terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Tolices e Falácias de Vincent Cheung em prol do continuímo.

No facebook, fui marcado por amigos, que me parecem serem não só defensores do continuismo, mas admiradores de Cheung. Eis aqui o texto integral de Cheung, postado por um deles, onde fui marcado por outro:


http://dadivaelouvor.blogspot.com.br/2017/02/escritura-suficiente-contra-o-cessacionismo.html



"Sumarizemos os seus pontos. O argumento cessacionista é baseado na suficiência da Escritura. Você alega que uma Bíblia suficiente deveria tornar desnecessária a profecia, e se uma profecia somente repete ou aplica o que a Bíblia diz, então não é uma profecia no sentido bíblico, mas só um lembrete do que a Bíblia diz. Esse é um argumento familiar e, assim, eu não repetirei todos os detalhes. Você menciona o que a Bíblia diz, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17). Essa é uma passagem significante para a doutrina, mas a sua inferência é falsa".



Resposta: É Paulo que alega que a totalidade das Escrituras, isto é, a revelação completa de Deus, torna desnecessário a existencia atual da revelação parcial e incompleta - os dons revelacionais que faziam parte da infância espiritual da igreja - profecias, línguas, sonhos, visões, etc(1Co 13:8-11 comp. com 2 Tm 3:16-17). A igreja de Cheung é um bebê de mais de dois mil anos, um portador de nanismo espiritual.



"Paulo estava falando com Timóteo, não com você. É claro, isso se aplica a todos nós por extensão. O princípio se aplica a toda Escritura e a qualquer coisa que seja Escritura, de modo que é correto afirmar isso sobre a nossa Bíblia cristã. Contudo, Paulo estava se referindo a qualquer “Escritura” que Timóteo tinha. Você não pode tornar isso idêntico ao que você tem agora – você tem mais. Você menciona que Segunda Timóteo é considerado um dos últimos documentos do Novo Testamento, mas isso é irrelevante. Para usar a afirmação de Paulo dessa maneira a fim de tornar a “Escritura” nesse versículo idêntica à Bíblia cristã completa, esta não apenas deve ser o documento final, mas deve ser a sentença final da Escritura. Ademais, para que a “Escritura” nesse versículo seja idêntica ao que nós temos, Timóteo deveria ter tido acesso à Bíblia cristã em sua forma completa. A menos que esse seja o caso, seria irrelevante mesmo se essa fosse a sentença final do último documento da Bíblia. Timóteo pelo menos não tinha acesso a Segunda Timóteo enquanto Paulo o estava escrevendo! Na verdade, é provável que Paulo tivesse em mente apenas o que Timóteo pode acessar em sua infância, uma vez que o versículo anterior diz, “desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:15)"

Resposta: Esse é outro dos argumentos mais inutéis dos continuístas, nos quais, como que querendo zombar de nossa capacidade de compreensão, tem afirmado que a expressão “Toda a Escritura”(2 Tm 3:16) se refere somente ao AT, como se Paulo não considerasse Escrituras seus escritos e o de seus companheiros apóstolos, mas Paulo, antes mesmo de escrever suas cartas a Timóteo, considerava seus escritos como ‘Escritura’. Ele se refere a sua ‘Primeira Epístola aos Coríntios’ como “mandamentos do Senhor”(1 Co 14:37), sendo esta expressão correspondente a Escrituras(Sl 119:176 comp. com Sl 119:98-104). Ele considerava tanto seus escritos como Escrituras, ao ponto de coloca-los em pé de igualdade com as Escrituras do AT, ordenando que fossem lidos nas demais igrejas(Cl 4:16 comp. com Is 34:16). Pedro também considera os escritos de Paulo como ‘Escrituras’, ao ponto de também coloca-los em pé de igualdade com as Escrituras do AT(2 Pd 3:16 com 2 Pd 3:2).


Interessante, que para vergonha dos continuístas, Paulo cita a Escritura do Evangelho de Mateus, chamando-a literalmente de “Escritura”(1 Tm 5:18 comp.com Mt 10:10; Lc 10:7). Cheung, falacioso!



"O meu ponto é que a Escritura já era suficiente bem antes de 2 Timóteo 3:16-17 ter sido escrito, mas visto que ela não havia sido terminada, Deus continuou a escrevê-la. Esse é o porquê da suficiência e da finalidade da Escritura serem duas doutrinas diferentes. A Bíblia cristã não é apenas suficiente para nos equipar para toda boa obra, mas é mais do que suficiente para isso. A Escritura era suficiente antes de estar completa. Se o cessacionista usa a suficiência da Escritura para minar a continuação da profecia, ele deve primeiro usar a suficiência da Escritura para minar toda a Escritura que foi produzida após a infância de Timóteo – isso incluiria a própria segunda carta a Timóteo. Portanto, usar a doutrina da suficiência da Escritura contra a continuação da profecia é primeiro um repúdio à Escritura. Antes de qualquer debate acerca da continuação de qualquer coisa, o argumento deve primeiro prevenir tanto a completude como a compilação da Escritura. Quando você não faz isso, da perspectiva cristã, você está arruinado. Terminou para você. Você é anti-evangelho. Você é o herege contra-cristão. Salve a si mesmo antes fingir ser um teólogo e criticar outras pessoas."



