ἴδιον οἰκητήριον εἰς κρίσιν μεγάλης ἡμέρας δεσμοῖς ἀϊδίοις ὑπὸ ζόφον τετήρηκεν·

4)1 En 10.12: (amarra-os por sete gerações nos vales da terra, até o dia do seu julgamento, até o dia do Juízo Final!) — δῆσον αὐτοὺς ἑβδομήκοντα γενεὰς εἰς τὰς νάπας τῆς γῆς μέχρι ἡμέρας κρίσεως αὐτῶν καὶ συντελεσμοῦ, ἕως τελεσθῇ τὸ κρίμα τοῦ αἰῶνος τῶν αἰώνων

5)1 En 12.4 (Escriba da Justiça, vai e anuncia aos Guardiões do céu que perderam as alturas do paraíso e os lugares santos e eternos) — “ὁ γραμματεὺς τῆς δικαιοσύνης Πορεύου καὶ εἰπὲ τοῖς ἐγρηγόροις τοῦ οὐρανοῦ οἵτινες ἀπολιπόντες τὸν οὐρανὸν τὸν ὑψηλόν

6) 1 En 14.5: (Daqui por diante nunca mais havereis de subir ao céu; mas foi determinado que sejais acorrentados aqui na terra por todos os tempos) —— *ἵνα μηκέτι εἰς τὸν οὐρανὸν ἀναβῆτε ἐπὶ πάντας τοὺς αἰῶνας, καὶ *ἐν τοῖς δεσμοῖς τῆς γῆς ἐρρέθη δῆσαι ὑμᾶς εἰς πάσας τὰς γενεὰς τοῦ αἰῶνος”

7) 1 En 15.3 (Por que motivo abandonastes o alto do céu, santo e eterno) — “διὰ τί ἀπελίπετε τὸν οὐρανὸν τὸν ὑψηλὸν τὸν ἅγιον τοῦ αἰῶνος”

8)1 En 15.7 (Por isso eu não criei para vós mulheres, pois os espíritos do céu possuem no céu a sua morada) — “καὶ διὰ τοῦτο οὐκ ἐποίησα ἐν ὑμῖν θηλείας· τὰ πνεύμα(τα) τοῦ οὐρανοῦ, ἐν τῷ οὐρανῷ ἡ κατοίκησις αὐτῶν”.

Ou seja, claramente o conceito de anjos que abandonaram sua morada celeste, e agora estão aprisionados, por terem pecado, é um conceito explícito do Livro de Enoque. Neste livro, é defendido abertamente que esse pecado foi o relacionamento deles com as mulheres em Gênesis 6. Novamente deve ser dito, se Judas entendesse que isso estava errado, uma vez que citou o referido livro, ele tinha a obrigação de esclarecer seus leitores de que aquela história era falsa. Mas, não apenas ele não faz isso, como claramente confirma a história!”

Comentário: (a) Não é porque uma parte do apócrifo sirva para ilustrar doutrinas bíblicas(imortalidade da alma, tormento consciente no inferno, condenação dos anjos ao inferno, etc), que todo o seu conteúdo seja verdadeiro, como no caso do apócrifo de Enoque. O fato dele revelar ou ilustrar a prisão dos anjos maus no inferno, não serve para tornar igualmente verdadeiro a crença de que o pecado daqueles anjos foi um ato sexual com mulheres.


2ª Parte.

Agora vejam o conteúdo do livro de Enoque, omitido no texto do artigo do Rev. LL:

"Aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, que as filhas nasceram deles, elegante e bonito. E quando os anjos, os filhos do céu, olhando para elas, que se apaixonou por elas, dizendo uns aos outros: Vem, vamos selecionar para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e vamos gerar filhos. Então seu líder Samyaza disse-lhes; Temo que talvez você esteja indisposto à realização deste empreendimento; E QUE SÓ EU SOFREREI POR TÃO GRAVE CRIME. MAS ELES RESPONDERAM-LHE E DISSE: ‘Todos juramos’. E nos amarramos por mútuo juramento, que não vamos mudar a nossa intenção, mas executamos nosso empreendimento projetado. Então eles juraram todos juntos, e todos se amarraram por mútuo juramento. Todo seu número era duzentos, os quais descendiam de Ardis, que é o cume do monte Armon. Essa montanha, portanto foi chamado Armon, porque eles tinham jurado sobre ele, e amarraram-se por mútuo juramento.Estes são os nomes de seus chefes: Samyaza, que era seu líder, Urakabarameel, Akibeel, Tamiel, Ramuel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal. Estes foram os prefeitos dos duzentos anjos, e o restante foram todos com eles. Em seguida, eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; Com quem eles começaram a se aproximar, e com quem conviviam; ENSINANDO-LHE FEITIÇARIAS, ENCANTAMENTOS, e a divisão de raízes e árvores. E as mulheres conceberam e geraram gigantes A sua estatura era cada trezentos côvados. Estes devoravam tudo o que o trabalho dos homens produziu, até que se tornou impossível alimentá-los; Quando eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los; E começaram a ferir pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um após o outro, e para beber seu sangue"(Enoque 7:1-11)

http://www.bibliotecapleyades.net/enoch/1enoch01-60.htm

Se é verdade que o texto de Gn 6 fala que "os filhos de Deus" são "anjos", que tipo de anjos se dedicaria a ensinar a prática da feitiçaria? Será que "anjos bons" eleitos, se dedicariam a ensinar a feitiçaria? Isso criaria um problema para os defensores da teoria do "sexo entre anjos e mulheres" de Gn 6, pois insinuaria que houve uma segunda queda dos anjos, uma vez que já se tinha menção da queda dos anjos, visto que Lucífer tentou Eva no Jardim do Éden(Gn 3:1-5,15 comp. com Ap 12:9; 20:2)

“Isso não significa que Judas considerasse o livro de Primeira Enoque inspirado, nem que tudo o que está escrito no referido livro seja verdade, mas deve ser entendido que aquela parte do livro de Enoque era verdade porque é verdade de Deus, independente da fonte. Se alguém disser que, então, Judas citou uma mentira, pois a frase é do falso Enoque e não do verdadeiro, em resposta podemos dizer que a frase talvez seja do Enoque verdadeiro, mas que foi preservada até ser escrita no livro de 1Enoque através da tradição oral. De qualquer modo, temos um autor do Novo Testamento, inspirado pelo Espírito Santo, confirmando essa parte do ensino do Livro de Enoque. Precisamos aceitar, portanto, que essa parte é verdadeira, ou rejeitarmos a carta de Judas.

Na verdade, a própria estrutura que Judas usa, de citar os três exemplos do passado, ou seja, geração do Egito, geração de Sodoma, e anjos do dilúvio, segue um padrão que pode ser encontrado em vários outros livros (Cairo Damascus (CD–A Col. ii:13); Eclesiástico 16.7-10, 3Mac 2.4-7, Testamento de Naftali 3.4–5, m. Sanhedrin 10:3). E nesses livros, reconhece-se que o pecado dos anjos é o relacionamento com as mulheres. Como Judas poderia usar a mesma estrutura amplamente conhecida pelos judeus se quisesse provar algo diferente, sem mostrar que estava querendo provar algo diferente?”


