quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Lutero negou a imaculada conceição de Maria







Lutero cria que Maria era santa, não imaculada e infalível, como pensam insensatamente os papistas:


"Pois mesmo que não são conscientes de qualquer pecado especial, ainda em tal condição que tremer e duvida se Deus ainda cuida de nós; ASSIM COMO MARIA AQUI DUVIDA assim como Maria aqui duvida e não sabe se Deus a considera digna de ser a mãe de seu filho"(Sermão proferido no primeiro domingo após a Epifania [Um Exemplo da cruz e da consolação sob a cruz, 6)


"As palavras de Lucas 'e eles não compreenderam as palavras que ele falou-lhes' são especialmente notadas aqui. COM ESSAS PALAVRAS, SILENCIOU A CONVERSA INÚTIL DE QUEM EXALTANDO E ELOGIANDO A VIRGEM MARIA, AFIRMAVA QUE ELA SABIA TUDO E NÃO PODIA ERRAR. Para você ver aqui como o Senhor a permite procurar seu filho por um longo tempo em vão, até ela encontrá-lo no templo depois de três dias. EM ADIÇÃO A ISTO, JESUS PARECE PARA REPREENDÊ-LA, quando ele diz: "Como é que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai? "Ela não compreenderam as palavras que ele falou com ela"(Ibidem,13)


"Portanto, devemos responder a isto a partir do Evangelho, como eu disse: Mesmo Maria, Virgem Santa, tendo feito isso, NÃO SERIA SURPREENDENTE SE ELA TIVESSE ERRADO"(Ibidem, 18)


"Não importa quão boa a igreja possa ser, nunca tem possuído o Espírito de tão grande uma medida como Maria, QUE EMBORA FOSSE GUIADA PELO ESPÍRITO, COMETEU UM ERRO, no entanto, para que possamos aprender com a experiência dela. SE ELA PRÓPRIA É INCONSTANTE, como você pode ser infalível?"(Ibidem, 22)


"Aqui não é a palavra do homem, mas a Palavra de Deus. Lemos neste Evangelho que sua mãe, Maria, foi cheia do Espírito Espírito, E AINDA ASSIM ELA ERROU"(Ibidem,30)


"Isso deve calar a boca dos tagarelas inúteis que exaltam a santa Virgem Maria e outros santos COMO SE SOUBESSEM TUDO E NÃO PUDESSEM ERRAR; VISTO QUE VOCÊ PODE VER AQUI COMO ELES ERRAM E VACILAM"(Ibidem,32)


"Para isso, devemos responder como é ensinado neste Evangelho: Sejam eles chamados santos, eruditos, pais, concílios, ou qualquer outro nome, mesmo que fossem Maria, José e todos os santos, ISTO NÃO QUER DIZER QUE ELES NÃO PODERIAM TER COMETIDO UM ERRO E COMETERAM ERROS"(Ibidem, 39)


Nenhum comentário:

Postar um comentário