Resposta: (a)Argumentum ad nauseam detectado. (b)A totalidade das Escrituras, fornecendo a revelação completa de Deus, torna inútil e sem sentido a có-existência de uma revelação completa e uma revelação parcial. É por isso que Paulo afirmou, com referência a maturidade da igreja mediante a chegada da totalidade das Escrituras: "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino"(1 Co 13:11). Quando a igreja foi fundada, os dons serviram como autenticação da promessa do Senhor e credencial do ministério dos apóstolos(Mc 16:17-18,20; 2 Co 12:12; Ef 2:20; Hb 2:3-4). Quando Paulo meenciona que fomos "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas"(Ef 2:20), ele está afirmando que a igreja, em sua infância espiritual,nasceu sob a influência dos dons miraculodos do Espírito. Note que ele não menciona 'profetas e apóstolos'[como se referindo a dois grupos de pessoas a quem foi dada a pregação da mensagem de arrependimento ao povo], como seria na ordem cronológica correta, mas 'apóstolos e profetas', mencionando dois dons miraculosos do Espírito, sob os quais a igreja foi fundada:

"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas"(1 Co 12:28)

Hoje temos apóstolos vivos? Não, não temos. Portanto, não há necessidade destes dons continuarem após a morte dos apóstolos. Quando a igreja está sob a influência da totalidade das Escrituras, ela não é mais vista como "menino", como era antes sob a influência dos dons revelacionais(1 Co 13:8-11), mas como "homem"(2Tm 3:16,17). A igreja de Cheung é o mundo espiritual da 'Caverna do Dragão', onde crianças nunca crescem.

"Por esse ponto, nós já refutamos a objeção, com o bônus de que o cessacionista é acusado de pecado, de heresia, de rejeição da Escritura, e logo, de renunciar a fé cristã. Nós terminamos, e podemos parar aqui se desejarmos. Mas eu vou tomar essa oportunidade para discutir problemas adicionais desse argumento. A forma como o cessacionista formula e aplica a doutrina da suficiência da Escritura o imerge em todo tipo de problemas. Você pelo menos leu o restante de Segunda Timóteo? Que tal 2:21? Este diz, “Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.”. Você vê o problema? “Preparado para toda boa obra”. O cessacionista sequer precisa da Bíblia? Eu poderia me divertir um pouco com isso, mas nós ainda temos muito a cobrir, então falaremos sobre profecia

Resposta:(a)Cheung é só alguém que quer manter a igreja como 'o fantástico mundo de bob', e ressuscitar a velha heresia da negação do sola scriptura apregoada pelo papismo, que afirmava que haviam outros modos, além das Escrituras, de Deus revelar sua vontade ao seu povo, através da 'Tradição' e do 'Magistério Eclesiástico', que são para Roma, até hoje, fontes de revelação divina para os papistas. Cheung com saudades de Roma? Rsrsrs. Assim, Cheung, enquanto continuísta, tem se fantasiado de papista a tanto tempo, enquanto que para nós, o carnaval dura só três dias no país, e nós mesmo assim o odiamos, pois odiamos o paganismo e tudo que ele representa. (b)2 Tm 2:21 está falando sobre quem evita certos tipos de atitudes pecaminosas. O verbo grego ἐκκαθαίρω(ekkathairó), aqui traduzido por "purificar", de acordo com o Léxico Grego do NT de J. H. Thayer, significa "evitar contaminação", e esse tipo de atitude é representada no contexto do verso em atos que indicam o evitar-se os falatórios profanos(v.16); não embaraçar-se com coisas dessa vida(v.4); não ter contendas de palavras(v.14), desviar-se da iniquidade(v.19), fugir dos desejos da mocidade(v.22); rejeitar questões loucas)(v.23), não contender(v.24). Então, aquele que será tido ou considerado como "vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra"(v.21), é aquele que evitar se contaminar com esses tipos de coisas, e acima de tudo, que maneja bem a palavra da verdade:

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade"(2 Tm 2:15).

Então, em suma, aquele que será tido e considerado como "vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra"(2 Tm 2:21), é aquele que não só vive uma vida piedosa('evita contaminação'), mas que também domina bem o uso das Escrituras, não aqueles que defendem uma outra fonte de revelação divina para o cristão, não aqueles que ressuscitam o velho anátema papista sobre o Sola Scriptura de Lutero, como Cheung e aqueles que infelizmente querem ser seus piolhos ou papagaios, e que carecem de nossas orações, para que deixem de serem seguidores de homens, e passem a seguir a Cristo.

"Você leu Primeira Timóteo? Paulo escreveu, “Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé” (1 Timóteo 1:18-19). E depois, ele escreveu, “Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.” (1 Timóteo 4:14). Timóteo estudou a Escritura muitos anos antes daquele ponto (2 Timóteo 3:15), uma Escritura que Paulo declarou suficiente (2 Timóteo 3:16-17). Se Timóteo nunca tivesse recebido uma profecia, nós diríamos que ele poderia ter vivido sem ela, mas ele recebeu. Uma profecia foi declarada a Timóteo, e Paulo disse a Timóteo para usá-la, para combater o bom combate com ela. O apóstolo não via nenhum conflito entre isso e a suficiência da Escritura."