Comentário: (a)Judas apenas citou uma parte do apócrifo de Enoque para ilustrar a verdade bíblica da condenação dos anjos maus, mas nunca ensinou que estes praticaram conjunções carnais com mulheres. (b)O livro de Cairo Damascus não ensina essa tese. Veja o seu conteúdo:

"E agora, ouça-me, todos os que entraram no pacto, e eu vai abrir os ouvidos para o destino que atende os ímpios.

Deus ama o conhecimento. Sabedoria e bom senso Ele tem posto diante dEle. Prudência e conhecimento ministrar a Ele. Ele trata com paciência e perdão abundante, para que ele possa ouvir a confissão do arrependido. Mas também com ele são força e poder e grande ira, juntamente com chamas de fogo e todos os anjos da destruição em designação PARA OS QUE SE DESVIAM DO SEU CAMINHO E TRATAM SUA ORDENANÇA COMO UMA COISA A SER EVITADA, ATÉ O FIM QUE ELES SERÃO DEIXADOS SEM REMANESCENTE OU SOBREVIVENTE.

NUNCA, DESDE O INÍCIO DO MUNDO, DEUS APROVOU TAIS HOMENS. ELE SEMPRE SOUBE QUAIS SERIAM SUAS AÇÕES, MESMO ANTES QUE OS FUNDAMENTOS FOSSEM POSTOS. Ele anatematizou gerações inteiras por causa do derramamento de sangue, escondendo Sua face da terra. Seu fim sempre foi predeterminado. Ele sempre previu quanto tempo durariam e a extensão exata e precisa de sua continuidade; Sim, tudo o que aconteceu em suas várias épocas ao longo da história, e também tudo o que estava para acontecer com eles.

No entanto, em todas as suas gerações Ele sempre levantou para si homens devidamente designados, para que Ele possa prover sobrevivência para a terra e encher a face do mundo com sua semente. E a estes Ele já revelou o seu Espírito Santo nas mãos de seu ungido e já revelou a verdade; E Ele claramente especificou quem eles eram. Mas aqueles a quem Ele odiava sempre partiram para o erro"(ii, 2-13)

http://www.essene.com/History&Essenes/cd.htm

(c)O livro de Eclesiástico também não ensina essa tese(sexo entre anjos e mulheres). Eis o seu conteúdo:

"Um único homem sensato fará povoar a pátria, enquanto que um país de maus tornar-se-á deserto. Vi com meus olhos inúmeros exemplos, e meus ouvidos ouviram alguns ainda mais graves. O FOGO ACENDER-SE-Á NA ASSEMBLEIA DOS MAUS, E A CÓLERA SE INFLAMARÁ SOBRE UM POVO INCRÉDULO. OS GIGANTES NÃO IMPLORARAM O PERDÃO DE SEUS PECADOS, E FORAM DESTRUÍDOS, APESAR DE TEREM CONNFIADO NA PRÓPRIA FORÇA. Deus não poupou a terra onde residia Ló, mas abominou os seus habitantes por causa de sua insolência. Não teve pena deles, exterminou a nação inteira, que se engrandecia com o orgulho, apesar de seus pecados.Assim aconteceu com os seiscentos mil homens vivos que se haviam reunido na dureza de coração; ainda que um único se tivesse mostrado obstinado, seria para admirar que não tivesse sido castigado"(16:5-11).

http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/eclesiastico/16/

(d)O 3º livro dos Macabeus também não ensina a teoria do sexo entre anjos e mulheres. Eis o seu conteúdo:

"4. Tu destruíste aqueles que antes faziam Iniquidade, entre os quais havia gigantes confiantes em sua força e ousadia, trazendo sobre eles uma inundação sem limites de água. 5. Você agiu com fogo e enxofre para com os homens maus de Sodoma, Trabalhadores da arrogância, que se tornaram totalmente conhecidos por seus crimes, e os tornastes um exemplo amplo para aqueles que surgiriam posteriormente. 6. Tu agistes com punições múltiplas e dolorosas o insolente Faraó quando escravizou o teu santo Israel, e fizeste conhecer o teu poderoso poder. 7. E quando ele perseguiu com carros. E uma multidão de povos que tu o afundastes no fundo do mar, mas aqueles que confiaram em ti, o soberano de toda a criação, tu trouxeste Com segurança"(3º Mac. 2:4-7)

http://www.mylapidmedia.com/uploads/8/1/0/5/8105580/thirdbookmaccabe00unknuoft.pdf

Portanto, esse apócrifo menciona Gn 6:4, mas não ensina que anjos tiveram conjunções carnais com mulheres.

(e)Não encontrei o alegado capítulo 3 do Testamento de Naftali, e acredito que não exista, sendo um erro de transcrição do Rev. LL. Todavia, o que esse documento diz, não favorece a teoria do Rev. LL. Eis o conteúdo:

"Mas vós não sereis assim, meus filhos, reconhecendo no firmamento, na terra, e no mar, e em todas as coisas criadas, o Senhor que fez todas as coisas, para que não sejais como Sodoma, que mudou a ordem de natureza. Da mesma maneira, OS GUARDIÕES TAMBÉM MUDARAM A ORDEM DE SUA NATUREZA, A QUEM O SENHOR AMALDIÇOOU NO DILÚVIO, pelo qual Ele fez a terra sem habitantes e infrutífera.Estas coisas digo Vós, meus filhos, porque EU LI NA ESCRITURA DE ENOQUE QUE TAMBÉM VÓS VOS DESVIAREIS DO SENHOR, ANDANDO SEGUNDO TODA A INIQUIDADE DOS GENTIOS, E FAREIS SEGUNDO TODA A INIQUIDADE DE SODOMA.E o Senhor vos tirará cativeiro, e servireis a vossos inimigos, e sereis humilhados com toda aflição e tribulação, até que o Senhor vos consuma a todos"(1:26-29)

http://www.sacred-texts.com/bib/fbe/fbe287.htm

E em outro site, esse mesmo conteúdo é atribuído ao 7º Capítulo (vv.3-5) do Testamento de Naftali:
https://www.ccel.org/ccel/schaff/anf08.iii.x.html

Este apócrifo mostra que o que ocorreu nos eventos do apócrifo de Enoque, foi homossexualidade, não heterossexualidade, como em Gn 6:2,4; e isso não favorece o argumento de LL. Com a expressão "OS GUARDIÕES TAMBÉM MUDARAM A ORDEM DE SUA NATUREZA, A QUEM O SENHOR AMALDIÇOOU NO DILÚVIO", esse apócrifo não pode estar se referindo aos anjos, pois cremos que essa expressão (OS GUARDIÕES TAMBÉM MUDARAM A ORDEM DE SUA NATUREZA), tende a se referir a a prática homossexual (e isso nos lembra Rm 1:26,27); e da mesma forma, a expressão "A QUEM O SENHOR AMALDIÇOOU NO DILÚVIO", em Gn 6, é uma referência ao homem(Gn 6:7,13). Alías, o próprio contexto dessas declarações, dão subsídios para isso, desde que lemos:

"Portanto, não tenhais vontade de corromper as vossas obras com avareza ou com palavras vãs para seduzirem as vossas almas; Porque, se guardardes o silêncio na pureza de coração, compreenderdes como manter firme a vontade de Deus e rejeitar a vontade de Belial. Sol, lua e estrelas não mudam a sua ordem; Assim também vós não mudais a lei de Deus na desordem de vossos atos.Os gentios se desviaram e deixaram o Senhor, e impuseram a sua ordem, e obedeciam a estoques e pedras, espíritos enganadores.Mas vós não sereis assim, meus filhos, reconhecendo no firmamento, na terra, e no mar, e em todas as coisas criadas, o Senhor que fez todas as coisas, PARA QUE NÃO SEJAS COMO SODOMA, QUE MUDOU A ORDEM DA NATUREZA"(Testamento de Naftali, 7:23-26).