Resposta:(a)Quando Timóteo recebeu o ofício de presbítero, na época ainda vigorava esse dom, como parte da revelação parcial de Deus. Mas em nenhum lugar ele afirma que o dom de profecia pode "fazer-te sábio para a salvação"(2 Tm 3:15), tampouco que o dom de profecia torna o cristão "perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra"(2 Tm 3:17). Mas note, que no mesmo lugar em que Paulo menciona que Timóteo foi alvo do dom de profecia, contudo, ordena-o que no ensino aos fiéis de sua igreja, se baseasse, não no dom de profecia, mas nas Escrituras:

"Manda estas coisas e ensina-as. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá"(1 Tm 4:11-13)

Para Paulo, a supremacia das Escrituras (revelação completa e suficiente) sobre o dom de profecia (revelação incompleta [parcial] e insuficiente) era algo explícito.

(b)Sobre 1 Tm 1:18, faz-se mister entender a expressão. O verbo grego στρατεύω(strateuó) que aparece aqui sendo traduzido como "milites"(ACF), de acordo com o Léxico Grego do NT de Edward Robinson, significa "guerrear, combater", sendo referência "do ofício apostólico como ligado a privações, provações, perigos". Daí eu perguntaria... o ofício apostólico ainda permanece entre nós? Não, não permanece. E se o dom de profecia era credencial do apostolado, e se não temos mais apóstolos, não temos mais vigentes hoje suas credenciais, porque não temos quem as possa assumir. Paulo, nesse verso, teria aconselhado Timóteo a lutar em favor das profecias, no sentido de lutar por aquilo que elas representaram para Timóteo em sua carreira cristã, pois foi através delas, que ele foi elevado ao ofício do presbiterado(1 Tm 4:14). Agora, se os continuístas realmente creêm que as credenciais dos apóstolos(Mc 16:16-20) também pertencem a eles, então por que não pegam nas serpentes e tomam alguma coisa mortífera?(Mc 16:18). Paulo estava se referindo simplesmente que a mensagem contida na profecia, não só significa meramente a elevação de Timóteo ao presbiterado, mas a sua perseverança no ministério:

"Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; conservando a fé e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé"(1 Tm 1:18,19).

Mas para Paulo, aquilo que servia para aferir e fazer diferença da verdadeira e falsa doutrina, não era o dom revelacional parcial da profecia, mas o evangelho de Cristo:

"Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, conforme o Evangelho da glória de Deus Bem Aventurado, que me foi confiado"(1 Tm 1:9-11).

Portanto, embora a profecia tenha sido mencionada na primeira carta a Timóteo, na segunda carta, a totalidade das Escrituras, é que é considerada fonte de salvação e totalmente apta para "ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça"(2 Tm 3:16), e para tornar o cristão totalmente capacitado para toda a boa obra(2 Tm 3:16,17), coisas que ele, em sua fala a Timóteo, não confere ao dom de profecia, mostrando sua temporalidade e inferioridade às Escrituras.

"Então, você alega que, se uma profecia fala somente de uma informação que está na Bíblia, então ela não seria do tipo de profecia na igreja antiga, mas seria um mero lembrete do Espírito Santo. Por ora, procedamos com essa limitação, que uma profecia falará apenas o que está na Bíblia. Isso significa que ela não seria como o tipo descrito na Bíblia, o tipo experienciado pelos discípulos antigos"



Resposta: (a)Profecia era mera revelação parcial de Deus, restrita a infância espiritual da igreja e cessou quando a maioridade da igreja chegou com a chegada do que é perfeito, a totalidade das Escrituras(1 Co 13:8-12, comp. com 2 Tm 3:16,17; Tg 1:25).

"Eu sei de alguém que começou a pregar quando ele tinha dezesseis anos, diretamente para pessoas que tinham entre trinta e cinco a setenta e cinco. Ele ensinava sobre muitos tópicos da Bíblia, e aconselhava esses adultos acerca de qualquer coisa, desde como criar filhos, abuso de drogas, e até disfunção sexual, nunca tendo experienciado essas coisas. Ele nunca foi instruído a como interpretar a Bíblia, como pregar, ou mesmo como discorrer sobre um tópico. Ele aprendeu, mas Deus o ajudou a começar. Quando ele preparava uma mensagem, ele às vezes ele se via a si mesmo numa visão falando em um culto no porvir, e quando o tempo chegava, ele simplesmente agia de acordo com o que ele tinha visto. Toda vez era preciso e bíblico. Ele começou no ministério logo após a sua conversão, e assim, ele ainda não havia lido toda a Bíblia. Às vezes, quando ele estava pregando ou aconselhando, ou respondendo a interferências importunas, ele recitava passagens bíblicas inteiras que ele nunca havia lido, porque ele as leu a partir de uma visão de como ele falaria. O povo pensava que ele havia memorizado as passagens, mas algumas vezes aquela era a primeira vez que ele as leu.