Nesse sentido, o contexto da declaração do Testamento de Naftali, alude a prática homossexual, e isso difere grandemente de Gn 6:2,4, se refere a prática heterosexual, mostrando não se referir aos mesmos personagens.

(f)A citação do Misnah Sanhedrin 10:3 não prova absolutamente nada. Eis o seu conteúdo:

"A GERAÇÃO DO DILÚVIO NÃO TEM NENHUMA PARTICIPAÇÃO NO MUNDO VINDOURO , nem permanecerá de pé no juízo , como está dito(Gênesis 6: 3) 'Meu espírito não permanecerá [yadon] no homem para sempre', nem o juízo [atordoará] nem o espírito. A GERAÇÃO DA DIVISÃO NÃO TEM NENHUMA PARTICIPAÇÃO NO MUNDO VINDOURO, como se diz(Gn 11: 8) "Então o Senhor espalhou-os de lá sobre a face de toda a terra". 'Assim o Senhor os dispersou', neste mundo; (Gênesis 11: 9) "e daí o Senhor os espalhou" no mundo vindouro. O povo de Sodoma não tem nenhuma parte no Mundo Vindouro, como se diz, (Gênesis 13:13) 'Ora, os homens de Sodoma eram ímpios e pecadores contra o Senhor'. 'PerversoS' neste mundo, 'e pecadores"' no Mundo Vindouro. Mas eles permanecerão em juízo. Rabino Necemias diz: "Nem subsistirão no0 juizo, como está escrito" (Sl 1: 5). 'Portanto, os ímpios não permanecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos'. 'POR ISSO OS IMPIOS NÃO PERMANECERÃO DE PÉ NO JUÍZO', ESTA É A GERAÇÃO DO DILÚVIO; 'Nem pecadores na congregação dos justos', este é o povo de Sodoma. [Os Sábios] disseram-lhe: Eles não ficarão na congregação dos justos, mas eles permanecerão na congregação dos ímpios. OS SENTINELAS NÃO TEM NENHUMA PARTICIPAÇÃO NO MUNDO VINDOURO, como se diz(Nm 14:37). 'Mesmo os homens que fizeram surgir um mau relato da terra, morreram pela praga perante o Senhor'. 'Morreram', neste mundo; 'Na praga', no Mundo Vindouro. A geração do deserto não tem participação no Mundo Vindouro e não permanecerá em juízo, como está escrito: (Nm 14:35). 'Nesse deserto serão consumidos, e ali morrerão', segundo Rabi Akiva. O rabino Eliezer diz, sobre eles [o verso] diz, (Sl 50:5) 'Reunir os Meus santos juntos para mim, aqueles que fizeram uma aliança comigo em sacrifício'. A congregação de Coré não ascenderá no futuro, como se diz (Nm 16:33): "e a terra se fechou sobre eles", neste mundo; 'E pereceram de entre a assembléia', no Mundo Vindouro, de acordo com Rabino Akiva. O rabino Eliezer diz, sobre eles [o verso] diz, (I Sm 2: 6): 'O Senhor mata, e faz descer ao túmulo e subir dele'. As Dez Tribos não voltarão no futuro, como se diz, (Dt 29:27) '[Deus] as lançará em outra terra, como é hoje'. Assim como este dia vai e não retorna, assim também, eles irão e não voltarão, de acordo com Rabi Akiva. Rabi Eliezer diz, assim como o dia se torna escuro e [então] se acende; Assim também, as Dez Tribos, para quem esteve na escuridão, no futuro, assim, a luz irá florescer para eles".

Portanto, citação do Misnah Sanhedrin 10:3 não menciona nenhum casamento nem alguma conjunção carnal entre anjos e mulheres. O Misnah tende a entender Gn 6:2,4, com referência àquelas pessoas responsáveis por todas aquelas maldades que se alastraram calamitosamente sobre a Terra, que antecederam o dilúvio, como criaturas humanas ímpias, não como seres angelicais, quando afirma "POR ISSO OS IMPIOS NÃO PERMANECERÃO DE PÉ NO JUÍZO', ESTA É A GERAÇÃO DO DILÚVIO".

Portanto, nenhum desses livros apócrifos e judaicos, afirmam que o pecado dos anjos foi o sexo com mulheres, nem negam aquilo que o AT e NT o afirmam, se referindo meramente a esse pecado como sendo uma rebelião!(Is 14:12-15; Ap 12:7-8)

" Mas não adiantaria tirar Judas do Cânon. O Apóstolo Pedro confirma o ensinamento de Judas e do Livro de Enoque sobre anjos em prisão também usando termos do livro de Enoque, e ainda por cima parece ligar o fato diretamente com o dilúvio: "Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios” (2Pe 2.4-5). Quando o autor diz que Deus “não poupou aqueles anjos”, ele está fazendo uma menção direta ao fato de que, apesar daqueles anjos terem pedido clemência e misericórdia no referido livro, Deus não os poupou e os aprisionou no abismo. Veja essa parte daquele livro: "Enoque, tu, o Escriba da Justiça, vai e anuncia aos Guardiões do céu que perderam as alturas do paraíso e os lugares santos e eternos, que se corromperam com mulheres à moda dos homens, que se casaram com elas, produzindo assim grande desgraça sobre a terra; anuncia-lhes: `Não encontrareis nem paz nem perdão'. Da mesma forma como se alegram com seus filhos, presenciarão também o massacre dos seus queridos, e suspirarão com a sua desgraça. Eles suplicarão sem cessar, mas não obterão nem clemência nem paz!" (1Enoque 12). Várias vezes no livro, é mencionado que Deus não concederia clemência e que eles seriam aprisionados em abismos de trevas"

Comentário: (a)Sim, Pedro afirma que os anjos estão presos, mas não afirma que o pecado deles foi uma conjunção carnal com mulheres. (b)Sim, só que todo o contexto mostra que esses anjos planejaram cometer um crime, e se manterem firmes nesse palno:

"Aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, que as filhas nasceram deles, elegante e bonito.E quando os anjos, os filhos do céu, olhando para elas, que se apaixonou por elas, dizendo uns aos outros: Vem, vamos selecionar para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e vamos gerar filhos. Então seu líder Samyaza disse-lhes; Temo que talvez você esteja indisposto à realização deste empreendimento; E QUE SÓ EU SOFREREI POR TÃO GRAVE CRIME. Mas eles responderam-lhe e disse; Todos juramos. E amarraram-se por mútuo juramento, que não vamos mudar a nossa intenção, mas executamos nosso empreendimento projetado. Então eles juraram todos juntos, e todos se amarraram por mútuo juramento. Todo seu número era duzentos, os quais descendiam de Ardis, que é o cume do monte Armon. Essa montanha, portanto foi chamado Armon, porque eles tinham jurado sobre ele, e amarraram-se por mútuo juramento.Estes são os nomes de seus chefes: Samyaza, que era seu líder, Urakabarameel, Akibeel, Tamiel, Ramuel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal. Estes foram os prefeitos dos duzentos anjos, e o restante foram todos com eles. Em seguida, eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; Com quem eles começaram a se aproximar, e com quem conviviam; ENSINANDO-LHE FEITIÇARIAS, ENCANTAMENTOS, e a divisão de raízes e árvores. E as mulheres conceberam e geraram gigantes A sua estatura era cada trezentos côvados. Estes devoravam tudo o que o trabalho dos homens produziu, até que se tornou impossível alimentá-los;Quando eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los; E começaram a ferir pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um após o outro, e para beber seu sangue"(Enoque 7:1-11)

http://www.bibliotecapleyades.net/enoch/1enoch01-60.htm

Se é verdade que o texto de Gn 6 fala que "os filhos de Deus" são "anjos", que tipo de anjos se dedicaria a ensinar a prática da feitiçaria? Será que "anjos bons" eleitos, se dedicariam a ensinar a feitiçaria? Isso criaria um problema para os defensores da teoria do "sexo entre anjos e mulheres" de Gn 6, pois insinuaria que houve uma segunda queda dos anjos, uma vez que já se tinha menção da queda dos anjos, visto que Lucífer tentou Eva no Jardim do Éden(Gn 3:1-5,15 comp. com Ap 12:9; 20:2). O fato de anjos planejarem cometer um pecado, só nos faz ligá-los ao rei da rebelião no céu, Lucífer, que em seu coração maquinava cometer pecados(Is 14:12-15), e esse texto de Enoque, só pode estar se referindo a anjos maus. Gn 6:2,4 menciona "os filhos de Deus". Como Deus poderia chamar demônios de "filhos de Deus"?,

(b)Não existe nenhuma menção desses anjos pedindo clemencia a Deus, e onde a Escritura silencia, nós nos calamos.

"E na primeira carta, Pedro mencionou explicitamente que os “espíritos em prisão” foram aqueles que pecaram nos dias do dilúvio: "no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água” (1Pe 3.19-20). O texto está dizendo que Jesus, após sua ressurreição, no poder do Espírito, foi até esse lugar de prisão, e proclamou sua vitória sobre aqueles espíritos que, noutro tempo, ou seja, no passado, foram desobedientes, nos dias de Noé[1]. E após fazer isso, ele subiu ao céu, deixando os principados e potestades debaixo de seus pés (1Pe 3.22). Isso fecha o cerco bíblico em torno do tema. O Novo Testamento está abertamente apoiando a ideia de que o pecado dos anjos em Gênesis 6 foi o de se relacionar com as mulheres. Não é sem motivo que, atualmente, a esmagadora maioria dos comentaristas bíblicos sérios e conservadores, que escreveram comentários dos livros de Judas e Pedro, para as mais conceituadas séries de comentários bíblicos atuais, não hesitam em defender isso explicitamente. Exemplos são:



SCHREINER, T. R. (2003). 1, 2 Peter, Jude (Vol. 37, p. 336). Nashville: Broadman & Holman Publishers.

DAVIDS, P. H. (2006). The letters of 2 Peter and Jude (p. 49). Grand Rapids, MI: William B. Eerdmans Pub. Co.

BAUCKHAM, R. J. (1998). 2 Peter, Jude (Vol. 50, p. 52). Dallas: Word, Incorporated.

KELLY, J. N. D. (1969). The Epistles of Peter and of Jude (p. 256). London: Continuum."

Comentário: (a)O próprio texto mostra quem são esses "espíritos em prisão": "espíritos em prisão, OS QUAIS, NOUTRO TEMPO, FORAM DESOBEDIENTES QUANDO A LONGANIMIDADE DE DEUS AGUARDAVA NOS DIAS DE NOÉ". A palavra grega aqui traduzida por "desobedientes", ἀπειθήσασίν (apeithēsasin), de acordo com o Léxico Grego do NT de J. H. Thayer, significa "Recusar crença e obediência". Isso não pode se aplicar literalmente aos anjos maus, pois nenhum deles se recusa crer(Tg 2:19). Eles não podem jamais deixar de crer em Cristo, porque eles, desde que moraram no céu, sabiam quem Ele era, e o conhecem naturalmente como o Cristo(Lc 4:41). Portanto, só estuprando o texto de 1 Pd 3:19,20, pode-se dizer que "espíritos em prisão", se refere a anjos.

(b)Outra coisa, olhe a expressão "QUANDO A LONGANIMIDADE DE DEUS AGUARDAVA NOS DIAS DE NOÉ"... A longanimidade de Deus estava sendo demonstrada durante os 120 anos de pregação de Noé. Deus estava esperando que algum anjo se arrependesse? Ou a pregação de Noé visava o arrependimento de algum anjo? Demônios podem ser alvos da longanimidade de Deus com relação a salvação? Não, pois todos estes eles estão irrevogavelmente designados para a condenação do fogo eterno(Mt 25:41).A pregação de Noé visava os homens pecadores daquela época, a fim de livrá-los daquela catástrofe que adviria, alcançando apenas oito pessoas(1 Pd 3:19). Aludindo a 1 Pd 3:19, Pedro diz: "Porque por isto FOI PREGADO O EVANGELHO AOS MORTOS"(1 Pd 4:6). Através do Espírito de Cristo, estando em Noé, a mensagem do arrependimento foi pregada a homens ímpios que estavam vivos na época de Noé, que agora são descritos como estando mortos. A mensagem de arrependimento foi pregada a homens, não a anjos caídos.

(c)O texto de 1 Pd 3 não diz em lugar algum que "que Jesus, após sua ressurreição, no poder do Espírito, foi até esse lugar de prisão, e proclamou sua vitória sobre aqueles espíritos que, noutro tempo, ou seja, no passado, foram desobedientes, nos dias de Noé. E após fazer isso, ele subiu ao céu, deixando os principados e potestades debaixo de seus pés", mas simplesmente o texto de 1 Pd 3:19 diz que o Espírito de Cristo (o Espírito Santo) estava em Noé pregando ao povo impenitente durante o tempo em que o povo estava vivo, e o povo é descrito por Pedro como morto e condenado ("em prisão" - um termo que consubstancia o estado de condenação de seres incorpóreos no inferno [Comp. com 2 Pd 2:4; Jd 6]) no tempo em que o apóstolo escreveu esta sua epístola, como admitem vários comentaristas que também são inquestionavelmente sérios e conservadores:

"Pedro diz que Cristo foi para os espíritos, PORQUE SIGNIFICA ALMAS SEPARADAS DE SEUS CORPOS, porque homens vivos jamais são chamados espíritos; E em segundo lugar, o que Pedro repete no quarto capítulo sobre o mesmo assunto, não admite tal alegoria. Portanto, AS PALAVRAS DEVEM SER DEVIDAMENTE COMPREENDIDAS COM REFERÊNCIA AOS MORTOS"(João Calvino[1509-1564], Com. de 1 Pd 3:19)

"A ideia é que, para aqueles espíritos que estavam então na prisão QUE TINHAM VIVIDO ANTERIORMENTE NOS DIAS DE NOÉ, A MENSAGEM TINHA DE FATO SIDO ENTREGUE"(John Gill[1697-1771], Ministro Batista, Com. de 1 Pd 3:19)

"(Esta cláusula é um secundária e dependente, descritivo dos espíritos destina-se: QUE ELES ERAM DE HOMENS QUE ANTES HAVIAM SIDO DESOBEDIENTES"(Henry Alford [1810-1871], Ministro Anglicano, Com. de 1 Pd 3:19)

“Quando uma vez a longanimidade de Deus esperou nos dias de Noé. 'Aleph (') ABC, Vulgata, leia [apexedecheto ( grego # 553 ) (omitindo legomenon ( grego # 530 ), "uma vez")] "CONTINUAVA A ESPERAR'(SE OS HOMENS POR ACASO NOS 120 ANOS DE GRAÇA SE ARREPENDESSEM)"(Robert Jamieson [1802-1880], Andrew Robert Fausset[1821-1910] e David Brown [1803-1897], Ministros Anglicanos,. Com. de 1 Pd 3:19)

"Aos espíritos; ALMAS DOS HOMENS FALECIDOS, que são frequentemente chamados espíritos, Ec 12:7 At 7:59 Hb 12:23."(Matthew Poole[1624-1679], Ministro Congregacional Puritano, Com. de 1 Pd 3:19)

(d)Dentre outras autoridades, o Rev. LL cita T. R. SCHREINER, P. H. DAVIDS, R. J. BAUCKHAM. e J. N. D. KELLY. Será que existe consistência nas palavras desses homens? Consultemos suas opiniões:

1. R. T. Schreiner, diz:

""O 'por' (gar) relaciona o v. 4 com a v.3b e introduz o primeiro de três exemplos que ilustram o julgamento de Deus no passado e o garantem para o futuro. Assim, o julgamento funciona tipologicamente. O primeiro julgamento refere-se aos anjos que Deus não poupou no dia que pecaram. Pedro diferiu de Judas quando ele enfatizou o julgamento sem especificar o pecado do anjo. Alguns estudiosos da história da interpretação identificaram isso como a queda pré-histórica dos anjos. É duvidoso, no entanto, que Pedro se refira a este acontecimento neste textos em particular, MESMO SE TEOLOGICAMENTE É UMA LEGÍTIMA DEDUÇÃO. EM VEZ DISSO, PODEMOS ESTAR QUASE CERTOS de que Pedro seguiu a tradição judaica neste ponto e se referiu ao pecadp dos anjos cometidos com mulheres em Gn 6: 1-4 (1 Enoque 6: 19,21, 86-88; 106: 13-17, Jub. 4: 15,22, 5: 1, CD 2: 17-19, IQapGen 2: 1, T. Reu 5: 6-7, T. Naft. 3: 5, 2 Bar. 56: 10-14; Ver Josefo Ant. I: 73). Sob Judas v.5 resume mais completamente a tradição judaica que identifica os filhos de Deus em Gênesis 6: 1-4 com os anjos, e eu também explicarei brevemente por que tal visão é uma leitura plausível de Gênesis 6. O pecado cometido pelos anjos eram relações sexuais com as filhas dos homens. Três razões apóiam o ponto de vista de Pedro sobre os anjos que cometeram pecado sexual em Gênesis 6: 1-4. PRIMEIRAMENTE, TAL INTERPRETAÇÃO, COMO OS TEXTOS ACIMA INDICAM, ERA DIFUNDIDA NA TRADIÇÃO JUDAICA. Pedro tendo lido naturalmente e suportado o relato em termos de tal tradição, a menos que Pedro indicasse claramente que ele estava se afastando do entendimento comum de seu dia. Pedro não deu nenhuma indicação, entretanto, que diferisse da tradição. Segundo, nem essa compreensão seria difícil para os leitores de Pedro. Os gregos também tiveram a história de Titãs, com similar em alguns aspectos a Gênesis 6: 1-4 (Teodologia de Hesíodo [713-35]). Terceiro, JUDAS QUASE CERTAMENTE ENTENDEU A HISTÓRIA DE GÊNESIS 6:1-4 COMO SE REFERINDO AOS ANJOS QUE PECARAM, visto que ele foi influenciado por Enoque do que qualquer obra. É completamente improvável que Pedro desviou-se inteiramente em uma outra direção com relação a Judas e 2 Pedro ambos de alguma maneira extraindo da tradição comum"(1, 2 Peter, Jude, pp.335,336)

Com base nas palavras de R. T. SCHREINER, conclui-se que:

i. Pedro não especificou o pecado dos anjos.

ii. Considerar o evento de Jd 6; 21 Pd 2:4 como referencia a queda de Lucífer e dos seus anjos, é uma dedução legítima;

iii. As razões que provam que os anjos mantiveram conjunções carnais com mulheres: (a)A tradição judaica[os apócrifos]; (b)A semelhança com as crenças pagãs gregas; (c)Pedro sofreu influencia da tradição judaica [os apócrifos].

iv. Não há uma certeza total de que Pedro seguiu a tradição judaica [os apócrifos]

v. Não há uma certeza total de que Judas entendeu Gn 6:1-4 como uma conjunção carnal entre anjos e mulheres.

2. Peter H. Davids, em seu "Comentário de 2 Pd 2:4", diz:

"Os antigos estudiosos do testamento debatem sobre se os 'filhos de Deus' eram seres humanos ou anjos; Mas os intérpretes judeus da época de Pedro não deixaram dúvidas sobre a matéria. Eles consideravam os 'filhos de Deus' como anjos e sua convivência com as mulheres como um momento-chave na 'queda' do mundo em pecado. A IDÉIA É ENCONTRADA EM VÁRIOS LIVROS DIFERENTES, MAS É PROEMINENTE EM 1 ENOQUE”(Peter H. Davids,Douglas J. Moo,Robert; Peter H. Davids,Douglas J. Moo,Robert; 1 and 2 Peter, Jude, 1, 2, and 3 John, 2016).

Dessas palavras de Peter H. Davids (e Cia) entende-se que esse conceito de 'conjunção carnal' entre anjos e mulheres é, (além de defendida por alguns judeus primitivos), de origem nos apócrifos judeus, não propriamente nos livros canônicos.