"Em um de seus encontros, quando o povo começou a chegar e esperar por ele, ele estava orando em outro lugar do prédio. Duas pessoas no auditório estavam conversando sobre um certo tópico bíblico, e uma delas perguntou a outra sobre uma série de questões. Então, o pregador chegou para falar. Em aproximadamente dez minutos do seu sermão, ele de repente parou e se virou para as duas pessoas. Ele as olhou e passou alguns minutos abordando um tópico diferente, e então, retornou para o seu sermão. Pareceu ser uma divagação. Depois, lhe disseram que ele respondeu às questões que uma das pessoas havia perguntado ao seu amigo antes do culto, na mesma ordem que ele perguntou para ele. Houve inúmeros outros casos. Em todo caso, o homem não disse nada que já não estava na Bíblia, mas era uma manifestação evidente do profético, e teve o efeito que a profecia deveria produzir: “E os segredos do seu coração serão expostos. Assim, ele se prostrará, rosto em terra, e adorará a Deus, exclamando: ‘Deus realmente está entre vocês’” (1 Coríntios 14:25). Portanto, mesmo quando a profecia está limitada à informação bíblica, não necessariamente quer dizer que é um mero lembrete do ensinamento bíblico."

Resposta:(a)Cheung fala um monte de besteiras e inutilidades, que não servem para nada, como se experiências particulares servissem como parâmetros para atestar a verdade e fé, e se esquece que Paulo diz que andamos pela fé, não por aquilo que vemos(2 Co 5:7). O dom de profecia, mencionado por Paulo, era algo de natureza parcial(1 Co 13:9), nunca completo, como as Escrituras(2 Tm 3:16,17), e por isso que se proíbe acrescentar ou retirar algo delas(Ap 22:18,19), pois o que está ali é para Deus suficiente para a fé, prática e salvação do homem.

"Isso é para mostrar que o ponto trai a sua ignorância espiritual (1 Coríntios 1:21), mas a verdade é que também te coloca num monte de apuros. Se a profecia não contém nenhuma informação além do que já está na Bíblia, e essa não é o tipo de profecia demonstrada na Bíblia, então isso pode ser usado contra a própria Bíblia. Muitas proposições da Bíblia repetem as mesmas palavras ou ideias contidas em porções anteriores da Bíblia. Quantas vezes uma pessoa poderia dizer, “a sua misericórdia dura para sempre”(Salmos 118), antes de parar de ser profético? De acordo com você, a segunda vez já seria diferente. Quando Jesus pregou em Nazaré, ele leu de Isaías 61 antes de adicionar, “hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir”. De acordo com você, Lucas 4:18-19 não era profético, mas na melhor das hipóteses, um lembrete incitado pelo Espírito, mas Lucas 4:21 era profético, pois era informação nova. Quando Pedro pregou no dia de Pentecostes, ele citou de Joel 2 e alguns outros textos. De acordo com você, as principais porções de seu sermão não eram proféticas, mas eram apenas lembretes incitados pelo Espírito.

E quanto a todas as outras vezes que Jesus citou as Escrituras? E quanto a todas as outras vezes que os apóstolos copiaram as Escrituras em suas cartas? De acordo com você, somente as suas exposições e outras revelações eram inspiradas, mas as suas citações das Escrituras não eram. Se nós também descartarmos aquelas partes em que a Bíblia repete as suas próprias ideias, ainda que não sejam as palavras exatas, então a Bíblia se torna ainda mais fina. Por exemplo, a despeito das palavras usadas, só a primeira vez que a Bíblia afirma a deidade de Cristo seria profética. Todas as instâncias subsequentes seriam apenas lembretes. Isso quer dizer que o cessacionista que usa esse argumento nega centenas de porções da Escritura, as relegando a lembretes desnecessários. Por outro lado, eu digo que todas as vezes que a Bíblia repete as suas próprias palavras e ideias estas são inspiradas e proféticas."


Resposta:(a)De fato, nenhuma profecia poderia conter uma informação diferente daquilo que já foi registrado, porque as profecias eram dadas apenas para confirmar o que já estava escrito. (b)Cheung cita Lucas e Pedro. Mas Lucas, registrando as palavras do Senhor, desqualificando os dons como fontes de vida eterna, mostra não só que as Escrituras são a única fonte de salvação, mas a única fonte de fé, mostrando sua suficiência e supremacia sobre os dons do Espírito:

"E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Tem Moisés e os peofetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e os profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite"(Lucas 16:27-31)

E Pedro, ao mencionar a profecia que hoje os fiéis devem abraçar sem nenhuma hesitação, alude a profecia registrada nas Escrituras, não a qualquer outra fora dela, aludindo como conduta correta o fundamentar-se sobre o que está escrito:

"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos , como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas homens santos de Deus falaram movidos pelo Espírito"(2 Pd 1:19-21)

"O cessacionista faz pelo menos três ataques contra a Escritura nesse único argumento que supostamente defende a Escritura. Primeiro, contrário à própria alegação da Bíblia, ele declara que a Bíblia nunca foi suficiente até a sua conclusão. Segundo, porque a Bíblia de fato se declara suficiente antes da sua conclusão, mas o cessacionista alega que o que quer que esteja além do suficiente é desnecessário, e não está na mesma classe da profecia bíblica, ele declara que todas as porções da Escritura produzidas depois da infância de Timóteo são desnecessárias e não-inspiradas. Terceiro, por ele alegar que a profecia que repete a informação contida nas Escrituras está numa classe diferente ou menor do que a profecia das Escrituras, ou até mesmo que não seja uma profecia de forma alguma, ele declara que todas as porções das Escrituras que repetem as palavras ou ideias que já estavam contidas em porções anteriores das Escrituras são desnecessárias e não-inspiradas. Qualquer uma dessas ofensas, se tornadas claras ao cessacionistas, e se ele se recusa a se arrepender, é uma base suficiente para excomunhão.