3. J. N. D. Kelly, diz:

"Em todo caso, há uma crescente convicção entre os estudiosos de que, se a obscuridade da passagem deve ser esclarecida e sua relevância apreciada, a chave deve ser buscada NO MITO DO PECADO E CONDENAÇÃO DOS ANJOS REBELDES DE GÊNESIS 6:1 da imaginação fascinante de últimos escritos apócrifos judeus, e que deve ter sido tão familiar para o autor e seus leitores como para os autores e leitores de Judas e de 2 Pedro (Cf Jd 6, 2 Pd 2: 4). O TEXTO QUE MAIS ILUMINA É 1 ENOQUE, uma compilação que exerceu uma grande influência sobre o NT, QUE EM CERTOS CÍRCULOS CRISTÃOS FOI GUARDADO COMO INSPIRADO (ver mais adiante Jd 15) e que relaciona com detalhes pitorescos como o reverenciado Enoque (Este prestígio aos olhos de centena de cristãos, Cf Hb 11: 5) foi enviado por Deus para anunciar a sua condenação aos anjos caídos"(Epistles of Peter and Jude, pp.153,154).

Dessas declarações de Kelly, deduz-se que:

i. O pecado e condenação dos "anjos rebeldes" de Gênesis 6: 1 é um mito

ii. Na dificuldade de interpretação do texto, deve se recorrer a imaginação "fascinante" dos apócrifos. Note... para ele, os apócrifos fascinam...

iii. Pedro e Judas também ficaram "fascinados" com os apócrifos

iv. O apócrifo de Enoque é o texto que mais esclarece a questão de Gn 6:1-4, apesar do dogma do pecado e condenação dos anjos rebeldes de Gênesis 6: 1 ser "um mito".

v. O apócrifo de Enoque era tido como inspirado

vii. Enoque foi enviado por Deus para pregar aos anjos caídos.

Novamente, argumentos mirabolantes, confusos. Agora me diga... quem aposta a sua unha encravada nessas declarações de Kelly? Ou quem coloca a sua mão no fogo, por essas declarações de Kelly?

Sinceramente, com todo o respeito ao Rev. LL, mas nenhuma das declarações desses homens apresenta qualquer consistência, e duvido que alguém se arrisque abertamente por elas.

"Em último lugar, é preciso notar que o único argumento efetivo usado contra a ideia é o que Jesus disse em Lucas 20:35-36 "mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição”. Note que Jesus está falando do futuro, quando os crentes ressuscitarem, e mesmo tendo corpos, não se casarão mais. A questão, entretanto, não parece ser a impossibilidade de que isso aconteça, mas o fato de que Deus decidiu que isso não deve acontecer. Assim, como nós hoje podemos nos casar, mas no futuro não poderemos mais, aqueles anjos do passado desobedeceram, e fizeram aquilo que não devia ser feito, e a partir de então, não podem mais fazer. Essa passagem, portanto, ao contrário de contradizer o assunto, até mesmo o reforça, pois chama os crentes ressuscitados de “iguais aos anjos, filhos de Deus”, o título dado a eles em Jó e em Gn 6."

Comentário: (a)Sim, Jesus está falando do futuro, com relação a ressurreição gloriosa dos cristãos("mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos"). Mas note uma coisa... Jesus mostra que um dos motivos pelos quais os cristãos que alcançarão a ressurreição "não casam, nem se dão em casamento", é que eles são imortais("Pois não podem mais morrer") e "são iguais aos anjos". Isso indica que os anjos são imortais, e se são imortais, caso tivessem gerado algum filho na época diluviana, nenhum de seus filhos poderiam morrer, o que iria contrariar Gn 7:23, que diz:

"ASSIM FOI DESTRUÍDO TODO O SER VIVENTE QUE HAVIA SOBRE A FACE DA TERRA, DESDE O HOMEM até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; E FICOU SOMENTE NOÉ E OS QUE ESTAVAM COM ELE NA ARCA"(ACF)
.
Isso mostra que anjos não podem se casar e nunca o fizeram,

(b)Aliás, a interpretação que comentaristas das Escrituras dão de Lc 20:35,36 não favorece ilimitadamente a interpretação de LL:

"Portanto, NÃO HAVERÁ NECESSIDADE DE SE CASAR PARA PROCRIAR FILHOS, para manter uma descendência de homens, ALÉM DE QUE NÃO EXISTE ENTRE OS ANJOS”(John Gill[1697-1771], Ministro Batista, Com. de Lc 20:36)

“Jesus contrastou a era atual com a era do reino. Pessoas ressuscitadas para viver no reino, filhos ou produtos da ressurreição (Lc 20:36), não se casarão (como fazem os homens), nem se darão em casamento (como as mulheres fazem). ELES SERÃO IMORTAIS, COMO OS ANJOS... Esta explicação era importante para os leitores helenísticos. Os gregos acreditavam que mortais especialmente dignos se tornaram deuses, mas isso não é o que Jesus ensinou. Em vez disso, Ele disse que mortais dignos que já são filhos de Deus se tornarão IMORTAIS E INCAPAZES DE SE REPRODUZIR após sua ressurreição”(Dr. Thomas Constable, Notas sobre Lc 20:34-36)

“ἀποθανεῖν CASAMENTO, NASCIMENTO, MORTE, CAMINHAM JUNTOS, formam um sistema de coisas, que deste mundo. No próximo, eles não têm lugar. Aqui Lucas discorre como se o tema fosse ἰσάγγελοι congenial.-, iguais aos anjos, aqui apenas em NT- καὶ υἱοί εἰσιν, etc”(William Robertson Nicoll[1851-1923], Ministro Presbiteriano, Com. de Lc 20:36)

“Pois nessa vida eles serão imortais, e não mais dependerão da propagação e do crescimento. Não haverá casamento no céu, PORQUE TODAS AS PESSOAS ALI ESTARÃO, COMO OS ANJOS, SEM SEXO”(Paul E. Kretzmann[1883-196], Ministro Luterano, Com. de Lc 20:36)

“Mas seremos como OS ANJOS, QUE NÃO SE CASAM, nem são dados em casamento”(Charles W. Smith [1927-2013], Ministro Pentecostal, Com. de Lc 20:36)

(c)Lc 20:36 não está chamando os anjos de "filhos de Deus". Note que esse tipo de igualdade com os anjos, aqui, se refere a questão da imortalidade, não da filiação divina: "PORQUE NÃO PODEM MAIS MORRER; POIS SÃO IGUAIS AOS ANJOS...". A questão da filiação divina é ligada mais adiante com relação a ressurreição, se referindo aos cristãos futuramente glorificados: "E SÃO FILHOS DE DEUS, SENDO FILHOS DA RESSURREIÇÃO".

"Sobre a pergunta a respeito de, se aquele pecado representa a queda original dos anjos, e, portanto, ela não teria acontecido em Gênesis 3, deve ser notado que apenas Satanás é mencionado em Gênesis 3, e nenhum outro anjo. De qualquer modo, entendo que o pecado dos anjos no tempo do dilúvio não foi a queda original dos anjos, mas o aprofundamento da mesma, por parte de alguns anjos que já estavam seguindo Satanás em sua rebelião. Somente esses anjos foram aprisionados. Satanás mesmo, não participou do pecado em Gn 6. Sobre se isso ainda pode acontecer hoje, a resposta é: não. Deus lançou todos aqueles anjos no tártaro (2Pe 2.4), e certamente estabeleceu uma proibição que impossibilita os anjos de fazerem isso outra vez"

Comentário: (a)O fato de apenas Satã ser mencionado em Gn 3, não é prova de que os demais anjos não tivessem caído com ele, pois João menciona que os demais anjos caíram com ele(Ap 12:7-10). João chega a dizer: "um grande dragão vermelho... E SUA CAUDA LEVOU APÓS SI A TERÇA PARTE DAS ESTRELAS DO CÉU"(Ap 12:3,4). A ênfase sobre Satã, alude ao seu papel como cabeça da queda(Gn 31-5,15; Jo 8:44; 2 Co 11:3; Ap 12:9; 20:2), e isso se entende perfeitamente mediante suas palavras em Is 14:12-15. (b)Se os anjos de 2 Pd 2:4 eram aqueles anjos maus que foram lançados no inferno, como Deus poderia tê-los chamado de "os filhos de Deus" e em Gn 6:2,4? Demônios são filhos de Deus? No contexto de Gênesis, na ocasião em que Adão e Eva, sozinhos, caíram no Éden, esses demônios são mencionados como "semente" da serpente(Gn 3:15). A semente da serpente pode ser chamada literalmente de "filhos de Deus"? (c)Aqueles anjos lançados previamente no inferno, fizeram, disseram ou representaram ou representariam algo tão grave(que a Escritura silencia), que Deus os aprisionou de imediato no inferno. Não podemos conjecturar sobre aquilo que a Bíblia silencia.

" Não cabe aqui especular qual foi a forma utilizada, se eles assumiram formas humanas, ou se possuíram homens. Não temos nenhuma informação na Bíblia sobre como isso se deu, mas sabemos que anjos podiam comer e exercer atividades físicas próprias de um homem (Gn 18.7-8, Hb 13.2)."

Comentário: (a)Os anjos comeram para demonstrarem diante de Abraão e Ló, que estavam ali temporariamente em um corpo tangível de carne e ossos, mas não nenhuma menção de tivessem sangue no seu corpo. Da mesma forma nosso Senhor ressurreto, comeu, não porque tivesse fome, mas para demonstrar que estava ali em um corpo ressurreto, de carne e ossos(Lc 24:39-43). A ocasião em que os sodomitas afirmaram publicamente desejarem praticar sexo com os anjos, aquela atitude foi considerada por Ló como um "mal"(Gn 19:7), que no texto hebraico é a palavra תָּרֵֽעוּ׃(tārêū), que de acordo com o Léxico Hebraico de Driver, Brown e Briggs, significa "iniquidade". Aquela imaginação de se fazer sexo com os anjos era uma iniquidade, e a punição prévia e imediata com relação aquele desejo, foi imediata - os anjos feriram a todos aqueles homens portadores daquele desejo, de cegueira"(Gn 19:10-11). Devemos nos lembrar que Ló, na sua loucura, já tinha oferecido suas filhas para serem usadas sexualmente pelos sodomitas(Gn 19:8). Na verdade, se os anjos pudessem ou tivessem tido qualquer tipo de desejo de conjunção carnal com qualquer tipo de ser humano, em alguma época da humanidade, aquele seria o exato momento para que eles se manifestassem favoravelmente a esse entendimento em qualquer época anterior àquela daquele exato momento, podendo até terem mencionado as filhas de Ló, como algo preferível para uma conjunção carnal invés daqueles sodomitas. Mas eles não o fizeram, e repeliram aquele desejo ímpio daqueles homens, infligindo-lhes a cegueira, simplesmente porque um ato sexual entre humanos e anjos, seria em primeira mão, iniquidade, pois a função dos anjos dada por Deus, seria servir o povo de Deus(Sl 91:11; Hb 1:14), não servirem-se dele sexualmente. Isso seria um desvio de função, portanto, um pecado, pois não estariam cumprindo a ordem do Senhor(Sl 103:20).

"E, por fim, é interessante lembrar que, aquilo que aqueles anjos caídos tentaram realizar, ou seja, unir a natureza angélica à natureza humana, e que foi considerado abominável por Deus, o próprio Jesus realizou de uma maneira sublime e santa: ele uniu a própria natureza divina à natureza humana, tornando-se “Deus-homem”. Por isso, talvez, após sua ressurreição, com o corpo glorificado, ele tenha ido aquele lugar de prisão anunciar sua vitória sobre aqueles antigos anjos caídos"

Comentário: (a)Anjos caídos podem ser chamados de "filhos de Deus"(Gn 6:2,4)? A primeira menção que Deus fez dos anjos caídos, Ele os designou como "semente" da serpente(Gn 3:15). (b)Anjos não foram encarregados de gerar vida humana na Terra, mas Adão e Eva(Gn 1:26-28), e se não foram encarregadas de gerar vida humana, como poderiam manter conjunções carnais com mulheres?

Um dos grandes problemas que esse raciocínio falacioso, sem exegese e sem hermenêutica, traz, é a negação da crença de que toda raça humana, sem exceção, descende de Adão(At 17:26). Se eu posso crer nisso, sem blasfemar das Escrituras, eu também posso crer que na teoria da evolução de Darwin. Se eu posso crer nisso [que anjos se casaram e geraram filhos], eu também vou ter que endossar o Pelagianismo, negando a total corrupção do ser humano, negando a morte física desses seres "humanos" híbridos(humanos/angelicais), uma vez que anjos não podendo morrer(Mt 8:29; 25:41; 2 Pe 2:4; Jd 6; Ap 20:10), seus filhos também teriam essa prerrogativa. Isso vem a negar passagens das Escrituras, como Gn 2:17; 3:19; Jó 14:4-5; 34:14-15; Sl 146:3-4; Ec 3:20; 8:8; 9:10; Hb 9:27.

A opinião dos pais da Igreja:

(a)Julio Africano(160-240), diz:

"O que se entende pelo Espírito, na minha opinião, é que OS DESCENDENTES DE SETE SÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS por causa dos justos e dos patriarcas que surgiram dele, até mesmo para o próprio Salvador; Mas que os descendentes de Caim são chamados filhos dos homens"(Cinco Livros da Cronografia, II).

(b)Cipriano(200-258), bispo de Cartago, diz:

"A palavra do Senhor que diz: Os filhos deste mundo geram e são gerados; Mas os que são considerados dignos desse mundo e da ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento; nem morrerão mais; porque são iguais aos anjos de Deus, sendo filhos da ressurreição(Lc 20: 35-36) O que devemos ser, vocês já começaram a ser. Vocês já possuem neste mundo a glória da ressurreição. Você passa pelo mundo sem o contágio do mundo. EM QUE CONTINUAIS CASTOS E VIRGENS, SOIS IGUAIS AOS ANJOS DE DEUS"(Tratado II, 22)

(c)Metódio(+ 311 d.C), bispo de Tiro, diz:

"Na ressurreição eles não se casam, nem são dados em casamento, mas são como os anjos no céu(Mt 22:23) não por não terem carne, MAS POR NÃO SE CASAREM NEM SEREM CASADOS"(Discurso sobre a ressurreição da carne, XII).