Eu perguntei se você leu as cartas de Primeira e Segunda Timóteo, e parece que você não leu. Mas você sequer leu o versículo que usou? Leiamos novamente: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. Oh, você está em tantos apuros."


Resposta:(a)O cessacionista afirma que tudo que foi escrito, ainda que esteja escrito em um livro só da Escritura, é suficiente para a salvação do homem(Jo 20:30,31). A mesma coisa não pode se dizer de dons miraculosos do Espírito(Lc 16:16:27-31). O continuista diz que Deus fala autoritativa, e, portanto, salvíficamente, tanto pela revelação escrita, quanto pela revelação não escrita. (b)O cessacionista crê que todas as Escrituras, tanto as do AT como as do NT, escritas antes e depois de Timóteo, são suficientes para a fé, prática e salvação do cristão, o que se subtende por "Toda a Escritura é.. proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça"(2 Tm 3:16).. (c)Cessacionistas crêem que toda a profecia dada no NT, confirmava o que já estava escrito de alguma maneira, direta ou indiretamente, na Escritura.

"Você usa isso para supostamente defender a Escritura, mas qual é o proveito se você se recusa a fazer o que a Escritura diz? Paulo disse que a Escritura é útil para o ensino, não somente para você argumentar que ela é útil para o ensino, mas para você começar a ensinar. Qual é o proveito, se você declara que a Escritura é útil para o ensino, e então dá meia volta e começa a ensinar o ateísmo? Ele disse que é útil para a educação na justiça, não somente para você argumentar que ela pode servir a esse propósito, mas para você começar a se educar na justiça. Qual é o proveito, se você declara que a Escritura é útil para educação na justiça, e então dá meia volta e pratica assassinato e adultério? Você seria como alguém que se olha em um espelho. Você vê o que você gosta, e você vê o que precisa fazer. Mas no momento em que você se vira, você esquece tudo a respeito disso, e continua com as suas próprias ideias e objetivos. Isso acontece de novo e de novo em seus estudos, diálogos, e atividades religiosas. Você pensa que você é espiritual e fiel às Escrituras, apenas porque você está constantemente se engajando com a palavra de Deus, mas você não é um praticante da Palavra de Deus. Você se engana a si mesmo (Tiago 1:22-25).

A Escritura é suficiente “para toda boa obra”. Quais são essas boas obras? Você sequer se importa? Você não pensou nisso, hum? Para esse versículo colocar um fim na profecia, ele deve excetuar a profecia como uma boa obra. No entanto, a Escritura explicitamente declara a profecia como boa obra. Atos 2 diz que o Espírito de Deus foi derramado, e como um resultado disso, produziu visões, sonhos e profecias em seu povo (v. 16-18). E Pedro disse que esse mesmo “dom do Espírito Santo” – o Espírito que produz visões, sonhos, e profecias – permaneceria disponível para as futuras gerações (v. 38-39). Paulo instruiu até mesmo os coríntios instáveis a desejarem os dons espirituais e, em seu contexto, especialmente o dom da profecia (1 Coríntios 14:1). Ele acrescentou: “Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas” (1 Coríntios 14:39). A Escritura é suficiente para oferecer uma base para profecia, e é suficiente para que não haja desculpa para evitá-lo ou proibi-la."


Resposta: (a)Quem foi que disse que At 2:38,39 se refere aos dons do Espírito? A “promessa” de At 2:39 não tem nenhuma conexão com a descida do Espírito Santo no Pentecoste. A promessa do batismo com o Espírito Santo foi feita por Jesus aos apóstolos (Lc 24:49; At 1:4-5; 2:33) e não aos quase três mil judeus convertidos. Quem deveria ficar em Jerusalém para receber o batismo com o Espírito Santo, de acordo com Jesus, eram os apóstolos (Lc 24:49; At 1:4), não os quase três mil convertidos. Os quase três mil judeus vieram para Jerusalém, pois moravam em outras nações!(At 2:5-11). Tivessem eles sido incluídos na promessa de Joel, já estariam junto aos apóstolos muito antes do dia de Pentecoste, para que, quando chegasse este dia, participassem também do dom de línguas. Note que Pedro disse aos quase três mil judeus convertidos:

“De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que agora vedes e ouvis”(At 2:33).

Note que aqueles judeus não participaram do dom, eles apenas presenciaram o dom. Tivessem eles sido incluídos naquela promessa, teriam também falado em línguas estrangeiras ainda naquele dia, pois as promessas de Deus cumprem-se instantaneamente no tempo determinado (Mc 16:17-18,20). Com relação a expressão ‘o dom do Espírito Santo’, tal expressão é uma referência ao próprio Espírito Santo, e não aos seus dons. Note ainda que mesmo depois do batismo com água, nenhum dos quase três mil convertidos apresentaram o mesmo sinal apresentado pelos apóstolos no Pentecostes. Depois do batismo deles, os sinais do Espírito Santo continuaram a serem operados pelos apóstolos!(At 2:41-42). Cheung, violenta o texto, para enganar os outros

(b)A Escritura é base suficiente para mostrar que o dom de linguas, como um dom de revelação parcial de Deus, cessaria quando viesse a revelação completa de Deus - a Bíblia(1 Co 13:8-12 comp. com 2 Tm 3:15-17; Tg 1:25).

"O cessacionista está em muito mais apuros do que isso. O argumento se opõe à profecia com base na suficiência da Escritura, mas profecia não é a única obra que o cessacionista se recusa a realizar. E quanto a curar os enfermos? Eu não estou dizendo sobre orar pelos enfermos, mas sim curá-los. A Bíblia não nos diz para orarmos pelos enfermos e, então, vermos o que acontece. A Bíblia nos diz para curarmos os enfermos pelo poder de Deus, para orarmos por eles de maneira que eles receberão a cura, de maneira que eles não mais estarão enfermos (Tiago 5:15). Por que você se importa com o fato da Escritura ser suficiente para as boas obras, se você se recusa a realizar as boas obras que ela ordena? Você não deveria estar envergonhado pela doutrina da suficiência e embaraçado demais para mencioná-la, ao invés de estar usando-a para minar outras pessoas?

Você se refere a João 14:26, onde é dito que o Espírito nos lembrará do que a Escritura ensina. Agora, deixe o Espírito te lembrar do que Jesus disse em apenas alguns versículos antes disso: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai” (João 14:12). Jesus disse que os cristãos farão as mesmas obras e obras maiores que as dele, e eu mostrei em outro lugar que ele se referia a milagres (João 14:11). A Escritura é suficiente para te equipar a fim de realizar essas obras, mas, e se a suficiência da Escritura é somente uma ideia para você, ou apenas uma ferramenta para debates, ou uma desculpa para incredulidade, então qual é o proveito? Homem, ela é desperdiçada em você! E quanto a Mateus 21:21? Jesus disse que se você tiver fé, você pode ordenar que até mesmo uma montanha se mova do caminho. Em vez de discutir sobre isso, por que você não aceita isso e ajuda a libertar alguém de sua opressão? Ela é um desperdício em você! A Bíblia diz, “ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças”. Por que você não ensina isso a alguém, para que ele possa receber a cura? É suficiente para trazer cura. Mas em você ela é um desperdício
!"

Resposta: (a)A Epístola de Tiago foi escrita entre 44-62 d.C, exatamente no mesmo período em que foram escritos Filipenses(61 d.C),1 Timóteo(62-64 d.C) e Atos(60-64 d.C), no tempo que ainda vigorava o dom de curas. Em Fl 2:25-27 Paulo menciona seu amigo Epafrodito que esteve doente, à beira da morte, mas não morreu porque o Senhor teve misericórdia dele. Por que ele simplesmente não curou a Epafrodito? Ou por que nenhum operador de curas fora enviado por ele ou por outrem. Da mesma forma Paulo menciona ter deixado Trófimo doente em Mileto(2 Tm 4:20), e posteriormente, recomenda que Timóteo tome vinho como um ‘remédio’, para ajudar na sua enfermidade do estômago(1 Tm 5:23). Por que não curá-los? Por que deixa-los doentes? Creio que a resposta é simples – o dom de cura havia cessado. E se este dom havia cessado, o que diremos do dom de línguas? O dom de curar, embora temporário, era um dom milagroso de sinal para ser usado com propósitos específicos. Não deveria ser usado como um modo de manter a comunidade cristã em perfeitas condições físicas. Era apenas um dos credenciais do apostolado, que ajudaram os apóstolos a levar adiante a mensagem do Evangelho. Ao que tudo indica, o último milagre do NT ocorreu em 58 d.C com a cura do pai de Púbilo(At 28:7-10). Dos anos 58-96 d.C, quando João escreveu Apocalípse, não há nenhuma documentação de milagres. Por isso que os dons de milagres como línguas e curas só são mencionados nas epístolas mais antigas, como em 1 Coríntios. Quando se adentra em Efésios e Romanos, não há menção alguma de dons de milagres como línguas e curas. Perguntaria ao Cheung: 'Paulo não se importava com o fato da Escritura ser suficiente para as boas obras, ao se recusar a realizar as boas obras que ela ordena, isto é, curar Epafrodito, Trófimo e Timóteo?'

(b)Todos os eventos de milagres, Jesus restringiu à época apostólica, e ainda mais como credencial do ministério dos apóstolos(Mc 16:17-20), nunca como algo que ultrapassaria a era apostólica. O ofício do apostolado permaneceu após a morte dos apóstolos? Se não permaneceu, o dom cessou com a morte de todos os apóstolos.