(d)Atanásio(296-373), disse:

"Portanto, o Filho em nós, chamando seu próprio Pai, faz Ele também ser chamado nosso Pai. Certamente nos cujos corações onde o Filho não está, em nenhum deles Deus pode ser chamado Pai. Mas se por causa da Palavra, O HOMEM É CHAMADO FILHO, segue-se necessariamente, JÁ QUE OS ANTIGOS SÃO CHAMADOS FILHOS ANTES MESMO DA ENCARNAÇÃO, que o Verbo é Filho antes mesmo de Sua permanência entre nós; Pois 'eu criei filhos', diz Escritura; e no tempo de Noé 'quando os filhos de Deus viram'(Gn 6:2)"(Discursos Contra os Arianos, IV:22)

(e)Efrem, o Sírio(306-373), diz:

"E os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas e as tomaram por esposas. Como eles escolheram(Gn 6:2). MOISÉS CHAMOU OS FILHOS DE SETE, FILHOS DE DEUS, SENDO CHAMADOS DE 'POVO JUSTO DE DEUS'. As belas filhas dos homens que viram eram as Filhas de Caim que se adornaram E SE TORNARAM UM LAÇO AOS OLHOS DOS FILHOS DE SETE. Moisés disse: 'Eles as tomaram para casar com eles de modo que eles as escolheram', porque quando eles as tomaram, eles agiram muito arrogantemente sobre aquelas que eles escolheram"(Sobre Gn 6:3)

(f)Gregório de Nissa(335-394), bispo de Nissa, declara:

"Ora, a ressurreição não nos promete senão a restauração dos caídos a seu antigo estado; Pois a graça que buscamos é um certo retorno à primeira vida, trazendo de volta ao Paraíso aquele que foi expulso. Se, então, a vida dos restaurados está intimamente relacionada com a dos anjos, é claro que a vida antes da transgressão era uma espécie de vida angélica e, portanto, também o nosso retorno à condição antiga de nossa vida é comparado aos anjos. Ainda que, como se disse, NÃO HAJA CASAMENTO ENTRE ELES, OS EXÉRCITOS DOS ANJOS estão em incontáveis ​​miríades; Assim declarou Daniel em suas visões; assim, da mesma maneira, se não tivesse chegado a nós como resultado do pecado uma mudança para o pior, e a remoção da igualdade com os anjos, também não teríamos necessidade de casamento para que pudéssemos multiplicar; Mas qualquer que seja o modo de aumento da natureza angélica (indizível e inconcebível pelas conjecturas humanas, exceto que ela certamente existe), teria operado também no caso dos homens, que foram feitos um pouco mais baixos que os anjos, para aumentar a humanidade para a medida determinada pelo seu Criador"(Sobre a Criação do Homem, XVII:2)

(g)Ambrósio(337-397), bispo de Milão, declara:

"Mas quem pode compreender isso pelo entendimento humano que nem mesmo a natureza incluiu em suas leis? Ou quem pode explicar em linguagem comum o que está acima do curso da natureza? A VIRGINDADE TROUXE DO CÉU AQUILO QUE PODE SE IMITAR NA TERRA. E não imprecisamente procurou seu modo de vida do céu, que encontrou para si mesma uma Esposa no céu. Ela, passando além das nuvens, do ar, dos anjos e das estrelas, encontrou a Palavra de Deus no próprio seio do Pai, e o atraiu para si mesmo com todo o seu coração. Pois quem, tendo achado tão bom, o abandonaria? Porque o Teu Nome é como unguento derramado, portanto, as donzelas Te amaram, e te atraíram. E, de fato, o que eu disse não é meu, POIS AQUELES QUE NÃO SE CASAM NEM SÃO DADOS EM CASAMENTO SÃO COMO OS ANJOS NO CÉU. Não nos surpreendamos, pois, se forem comparados aos anjos que se juntam ao Senhor dos anjos. QUEM, ENTÃO, PODE NEGAR QUE ESSE MODO DE VIDA TEM A SUA ORÍGEM NO CÉU, que não encontramos facilmente na terra, a não ser que Deus desceu aos membros de um corpo terrestre?"(Sobre a Virgindade, I, 3:11)

(h)Crisóstomo(347-407), diz:

"Lemos: 'ORA, QUANDO OS FILHOS DE DEUS, OS DESCENDENTES DE SETE E ENOS[Gn 4:26], viram que as filhas dos homens eram formosas'; Tal expressão nos indica toda a sua licenciosidade. Não foi através de um desejo de criar famílias que eles estabeleceram sobre este comportamento, mas por pura luxúria que eles 'tomaram para si esposas de todos os que eles escolheram [Gn 6: 2]. "Eles não tinham intenção de conter seu desejo desenfreado. Podemos aprender que eles se comportaram desta maneira, nem pelos ditames do casamento, nem por causa de criar uma família.... Por gigantes ... Eu penso santamente. As Escrituras se referem a homens de grande estatura física. Você vê o excesso de sua ingratidão? Vocês vêem seu espírito insensível? Eles não tinham mais a vontade de ser resgatados, imersos como estavam no desejo maligno como se em alguma intoxicação "(Homília 22 sobre Genesis)

(i)Agostinho[354-430], bispo de Hipona, declara:

"Mas vós que já fizeste o voto, purificai os vossos corpos mais estritamente, e não vos deixeis afrouxar as rédeas da concupiscência, mesmo depois das coisas permitidas; Que você pode não só se afastar de uma conexão ilegal, mas pode desprezar até mesmo um olhar legal. Lembre-se, qualquer que seja o seu sexo, homens ou mulheres, VOCÊ ESTA LEVANDO NA TERRA A VIDA DOS ANJOS, POIS OS ANJOS NÃO SÃO DADOS EM CASAMENTO, NEM SE CASAM"(Sermão 82 Sobre o Novo Testamento, 3)

"Multidões surpreendentes de todos os quadrantes vieram vê-la, e o que mais os impressionou foi o fato de nenhum dos seus pais serem bastantemente de estatura maior normal. Gigantes portanto, poderia muito bem terem nascido, antes mesmo que os filhos de Deus, que também são chamados de anjos de Deus, formassem uma conexão com as filhas dos homens, ou daqueles que vivem de acordo com os homens, isto é, MAS QUE OS FILHOS DE SETE TIVERAM UMA RELAÇÃO SEXUAL COM AS FILHAS DE CAIM. Pois assim fala até mesmo a Escritura Sagrada no livro em que lemos sobre isso; suas palavras são: 'E sucedeu que, quando homens Começou a multiplicar-se sobre a face da terra, e nasceram-lhes filhas, para que os filhos de Deus viram as filhas de homens, Que eles eram justos; e e deles tomaram esposas de todas que escolheram'"(A Cidade de Deus, 15:23)

Portanto, esse tipo de visão,era repelido pela igreja pós-apostólica, o que prova não haver biblicidade para a crença...

Nenhum comentário:

Postar um comentário