“Você menciona algo sobre pregar o evangelho com base no que a Escritura ensina sobre isso, mas a Bíblia também te ensina sobre curar os enfermos e profetizar. Mas se você se recusa a obedecer a Bíblia nessas coisas, por que você precisa obedecê-la quando ela diz para você pregar? Para você, a Bíblia é suficiente, mas não autoritativa. Você não é seletivo somente sobre o que você aceita da Bíblia, mas é seletivo sobre como você aplica essa doutrina da suficiência. Você usa a suficiência da Escritura, não como uma base para fé e instrução, mas como força para seu argumento, a fim de defender e justificar a si mesmo. Seu porco desobediente e hipócrita! Por que você o chama de Senhor, mas se recusa a fazer o que ele diz (Lucas 4:46)? A Bíblia chama isso de uma base suficiente para a danação, mas mesmo se nós fingirmos que não, é pelo menos uma base suficiente para excomunhão (Mateus 7:23).

Se a Bíblia é suficiente, então faça o que ela diz. Se a Bíblia é suficiente, então creia no que ela promete. Se a Bíblia é suficiente, então você não deveria precisar que alguém como eu te CHUTASSE a fim de que você creia e obedeça o que ela diz. Se a suposição é que se a Bíblia é suficiente então nós não precisamos mais de profecia, mesmo que a Bíblia ordene a profecia, então isso poderia se aplicar a outras coisas que a Bíblia ordena e, ainda mais, a coisas que a Bíblia não ordena. Pode se aplicar à pregação, ordenação, igrejas e denominações, credos e consílios, e seminários. Você pode dizer que essas coisas me ajudam a seguir a Bíblia, mas se a Bíblia é suficiente, então eu não preciso realmente dessas coisas, preciso? Se a suficiência da Escritura ainda permite que eu recuse o que ela ordena – isso é o que você diz –, então quanto mais eu posso recusar o que ela não ordena? Como você pode justificar os seus credos, suas denominações, e seus seminários? Se eu posso ler a Bíblia, e isso é suficiente, por que eu preciso te ouvir pregar? Por que você prega? É porque a Bíblia te diz para “pregar a Palavra”? A Bíblia te diz para fazer toda uma série de coisas que você se recusa a fazer, que você rejeita mesmo em princípio, então que direito você tem de me dizer alguma coisa?”


Resposta:(a)Argumentum ad nauseam detectado. (b)Quando Paulo deixou de curar Epafrodito, Trófimo e Timóteo , ele era um porco desobediente e hipócrita? Ele estava incluído no grupo daqueles condenados a danação e passíveis de excomunhão? (c)Para Paulo, a Bíblia não era suficiente, quando ele deixou de curar Epafrodito, Trófimo e Timóteo? Cheung, adoraria chutar Paulo, não?

“Esse é o coração do cessacionismo – incredulidade e provocação. A Bíblia é uma base suficiente para condenar qualquer pessoa cessacionista, refutar qualquer credo cessacionista, dissolver qualquer denominação cessacionista, excomungar qualquer ministro cessacionista, e acabar com qualquer professor cessacionista. Se o cessacionista deseja usar a suficiência da Escritura para tomar uma coisa de mim, então eu usarei a mesma doutrina, do jeito que ele usa, para tomar tudo dele. Se você quer cancelar o que a Bíblia ensina acerca de profecia, então eu cancelarei a sua salvação. Se você quer cancelar o que a Bíblia ensina acerca de cura, então eu cancelarei a sua denominação. Eu posso sozinho destruir todas as suas práticas, todas as suas doutrinas, todos os seus credos, todas as suas igrejas e denominações, todos os seus seminários – tudo. Só restará o cessacionismo – uma doutrina de que Deus não faz nada para ele e que ele não pode fazer nada para Deus. Com nada além da Bíblia, eu tenho autoridade suficiente para demandar o arrependimento de qualquer pessoa ou grupo, e se este se recusar, posso demandar sua expulsão ou dissolução. Eu não tenho nenhum poder para coagir, mas a Bíblia é suficiente, e assim, quando eu promover um caso bíblico, será um caso com peso suficiente, de forma que será a Palavra de Deus sobre ele, e ela os contará como responsáveis quando eles desobedecerem o que eu disser a partir da Bíblia. Isso é o quanto eu creio na suficiência da Escritura.

Se você defende uma Escritura que você se recusa a obedecer, então a Escritura é só um monumento, uma decoração. É um símbolo, um slogan, não a Palavra de Deus. Assim como o cessacionista se voltou contra a Escritura, a Escritura se voltou contra o cessacionista. A suficiência da Escritura não é um refúgio para o apóstata, mas é um lembrete de seu ódio por Deus. O argumento cessacionista baseado na suficiência da Escritura contra-explode nele, porque revela o fato de que ele é seletivo sobre o que aceita da Bíblia, e que ele desenvolve sua mente quanto ao que crerá e realizará a parte da Escritura. O cessacionista conspira com Satanás e tenta opor a Escritura contra a Escritura, e contra o próprio Deus. Os fariseus alegavam reverenciar a Escritura, mas quando a Palavra de Deus veio até eles como uma pessoa, os testou e os expôs, eles a mataram em nome da Escritura. Qual é o proveito de você alegar que irá por todo do mundo pregando o evangelho com base na ordenança bíblica, quando na verdade você tornará as pessoas duas vezes mais filhas do inferno do que você?! Precisamente porque a Escritura é suficiente, eu defenderei o que ela ensina e promete. Eu conspirarei com a Escritura contra o cessacionista.”


Resposta: (a)Paulo era incrédulo e provocativo, quando deixou de curar Epafrodito, Trófimo e Timóteo? (b)Paulo deveria ser excomungado? (c)O “desobediente” Paulo fazia da Bíblia um monumento, uma decoração, um símbolo, um slogan, não a Palavra de Deus? (d)Quando Paulo deixou de curar Epafrodito, Trófimo e Timóteo, ele era “apóstata”? (e)Paulo conspirava com Satanás?

"Nós afirmamos novamente que nós cremos na suficiência das Escrituras. A Bíblia é suficiente para definir e ensinar na doutrina, na correção, no conselho, no treinamento, e nos equipar para toda boa obra. Logo, em princípio, não é “necessário” para Deus ensinar uma doutrina a qualquer pessoa, ou prover qualquer direção por meio do que nós chamamos de revelação sobrenatural. Se uma pessoa tem perfeito conhecimento da Escritura e perfeita obediência à Escritura, então, em princípio, a vida dessa pessoa agradaria a Deus, e ele nunca cometeria pecado. Nós concordamos que ninguém possui conhecimento perfeito ou obediência perfeita, mas o ponto é que a Escritura é suficiente, de modo que não há desculpa para ignorância ou desobediência. É possível para uma pessoa passar toda a sua vida tomando as suas decisões com base na Bíblia apenas. Ela poderia nunca receber uma profecia e ainda tomar as decisões corretas. Nesse sentido, a Bíblia é suficiente e outras coisas são desnecessárias, mas o fato dessas coisas serem desnecessárias não significa que elas estão erradas ou que elas cessaram.

Para usar outra ilustração, em princípio, é possível que uma pessoa nunca fique doente. Um dia, quando ela estiver muito velha, ela adormecerá e o seu espírito retornará a Deus. Para ela, a cura será desnecessária, mas isso não nos diz nada sobre a cura estar disponível, ou sobre ser correta ou errada. Muitas pessoas nunca receberam uma profecia, mas muitas pessoas também nunca aceitaram a Escritura pela qual elas alegaram viver e defender. Quando Deus nos revela mais do que é suficiente por causa de sua graça, então eles opõem sua graça contra sua graça, e usam isso para suprimir o seu poder. Esse é o condenável legado demoníaco do cessacionismo."


Resposta: (a)A crença continuísta na suficiência das Escrituras é puramente nominal, pois o continuismo pressupõe que Deus fale autoritativa e canonicamente a seu povo por meio de profecias, línguas, sonhos e visões. (b)Não existe muita diferença entre continuísmo, romanismo, russelismo, adventismo, mormonismo, unicismo, pois todos eles crêem que a fonte da revelação divina não está restrita às Escrituras. Católicos tem sua 'Tradição' e 'Magistério Eclesiástico' como fonte de revelação divina, Os russelitas crêem que a Sociedade Torre de Vigia, como seu "escravo fiel e discreto", fala em nome de Jeová; os adventistas crêem que as revelações de Ellen White são tão canônicas e autoritativas como a Bíblia. Os mórmons tem o profeta da igreja (o presidente da igreja sud) e o kórum dos doze apóstolos, que produzem, segundo eles, revelação autoritativa e canônica para seus membros em todo o mundo. Os unicistas alegam terem recebido revelações diretamente de Deus, esclarecendo que Pai, Filho e Espírito Santo são três manifestações de uma única pessoa - Deus; Continuístas tem sua outra fonte de revelação divina - línguas, profecias, sonhos, visões. Todos eles ficando debaixo do anátema divino que considera aquele que endossa a crença em qualquer outra revelação além daquela já registrada (tida como tentativa de acréscimo à revelação completa já registrada por Deus), como objeto da ira de Deus:

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vô-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”(Gl 1:8,9)

"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro"(Ap 22:18,19)

Esse é o terrível e blasfemo legado do continuísmo, plágio barato de Roma e de outros movimentos heréticos, do qual os cessacionistas não querem compartilhar, pois crêem ser sábio se absterem "de toda a aparência do mal"(1 Ts 5:22).

Cheung deveria colocar uma melancia na cabeça, para garantir seu ibope. Aliás, sua fama, me parece, ser maior por causa de seus termos pejorativos usados por ele contra seus adversários,, do que por causa de sua dita 'erudição' e 'sabedoria' ao expor suas crenças, e cremos que sua atitude representa um desserviço a fé reformada, e lamentamos que muitos de nossos amigos figurem na net como admiradores desse seu estilo.

Deus nos abençoe, e nos ajude a sermos fiéis a Ele e a dependermos e confiarmos apenas em sua Palavra, não se desviando dela nem para a direita, nem para a esquerda, para que prudentemente nos conduzamos na vida cristã(Js 1:8)

Bem disse Paulo:

"Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam"(1 Tm 1:5-7)

Sola Scriptura!

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